Rescaldo VI Maratona Rota do Presunto - Chaves

lpsferreira

New Member
Estava à espera que alguém fizesse as honras da casa e abrisse o tópico para rescaldo, mas está difícil e tenho de ter eu esse "trabalho".

Como já vem sendo hábito para mim desde há 5 anos, por esta altura rumo a Chaves para participar nesta bela Maratona (para mim sempre meia-maratona). Eu vou sempre de véspera com a família e aproveitamos o fim-de-semana para passear um pouco pelas localidades próximas de Chaves durante o sábado e comer muito bem pela zona transmontana. De tarde chegamos a Chaves e são horas das pequenas passearem, brincarem e terem de andar um pouco (ou bastante) pela bela cidade de Chaves, pelos seus parques e Fortes.
Fim do dia são horas de levantamento dos dorsais no Forte que no meu caso foi efectuado sem qualquer tipo de fila.
Eram cerca de 20h15 e tivemos de aguardar mais uns minutinhos até à abertura da recepção gastronómica que todos os anos nos é oferecida e que tanto nos apraz que tenha sido como foi e que continue a ser assim por muitos e bons anos (e que eu dela possa desfrutar).

Como afinal a ida a Chaves é com o pretexto de pedalar e não somente de comer, no domingo (hoje9 lá fui para participar na meia-maratona.
desde já dizer que para este evento e após o ano passado ter partido a clavícula, tendo ficado com a pseudo-artrose e apenas recomeçando a teinar à cerca de 3 meses, mais propriamente a 10 de Junho, as minhas expectativas não eram grande coisa. À partida sabia que deveria ser uma meia-maratona rolante o que para mim era melhor, pois ainda tenho muito peso para perder e muita forma a recuperar.
Começamos com muito pouco tempo de atraso, não faço ideia ao certo, mas aqui são mais ou menos pontuais. Parti e deixei passar muita gente, não ia com sentimento de fazer nada de jeito e queria tentar regular o esforço para um tempo que estimava para os cerca de 54km de cerca de 3 horas. Passado um pouco da partida chega junto a mim o Maurício do meu Clube de BTT de Matosinhos. Na frente deveriam ir bem mais rápido e o meu corpo não me dava grandes indicações, até me parecia que não ia aguentar ao ritmo que íamos e estava a ver que o Maurício se ia embora lá ficaria eu.

Talvez estas sensações fossem provocadas pela falta de aquecimento, o que é certo é que a partir do Km 11, 12 comecei a achar que não estaria assim tão mal e comecei a passar pessoal. Veio a subida maior e todos os que via, passava e acabava por estar a sentir cada vez melhor. Descida feita a gás, apenas uma ou outra zona com mais calma para não ter nenhum azar. A quando da separação da maratona/meia-maratona fiquei passado pouco tempo com um tipo colado, mas que não conseguia ajudar a rolar mais, mas mesmo assim vinha-mos em bom ritmo até apanharmos mais uns tipos. Não tenho a certeza, mas houve uma altura que devia ir a rebocar um comboio de 10 ou mais BTTistas pela zona junto ao rio e a pedalarmos a bom ritmo). terminado este comboio apenas restou o amigo Mário do Maia Atlético Clube com o qual pedalei durante uns bons Kms e em bom ritmo, tendo nós ultrapassado todos os que avistávamos.
Já perto do final (útlimos 2 km) avistamos mais um grupo com 5 elementos e já nas últimas subidas ainda consegui forças para ir recuperar mais 3 lugares.
Final atrás do amigo Vitor Ribeiro e um 13º lugar na Meia-maratona e mais importante sem mazelas no corpo.

O único ponto em que discordo da organização é o tempo (não na posição), pois no meu GPS dá-me o tempo de 2h16m29s e nas classificações aparece 2h18m19s, eu coloquei o mesmo em funcionamento ao arrancar a parei-o já depois de ter cortado a meta havia uns segundos, não sendo este ponto que mancha o bom trabalho.
Parabéns ao Clube BTT de Chaves pela bela prova e continuem a trabalhar.

O almoço também esteve ao nível que já nos habituou.

Até 2011!

Ps: Parabéns ao meu colega IVAN que ganhou a Maratona. Já agora parabéna também ao Maurício que terminou no belo 69º lugar depois de no passado ano ter ficado a aturar a minha clavícula.
 
Last edited:

CALIGULA

New Member
Mais uma grande prova!

Desloquei-me mais uma vez a Chaves para este passeio que o ano passado já tinha corrido muito bem.
Este ano a prova mostrou-se muito rolante, o que é indicado para recomeçar a época após férias. A média final de cerca de 20 kms/h prova-o...
Quanto ao resto, tudo 5 estrelas, o que a torna um prova de referência. Assim:
- Levantamento dos dorsais e partida sem "stresses";
- Estacionamento à farta, partida/chegada num forte(!), banho e almoço concentrados na zona da chegada;
- Lembranças talvez escassas mas, em compensação, a comida - nos abastecimentos e no almoço - foi "à ganância", em quantidade e qualidade;
- Paisagens bonitas, junto a rios (atravessamos um!), alguma sombra e o bónus de termos ido até Espanha;
- A amabilidade dos flaviense sempre presente!
Parabéns a todos os que tornam possível um prova com esta qualidade.
Em conclusão, uma prova excelente, sempre a REPETIR!
 
X

xico ze

Guest
Muito bom.

Boa Noite,

Começo por dar os meus sinceros parabéns à organização desta maratona.
- Local de arranque e chegada, largo, num local central, com muitos estacionamentos e banhos perto.
- Percurso, fitagens, postos de contolo, abastecimentos e postos de àguas, excelentes.
- Simpatia, gosto de bem receber e disponibilidade da organização para tudo, excelente.
Resumindo, um percurso longo, mas muito bem fitado, com sinalização das zonas de perigo e cruzamentos de estrada, onde sempre esteve membros da organização e da policia,EXCELENTE.
Só 1a coisa menos boa apontar á organização que é o facto de eu ter participado na maratona(que bem custou a fazer) e ñ m atribuiram classificação 1a falha que acho que ñ devia acontecer pk gostava mt de saber em que lugar fiquei :(
Continuem para o ano porque lá estarei!
Mais uma vez os meus sinceros parabéns!
José francisco.

 

F.MARQUES

New Member
Boas pessoal,

Foi a minha primeira participação nesta maratona, e vou então fazer o meu rescaldo.

Pontos negativos:
- Falta de sinalização no centro de Chaves a indicar o local de concentração. Ficamos na residencial 4 -estações e nem o gerente sabia onde era. Se não tivesse internet no telemóvel e gps não teria sido fácil lá chegar.
- No local de almoço não tinha mesas suficientes e muita gente comei em pé ou com o prato apoiado nos joelhos.

Pontos positivos:
- Partida não atrasou muito;
- Marcações ao longo da prova sempre bem visíveis e com polícia nos cruzamentos perigosos;
- Água sempre disponível inclusive nos Pontos de Controlo;
- Prova muito rolante;
- Almoço bem confeccionado com grelhado e feijoada e muito presunto (de boa qualidade);
- Jersey muito bonito

Resumindo uma rota a repetir para o ano.

Abraço a todos e até dia 24/10 para quem vai a Rota das Vindimas em Folgosa.

Filipe MARQUES
 

Pessegueiro

New Member
Só não achei piada foi ter que arrancar duas vezes e ter que passar pelos mecos com aquela confusão,

de resto tudo bem,

ah! desculpa, gostava ainda falar do Jersey,

acho que é muito parecido com o do ano anterior,

na minha opinião podia ter havido aqui uma evolução,

tanto da cor e desenho,

até do tipo de fecho, que podia ser dos cumpridos,

ou até de ser manga cumprida,


até para o ano :cheers:

pessegueiro
 
Last edited:

costalf1

New Member
Boa tarde a todos

Foi a primeira vez que participei na Rota do Presunto, e gostei bastante, desde a recepção de boas vindas o levantamento dos dorsais, neste ponto não gostei das confusões com os tamanhos dos jersey, gostei bastante da cidade e do percurso, optei pela maratona, cheguei cansado mas satisfeito, um percurso todo ele clicável e equilibrado, single track junto ao rio 5*, o almoço estava também muito bom, na generalidade achei esta maratona uns pontos acima das que tenho feito nos últimos tempos, por tudo o que referi anteriormente, se tiver possibilidade para o ano a experiência é para repetir.
 

alpl

Member
Queria dar os parabéns ao pessoal do BTTChaves pela excelente Maratona que organizaram, 5*.
Vale a pena ir do Porto a Chaves passar um belo dia de BTT.

Cumps
 

Runner

New Member
Boas!!!

Pela 6ª vez em 6 edições!!, participei nesta fantástica prova de BTT e o resultado foi o 12º lugar na meia-maratona e pelo 6º ano (porque não houve mais, lol) um percurso diferente!!

Uma vez mais rumei a Chaves com a familia e duas dezenas e meia de amigos (Bttistas e familia), e foi um fim de semana em grande!!, em que nada destaco pois foi tudo mesmo BOM!!

Sobre a prova: Parti em ritmo moderado a fechar o primeiro grupo e assim continuei até aos 12km, aí meti-me no "meu ritmo" a solo até perto dos 22 km onde me juntei a um grupo de 10 bravos onde tinha 2 amigos da minha equipa e assim fui até ter uma queda (em recta!!) por toque de rodas onde ganhei uma "medalha" no joelho dtº e sem mais nada a apontar, recuperei e ao fim de pouco tempo passei o grupo todo na 1ª e única subida do dia (que pena não haver uma daquelas como da 4ª edição para o castelo Monforte com 8 kms!!), a estória depois foi rápida, durante a descida e até ao fim ficamos um grupo de 6-7 elementos (outros!), e rolamos até perto do fim, pena foi que só 3 é que trabalhavam e os outros nada!!!, teriamos concerteza feito melhor tempo, lugares não!, e com esta "sonolência" fomos apanhados por dois bravos (os amigos Luis e Mário), que no fim e muito bem ficaram entre o grupo, foi um final de táctica ciclista (mt engraçado e cansativo!!) lol.

Grande abraço a todos e para o ano lá estaremos.

Ah!!!, a refeição..., sem palavras!!!, só provando!!! ;-)

Vitor Ribeiro
 
Hello..

3ª Presença por Chaves e realmente senti a falta das subidinhas de 8 kms por Faiões a caminho do Castelo de Monforte como diz o Amigo Vitor se bem que no ano passado até chegar ao topo da Montanha... tb nao era pra todos!!!

Não esperava grandes resultados pq nao sou da 1ª Liga, muito menos estando durante a semana constipado nem deu pra soltar as pernas durante a semana.. e como tal.. Junto do Paulo Freitas, Pedro Loureiro, Jalabai (Clube BTT Valongo/LongusBike) e o Zé.. do BTT Team Castelo Maia... fomos pra lá para marcar presença nesta Rota que já é sem dúvida das Melhores organizações Nacionais!

Sobre o percurso.. ja sabia que ia ser rolante... mas sinceramente nunca pensei que fosse tanto.. tenho 635 mts de Acumulado.. o que mais me pareceu a maratona do Mondego em Coimbra deste ano... mas ok...
apenas um reparo exactamente numa curva à direita onde estava um Camera a filmar mesmo ao lado da Estrada que Liga Feces/Fronteira Portuguesa com Verin numa depressao... aquilo estava muito perto da estrada e quem viesse lançado tinha pouco espaço pra travar pq tinha uma depressao pequena e dpois uma depressao maior e tinha logo a estrada. poderia ter alguma sinalizaçao extra de perigo. o Jalabai... aí... fez Jus ao nome... e.... "Jalafoi" ao chão...! lol

Sobre o almoço estava 5 estrelas.. como ja vem sendo habito!
Marcações Excelentes! o spray bio-degradavel com setas no chão e em locais estrategicos funciona na perfeição!

Parabéns aos Vencedores e a todo o Staff do BTT Clube de Chaves pela organizaçao! e até pro ano!

e não se esqueçam de marcar na Agenda e a respectiva Presença 17/Out. 2ª Maratona de Valongo !!! ;)

Alfredo Dores
 

Jalabai

New Member
Boas Malta do Pedal!!

Pelo 2º ano consecutivo lá rumei eu a Chaves juntamente com os meus pares do pedal... e diga-se que mais uma vez chegamos ansiosos e viemos satisfeitos, pois o pessoal de Chaves já nos habituou a belos eventos com tudo a que iso tem direito!!

Um pequeno reparo relativamente à sinalização... esteve criteriosa sem duvida mas houve aqui e ali falhas pertinentes que podiam ter feito mossa... eu que o diga :)

Quanto ao resto, uma palavra de apreço para os meus Camaradas que no inicio da prova lá me foram "gafando" a dizer que andava a treinar às escondidas e tal dado o ritmo imposto... ainda assim, um grande abraço para todos eles (Pedro Loureiro, Paulo Freitas, Alfredo Dores e Marco do Maia BTT Team)... VALEU!!! Foi uma manhã altamente!!

MCpts.
Jalabai
 

BRUJOF

New Member
Quem Não Gostou

Boas pessoal, que gosta de respirar ar puro.

Esta foi a minha 2ª participação e espero não falhar mais nenhuma. Sou natural de Chaves mas residente na Povoa de Varzim e desta vez fiquei muito feliz pela prova passar na minha aldeia Lama de Arcos.

Mais uma vez o nosso grupo X-Par partiu em direcção a trás dos montes para mais uma excelente prova que a pesar de ser rolante primou pela paisagem, claro que não pode haver comparação com a do ano passado( muito técnica, eu adoro). Para mim o único ponto negativo como já foi dito foi a sinalização para o local de concentração, pelo menos o trajecto da saída da auto-estrada.
Só tive pena de não ir á maratona, apenas fui á meia é no dia anterior custou muito fazer as vindimas e apanhar sacos ao ombro. Não há problema para próxima convido o pessoal todo para ajudar.:D:D

Sabem, quero que chegue 2011 para ficar mais surpreendido. Ainda á muito monte para explorar.
 

ivan luis

New Member
Ps: Parabéns ao meu colega IVAN que ganhou a Maratona. Já agora parabéna também ao Maurício que terminou no belo 69º lugar depois de no passado ano ter ficado a aturar a minha clavícula.

Obrigado!!! Para quem veio de uma lesão também obtiveste um excelente resultado :wink:

Bem... Não tenho por hábito comentar os eventos a que vou, mas como Chaves é uma terra especial, por causa de alguns amigos que lá tenho cá vai:

Penso que de positivo não há muito mais a acrescentar mas gostava de salientar o excelente almoço (assim como os abastecimentos) que tivémos (sempre em quantidade e qualidade) e acima de tudo a simpatia das pessoas. Foi bom sentir o apoio das pessoas durante e depois da prova.
Também gostei das marcações, pois não abusaram das fitas e as setas no chão eram suficientes, apesar de em algumas situações estarem muito em cima dos cruzamentos/curvas, fazendo com que tivesse de reduzir um pouco mais a velocidade para me certificar de que não me enganava. Também gostei das placas com a informações das distâncias para os abastecimentos/postos de controlo.
Quanto ao resto nada mais tenho a dizer e subscrevo o que tem vindo a ser dito :wink:

Do lado negativo... Bem, em primeiro lugar o tamanho dos jerseys... Eu pedi um jersey de tamanho S e recebi um enormíssimo XL... O mesmo aconteceu com alguns conhecidos meus e o que a organização disse foi que já não havia tamanhos pequenos. No fundo recebi um jersey que nunca irei utilizar...
Em segundo lugar, acho que a meia maratona teve quilómetros a mais. Bem sei que o percurso era extremamente rolante mas o meu irmão que tem pouca preparação ia a contar com um número de quilómetros um pouco inferior e como a preparação dele não é muita :lol: ganhou um valente empeno
E penso que é tudo!

Gostava apenas de fazer um pequeno reparo em relação à partida. A "falsa partida" penso que até foi benéfica, pois permitiu libertar alguma da tensão que existe no início das provas. Só acho que deveriam ter colocado uma subida com alguma extensão logo no início, pois iria permitir que o pelotão alongasse. É que eu apanhei grande seca até que ultrapassasse todos aqueles que estavam cheios de força nos quilómetros iniciais. Penso que o início da maratona foi um bocado cansativa a nível psicológico, pois apesar de se rolar sem problemas, era preciso estar sempre concentrado para não cair.

PS: Já agora, se alguém tiver fotos, agradecia que as partilhasse. Ainda vi algumas pessoas com o dedo no gatilho :twisted:

Cumprimentos e parabéns à organização
 

BRUJOF

New Member
Atenção que foi gravado no cinema(pirateado).

Este video situa-se na primeira subiditaaa.


[video=youtube;H32-F15A-eg]http://www.youtube.com/watch?v=H32-F15A-eg[/video]
 

Narciso Magalhães

Active Member
Para vídeo pirateado está bem porreiro. Eu apareço ao segundo 37. :D

Durante a maratona reparei que ia pelo menos um participante com uma câmara instalada no capacete. Espero que depois possa por aqui o resultado. ;)
 
S

serginhochaves

Guest
Boa noite a todos!

Desde ja um abraço ao meu amigo Narciso! Sou de Chaves, e já sou "burro velho" nesta coisa das bicicletas, por isso vou salientar desde já o bom desempenho da organizaçao na realizaçao deste evento, pois sei que isto da muito trabalho, o meu bem haja ao presidente do BTT clube de Chaves e aos restantes elementos. Vou deixar o meu parecer em relaçao ao que vi de bom e de menos bom.
De bom: excelente marcaçao, um percurso relativamente facil mesmo para os menos bem preparados, postos de abastecimento q.b. local, qualidade e quantidade do almoço acima da media, etc, etc, etc.......
O menos bom: bem............o preço excessivo das inscriçoes e ainda os jerseys praticamente iguais aos das 2 ediçoes anteriores (o meu ja o dei), na minha opiniao este devia ser opcional!
Ate á proxima ediçao amigos bttistas
 
Top