[Rescaldo] V Maratona Rota do Presunto - Chaves - 20 de Setembro de 2009

B

BIKE_SPTUPID

Guest
Nada agradavel fazer quase 300km para andar parte do percurso com a bicicleta às costas. :twisted:

Nunca tinha visto nada assim e tendo ido a todas as provas anteriores nunca pensei que que fosse tão duro e técnico. Claro que cada um vai ao seu ritmo, mas não haveia necessidade. FIQUEI DESILUDIDO.

Tudo 5*****, mas o percurso foi muito mau.

Há quem queira competir e esteja preparado, mas 80% não quer isso. Quer um bom passeio concluido com um excelente almoço que foi o caso.
Não misturem competição com passeio.
Claro que quem patrocina quer o retorno, mas não é preciso fazer um precurso para estragar tanto o material: 25€ inscrição + material + deslocações = a começar a ir a menos "passeios".

Não estraguem um dos melhores passeios a que já fui. Eu vou para me divertir e não para ficar frustrado. Pensem mais em nós... domingueiros que, afinal são quase todos. Quem quer competir deve ter provas próprias. É lixado eu estar a analisar o melhor sítio para enfiar as rodas a esforçar um equilíbrio difícil numa descida onde ia quase tudo com ela à mão e vir um gaijo largado aos berro: SAI DA FRENTE C******.

Se continuar assim prefiro fazer os passeios domingueiros lá na terra.

Parabens á organização por tudo, menos o que acabei de dizer.
 

Runner

New Member
Bom dia!

É pá eu não tou classificado!!!??? :mrsock:

Fiquei em 19º com o tempo 2:04:34, cheguei um pouco à frente do companheiro Ismael Vieira Martins que me ajudou nos 8 kms finais, passei em todos os postos de control (nem eu me permitiria outra coisa), confirmei junto do controlador de chegadas o resultado final, só pode ter sido lapso na passagem dos resultados para o computador, já enviei um e.mail à organização.

Gaija said:
Mas esta maratona não era uma etapa do Open de Trás os Montes de Maratonas? Se calhar foi daí que veio o ligeiro aumento de dificuldade. não? Mas também já se vai na 5ª edição e ainda não se repetiu o percurso! E parece-me que ainda haverá umas quantas edições até tal acontecer!

Em conclusão: Adorei! Espero poder voltar todos os anos. Afinal é a maratona da minha Terra :)

Eu sabia que era uma maratona do Open, mas mesmo assim não era necessária tanta dureza; quanto ao percurso ser diferente é óptimo, mas lá na zona deverá haver outras descidas não!?, além do mais as bikes custam uns poucos/muitos €uros, e cada vez que troco peças...:oops:

Anteriormente (Agosto) treinei com Manuel Melo aqui na Maia e ele disse-me que ia ser técnico, tudo bem!!, mas tanto :shock:

Mas Chaves será sempre CHAVES, pró ano estarei lá (se tudo correr normal) na esperança de um trajecto menos duro e se calhar mais longo (perto dos 45-50km) a malta agradece :wink:

Cumprimentos a todos,

Vitor Ribeiro
 

CMarques

New Member
Boas

Percurso duro e muito técnico mas....em boa hora fui convidada pela minha amiga Corina para conhecer Chaves e enquanto subia a serra e olhava para a cidade, cada vez mais lá ao fundo, ficava satisfeita comigo mesmo, estava a conseguir ir até lá ao cimo sempre em cima da bike, e afinal não estava a ser assim tão difícil como tinha imaginado.... aquela paisagem deslumbrante fazia-nos sentir que valia a pena, e o motivo pelo qual fiz quase 1000kms, conhecer a zona de Chaves, foi bem conseguido :)

A segunda parte do percurso, achei-a demasiado técnica, não dava para descontrair e havia bastantes locais de muito perigo, mas todos eles estavam bem assinalados, até algumas lombas mais perigosas estavam pintadas a vermelho, muito bem!!!

Em relação à marcação em geral... vi muitas fitas arrancadas, principalmente na parte final, ainda deu para me enganar, mas depois de andar algum tempo sem ver marcação nenhuma, decidi voltar para trás e tentar a outra alternativa e mais à frente lá encontrei novamente as marcações

Jantar, abastecimentos e almoço... nunca vi nada assim... neste aspecto, foi o melhor evento onde já participei!!!

Aspectos a melhorar
Acho que devia haver um elemento do staff nas descidas mais perigosas, nem todos os participantes vão em grupo e em caso de queda grave, 1 minuto que seja, pode fazer a diferença

Resumindo: O BTT Clube de Chaves está de parabéns, mas acho que não é má ideia pensar numa alternativa um pouco menos dura e técnica para o pessoal que vai à meia-maratona

Obrigada à gente simpática da terra onde incluo o Narciso Magalhães e a senhora que me ofereceu um cafézinho (no último abastecimento), e aos meus companheiros do Montijo que me fizeram companhia nos minutos que estive à espera da Gaija e no almoço ;)

Cristina
 

bipo

New Member
Ola a todos..

Depois de dois furos e problemas nos travoes lá cheguei eu ao fim de mais uma maratona das mais duras e técnicas que já fiz ate hoje..

Esta marratona foi sem duvida muito tecnica que em alguns sitios era de facto muito perigosa.

agora quanto á organização, acho que este muito bem o almoço fora de serie, falharam apenas nas actividades para os acompanhantes, e um permenor a ter em conta pro proximo ano.

Mas para mim o problema pior foi de facto aquela serra toda queimada, mas isso nao é culpa da organização e desses delinquentes que deviam ser bem punidos pelo que fazem as nossas florestas..

Boas peladas
 

fmourinha

New Member
Sem dúvida , uma maratona de exlente nível ...

A organização está de parabens ...muito bem organizado e que eu saiba , sem grandes percalços .

Eu fiz a maratona e apesar do empeno , não me perdi pois estava tudo muito bem marcado .

Muito se fala da dureza tanto tecnica como física ... e de facto eram de nível 5 .

Também se fala que era perigoso ...talvês um pouco mas as zonas maís críticas estavam bem marcadas com placas .

Gostei da simpatia e das caras bonitas no ultimo ponto de control :wink:

Mas o melhor estava guardado para o fim , depois de um bom banho , o almoço estava 5* .... desde a feijoada ás espetadas .. altamente , até fêz esquecer o grande empêno :p

Parabens à organização , continuem assim..
 

NUNO MARQUES

New Member
Olá o todos os elementos que participaram V maratona do presunto,

Para mim esta maratona este ao nivel da edição do ano passado, onde posso destacar os banhos que eram melhores que o ano passado.

O que encontrei de negativo foi:
O 2º posto de abastecimento da meia maratona numa descida e em curva,
A passagem por uma estrada nacional perto de Faiões onde não estava ninguem da organização mem tinha uma chamada de atenção para este facto.
O triste espectaculo que encontramos durante o percurso por causa dos incêndios.

Tive o prazer de conhecer o Narciso e o meu amigo Oliveira (Enes) do grupo de Faiões que são umas exclentes pessoas.

Ao meu amigo Luis Ferreira umas rápidas melhoras e desculpa não ter repado o que tinha acontecido quando passei por ti e te disse que já vinha atras um elemento do teu grupo, pensado eu que estavam á espera dele.

Aos meus amigos de Valongo e do Mac - btt os meus parabéns pelos resultados conseguidos.

Amigo Meandmysaelf estou á espera do teu relato.

Podem contar comigo para o ano.

Um abraço a todos

Nuno Marques
 
Hello....

Quero começar por saudar o BTT Clube de Chaves pela Organização deste Grande Evento V Rota do Presunto 2009!

Um especial Saúdo ao Narciso Magalhães pela forma como nos recebeu por Chaves! Obrigado Amigo! e pro ano lá estaremos outra vez.. o Clube BTT Valongo/LongusBike uns pra tentar a vitória... outros pra comida :oops: :lol:!!!

e por falar em Clube BTT Valongo/LongusBike, no lançamento desta prova... alguém dizia que os Atletas do Clube BTT Valongo teriam que pedalar Muito pra entrar no TOP 10..! ( Citação de Narciso: " Quanto ao pessoal do Clube BTT de Valongo, vão ter de dar bem ao pedal para conseguirem entrar no Top-10." "Voltando ainda ao Top-10, não vai ser fácil lá chegar mesmo não estanto os 2 primeiros do ano passado. ")

:oops: :oops: :tungas: :cadeirada: :tungas: :cadeirada: :hehe: :hehe: :nana: :nana: :podio: :podio: :rotfl: :rotfl: :cl: :cl:

pois é... eu bem avisei, que os uns iam pro Top 10 da Comidinha ( no qual eu me enquadro :p ) outros pra tentar a Vitória... e não me enganei por miuto!!!
Diogo Sá 2º Classificado :hehe: :clap: :clap: :hehe:
Tiago Sá 6º Classificado :hehe: :clap: :clap: :hehe:
Romeu Silva 7º Classifica :hehe: :clap: :clap: :hehe:
Castanheira 14º Classificado :hehe: :clap: :clap: :hehe:

Por equipas Conseguimos :#1: :clap: :clap: :clap: :clap: :cl: :cl:

Os Meus Parabéns ao Diogo, Tiago, Romeu e Castanheira pela Excelente Prova! ( um dia serei como vocês... ou não! :Lol: ) e ao resto do pessoal do Clube BTT Valongo/Longusbike que marcaram a presença nesta prova

Falando da minha Prova: Iniciei calmamente, pois já sabia o que me esperava, fomos 5 juntos no inicio ( Eu, Jalabai, Silva, Paulo Moutinho, Pedro Loureiro) e mal partimos, o Silva Fugiu... diz ele que foi efeito do RebBull.. na Subida já em Monte, Eu e o Pedro Loureiro tentamos ir Puxando.. puxando.. mas as Subidas apesar de serem em estradão.. eram bem inclinadas.. e passado algum tempo numa das poucas descidas entre os kms 8/9 já dava pra ver a FANTASTICA vista da Cidade!! Daí foi tentar manter o ritmo até abastecer e re-agrupar. E que Abastecimento!!! ( acho que comi demais ali.. )
Depois do Abastecimento, apesar de não subir, o Vento que se fazia sentir lá em cima.. começou a contrariar e bastante e o facto de me sentir muito pesado ( devido à comida, aepnas 2 pasteis e 1 agua!) não conseguia progredir..
Começaram as descidas.. e o Paulo Moutinho que Equipava uma Nova Bike uma Merida de Carbãonnn.... decidiu largar os travões.. e lá foi ele.. só o Vimos no Fim!

As Descidas eram realmente Técnicas ( o Narciso já me tinha Avisado ) Calçada Romana e Irregular (ouvi dizer que os Romanos Também faziam BTT por aqueles lados e com Rodas de Pedra ou em cima de Carros de Bois!!! :tungas: :cadeirada: :rotfl: :rotfl: )
Onde pelos vistos o Luis Ferreira Acabou por cair aparatosamente ( Rápidas Melhoras pra Ele!! ) e por onde uma vez o Jalabai Graças a uma Silva que Não o queria largar.. por sorte também nao caiu..

Acho que o local do ultimo Abastecimento também estou de acordo poderia estar melhor colocado...
Já perto da cidade.. prai com 3 / 4 kms pro Fim já na Veiga... quebrei e fui no Reboque do Jalabai e do Pedro Loureiro ( no qual eu agradeço por terem atirado a corda ) e foi sempre a rolar pela Veiga.

A entrada pelo Forte Foi Fantastica e não tão dura como a do ano passado, dado que foi a descer :hehe:

Uma palavra pro André do Clube BTT Valongo ( unico aventureiro nos 70 kms ), que já na Veiga diz ele que acabou por se perder pois onde deveria estar alguém a indicar pra virar, não estava! E ele acabou por ser perder tendo seguido em frente e ter entrado por outro lado na cidade e nem cruzou a linha de meta, mencionou que estaria em 25º/26º, quando entrou na Veiga..!

Da comida, só vou apontar algo que já foi escrito: Parecia um autentico Gourmet de Casamento com tanta Qualidade e Quantidade! O melhor que já vi em Maratonas!

Quero apenas dizer algo que já foi Criticado e vai continuar a ser concerteza, O percurso:
Amigos, isto é BTT era uma Prova que estava Selecionada como 6ª prova pontuável (de 9) do Open Regional de Maratonas de Trás-os-Montes, logo o percurso teria que ser Duro e Tecnico para Marcar as Diferenças ( e só os Fortes prevalecem ). E como tal não vale apenas dizer que 20% vão pra competir e 80% vão por desporto Domingueiro, porque todos tentamos dar o melhor pra tentar melhor classificação possivel!
A organização Não pode, nem deve Agradar a todos neste aspecto, mas uma coisa realço, foi a Qualidade das Vistas Sobre a cidade!

Obrigado BTT Clube de Chaves e Parabéns aos Vencedores ao Daniel Bispo do CDC Faiões / Street Bikes e ao Paulo Vila Team BikeZone/Amarante pelas suas vitórias individauais nestas respectivas 1/2 maratona e na maratona e ao Clube BTT Valongo pelos Excelentes Resultados!! :clap: :clap: :clap:

:eek:fftopic: Desculpem o Testamento. :oops:
Abraço
 

BOONEN

New Member
miguelmarques said:
BOONEN said:
boas
resumindo; Percurso da maratona muito bom , muito técnico e principalmente muito duro a organização no meu ver so pecou em dois pontos :
- disseram que iam reduzir ao numero de kms da maratona para 72 e realmente eram esses mesmos que estavam no mapa de altimetria mas na realidade deu 84 kms , para quem vai competir faz diferença.
- demoraram muito tempo para entregar os cabazes aos primeiros 3 class.
De resto a organização esteve 5*****
Para o ano la estaremos.

um abraço, Nuno Miranda
]


existia cabazes para os 3 primeiros classificados? maratona e meia? homens mulheres?
i[sim havia uns potes para os primeiros 3class , mas não sei se era so para a maratona se tambem era para a meia . um abraço
 

Fibelas

New Member
Boa Noite (para pessoal Chaves sou rapaz da mochila)

Para o pessoal de chaves PARABENS pela Maratona foi 5 estrelas.
Percurso da maratona duro mas bonito bom teste a preparação física, marcação muito boa era impossível perde se assim .
Abastecimento só parei num mas o que vi lá era tudo de bom e o necessário para comer e andar.
Quanto ao almoço como sempre chaves no seu melhor.
Para o ano lá estou outra vez.
Mais uma vez parabéns .

Agora pessoal que gosta de criticar, se não gostam fiquem em casa, lá e melhor o almoço ou não :twisted: , ou então organizem assim um evento e vão ver o que é trabalho, se conseguirem fazer melhor que em chaves dou vos parabéns, mas tem muito que trabalhar para fazer melhor. :twisted:
 

hugo_az

New Member
Boasmeandmyself

Não concordo com o que dizes em relação a vossa vitoria por equipas na meia maratona. Porque se fizeres as contas certas e como so os primeiros 3 classificados contam para a pontuação por equipas voces ficaramem segundo.
Quem ganhou foi a equipa maravilha do Cdc.Faiões/Street Bikes.
1º Cdc.Faiões/street Bikes- 13 pontos
2º Clube Btt Valongo- 16 pontos

Vejamos,
1º- Daniel Bispo- Cdc.Faiões/Street Bikes- 1 ponto
4º- Daniel Anes- Cdc.Faiões/Street Bikes- 4 pontos
8º- Hugo Azevedo (eu)- Cdc.Faiões/Street Bikes- 8 pontos
tudo juntoda 13 pontos.

Cdc. Faiões/Street Bikes ganhou.
Cdc. Faiões/Street Bikes sempre a brilhar e sempre na frente do ataque.




Hugo Azevedo
cumprimentos.
 

Pessegueiro

New Member
Boa noite ppl,

Estava tudo, tudo, muito Bom,

Foi pena a aterragem da minha namorada, numa pequena descida,

Valeu a ajuda de todos que pararam,

Até 1 colega tinha 1 conjunto de 1º socorros,

Ela já está quase como nova,

Claro, menos a cara e uma perna.

Graças a ajuda que tivemos, ainda conseguiu fazer os restantes 17 km.

Em meu nome e no dela, muito OBRIGADO,

Um pequeno reparo, devia haver alguém nas descidas mais perigosas,

Desculpem, já me ia esquecendo de 1 coisa,

É que não havia bananas nos abastecimentos,

PFF, não ne chamem de macaco, é que eu gosto de bananas,

Espero, que para o ano, estejamos todos lá,

um abraço
 

lis

New Member
estive tudo espectacular desde prova, organização, comida ,os meus parabéns a organização
até ao ano amigos
lis -btt fonte boa
 

vpenela

New Member
Foi a minha primeira Maratona...e devo dizer que ainda hoje os meus músculos se arrependem daquele momento de decisão frente à placa que dividia o percurso.
Por muito divetido que fosse o trajecto, e por muito bonita que fosse a paisagem (excepto o rasto negro deixado pelos incêndios), devo dizer que o meu nariz andou quase sempre virado para o chão, pingando gotas de suor.
Obrigado por me fazerem reconhecer de forma tão dura a mediocridade da minha forma física, pois não mais voltará a acontecer, ir para um evento tão espectacular, e percorrer 84Km passando todo o tempo a revoltar-me com as minhas cãimbras. :evil:
Foi simplesmente espectacular.
Adorei o facto de se ter feito praticamente nada de estrada, com trilhos incríveis, em que a estrada servia apenas para travessia para a continuação para outro trilho.
Para o ano também eu farei o percurso em meras 4h contras as minhas infindáveis...já nem sei, julgo que 6h, de caminho que hoje em dia dá para chegar ao Algarve de carro... :lol:
Apenas tive um furo, fui ajudado imediatamente por alguém da organização, tendo se resolvido rapidamente, no entanto devo dizer que quando o tive, estava mesmo a precisar de parar. :roll:
Apenas tenho que lamentar o facto de terem espassado tanto o 1º do 2º abastecimento, de resto tudo 5**********
Para o ano lá estaremos, mas com a promessa de estar muito melhor preparado.
 

Gaija

New Member
alexey78 said:
Os abastecimentos, parei no 1º, não me faltou de nada, tudo do bom e do melhor, mas se houvesse minis geladas, ui ui!! :mrgreen: no 2º não parei, e como já foi dito, o sítio era lamentável, numa curva a descer?? Acho que nem havia necessidade do abastecimento, quanto mais de ser numa curva.

Mas aí tá! Óptimo sítio para o abastecimento! Quem pára no abastecimento? Quem está menos preparado logo evitou-se que pessoas menos preparadas viessem lançadas e se espetassem na curva! Assim se concluiu que o abastecimento na curva a descer foi a melhor opção ;)
 

Xavier

New Member
É a segunda vez que faço uma maratona, pois já fiz algumas mas sim meias-maratonas.
Parabéns pela excelente organização.
Os percursos estavam bem marcados.
A meia maratona era um percurso que apesar da subida inicial dura, acabava por ser rápido porque depois foi quase tudo a rolar e descer (tirando a subida final antes de S. Lourenço, que até se fazia bem).
Quanto à maratona, o percurso que eu fiz, era duro e de que maneira. Não os kilometros, mas sim os caminhos (que de caminhos não tinham nada...!!!!) escolhidos.
Está de parabéns quem marcou a maratona... :evil:
Descidas em single-track, subidas em single-track. Pedras com fartura. Areia com fartura. Descidas impossíveis de fazer montado, mas muitas mais subidas em que era impossível pedalar devido à muita pedra e à falta de força nas canetas... Giestas à mistura, troncos, regos, etc...Nunca se sabia qual o caminho que vinha a seguir...De vez em quando um pedaço de alcatrão e 100 m à frente um single track onde só cabia a bike desde que o guiador não fosse muito grande....acabava o single-track e lá estava...um muro em pedra...toca e levar a bike às costas... :oops:
Ou seja uma verdadeira prova de maratona em BTT, bastante exigente fisicamente, mas muito mais técnicamente.

Um reparo apenas: o 2.º abastecimento devia ter sido muito mais cedo. Foi terrível para todos (claro que há aqueles que nunca param...).
Uma palavra de apreço ao Paulo Vila. Um colosso a nível nacional...!
Um abraço e boas pedaladas a todos...!
 
N

Nuno Abreu

Guest
Pela 1ª vez fiz a Rota do Presunto, neste caso a 1/2 maratona.

Em termos gerais, gostei ! Valeu a pena ter acordado às 6h da manha.

Para o ano lá estarei.

Algumas notas:

- como já falado é necessário sistema de som na partida. Ninguem ouviu nada.
- algumas descidas com muita pedra e algum perigo
- a 2ª zona de abastecimento foi muito mal escolhida, pois o local era péssimo

Finalmente, a velha questão do passeio e da competição. Existe muita gente a arriscar a sua integridade fisica e a dos outros pela disputa de um lugar, por um melhor tempo...para competição participem nos campeonatos !

Parabéns ao BTT Clube de Chaves.

Nuno Abreu
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

1ª participação e não será a última.

Destaco
- a 1ª descida que tinha seguramente mais de 3 km rápida, técnica, perigosa e brutal;
- a posição do peixeirito (9º classificado na meia - o puto tem 15 anos);
- o almoço divinal (almoçamos às 15:00 h), fantastico, tal como o pão e o presunto;

2010 lá estaremos e Chaves fica apenas a 1:20 h de Castro Daire.

Narciso, foi um prazer.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Amigo Meandmysealf, como adiantou o Hugo Azevedo, e bem, não foi desta que o Clube BTT Valongo conquistou a 1ª posição nem em individuais nem colectivamente. :twisted: :roll:

Mas vamos esperar pela classificação definitiva para melhor podermos comparar as prestações (nessa classificação falta o Nuno Montanha).

GDRFolgosa said:
D- a posição do peixeirito (9º classificado na meia - o puto tem 15 anos);

Aqui está uma surpresa agradável. :wink: Eu sabia que ele andava bem, mas daí a fazer 9º lugar... Honestamente não contava.

Tive o prazer de falar com o miúdo no fim da meia maratona e parece-me ser um puto humilde. Dei-lhe os parabéns pessoalmente e dou-lhos publicamente aqui no fórum. :clap: :clap: :clap:

Tem muito mérito, tendo em conta que não faz provas oficiais (nomeadamente XCO). E mais, ao contrário de outros, apesar do percurso ser algo duro, não o ouvi queixar-se.
 

vascompsousa

New Member
GDRFolgosa said:
D- a posição do peixeirito (9º classificado na meia - o puto tem 15 anos);

Aqui está uma surpresa agradável. :wink: Eu sabia que ele andava bem, mas daí a fazer 9º lugar... Honestamente não contava.

Tive o prazer de falar com o miúdo no fim da meia maratona e parece-me ser um puto humilde. Dei-lhe os parabéns pessoalmente e dou-lhos publicamente aqui no fórum. :clap: :clap: :clap:

Tem muito mérito, tendo em conta que não faz provas oficiais (nomeadamente XCO). E mais, não contrário de outros, apesar do percurso ser algo duro, não o ouvi queixar-se.
[/quote]



É verdade. O miúdo tem garra e pode ir mais além. O horizonte de progressão e de evolução, na idade do Peixito, é enorme, nomeadamente a nível de competição. É pena, e todos nós sabemos disso, os exemplos que quase diariamente são conhecidos do público sobre o mundo das supervitaminas que abundam em tudo o que é alta competiçaõ e que obriga a pensar duas vezes antes de seguir esse caminho.


De qualquer maneira força e vai em frente. Para o ano tenho de levar pelo menos 20 minutos de atesto no raid da Folgosa.


Vasco Sousa
 
Top