[Rescaldo] SRP160 - Ultramaratona BTT - 18/04/2009

Bom dia,

Apenas para que fique registado e sem querer ser repetitivo, digo-vos apenas que naquela maratona da qual toda a gente diz mal e para um percurso de 100 Km, os meios de assistência que estarão disponiveis no terreno são estes:

1 Heli-ambulância;
1 veiculo de comando;
20 ambulancias;
1 veiculo de assistência médica todo terreno;
1 veiculo de transporte táctico;
2 motos;
35 Bombeiros;
30 membros da Cruz Vermelha.

Ora, atendendo a que nos 160 Km de Serpa havia apenas uma ambulância acho que fazem muito bem em continuar a dar palmadinhas nas costas do Ludos.

Boas pedaladas,
 

NO FLATS

New Member
Ó Stumpjumper, lês-te o título do tópico??? Que é que isso tem a ver com o rescaldo do SRP160??
Claro que esses numeros são bonitos de se mostrar? O SRP160 era limitado a 500 inscrições enquanto que essa quantos bttistas vai ter?? Aí sim seria o cumulo se só houvesse 10 ambulâncias.
Onde arranjas-te esses dados não estava lá tambem a lista das entidades que apoiam a maratona?? Ó só lês-te ate onde te convinha??

Boas pedaladas
 
F

fuel100

Guest
NO FLATS : Exactamente.
Este é o segundo ano da SRP160 com 500 participantes, aliás a SRP160 não tinha mais de 300.
No segundo ano da tal maratona, em 2003, por coincidência, essa sim, com quinhentos e tal, na qual eu tive presente, sabem quais os apoios?......... Ah, pois, é. !!!
Nesse ano, nem controle dos atletas houve e vi bikers que no final e vindos do nada e com aspecto fresquinho, ultrapassaram-me.
Aí também não havia verdade desportiva nenhuma e a prova não foi anulada.
Vejam no exito que ela se tornou e ainda bem.

Outra coisa. Já referi no início, já comuniquei à organização e repito .Concordo com o nuestro hermano Alberto Navarrete.
As classificações deveriam ter sido dadas de qualquer forma. Digo isto por uma questão de principio, porque para mim tanto me faz, fiz o 95º tempo e portanto passo bem sem classificação oficial.
O que é isso de desistir sem esgotar todas as alternativas e só porque encontram uma contrariedade no percurso?
Para quem andava a competir, desistir por aquelas razões, foi tudo menos uma atitude desportiva.
É que a par de haver pessoal que desistiu, houve quem, também perdido, não o tivesse feito e para esses, nenhuma recompensa houve.
Continuo a dizer: Desistir, só com um motivo de força maior como um ferimento grave ou qualquer coisa no género.

O bom senso, sem dúvida, era esperar por alguém da organização, neutralizar os 4 ou 5 quilómetros até a Z.A. e prosseguir a prova.
O problema é que, ao invés do bom senso, imperou o senso colectivo, das multidões, que como se sabe, não é comandado pela razão e ponderação, mas pela emoção do grupo e as decisões que resultam nem sempre são as mais felizes.
A prova disso foi a atitude do Alberto Navarrete. Ia sózinho, também se perdeu e optou por prosseguir. Se fosse com o grupo da frente, certamente, por pressão da maioria, teria feito como eles. desistir.

De qualquer modo, para o ano lá estarei, porque é uma iniciativa que tem pernas para andar e não é porque uns quantos que tomaram decisões erradas e estragaram a corrida, que se vai desistir.
Desistir de organizar esta ultra, apenas por motivo de força maior.
Uma grande palmadinha nas costas, Luis. Daqui a 5 anos, depois falamos. Há-de haver por aí muita gente a meter a viola no saco.
 

chaparrão

New Member
... olá a todos os amantes do BTT ...

... depois da minha participação no ano passado ... este evento para mim ficou vacinado ...

... sou alérgico a eventos caros e com falta de qualidade ...

... e ainda por cima ... não nos podemos esquecer que é organizado por uma empresa com fins lucrativos ...

... quando pagamos por uma dose de caviar ... queremos caviar ... não nos podem apresentar ... um prato de burriés ...


... e foi o que aconteceu este ano ...

... é claro que o senhor Ludos nesta altura colocou a cabecinha debaixo da asa ... e deixa torrar que está brando ...

... pudera o dinheirinho já cá canta ...

... mas os amantes do BTT tem que reconhecer que ficaram com as expectativas defraudadas ...

... para alguns que fizeram mais de 500 kms de carro para aqui estar ... e depois um banho de agua fria ...

... mas o que mais me arrepia é que Serpa merece um evento Betetistico de qualidade ....


.... se calhar o pessoal de Serpa tem que unir esforços ... criar uma associação sem fins lucrativos ... e avançar


-----------------------------------------------------------

... e viva o BTT à moda antiga
... e viva as tortas de azeitão
... e viva a jeropiga ...
... e viva o chaparrão...que tem sempre razão ...

-----------------------------------------------------------
 

Aussie

New Member
Começando por respeitar a opinião de quem desistiu perante o incidente digo que, partilho a mesma opinião do amigo Alberto Navarrete e felizmente ele veio cá manifestá-la pois para mim ele foi o vencedor da edição 2009.

168 pessoas terminaram o percurso cumprindo os requisitos de classificação, andaram mais ou menos perdidos, tiveram mais ou menos dificuldades e chegaram à meta...também merecem o devido respeito.

Já li sobre provas que foram canceladas (antecipadamente) por devido aos seus custos o nº de participantes não ser o suficiente para cobrir a despesa. Alguns dos primeiros (até segundos) têm quem suporte estes custos relacionados com as provas mas é com todos nós que se torna possível a organização dos eventos.

Espero que quem desistiu não seja indeminizado/ressarcido ou tenha qualquer tipo de contrapartida por ter optado desistir porque eles não foram os únicos penalizados.

Pelo que aqui leio dá-me a entender que o sucedido foi um ataque pessoal o que lamento imenso e então mais uma vez só me resta desejar que 2010 supere as expectativas de todos os que pensam e vão participar. Eu sou um deles, novamente apenas com objectivos pessoais.

Um abraço
Rui Luz Nº146 9:00:44
 
F

fuel100

Guest
Caro chaparrão:
Andas distraído e estás equivocado no tópico.
Este diz respeito ao rescaldo do SRP160 de 2009, não do de 2008.
Não gostaste dos burriés que te deram em 2008. Estás no teu direito.
Se não apareceste em 2009, o melhor é não criticares.
 

agirão

New Member
É necessário esclarecer o seguinte:

As Pessoas que iam à frente, não desistiram! Fizeram o que era possível, no momento! O facto de irem na frente, por si só, justifica que não viram a cara à luta! Se viciarmos os dados, o resultado é diferente! Não vamos adaptar as premissas para se chegar à conclusão esperada!

Aquilo aconteceu..está " acontecido "!

Parece que quem iá à frente cometeu um crime! Foram das principais vítimas de algo que alguém praticou! Com certeza, precisam é de uma palavra de companheirismo! Ir na frente não é crime, nem merece castigo!
 

Pedro Diogo

New Member
O stumpjumper :tungas: deve ter memória curta porque com tanta logística e valores de inscrição ainda maiores tem dado barracada e num dos casos mesmo grave ( Paulo Pedro ). O Ludos não o conheço pessoalmente mas pelo que tenho lido aqui é de uma entrega e profissionalismo excepcional.Não batam mais no ceguinho para o ano há de correr melhor.

Não fui mas para o ano hei de la estar nos 80 km´s.

Abraço e boas pedaladas
 

ddd

New Member
A minha opinião:

participei nos 80 km:
percurso Espectacular
marcações bem feitas
pessoal organização ok
almoço fraquinho (sena do café ridicula)
lavagens das biclas - apenas mais uma mangueira, tinha dado um jeitão. 3 seria o ideal (penso que seria exequivel)
banho - fui dos que lhe tocaram água quase fria.
preço - carote.
conclusão final - reduzam lá o preço um bocadinho que voltarei.

O meu muito Obrigado a quem me "emprestou" camaras-de-ar (um Senhor e uma Senhora). tinha intensão de as devolver ao almoço, mas tive 2h e 1/2 á espera do 4º amigo que foi comigo, quando "almoçámos" só havia malta dos 160. Talvez nos voltemos a encontrar.

tive 3 furos. um antes da prova e dois durante.
fiquei em 26º com 5h 05m (no meu conta-km 4h 12m - tive 53m parado a mendigar camaras-de-ar)

já tive oportunidade de ler todas as intervenções neste tópico e confirma-se que as pessoas em geral e os bttetistas em particular têm muita dificuldade em colocarem-se no lugar dos outros.
1º não deve ter sido fácil marcar 220km e organizar este evento
2º tendo como objectivo a classificação final, não deve ter sido fácil o km 83. e não seria fácil ficar 1/2 h; 1h; parado á espera de resolução
3º para alguns (talvez a maioria) não deve ter sido fácil terminar os 160; e mesmo os 80.
4º não deve ter sido fácil chegar em 1º e não ser classificado.

não sei se o meu apelo servirá para alguma coisa, mas lá vai: MAIS RESPEITO (é fácil !!! - basta colocarem-se no lugar dos outros)
 

nhluz

New Member
Olá a todos!

1 -- Eu estive no srp160, também andei perdido, mas mal vi que não havia fitas usei um dos telefones impressos no frontal e ao fim de pouco tempo estava no caminho certo. Não sou nenhum génio da orientação, e até me perco com frequência em maratonas. Bem sei que foi devido aos problemas com os primeiros grupos que a organização já estava alertada, mas no meu caso e de outros que encontrei na altura o problema não foi assim tão grave. Em vez de ter feito as 9h42m que fiz, teria feito 9h32m, ou algo parecido. Totalmente irrelevante, portanto.

Não tiro daqui qualquer conclusão, até porque não consigo imaginar o que é ir nos lugares da frente a lutar contra o cronómetro e ter de lidar com uma surpresa daquele calibre. Alguém falou em psicologia de multidões, e suspeito que pode ajudar a explicar o regresso em conjunto de um grupo tão grande. Não sei se cada um daqueles concorrentes teria feito exactamente o mesmo se estivesse sozinho e se deparasse com a mesma falta de marcações naquele troço.

Por outro lado, acredito que possa ter havido, da parte dos primeiros, a obediência a um sentimento de "fairness", de desportivismo, como quem diz, se entre os melhores uns voltam para trás e os outros continuam, a competição e os resultados deixam de ser inteiramente justos. Não sei, só quem lá estava poderá saber. O resto é especulação mais ou menos educada e informada.

2 -- Alguns comentários que podem ser lidos neste tópico fazendo comparações entre provas (para além de revelarem oportunismo, o que nunca é bom) parecem-me característicos de um mundo pequeno, em que a cada um, para ter satisfação plena, não lhe basta ter o que tem -- é preciso que o vizinho do lado não tenha o mesmo. Como se o azar, o falhanço, mesmo a incompetência do vizinho se ela existir, dessem mais alegria do que as realizações próprias.

Há qualquer coisa de siciliano neste espectáculo profundamente triste. Pelo que sei, houve um acidente há uns anos em Portalegre com um participante chamado Paulo Pedro, ou Padre Pedro (cito de memória), que ainda não estará resolvido de forma satisfatória para a pessoa em causa. O que é que eu quero dizer com isto: que podemos e devemos criticar, mas quando isso é feito de forma oportunista, apenas cria ressentimentos e, sobretudo, torna-nos mais pequenos. Olhando à volta, não é óbvio para mim que em Portugal o BTT seja um desporto assim tão estabelecido e com tantos apoios que se possa entregar livremente a estas guerras de quintais.

3 -- Dito isto, também achei que há vários pontos a melhorar nesta prova de Serpa. Já foram referidos mais atrás e são fáceis de identificar: são aqueles que foram apontados sem satisfação, evidente ou mal disfarçada, no tom de que os escreveu. São também aqueles que constam dos relatos em registo mais neutro e factual -- não os de quem apenas tem paixão pela própria capacidade de indignação.

O facto de ser ou não uma empresa que organiza não é importante. O que interessa é se o serviço é bom. Neste caso, e falando dos 160 kms, eu gostei de ter estado em Serpa -- desde logo, o percurso era fabuloso --, mas também senti algum improviso impossível de superar completamente pela simpatia e a vontade de ajudar das pessoas envolvidas.

Em suma: para a próxima lá estarei, na expectativa de que, tendo sido boa a experiência este ano, ela seja melhorada em 2010.

Abraço!

NHL
 

rebola

New Member
Boas,

Sr. Fuel 100 francamente estou enojado com aquilo que anda a dizer, não deve ser deste planeta ou então ...
Acha que quem faz 4 horas a fundo vai ficar quase uma hora à espera que apareça alguem da organização para colocar fitas que estão a faltar, sobre a falta de segurança eu nem vou falar porque não merece comentários, mas a falta de motos a abrir um percurso de 160 km é vergonhoso.
Podem-me dizer que as motos não apareceram, mas quem coloca uma moto nos 80 km também a pode passar antes para os 160 uma vez que parte do percurso é comum e os 160 representam uma distância com maior risco.

Já vi que aqui vêm os amigos da organização para tapar o sol com uma peneira.
Mas já que gostam de comentar, comentem a falta de qualidade da refeição servida na Escola Secundária, aquele esparguete tipo aletria, e aquela sopa, comentem também a falta de chá de quando cheguei perto deles e a conter-me para não explodir,disse que queria dar o número do dorsal uma vez que a falta de marcação me tinha impedido de continuar, e fui tratado duma forma muito rude, forma como eu cliente que pagou um serviço que não me foi prestado,nunca falei a assim a ninguém da organização.


Deixem-se de tretas, nós que vinhamos na frentes fomos prejudicados e muito honestamente dedviamos ter pedido o reembolso do
dinheiro da inscrição, porque talvez assim estas organizções abrissem a pestana.

Também acho estranho que alguém roubasse todas as fitas e placas naquela extensão... mas isso...
 
F

fuel100

Guest
rebola, tem calma rapaz, sabes, sou capaz de pertencer a este planeta há muitos mais anos do que tu:
Primeiro: Não sou amigo nem conheço ninguém da organização, coisa nenhuma, sou de Coimbra, fiz mais de 400km para estar em Serpa.
Segundo: Eu emiti opiniões que são contrárias a alguns de vós, mas em circunstancia alguma, baixei o nível de linguagem, ou fui grosseiro para quem quer que fosse, portanto cuidado com as palavras e com a maneira como são utilizadas, porque todos merecemos respeito e o modo mais facil de perder a razão é ser-se pouco educado.
Relativamente ao resto, já tudo foi dito e não vale a pena repisar no mesmo.
As decisões com a cabeça quente nunca dão bons resultados.
 

José Martins

Administrator
Boas, pessoal.

Este tópico, como o nome indica, destina-se ao rescaldo sobre o evento em titulo.
Cada um tem direito à sua opinião e a expressá-la, respeitando sempre as restantes.
Vamos, no entanto, fazê-lo com calma, tentando sustentar os nossos argumentos, unica forma para que as opiniões cheguem, de forma clara, aos restantes membros.
Evitem eventuais trocas de argumentação directa, que normalmente não são esclarecedoras para ninguém, pois cada um defende a sua opinião e não saimos daí.

Um abraço a todos.
 

lynux

New Member
Boas..
Mais um ano me desloquei a Serpa (terra que bem conheço pois estudei na dita escola onde "almoçamos")
sobre o evento, acho que muito foi dito e certamente muito ficará por dizer..
Não me parece justo criticar aquilo que cada um faz ou fez em relação ao dito problema (desaparecimento das fitas),
tentem apenas compreender a frustação do grupo da frente..tantos km á abrir e derrepente não há fitas,tentem imaginar-se neste filme!!
Quem ia na frente não é quem leva isto na descontra como a grande maioria, é quem treina no duro meses a fio e tem objectivos mt bem definidos, não devem
menospresar ou banalizar a opinião deles.
Épa..estamos a falar duma empresa com fins lucrativos, de uma inscrição muito acima da média, como é?? Esperava-se um pouquinho mais!!! :shock: :shock:

Por outro lado penso que também não é jogando tudo abaixo que as coisas vão melhorar, quem dá grandiosidade aos eventos são os participantes,
e esses á que cativalos para que regressem..neste momento á que ouvilos,tentar compreender e, sr. Ludos, dar a mão á palmatória.. :| :|
quero acreditar que para o prócimo ano vão melhorar pois esta é mesmo uma daquelas maratonas que tem tudo para vingar e ir para a frente.

Um abraço para todos os que se deslocaram a Serpa apesar do dia cinsento e de alguns dissabores

...e viva o SPORTING..
 

betozeca

New Member
Como sempre onde se comenta competiçao a conversa acaba sempre por descambar...
Meus amigos a SRP160 nao dá pontos UCI,até nessas provas de xcm acontece desaparecer marcaçoes
mas ai nao reclamam nem desistem,se tinham um avanço tao grande podiam esperar pelos restantes que
ainda tinham mais 80 km para ganhar aquilo.... :twisted:
Para os que acham caro,porque foram?se querem mais barato entao arranjem apoios que a organizaçao
por certo vai agradecer e baixar os preços.
E já agora para aqueles que possam pensar que sou amigo da organizaçao nao os conheço,apenas falei com o luis
no fim do trilho do guadiana e foram apenas umas breves palavras.

Mais uma vez eu adorei e vou voltar se nao gostaram entao para o ano nao aparecam,
que assim nao vao ter nada que criticar a nao ser que sejam daqueles que mesmo nao aparecendo ainda
conseguem dizer mal mas isso sao daqueles que dizer mal já lhes esta no sangue :eish:
 

jrf

New Member
[size=10pt][size=10pt][size=10pt]Caros participantes do SRP[/size][/size][/size].
Muitos argumentos esgrimidos. muitas llegítimas frustrações apresentadas, muita compreensão pelos imponderáveis, muita rispidez de linguagem...
Todos terão a razão e todos diferentes maneiras de a expressar, MAS:
Eu continuo, como vós, a depender das organizações para poder percorrer os trilhos deste país e desfrutar do prazer do BTT!
Eu nunca organizei, como vós, qualquer evento mas tenho o privilégio de neles participar porque alguém se dá a esse trabalho!
Fiz 850 kms para participar e para o ano irei voltar certo de que tudo estará sanado e os trilhos continuaram a pedir que os percorram, quer sejam os mais afoitos e competitivos, quer os outros que por não serem assim terão mais tolerância com falhas que sempre ocorrem
Portanto serenar ânimos e pensar que o prazer do pedal tudo deve superar!
Cumprimentos bttistas
Rui Ferreira (d74 -SRP80)
 

José Martins

Administrator
cristovao martins said:
Boas, pessoal.

Este tópico, como o nome indica, destina-se ao rescaldo sobre o evento em titulo.
Cada um tem direito à sua opinião e a expressá-la, respeitando sempre as restantes.
Vamos, no entanto, fazê-lo com calma, tentando sustentar os nossos argumentos, unica forma para que as opiniões cheguem, de forma clara, aos restantes membros.
Evitem eventuais trocas de argumentação directa, que normalmente não são esclarecedoras para ninguém, pois cada um defende a sua opinião e não saimos daí.

Um abraço a todos.


Caros amigos das pedaladas,

Aproveito para reiterar o que já foi dito, relembrando ainda que nunca ninguém foi impedido de manifestar a sua opinião, seja ela positiva ou negativa em relação a qualquer evento.
Mas não nos podemos esquecer que a nossa liberdade, mesmo a de expressão, termina onde começa a dos outros.
Critiquem ou elogiem, estejam à vontade, mas por favor, abstenham-se de tecer comentários às restantes opiniões, pois a todos nos assiste o direito de opinar.Mensagens que surjam entretanto fora deste contexto, serão apagadas sem qualquer aviso ou justificação, uma vez que o motivo fica desde já clarificado.

O meu obrigado e abraço a todos os intervenientes, sem excepção.
 

Tekas

New Member
o prazer do pedal tudo deve superarÉ isso mesmo jrf é esse o espirito de um verdadeiro bttista.
betozeca :clap: :clap: :clap: :clap: sem tirar nem pôr :wink:
 

Yorda

New Member
Olá a todos.
Após ter lido muitas opiniões e rescaldos vou agora fazer o meu da prova de XCUM-SRP-160 2009.

Em 2008 não pude participar na ultra pois a minha preparação ficou irremediavelmente comprometida devido a uma queda no final de Fevereiro. Não é só o Lance que cai e compromete algumas provas! Participei na SRP-80 com a minha "cara-metade" e consegui ajudar na meritória conquista dum 3º lugar feminino.

Em 2009 a "sorte" e Nossa Senhora já me deixaram treinar melhor e alinhei na Ultra. O meu objectivo era ficar abaixo das 9 horas, o que representa uma média acima dos 18 Km/h. Não me magoar e chegar bem. Não faço competição mas quero ser competitivo, é o meu lema. Apesar de ter caído ao Km 78 não me magoei, nem danifiquei a 986. Levantei-me e rapidamente prossegui. Contudo a prova começou mal pois ao km 5 perdi um bidon e tive de voltar para trás cerca de 500 metros, mais adiante voltei a perder o bidon e voltei a perder tempo. Com estes dois percalços perdi cerca de 4 minutos. cerca do km 60 deixei cair os óculos e perdi mais de 1 minuto. Na zona das fitas arrancadas estive cerca de 5 minutos à espera que a organização orientasse um grupo de 10 ciclistas para a ZA. Nessa ZA recolhi o meu saco alimentei-me devidamente por mais de 5 minutos e foi como se começasse uma nova prova. Juntei-me a um colega e rolámos rápido muitas vezes acima dos 30 km/h até ao km 120 onde as dificuldades técnicas e a chuva dificultaram a progressão. Como eu imaginava essa hora de prova entre o km 120 e o 140 foi a mais penosa. A partir do último abastecimento as forças voltaram e ainda recuperei muitos lugares até Serpa. Ainda assim e devido ao entusiasmo de estar perto do meu objectivo ainda me perdi cerca de 2 km arrastando comigo um outro atleta, a quem pedi desculpa e que me custou mais de 10 minutos. Nos kms finais apertei o ritmo indo buscar forças não sei bem aonde terminando com 8:40 no meu Polar 725x, nos 50 melhores tempos dos atletas que concluíram a totalidade do percurso.

Analisando a minha prestação penso que cumpri os objectivos pessoais traçados, muito embora tivesse perdido tempo infantilmente, pelo que as 8:30 estavam perfeitamente ao meu alcance. Em menos de 3 anos de prática desportiva regular esta foi uma das minhas maiores vitórias pessoais. Porém em 2010 traço como objectivo ficar abaixo das 8h e não cair!

Este foi o meu rescaldo ds XCUM-SRP-160 2009.

Sobre a polémica gerada pela deficiente marcação do percurso numa zona limitada de cerca de 3% do percurso penso que a organização falhou neste aspecto e que tentou de imediato resolver a situação o que acabou por conseguir. Por outro lado os atletas que segundo os códigos da UCI não finalizaram a prova (DNF) fizeram-no por sua iniciativa, pelo que é deles a responsabilidade desse acto. Se deve ou não haver classificação na SRP-160 penso que isso só um juiz credenciado pela UCI ou FPC é que pode tomar essa decisão, pois tem a devida formação para tal. Lembro ao fórum que quando as etapas de ciclismo apanhavam uma passagem de nível fechada a corrida era interrompida e retomada com as diferenças de tempo que as regras definem. Como contabilizar essas diferenças apesar de difícil se os envolvidos tiverem ética desportiva não é problema, pois eles melhor que ninguém contabilizariam essas diferenças. Quando em 2003, no Tour, Lance Armstrong caiu, devido a um espectador, quando lançava um ataque, sensivelmente a meio da subida para Alp d'Huez, seguido de Ivan Mayo e Ulrich, estes dois podiam ter tirado partido desse acontecimento, mas esperaram por Lance e a corrida prosseguiu mais adiante (http://www.youtube.com/watch?v=DQDjqAkLUB0&feature=related). Lembro também que à muitos anos a clássica velocipédica portuguesa Porto-Lisboa não era marcada e havia atletas que faziam desvios e paravam para almoçar e havia sempre um vencedor. Porém os tempos são outros e a prova é de outro tipo.

De qualquer forma os meus parabéns ao frontal 77.

Até para o ano.
 

Sev

New Member
O meu rescaldo já o fiz, mas lamentável o comportamento de alguns aqui neste tópico. Se alguem mostra o seu descontentamento a algum pormenor menos conseguido deste evento, leva logo com resposta dos "fiéis"..

Estes "amigos" respondem a tudo e todos. Desculpem lá a "blasfémia" de ter pago 33 euros para tomar banho de agua fria e ter tido a lata de aqui vir mostrar o meu descontentamento.

Só respondo porque alguem postou anteriormente " Para os que acham caro,porque foram? ", porque só tive boas indicações da primeira edição...

Que falta de respeito pelas opiniões de cada um :nana:
 
Top