[Rescaldo] SRP160 - Ultramaratona BTT - 18/04/2009

Aussie

New Member
Quanto ao que se tornou assunto principal desta ultramaratona e não percebendo nada de BTT parece-me que foi muito bem pensado e com demasiada malícia.
As fitas desapareceram num local bastante estratégico. Um cruzamento num topo que levava a várias encruzilhadas. Agora todos conseguimos pensar e sugerir alternativas mas julgo que com as coisas delineadas/organizadas ninguém estaria à espera de uma situação destas que de facto foi uma bomba e neste momento deve ter uns quantos "frustrados" a rir às custas de umas centenas de pessoas que mesmo tendo objectivos diferentes estavam ali para se divertir.

Existem algumas coisas que para o ano de 2010 espero ver melhoradas e com isto desejar que todos (organização) tenham forças para ultrapassar este momento. Contem que para o ano poderá aparecer novamente alguém que queira estragar a festa que vocês nos tentaram proporcionar.

Quando comecei a descer ao acaso no km82 no sentido correcto e comecei a aperceber-me dos paús no chão fiquei mais descansado...
Consegui usufruir das paisagens e o ambiente da prova estava fantástico. Fiquei muito surpreendido por afinal não haver tanta lama como a que esperava.
Tendo ficado no parque de campismo que é muito acolhedor não tive qualquer problema com o banho e à hora que fui jantar (19h40) encontrei tudo acabado de fazer.

-Existiu uma situação à qual não se pode voltar atrás, os primeiros foram forçados a desistir mas, outros houve que terminaram e cumpriram o percurso tendo sido controlados em todos os check points. As corridas são feitas por e para todos os participantes, do ultímo ao primeiro e não se deve menosprezar a participação dos segundos.

Um abraço
Rui Luz Nº146
 

Johnnyrush

New Member
Boas a todos.

Numa ultramaratona, neste caso 100 milhas ou 160km, existe a possibilidade temporal de ocorrer inúmeras situações.
Ir a ver a paisagem, linda a serra ....
Na cavaqueira ...
Oferecer ajuda a quem está encostado (obrigado a todos) ...
Mas...
andar à procura do trilho, tenho a certeza que ninguém o faz por gosto !!!

Na 5ª feita à noite mandei um SMS ao Luís a pedir para por os tracks online.
Posso dizer que talvez por excesso de zelo, não o tenha feito.
Segundo me apercebi foram encurtados alguns km perto de Serpa para evitar lama.

Na edição de 2008 era referido que as marcações no terreno tinham previlégios face ao track GPS.
Face aos acontecimentos deste ano, e à aprendizagem que se tem que fazer com outras aventuras em BTT, como o Geo-Raid, sugiro que esta ULTRA seja uma prova com este tipo de orientação preferencial. Não exclusiva, mas preferencial, repito.

Em tudo se encaixa numa Ultra e o custo de um GPS é irrisório face aos milhares de euros das meninas em carbono que por lá se passearam.
Se eu tivesse no grupo da frente, teria seguido para o track de 2008 pq as ZA2 e 3 estavam nos mesmos sítios, A ZA4 não iria fugir à regra, e não fugiu.

Abandonar, não era a única alternativa.
Foi unicamente o marcar de posição para quem interessava a classificação.

Já fiz 2008 e 2009 e hei-de voltar. De preferência com GPS.
 

vascompsousa

New Member
Não se esqueçam que foi graças aos que desistiram , a uma grande parte deles, que os restantes puderam completar o percurso e fazer o SRP160 do princípio ao fim...


Vasco
 
P

pfghsamaral@gmail.com

Guest
Eu fui participante dos 160km e tive a infelicidade de por volta km 85 ficar sem indicação do caminho a seguir! É mais que obvio que numa primeira análise se pode culpabilizar a pessoa que tirou as fitas, mas a organização é a unica responsavel por este problema. A organização tem que prever estes problemas, que são mais que frequentes, e colocar motas à frente com intervalo suficiente para os primeiros de forma a, no caso de ser necessário, repor as marcações!
É uma perfeita vergonha que a organização de uma prova como esta, que é perigosa, porque se alguém se perde ou se magoa na zona onde ficámos perdidos, demora imenso tempo a ser encontrado ou resgatado, mande os atletas para o meio do campo, sem sequer conseguir garantir que o percurso está marcado!
Penso convicatemnte que a organização, no próximo ano, deveria juntar um grupo de amigos e ir fazer um passeio entre amigos, porque está mais que provado que não possui capacidade para gerir uma prova com uma extensão de 160 km!
O facto de terem demorado dois dias a colocar na página uma observação sobre o que aconteceu e de nem sequer assumirem a falha é lamentável!
 

agirão

New Member
A tomada de posição de alguns companheiros, sobre a atitude tomada por quem ia nos primeiros lugares, deve ser ponderada, sob pena de cairmos num mal que está a assolar o nosso País! Falar gratuitamente!

As Pessoas que iam nos primeiros lugares são gente de bem! As que vinham a seguir, também!

Eu, António Girão, vi-me numa situação, conjuntamente com bastantes Amigos ( a maioria bastante experiente em competição ) que, face ao vivido, na altura, nos levou a tomar um rumo que, repito, sensatamente, pensámos ser o melhor! Nós, os que viveram a situação, temos bastante respeito pela Organização e entendemos que, neste momento, para bem do Btt, o devemos fazer!

Ainda não me ouviram , ou leram, queixar do que aconteceu! Apenas lamento, pois aos 50 anos conseguir terminar Serpa 160 como, presumivelmente, o iria fazer, é uma oportunidade perdida! Mas, paciência! Entendo os Meus Amigos que me ganhariam, pois são melhores do que eu e, gostam do que fazem! Ficaram, claro, desiludidos!

Daí, até algumas ( felizmente poucas ) Pessoas virem opinar sobre o que se fez, sem lá terem estado, levar-me-ia a pensar, não fora a minha já avançada idade, a ficar triste! Mas, eu entendo! Mas, sinto a legitimidade para pedir que não pensem por mim..!! Aliás, agradeço! E, penso que os cerca de vinte outros companheiros, partilharão desta opinião!

Fizemos o que a nossa consciência nos indicou, perante uma situação que fomos nós a viver, num local, num momento, num contexto e, num grupo de Pessoas que até é um Grupo de Amigos!

Para o ano, se tudo correr bem, lá estarei!

Se há coisas que correram mal, que se emendem! Que se raciocine sobre as situações! Agora, opinar sem ter vivido uma situação, parece-me uma ousadia! Pouco correcta, mesmo! O que levaria a perguntar o que fariam na mesma situação !

Há que pensar para si, de si e por si! É um direito, mas, também, um dever!



Vá! Companheiros! Um Abraço!
 

carmo.mp

New Member
Boa tarde.

A critica construtiva é sempre pertinente, Já a pura maldicência baseada em valores pouco claros, não o é!
Nesta fase e depois de apresentadas as razões de cada qual, justas a meu ver, na sua maioria, interessa que se retirem as ilações devidas.
Ilustres participantes do forum, a organização de qualquer que seja o evento, desde a corrida de caricas ao rock in rio, envolve sempre um risco calculado, que neste caso foi em muito ultrapassado, por factores desconhecidos, ao que julgo saber, mas que, ao costume, devem revestir-se da mesquinhez tradicional de quem não faz e muito menos aceita que haja quem levante uma organização de tal envergadura.
Quem advinhasse tal ignobil feito, poderia sem duvida ter arranjado mil e uma maneiras de o contrariar, mas... a quem passaria pela cabeça que, em zona tão hospitaleira de gentes de simpatia inultrapassavel, de que de certeza todos somos testemunhas, tal poderia suceder?
Por mim deixo aqui uma palavra de apreço á organização, que não se deixem abater por criticas, que mais uma vez em 2010 digam presente e nos priveligiem com mais uma prova que, já aqui foi dito e eu reforço, tem condições para se tornar uma das melhores provas da peninsula.
Bem hajam por tal.

MC
 

jpsantos

New Member
Viva,

Deixo aqui algumas fotos do inicio da ultra, bem como a chegada de alguns participantes.
Queria deixar uma nota para os bravos que completaram tanto os 80 como os 160 em SS :yeah:

Sobre a minha participação, resolvi abortar nos primeiros km's devido a problemas de saúde, ontem tive a confirmação que era uma gripe "daquelas" :(.

Portanto, Ludos, vais ter que gramar comigo para o próximo ano :lol:

Pedia também o favor, a quem encontrou um Polar CS200 logo nos primeiros trilhos a seguir ao alcatrão, que entrasse em contacto comigo :wink:



18042009071.jpg


18042009072.jpg


18042009074.jpg


18042009075.jpg


18042009077.jpg


18042009078i.jpg


18042009079c.jpg


18042009080.jpg


18042009082.jpg


18042009089.jpg


18042009091.jpg


18042009093.jpg


18042009094.jpg


18042009097.jpg

 

rebola

New Member
Boas,

Eu" infelizmente" era um daqueles que ia no grupo dos 30 ou 40 que voltaram para Serpa pelo alcatrão e sinto-me bastante revoltado pelo que aconteceu, paguei 38 € para dar com uma prova que tinha uma organização pior que muitos passeios de domingo.

Nunca eu pensei ir a Serpa participar na única ultra-maratona que se realiza em Portugal e dar com tal barracada.
Uma vez que sou neutro, pois não tenho amigos na organização e nem tenho nada contra quem a organizou, acho uma completa falta de responsabilidade e de respeito por quem pagou e lá se deslocou tudo o que se passou.

A falta de uma moto a abrir o percurso, a verificar se as cercas estavam abertas, se não faltavam fitas e se não havia perigos novos no caminho para os participantes. Podem-me dizer que a prova começou muito cedo, mas ás 6:30 da manhã já se vê, e o que nós pagámos até dava para a andarem ver ainda de noite.
A prova ficou estragada exclusivamente por culpa da organização da mesma, porque se tivessem tido mais cautela, nada disto se tinha passado, e depois que me desculpem os amigos dos organizadores, mas f... vocês vivem em que mundo?
Acham normal andarem a dar palmadinhas nas costas de quem para poupar mais uns euritos na organização da prova deixa que isto aconteça...
Assim por este andar as provas em Portugal nunca serão nada de jeito, acho uma piada quando dizem força, para o ano vai ser melhor, eu digo antes, pensem bem se se querem voltar a meter numa organização deste género porque têm que começar a pensar doutra forma para evitar estas barracadas.

Desculpem a azia, mas se fosse um grupo de amigos a organizar eu até dava uma margem de erro, as pessoas têm o seu emprego e esforçam-se para com o seu tempo livre para organizar uma prova,mas quando é uma empresa a organizar eu só espero profissionalismo e empenho, coisa que ficou muito aquém do desejável.


Acho que quem foi por alcatrão até Serpa, tal como eu pecámos por ser educados de mais, se calhar uma peixeirada de todo o tamanho com a organização não lhes tinha feito mal nenhum.
 

grox

New Member
Até que enfim, alguém com sentido de humor!
Mas, como aqui não se perde uma boa oportunidade para criticar...epá, o selim está muito baixo! :mrgreen:
 

filipebvarela

New Member
sofiaVassourinha said:
O selim está realmente baixo :mrsock: !

tenho as pernas realmente curtas :D

já agora gostava de criticar a organização por não me ter alertado para o facto do meu selim estar realmente baixo, tal condicionou de sobremaneira a minha esplendorosa performance :D

nota: compreendo perfeitamente a revolta dos participantes que levam isto mais a sério em relação há falta de marcações. não sei qual a solução mas para o ano isto não se pode repetir para que esta competição e a própria empresa Trilhos Vivos não caia em descrédito junto daqueles que elevam o patamar competitivo do evento.
 
D

Dri

Guest
Boas!

Eu também fui até Serpa com o objectivo de participar e terminar os 160 ainda de dia :mrgreen:
Objectivo cumprido, devo ter demorado 10h e mais uns minutos... ainda não era noite!

Fiz a prova sempre com companhia (obrigada Paulo!) o que ajuda muito a passar o tempo :wink

Como andei na "cauda" da prova apanhei as tais estacas... algumas hesitações mas lá se foi andando... fiz todo o percurso e mais um pouco.

Enganei-me depois do último abastecimento (e não fui só eu), na estrada virei à esquerda fui até ao fundo... e voltei para a estrada!

Um aspecto a melhorar é sem dúvida a marcação, principalmente em zonas "duvidosas", mas acho que não vale a pena "bater" mais...

Gostei do almoço, quer dizer do jantar e dos abastecimentos.

Eu nunca tinha pedalado no Alentejo e devo dizer que achei um espanto! Muito, muito bonito!

A Primavera também ajuda... ao contrário do S. Pedro... apanhei alguma chuva, vento e senti muitas vezes frio!
Fiz muitos km com os pés completamente gelados e quando tirei os sapatos tinha os pés completamente gelados, brancos e todos enrugados... não foi fácil... :s mas já está!

Devo confessar que eu também era daquelas que achava que o Alentejo era plano :p

Resumindo: Gostei muito, mesmo muito de ter participado! E será com prazer e com orgulho que falarei desta ultra maratona! é sem dúvida uma prova a não perder!
 

meiabola

Member
Boas,

Muito resumidamente, também me perdi no tal km 85 e andei por ali uns minutos á procura de trilho com outros cerca de 20 companheiros de pedal. Pessoalmente não me afectou pois o meu objectivo era concluir a demanda, antes pelo contrário, encarei com muita leviandade (á semelhança de outros que comigo estavam) a situação e até nos ri-mos da mesma... :D

Cabe-me apenas enviar uma abraço solidário ao Luis Silva pelo sucedido e pelo esforço enorme que realizou. Estiveste bem Ludos, estas coisas acontecem e assimila os erros cometido como melhoria de futuro :yeah:

Termino se me permitem realçando aqui o meu unico "companheiro" de categoria nos 160 nesta coisa esquisita que são as SS... :wink:...e ao que parece com um tempo daqueles... :yeah:...e claro igualmente para os outros singles dos 80 ( Pina e Messias ) :yeah:



Para o ano estamos lá...em SS claro.

18042009094.jpg


18042009097.jpg


Abraço.
 

Nuno Prazeres

New Member
Para aqueles que vieram por em causa a honestidade da organização sem sequer ter ido a Serpa e outros que pedem fitas de 50 em 50 metros mais os que pedem as fitas em pontos inacessíveis mas, ainda assim, presumo eu, visíveis que façam apenas a seguinte conta:

220,000 : 50 - sim eram 220kms para marcar.

Dá 4400 fitas.

Sabendo que há zonas em que há que colocar fitas dos dois lados senão o pessoal perde-se chegamos facilmente a 5000 fitas a que se somam as setas de indicação.

Uma pessoa eficiente na arte de colocar fitas demora de 2 a 5 minutos por cada uma se quiser que o trabalho se aguente até à prova.

Ora, contas por alto, estamos a falar em algo entre 18 e 45 dias/homem a marcar trilhos considerando um horário de 8 horas/dia.

Isto sem contar com o pára arranca da mota ou jipe ao longo do percurso. Demorará quanto? Quantas equipas serão necessárias para fazer as marcações a tempo mas suficientemente em cima da data da prova para se garantir que não há surpresas??? Enfim... acho que o que encontrei no sábado passado bastava. Aliás até já vi bem pior.

Eu sou um pitosga na bike que já se conseguiu perder num percurso de XC. Em cerca de 160kms, tirando o caso conhecido, perdi-me uma vez por ir à conversa. Para mim só não dou nota máxima às marcações por causa do problema mencionado. Se querem marcações de meio em meio metro façam XC que é uma especialidade bem bonita.
 
Boas,

Depois de fazer os 160 Km de Serpa e de ler todos estes comentários, parece-me que andamos todos a comentar questões acessórias para nos esquecermos do essencial. As coisas correram mal ao Km oitenta e picos?... É óbvio e por demais evidente que sim. Houve muita gente que se perdeu? Sim, é verdade. O grupo da frente, que viu inviabilizada a conclusão da prova em termos competitivos e de verdade desportiva, tem motivos para se queixar da organização? Ninguém no seu juízo perfeito poderá dizer que não. E da história do PAULO PEDRO que sofreu aquele terrível acidente em Portalegre? Alguém se lembrou dele???... Se esse acidente tivesse ocorrido em Serpa como é que teriam corrido as coisas em termos de assistência médica?... Quantas ambulâncias foram vistas ao longo do percurso? Uma, junto ao single do Guadiana?... Pois é, meus amigos, a verdade é que estamos a falar de coisas sérias e que podem acarretar consequências graves com sequelas para toda uma vida. Será que se algum de nós tivesse tido a infelicidade de sofrer um acidente grave teria sido evacuado para um hospital em tempo útil? Exceptuando as ZA´s, quantos elementos, directa ou indirectamente, ligados à organização foram vistos no terreno? Viram alguém junto aos entroncamentos, cruzamentos ou bifurcações manhosas?... E polícias a regularem o trânsito junto às nacionais? Alguém viu algum?... Será que fui eu o único a ficar com a sensação de que estávamos todos mais ou menos entregues à nossa sorte?...

Desculpem lá esta interrupção e continuem a discutir se a culpa de terem sido retiradas as placas e fitas do percurso é da exclusiva responsabilidade da organização ou, se pelo contrário, o facto de a partir de certa altura terem aparecido uns pauzinhos espalhados pelo chão solucionou a questão.

Fiquem bem e quando voltarem a Serpa levem um kit de sobrevivência porque pode vir a ser-vos muito útil.

Pois é, devo ser eu que estou redondamente enganado e a inscrição de Portalegre é que é muito cara!...
 

leoeagle

New Member
Boas,

Começo o meu comentário transcrevendo 2 frases do regulamento...

"Apesar das marcações serem confirmadas imediatamente antes da passagem dos participantes "

Não preciso comentar, já muitos o fizeram por mim... Se tivessem feito o que escreveram no regulamento quase todos estavam a dizer bem da maratona... Há sempre alguns que dizem mal de tudo e de todos :)

"No custo da inscrição inclui-se, para além do direito à participação e da placa de participante com o respectivo número, uma t-shirt de participação, uma t-shirt de conclusão, se aplicável, possivelmente alguma lembrança"

A t-shirt de participação recebi... a de conclusão ao contrário de 2008 nem a vi...

De resto comparando com a edição de 2008 achei que melhoraram em alguns aspectos...

-Os abastecimentos eram melhores com mais qualidade e quantidade... Na minha opinião falta um abastecimento com alguma comida mais sólida a meio do percurso... -O almoço também estava melhor embora não tivesse nenhuma lógica depois de pagar 33 euros ter de pagar para beber café...
-Dos banhos também não me posso queixar pois tomei banho de água quente.
-Secretariado rápido e eficiente mas quando fizeram o briefing não se conseguia ouvir nada na partida e quase que ia saindo sem o controlo zero que não estava devidamente assinalado...

Se houver garantias por parte da organização que vão corrigir os erros deste ano provavelmente participarei no próximo ano... mas também tem que rever o preço pois nós não pagamos ao Km mas sim pelos serviços que uma organização presta aos participantes e neste caso apenas consigo encontrar 3 diferenças relativamente ás muitas maratonas tradicionais de 80Km's que nós fazemos por 15-20€... O nº de abastecimentos(mais 2 ou 3), o nº de pessoas envolvidas na organização(também já vi muitas maratonas de 80 Km's com mais pessoas na organização que Serpa) e a marcação do percurso pois aí realmente tem que se perder muito tempo devido á distância que é necessário marcar... Acho que 25-28€ seria um preço bem mais justo e certamente já com lucro para a organização...
 

jrf

New Member
Então para quando os tempos? Já lá vão 3 dias e nada...
Mesmo sem interesse competitivo são importantes!
 

afonso

New Member
Boas

De regresso ao trabalho depois das mini ferias merecidas :D
Como natural da região sinto-me envergonhado por tais actos praticados por “terroristas “ como alguém já aqui referiu.
E acredito que o Ludos e toda a equipa que preparou este evento também se sentem envergonhados por esta situação.
Depois de uma semana a pedir a S.Pedro que não chovesse eis que surge um Bin Laden que fo… o trabalho destas pessoas :evil:
Espero que este acto tenha sido um acto isolado, se não o foi temos que tomar medidas em relação ao futuro dos eventos na região e não só.
Quanto á minha prestação este ano optei pelos 83 km, percurso esse a meu gosto subidas curtas e descidas alucinantes e os melhores planaltos para rolar.
Sempre na companhia do forista Salgado52 fomos pondo a conversa em dia o que fez que os km se passassem rapidamente.
A todos os participantes que terminaram ao míticos 160 km os meus parabéns.
Ao amigo Palanca que este ano completou a sua 2ª participação(160) és o MAIOR eu sei do que estou a falar.
Malta de Pias não desistam que um dia tambem chegam lá :podio:
Ao Ludos e seus muchachos não desistam porque sei que voçes conseguem fazer melhor :yeah:
Um abraço especial á armada que se deslocou de Aveiro conheçer o Alentejo e o famoso almoço de lebre :cheers:

Um abraço

Afonso

Sugestões futuras: tentar baixar o valor das inscrições, percursos 40.80,160.”

fotos em:

http://picasaweb.google.pt/galitos.ciclismo/SRP160#




 
Top