[Rescaldo] SRP160 - Ultramaratona BTT - 18/04/2009

francisco_dias

New Member
Boa noite a todos.

Não participei no SRP, mas tinha que vir aqui deixar os meus parabéns a toda a organização, que tive o prazer de ajudar no dia da prova.
Esta maratona é diferente da grande parte daquelas que conheço, pela sua grande extensão, criando um desafio acrescido para os atletas. Mas não é apenas para os atletas. Pelo que me apercebi, a Trilhos Vivos tinha cerca de 220km marcados no terreno, algo que, como é fácil de perceber, é extremamente difícil de fazer e ainda mais de vigiar e controlar.

Quando falo em controlar quero dizer garantir a permanência das marcações efectuadas pela organização, sendo que, mesmo que tivesse havido uma moto a abrir o percurso, que tenho que concordar que é algo que faz sempre falta, isso não significava que as fitas não pudessem ser arrancadas após a passagem dos primeiros.
Aquilo que aconteceu é algo que abala o espírito de uma modalidade que é das mais respeitadoras ao nível do ambiente e da conservação das propriedades atravessadas, sendo extremamente reprovável que alguém, seja lá quem for, destrua o trabalho de toda uma organização e o divertimento dos participantes simplesmente pelo prazer de o fazer.

Penso que a solução das estacas espalhadas, já aqui criticada por alguns, foi até uma boa forma de resolver o problema, pois é algo que pode ser lançado de um carro em movimento, o que permite que a marcação, embora talvez pouco reconhecível, seja remediada rapidamente.

Para terminar quero apenas deixar votos de muito sucesso para o Ludos e para todas as pessoas que o ajudam, pois acho que esta prova é uma ideia gira e com futuro, com um grande potencial que será, seguramente e com uma maior dose de experiência, realizado com grandes resultados nas próximas edições. Espero para o ano estar lá outra vez, mas a pedalar :wink:

Um abraço,

Francisco Dias
 

agirão

New Member
Algum congestionamento na Net, leva-me a escrever o meu rescaldo mais tarde.

Quero deixar expresso que tentarei dar um contributo positivo à Organização! Um abraço ao Luís e a toda a Gente que partilhou, com trabalho, as nossas pedaladas. Eram 4 da manhã, quendo cheguei a Serpa e, parecia meio-dia, tal era o número de Pessoas a preparar o SRP 160 ).

O incidente das fitas leva-nos a partilhar a ideia que, infelizmente, no Nosso País, há quem brinque com o trabalho dos outros! Ficaram a rir-se de horas a fio que foram utilizadas para organizar o evento, de horas a fio de preparação dos atletas, enfim..!! Há quem se dedique a SER PARVO..!! A inteligência não dá para mais e, provavelmente, tomam-se estas atitudes para ultrapassar alguns dissabores caseiros, quiçá conjugais, ou de carácter sexual..!!

Eu era um dos Bttistas que iam no grupo da frente e, triste, mas compreensivo, fui pela estrada! Era a solução possível, no momento, e no contexto!!

Luís! Quando tiveres cinco minutos, inscreve-me aí para o SRP 160 2010..!! Um Abraço..!!

Amigos Bttistas..!! Um Abraço e, em 2010, lá estaremos..!!

Um Abraço ao Grox ( que partilhará com um Amigo comum - Zé Nora! ) Grox, Muito Obrigado pela Simpatia e Atenção!
 
S

sofiaVassourinha

Guest
Olá a todos/as

-gostei muito!
Até aonde não vai a força da nossa cabeça??, isto foi um grande teste , e devo de estar demente p me meter numa coisa destas!

Embora o k va-le mesmo aqui é a 160SRP .Eu escrevo um pocadinho.
fiz os spr80km (90 andei perdida 10km) acabei de rastos, mas acabei! nem que tivesse que a levar ao colo, e dei «jus» ao meu nome Vassorinha, lá andei eu os últimos km com o barulho motor do 4x4 atrás...
Parabéns a MIM e a TODOS que terminaram a prova, Mts parabéns à malta dos 160km.

Ao pessoal da organização TODOS mto simpáticos, Valeu as dores e o sofrimento :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

spr80 006
 

kaska

New Member
Quanto aos 160kms... não vou comentar porque não os fiz. Inscrevi-me nos 80kms e isso para mim já é quase uma ultramaratona.
Cheguei ao fim sem acidentes de percurso, sem quedas, sem avarias e nem me perdi vez nenhuma.
Quanto às marcações, tenho a apontar que no meu parecer havia poucas fitas e colocadas a grandes distâncias umas das outras.
Ora, mesmo quando o caminho não tem mais por onde enganar, uma fita de vez em quando não faz mal a ninguém
e deixa-nos "descansados" por sabermos que vamos no bom caminho. Muito tempo sem vermos uma fita, faz-nos muita vez pensar:
- será que vou bem, ou já falhei alguma estrada que não reparei?... é o tal do "efeito psicológico"...

Como alguém já disse: Onde estavam os bombeiros? Eu cá só vi uma ambulância a seguir ao single-track das pedras junto ao guadiana.
Será que as quedas e os acidentes estavam previstos só para aquele troço?

Em termos de organização, confesso, estava à espera de muito mais e muito melhor.

Fui para Serpa na Sexta à noite e a minha preocupação foi ir buscar os dorsais, claro que quando cheguei ao Parque de Campismo
já era tarde, mas qual não foi o meu espanto quando o portão tinha acabado de se fechar e não me queriam deixar entrar...

Não vou contar como fiz para entrar porque isso não interessa, o que interessa é que esses pormenores deviam ser acautelados pela organização.
As pessoas ou as entidades que ajudam a organização devem estar inteirados do que pode acontecer e serem capazes de resolver os problemas
por elas próprias ou... no mínimo contactarem a organização e não deixarem uma pessoa que vem de longe, leia-se "turista", a olhar prás estrelas... enfim, lá consegui dormir.

Como não ando em "competição" e para mim tudo são "passeios", esqueço tudo isso e... devo dizer que gostei muito do percurso
e da zona, gostei dos abastecimentos, eram mais que bons e suficientes e sempre com pessoal simpático.
Quanto aos banhos, a água estava morna, mas isso também já não me chateia muito. Calor já eu tinha muito, ihihihi.

Finalmente: quanto a mim a organização está perdoada de todas as falhas, no entanto não posso dar-lhes os parabéns.
Já vi e já estive em eventos bem melhores, e organizados por pessoas com muito menos experiência.
 

gt bikes

New Member
Esta mensagen vai para o ateleta, ou os ateletas, que não têm valor suficiente para competir menos para ganhar decidiram ir ao top até ao km 80, para chegar antes de todos e desperçar os rivais, já que era uma prova pontuavél.

Esse ou esses ateletas também sofreram também pedalar, segura que venham aqui ler. Então esta mensagem é para voces, que não são homens para competir, menos para ganharem e menos ainda para tentarem estragar uma prova como esta.

Não conseguiram desde logo... E esperamos que em portalegre não se vos ocurra nada disso.

A todos os bttistas do forum uma atenção para se viram alguma coisa tentar ficar com nº do dorsal para que os denunciam à federação e não posam vir tentar estragar as provas.

Uma pena para todos aqueles que perderam tempo treinando para fazer um bom tempo, dias de férias, viagem alojamento para ficarem perdidos sem saber o que tinha passado.

Os meus parabéns a esses ateletas que iam todos muito fortes.... A um comboio especial que me levou durante 50km, da scott e spezialized, ate que o meu bilhete terminou, iam com um ritmo impressionante... Me ficaram 100 por a frente ao ritmo da Gt "sofa".

Da minha parte adorei a prova o percurso, tive sorte chegar a esse quilometro quando começaram a marca cumpri o meu objectivo depois de portalegre em 2007 uma lessão que pensava não voltar a andar de bicicleta por o verão comecei de novo, por o verão comecei de novo, e aqui estou muito contente por ter terminado, perto, 8h30!!

Parabéns à organização, para 2010 lá estarei....
 

jmserra

New Member
Bom dia!
Agora é a minha vez. Já foi tudo dito relativamente ao problema das marcações, ou melhor, da sua ausência! É daquelas coisas que nos deixa a pensar... o que será que se passa na cabeça de alguém para fazer uma coisa destas? Não encontro outra justificação de que não a mais pura estupidez e incosnciência... Deverá a organização aprender com este infortunio e arranjar a melhor forma de lidar com isso para a próxima edição. Sim, uma mota na frente faz todo o sentido, nos dois percursos. Talvez, ponderar outras hipóteses de marcação inamovível (mas amiga do ambiente). Mas ainda assim, deverá a organização levantar a cabeça e orgulhar-se de tudo o resto que foi, na minha opinião muito bem conseguido. Os abastecimentos, o percurso (lindo!) a simpatia e interesse (5 estrelas!) e o excelente ambiente que se viveu e que fará concerteza desta ultra, um evento mítico no nosso BTT (se não o fôr já!) e talvez algo mais! :yeah: :yeah:
Quanto á minha participação, foi dentro do previsto. A 1.ª metade muito calma (até demais...) sempre acompanhado pelo amigo Sanguinho, a quem agradeço a companhia! :wink: Fomos sempre na "palheta"  :lol: Mas tivemos sorte, porque um bocadinho mais rápido e não teríamos apanhado as marcações alternativas do KM 82 (o mal fadado...) ! Mas lá seguimos as estacas e... tudo bem! na ZA 4, e depois de encontrar o meu saco (tava difícil  :D) decidi aumentar um pouco o ritmo e lá fui apanhar o companheiro da segunda metade da prova (Obrigado Avelino!) E lá fomos fazendo companhia um ao outro e dividindo as despesas do vento! E tudo bem e a bom ritmo até Serpa, á excepção de um furo lento na roda traseira e de um engano (meu  :() que já no alcatrão vi umas fitas no chão e decidi sair da estrada para a esquerda doh... eram fitas de uma obra que estão ali a fazer.... :roll: De resto... Chegámos aí com 8h45... mais ou menos... e da minha parte ainda com bastante força, acho que comecei um bocado a medo, nunca tinha feito uma distância tão loga nem conhecia o percurso... mas antes assim! :)
A todos, aquele abraço! Obrigado pela camaradagem! Excelente espírito! :yeah:

Até para o ano, espero sinceramente! :xau:

José Serra - n.º 100
 

DEAN Ti

New Member
1 - O percurso estava mal marcado em praticamente toda a sua extensão.
Andei sempre à procura das fitas.
O que deve acontecer será levantar a cabeça e ver a fita, e não andar à sua procura o que cria atrasos no andamento.
Havia alturas em que tinha fitas separadas por mais de 200 m.

Perdi-me aos 50 km, antes do CP.
Azar redobrado, pois havia ainda outras fitas junto ao percurso de outro evento. Fui induzido em erro! Seguias...
Desci a uma ribeira e subi um valente empeno até ficar sem fitas.
Tentei regressar pelo mesmo caminho mas voltei-me a perder.
Fui a um monte onde me defendi dos cães à predrada... deram-me indicações onde deveria passar os percurso...
"tá a ver aquele monte ali à frente.. parece-me que é por lá .. tem de voltar lá abaixo à ribeira e voltar a subir..."
Quando lá cheguei tive que esperar que passasse alguém para saber em que sentido deveria ir e se era dos 80k ou 160 km

Tive o cuidado de vos telefonar a alertar para o sucedido.
Nenhum dos números da TMN funcionava!!!
Espero que ninguem magoado tenha ligado para estes numeros...

Do outo numero, disseram-me que iam reforçar a marcação.
Não deve ter acontecido pois nos balneários soube que mais pessoas se tinham perdido no mesmo sitio.

Com esta brincadeira fiz mais 12 km e custou-me cerca de 40 mn aproximadamente.
Desmotivou-me por completo.
Perdi o CP, não devo ter classificado.

- Fiz 5h30 - 94 km.

As marcações mal espaçadas não afectaram só os 160km.

Sugestões

1 - Marquem de 50 em 50m mesmo que não haja cruzamentos.
2 - Retirem outras fitas de eventos anteriores


Lamento, mas fiquei muito desiludido.
Não sei se voltarei a participar noutro evento da vossa organização.

O preço da vossa maratona foi das mais caras em que participei.
Surpreende-me não apresentarem nenhuma compensação real, nem que seja um desconto para o próximo ano, ganhando desta forma uma oportunidade de redenção.
 
F

fuel100

Guest
A organização divulgou no su site que as classificações seriam anuladas (únicamente para o SRP160) mas seriam disponibilizados os tempos.
Contnuo a pensar que o grupo que desistiu se precipitou porque apesar de tudo não esgotou as alternativas. Podia por exemplo solicitar a neutralização da prova até que um elemento da organização se deslocasse ao local e os acompanhasse com o Jeep (uma espécie de safetycar) até à Z.A. (a 5 km). Isso teria certamente resolvido o problema e só prova que nestas maratonas a cabecinha é mais importante que as pernas e que há pessoal que trás a pernas bem preparadas mas esquece-se da cabeça em casa.
Não obstante, acaba por ser uma solução de compromisso e uma cedência da organização para que não se criem problemas de maior. (no grupo da frente vinham bikers das marcas que patrocinam a maratona, creio).
De qualquer forma continuo a pensar que esta prova irá transformar-se numa das mais miticas da Península e portanto e para bem da sua continuidade (e em meu prejuízo, mas isso é minimo, no contexto), acho que se deverão adoptar soluções que minimizem os incomodos .
Reafirmo, muitos parabens Luis. Estarei aí todos os anos até que a idade não me permita.
 

Sev

New Member
Já temos foto-report no sitio do costume: http://www.flickr.com/photos/24690780@N02/sets/72157616986608973/

Obrigado BTT-TV :clap:


Quanto ao evento, participei nos 80km, gostei do percurso, sobe e desce constante, não dava para aborrecer e deu para empenar e bem! :lol:

No ultimo terço do percurso as marcações não eram as melhores e ainda voltei algumas vezes atras para verificar se estava no trilho correcto, mas nada de muito grave neste percurso dos 80km.(Nota: entradas em estradas de alcatrão, nem GNR, escuteiro ou pessoal da organização a vigiar as passagens, era preciso cuidado).

Mas sinceramente fiquei muito desiludido, porque com 33 euros de inscrição tomei banho de agua fria e o almoço na escola secundaria foi muito fraquinho.

No final, considerando o atraso no secretariado na sexta-feira, banho de agua fria, almoço fraco, as marcações ja se falou.. os 160 km ja se falou... Vale voltar as estes trilhos bonitos, mas com outra organização, porque com esta a cobrar 33 euros (fora despesas de alojamento e deslocações) nem pensar!

Leva 2/5 (nota positiva apenas para os belos trilhos e percurso)
 

Dordioj

New Member
bom dia
em primeiro lugar uma palavra para a organização porque não devem estar mais desapontados que nós pelo sucedido.
acho que depois do sucesso da ediçao de 2008 em que estive presente,achei que a edição de 2009 teria tudo para ser um sucesso ainda maior, mas houve muito aspectos em que a organização falhou,talvez aqueles que são essenciais,marcação do percurso e banho de agua quase fria.
para quem como eu pagou 38 euros com atraso para ajudar os bombeiros,achei demasiado para o que me proporcionaram.
eu só queria fazer a ultra maratona no menor tempo possivel,apanhar um empeno dos grandes,tomar banho de agua quente,almoçar para regressar a casa bem e satisfeito,só isso.
eu fui um dos que fazia parte do grupo dos primeiros 20 ou 30 concorrentes que voltaram para serpa por alcatrão por falta de marcação do percurso.até essa altura as marcações foram boas,sem grandes problemas,mas ao chegar ao ponto tudo parado porque não havia fitas, parece-me que a decisão mais sensata com a cabeça e não com as pernas foi de voltar pelo caminho mais proximo para serpa,porque está ultramaratona não me parece que fosse uma prova de ori btt,sem as fitas e setas onde se podia continuar a pedalar. a organização foi contactada e não houve resposta,sei que depois a a marcação foi reposta mas já era tarde.
fiz 90 km de percurso mais 27 kms de alcatrão total 117 kms.
penso que há muita coisa para a organização refletir,pois trata-se de uma empresa e que os resultados no futuro possam ter reflexos com este evento.
haver classificação ou não não me parece ser importante,desisti porque não sabia o percurso para continuar.
para terminar,será que os 38 euros que paguei pela inscriçaõ não chegavam para incuir o café a seguir ao almoço ,pois o café custava 50 centimos.
gostava que a organização ,se houver edição 2010 me crie condições para voltar a serpa,caso contrario não vou voltar.
 

nuno_amaral

New Member
So hoje foi possível disponibilizar as fotos do srp160 pois a btt-tv este fim de semana esteve em duas frentes Serpa sábado e Estremoz domingo mas ja se encontra centenas de fotos da ultramaratona disponíveis para todos vocês o vídeo terça estará online
www.btt-tv.com
 

Noctal

New Member
Fuel100 said:
Contnuo a pensar que o grupo que desistiu se precipitou porque apesar de tudo não esgotou as alternativas. Podia por exemplo solicitar a neutralização da prova até que um elemento da organização se deslocasse ao local e os acompanhasse com o Jeep (uma espécie de safetycar) até à Z.A. (a 5 km). Isso teria certamente resolvido o problema e só prova que nestas maratonas a cabecinha é mais importante que as pernas e que há pessoal que trás a pernas bem preparadas mas esquece-se da cabeça em casa.

Neutralizar a prova? Que queres tu dizer com isso? Estás a sugerir que após 4 horas a pedalar se esperasse por tempo indeterminado por um carro de apoio (que no mínimo demoraria 30 minutos a chegar) para após a sua chegada se dar uma nova partida com uns  80 ou mais ciclistas? Para os que seguiam na frente isso implicaria abdicar de pelo menos 45 minutos para os mais lentos.

Quem exactamente ficava com o problema resolvido?





Cumprimentos,

Noc
 

jrf

New Member
Amigos alentejanos, em primeiro lugar gostaria de vos felicitar pelo esforço que não tenho dúvida terão posto na organização da Ultra.
No entanto por vezes nem tudo corre bem ou pelo menos como desejaríamos
Participei no SRP80 e gostei muito do percurso. Pena que um tempo primaveril não tenha ajudado a sublinhar a beleza do mesmo.
Agora o menos positivo:
Paguei inicialmente de bom grado os 33€. Parecem-me a posteriori excessivos.
Fragilidade e insuficiência das marcações (mesmo nos 80 as fitas deveriam ser mais e a cal no chão é óptima para mostrar por onde não ir)
Merecia um banho retemperador e Quente!!
O almoço deveria ser com os belos pratos da gastronomia alentejana e com café incluído (33€!!!)
Contando com a vossa promessa de correcção dos pontos a rever apontados penso voltar para o ano mesmo tendo feito cerca de 800 kms + uma noite de hotel para participar
Cumprimentos
Rui Ferreira(D74)
 

paudesilva

New Member
Eu que não participei fiquei espantado com os acontecimentos que têm vindo a acontecer são várias as maratonas por este país que têm o mesmo problema o das más sinalizações continuamos a dar €€€€€ a todos os que são organizadores e os que se fazem por ser, mas o problema nunca é da organização é sempre de terceiros que estragam as marcações e roubam as fitas blá blá,

será mesmo só isso?

Depois estes relatos mostram bem quem nutre simpatia pela organização e os outros que foram mas que nem por isso simpatizão com a mesma é de rir algumas desculpas esfarrapadas para a má organização que se vê por aqui e pelos outros locais de conversa ....

Melhores e mais honestas organizações precisam-se e penalizações tambem para quem não cumpre com os minimos de segurança para quem se inscreve
 

agirão

New Member
Pelo referido no post anterior, há que utilizar o bom-senso e perceber o que é o quê!

Teremos de partir do princípio inalienável, por pressuposto cívico, de que se critica / analisa, de forma isenta..!!

O contrário, julgar a cabeça dos outros, é que seria caso para rir, não foramos seres pensantes e aquilatadores das situações, das suas consequências e adveniências!

A recorrência de palpites, sem situação presencial é que me impressiona!

No que respeita à simpatia pelas organizações, e consequente defesa, conquista-se pela disponibilidade da primeira para o ser e, pela segunda para a aceitar!
 
F

fuel100

Guest
Noctal :
parece-me que a solução de neutralizar o percurso entre os km 82 e 88 era preferível à desistencia de 50 participantes, mas, verdade seja dita, também não me deparei com esse problema e provavelmente faria como os outros.

Isto sou eu a pensar de um modo mais calmo e depois das coisas acontecerem.
E depois há outra coisa. O espirito da participação.
O meu objectivo, tal como o de muitos outros era chegar ao fim, portanto se perdesse meia hora e se fosse alcançado por outros mais atrasados, nunca iria ficar tão frustado como se tivesse que disistir e ir de alcatrão até Serpa.
Aliás foi o que fiz precisamente no reabastecimento do km 88. Fiquei lá a almoçar uma boa meia hora, umas empadinhas e uns rissóis que tinha deixado num saco e vi
outros que nem 5 minutos tiveram parados e me ultrapassaram , o que pouco me importou. Estava a fazer a minha corrida e o desafio era pessoal .
O objectivo para mim era mesmo terminar a prova, o que com mais meia hora ou menos meia hora, lá consegui.
Por meia hora se alcança um objectivo , por meia hora se desiste de o alcançar. Houve quem desistisse por motivos que consideraram de força maiior.
Para mim, de força maior era ter caído e partido um braço ou uma perna.
Isso sim, era motivo de impedimento.
Portanto, a menos que me provem que não tenho razão, continuo na minha.
 

filipebvarela

New Member
boas,

Gostei bastante da prova (SRP 80), tirando o facto de ter dado uma queda bastante forte, que me levou a abrandar o ritmo, devido a algumas tonturas. que mais para o fim desapareceram, embora no domingo tenha vomitado e ter tido uma forte dor de cabeça. vou quarta fazer um tac!!

como absolutamente amador que sou (é a 2 prova em que participo), apenas posso dizer que foi uma prova (citanto cristiano ronaldo) "bastante positiva", em todos os aspectos, com excepção da comida que por 33 euros podia ser bem melhor (aquele esparguete empapado recordou-me sem dúvida a escola secundária).

aqui fica a minha avaliação técnico-ciêntifica do evento:)(0-5)

o mais: (5)
mel em favo num abastecimento
o menos:(2)
esparguete na cantina

vou para o ano!!

quando é que saem as classificações??
 

grox

New Member
O meu objectivo, tal como o de muitos outros era chegar ao fim, portanto se perdesse meia hora e se fosse alcançado por outros mais atrasados, nunca iria ficar tão frustado como se tivesse que disistir e ir de alcatrão até Serpa.
Aliás foi o que fiz precisamente no reabastecimento do km 88. Fiquei lá a almoçar uma boa meia hora, umas empadinhas e uns rissóis que tinha deixado num saco e vi
outros que nem 5 minutos tiveram parados e me ultrapassaram , o que pouco me importou. Estava a fazer a minha corrida e o desafio era pessoal .
O objectivo para mim era mesmo terminar a prova, o que com mais meia hora ou menos meia hora, lá consegui.

:yeah:
 

luispe

New Member
Bem Fuel eu compreendo a tua filicidade já que o teu objectivo foi alcançado ou seja terminar, existe outro pessoal que o seu objectivo é superar-se a si mesmo de umas provas para as outras por isso com o devido respeito a todos os participantes cada Qual com os seus objectivos penso que a organização da mesma deve ponderar de alguma forma minimizar os estragos causados agora não me perguntem como? porque infelizmente não sei se haverá solução... Resta-me saber se realmente não terá havido alguem a querer estragar os esforços talves de centenas de pessoas envolvidas nesse projecto... São situações que por vezes não pensamos mas que podem ser possiveis é muito complicado vigiar + de 160klm de trilhos...
 
Top