[Rescaldo] SRP160 - Ultramaratona BTT - 18/04/2009

Nuno Prazeres

New Member
Uma vez que ninguém ainda iniciou o tópico e gostava de comentar o evento avanço eu com o primeiro post.

Sucintamente: o maior empeno da minha vida... :D com direito a 1 queda, 2 furos e ao companheiro de jornada ter rebentado com o aro traseiro a 7 kms do final. Perdemos uns bons 20 minutos mas depois no mais puro nacional-desenrascanso ele decidiu fazer os 5kms que faltavam a rolar sobre o aro nu provando que usar pneus não é tão indispensável quanto parece. :lol:

Quanto ao evento em si.

O percurso é de uma beleza esntonteante e a organização está de parabens por ter conseguido conciliar de forma tão equilibrada as zonas mais exigentes com as mais rolantes.

De 1 a 5

Simpatia da organização - 5
Eficiência na entrega dos dorsais - 4
Percurso - 5
Abastecimentos - 4 (apenas podiam estar melhor distribuídos - havia duas fases em que se pedalavam quase 2 horas entre dois abasecimentos)
Banhos - 3 (a água já estava a modos que fria)
Refeição - 4
Marcações - :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Pois... :s :s :s :s :s

Tudo perfeito MAS no melhor pano cai a nódoa...
km 81/82 fita para a direita e depois nada... um rapaz com um jipe que não era da organização a tentar ajudar dizendo que um grupo numeroso tinha seguido para a direita e voltado para trás, duas chamadas para o número da organização que ficou de nos ligar de volta (até hoje), 30 concorrentes a ultrapassarem-nos optando pela direita e finalmente a decisão arriscada de virar à direita para constatar que o percurso parecia estar marcado não com fitas mas com estacas de madeira espalhadas pelo chão :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Pelo que ouvi no final, esta situação vai marcar da pior forma este evento porque terá havido um significativo número de participantes a chegar ao local antes de ser feita esta criativa e discutível marcação.

Enfim... o balanço para mim foi muto positivo. Terminar uma coisa destas em cima das 9 horas (seriam menos 30/45 minutos não fossem as incidências já descritas) treinando um máximo de 5 horas por semana foi magnífico.

Agora quem fez preparação específica para tal distância, seguramente com enorme sacrifício pessoal, chegar à prova e levar com a bela surpresa daquele malfadado km 82, tem razões para estar revoltado.
 

Noctal

New Member
Bom dia,

Eu fazia parte de um grupo que seguia uns 5/10 minutos atrás dos primeiros quando demos de caras com a subita ausência de fitas ao km 86. Voltámos atrás ao cruzamento onde tinhamos avistado a última fita (onde estava uma pessoa num jipe que não era da organização). Insistimos pelo mesmo caminho pois parecia ser o principal e que de resto era o caminho que tinhamos feito no ano anterior. Além disso era possível ver alguns trilhos de bicicletas, suponho que do grupo da frente. Passámos vários cruzamentos sem fitas, cada vez em maior pânico. Finalmento e já sem esperança, voltámos mais uma vez para trás ao local da última fita.

Entretanto iam chegando concorrentes ligeiramente mais atrasados e finalmente avistámos também o grupo da frente que aparentemente também se rendeu à falta de fitas.

Creio que a pessoa do jipe nos deu indicações para chegar ao alcatrão de onde finalmente seguimos para Serpa. Foram uns 25 km de estrada a um ritmo interessante.

Não pretendo massacrar a organização mas acho que provas marcadas com fitas necessitam de alguém de mota que siga adiantado para garantir a existência das mesmas. Também acho que se tem havido um Track de GPS que a prova não teria acabado ali.

Enfim, estou desiludido mas ao mesmo tempo quero muito que este incidente não seja o fim de um tipo de provas que eu gosto muito. Espero que se encontre uma solução que seja do agrado de todos.


Cumprimentos,

Noc
 
F

fuel100

Guest
Concordo com o Nuno Prazeres em quase tudo o que ele disse.
Acho no entanto que a falta de marcações não se deve à organização, mas à falta de civismo de um qualquer proprietário local.
Também telefonei à organização que de imediato esclareceu qual o percurso a seguir, Estava junto a uma casa azul e branca abandonada e eles indicarm o percurso a partir daí . E depois as estacas também foram uma preciosa ajuda. A Z.A estava próxima .
Parece-me que o tal grupo de 30 ou 40 se precipitou porque numa prova como esta, ou como em tudo na viida, não nos podemos precipitar e ser mais ponderados, e tentar encontrar no local um plano B que nos permita chegar ao nosso objectivo.
Foi o que eu fiz.
Em relação à minha participação :
Enganei-me no percurso junto à ultima barragem por minha culpa, porque estava a gostar da paisagem e não dei pela mudança de direcção que estava bem assinalada. Foram três quilometros a mais masi paciência.
Em relação ao resto foi sem furos, sem quedas sem história .
Poupei-me no ínício e fiz uma prova cautelosa porque a única experiência que tinha tido no género foram as 24h de Monsanto a solo no ano passado.
Demorei 9h e 37m dentro das minhas expectativas.
Para a história ficaram no entanto as coisas positivas:
Uma prova realizada numa zona do país muito pouco populosa,não no Alentejo profundo das pessoas, mas no Alentejo selvagem dos cheiros, das cores , dos rios desconhecidos, dos horizontes a perder de vistas e que só se consegue conhecer deste modo.
Numa palavra, quem se aventurou pode-se considerar um previligiado da vida.
Para o ano, com empeno ou não. irei outra vez fazer 400 Km Km de carro para fazer 160 de bike.
Muito obrigado pela ideia, Ludos. É destes sonhos que a Vida é feita.
dorsal 209
 

juve91

New Member
Boas pessoal

para a organização ter em conta para a próxima edição correr mais perto da perfeição:

Para o valor de inscrição que se paga que ñ é pouco temos de ter um serviço e atendimento mais cuidado houve a meu ver alguns pontos que falharam uns mais graves outros menos graves

Simpatia da organização - 5 :D

Eficiência na entrega dos dorsais - 4 ( Ñ sabiam a distância entre os Abastecimentos e em quais deles tinha zona de assistência para as bikes ) :(

Percurso - 5 :wink:

Abastecimentos - 4 (apenas podiam estar melhor distribuídos - havia duas fases em que se pedalavam bastante entre os dois abastecimentos e as maioria das pessoas da organização ñ sabiam dizer qual era a distância do próximo e numa distância destas devia de ter mais outro tipo de abastecimento mais reforçado tipo sandes, pão c/chouriço pelo menos em algumas delas )

Banhos - 2 (a água já estava a modos que fria que eu e os meus dois colegas tivemos de pedir para tomar banho onde pernoitamos) :grrr:

Refeição - 4 ( O que já é habitual nos eventos desta envergadura mas um pouco mais positivo ) :p

Marcações - 2( Ñ deixa de ser 1 ponto negativo ao Km82 apesar de eu ter tido a sorte de encontrar alguém da organização na altura que estava a chegar ao ponto em que era mais critico por falta de fitas mesmo compreendendo a causa mas num evento como este tem de se prever ou solucionar uma situação destas antes, houve muita gente que ñ passou no ponto de controlo 3,e tb num ponto antes de chegar ao single track junto ao rio ao km 40 e tal penso eu que podia confundir um pouco com duas direcções mas menos grave,outro ponto muito negativo foi o facto de algumas cercas realmente estarem abertas mas no chão no caminho e com arame farpado mas parabéns que em todo o resto do percurso esta muito bem marcado ) :evil: :mrsock:

De resto e a nível pessoal gostei bastante sempre a rolar com sorte de ñ ter avarias pena só o facto de estes imprevistos podia ter ficado ainda mais agradado com a prova,o empeno é certamente óbvio mas ñ como estava a pensar pois foi a primeira vez. :yeah: :clap: :hehe:

Agradecer desde já tb ao S. Pedro que ajudou a ñ dificultar ainda mais o trajecto nesse aspecto tivemos muita sorte. :mrgreen:
 

ASG

New Member
Eu fui fazer os 80kms e não os 160... e nos 80 não existiram grandes problemas de marcações... Não me perdi, mas ia-me enganando uma vez perto da barragem, mas chamaram-me a atenção imediatamente... e voltei logo para trás!

O tempo não esteve tão mau como eu estava à espera, mas aquela chuveirada na parte mais manhosa da serra podia não ter acontecido  :evil: Vá lá que depois foi só um ameaço quase no final....

Os reforços estiveram 5*, provaram o 'mel em favo' no 3.º abastecimento? Que maravilha!

Foi porreiro, como rolei sozinha alguns momentos foram mais duros psicologicamente, o que vale é que há sempre pessoal porreiro pelo caminho para ir tagarelando de vez em quando! Obrigada pela companhia!!! Gostei bastante, mas no fim só perguntava "Quando é que isto acaba?". Imagino quem foi aos 160km... Dureza!  :shock:

Tive sorte nos banhos, a água estava quentinha e acabei por ficar debaixo de água ainda algum tempo!

No geral, gostei bastante da maratona, haviam algumas zonas espectaculares, imagino que com um dia menos cinzento as paisagens deviam ainda ser mais bonitas!
 

Noctal

New Member
Fuel100 diz que:

Parece-me que o tal grupo de 30 ou 40 se precipitou porque numa prova como esta, ou como em tudo na viida, não nos podemos precipitar e ser mais ponderados, e tentar encontrar no local um plano B que nos permita chegar ao nosso objectivo.




Ninguém queria abandonar mas perante a falta de alternativas a decisão que se tomou era a única possível.

Cumprimentos,
Noc
 

JORGEAFP

New Member
Boas
Pessoal

Gostaria de dizer que a chegada ao fim após 160KM durante 9 horas a Pedalar, foi das maiores realizações que pude experimentar este ano. Após pedalar 90KM mais ou menos com companhia deste ou daquele, a partir dai foi até as 140KM a palmilhar caminho sozinho e estes foram bem duros psicologicamente, principalmente quando de vez em quando a chuva teimava em cair, mas a contagem decrescente dos km fizeram-me lutar até ao fim.

Penso que o espírito desta ultra maratona é esse, lutar até ao fim, parece-me que está instalada alguma polémica entre alguns participantes que se precipitaram e acabaram por desistir, eu próprio andei perdido no KM 80 tendo voltado para trás até a ultima fita, e lógico que se o caminho correcto não era para a direita fui para a esquerda e lá dei com o caminho marcado com os paus espalhados no meio do caminho, infelizmente já não é a primeira maratona em que vou e as marcações são arrancadas.


Em relação ao resto, só tive pena de ter apanhado a agua do banho morna a puxar para o frio, e ao contrário do ano passado em que foi dado um t-shirt como recompensa de se ter terminado os 160km este ano não houve nada, espero que não tenha sido por causo do grupo de 20 ou 30 desistentes que tal tenha acontecido, pois esta prova não se faz com os mesmos mas sim com os que terminaram.

Para o ano tenham em atenção as marcações e coloquem uma mota a bater o traçado a frente da prova para prevenir estas situações.


De resto 5*,


Abraços
 

arquitonto

New Member
Não vou comentar o que fiz da prova, secretariado, refeição, parte do percurso, etc, porque não há praticamente nada a apontar.

Vou apenas comentar o que não fiz porque fui um dos que ia nos grupos da frente e que regressámos para Serpa por estrada em virtude da ausência de fitas.

O grupo onde ia andou cerca de 3 a 4 km para a direita depois da última fita até percebermos que não haviam fitas, isto num troço cheio de cruzamentos. Uns km à frente circulava o grupo que ia na frente da prova e, para nosso espanto, apareceram junto de nós uns minutos depois, o que leva a querer que não haviam fitas por muitos km's.

No regulamento está indicado que o percurso está marcado por fitas e por placas. Não está indicado que o percurso está marcado no chão por paus e não está indicado que caso o percurso não esteja marcado tenham de ser os atletas a adivinhar a direcção correcta e a resolver este tipo situações por conta própria, portanto a responsabilidade não pode ser dos atletas.

Este tipo de situação é muito fácil de resolver e sem grandes custos para as organizações: disponibilizar o track de GPS e colocar uma moto a abrir o percurso.

Não sou pessoa de me chatear muito com este tipo de situações, pois imprevistos acontecem a todos, mas é nestas situações que as boas organizações se revelam.

Fiquei apenas desapontado por ter tirado um dia de férias no trabalho, dispendido de alojamento e alimentação, e não ter sido possível completar o objectivo por situações a que nada dizem respeito aos atletas.
 

Nuno Prazeres

New Member
Não resisti a colocar aqui mais uma opinião.

O SRP160 é o evento "tipo maratona" com maior distância cá na nossa terra. É única no território e calendário anual.

Tem classificação atribuída.

Ora tal significa que é natural que alguns de nós com gosto pelas distâncias ultra, com mais tempo para treinar, talento natural ou pura capacidade de sacrifício, se preparem especificamente para esta prova.

Isso envolve muitas horas de selim nem sempre desejadas, faça chuva ou sol, despertares de madrugada, evitar aquela mini que está mesmo a apetecer, fugir a 7 pés da batatinha frita, gastar mais uns cobres em equipamento, etc...

Além disso pagou-se uma inscrição com um preço justificadamente acima da média das maratonas 80/100km que pululam pelo nosso cenário "betttístico".

Acresce que, tanto quanto sei, o prometido track de GPS acabou por nunca ser disponibilizado pela organização (a malta da frente nunca usa disso mas ali a partir dos 30s já aparece alguém com aparelhinho e isso teria minimizado o impacto).

Perante tal cenário sinto-me perfeitamente solidário com aqueles que, seguramente com enorme frustração, optaram pela desistência e, quanto à organização, no mínimo deveria aprender com o erro e pedir desculpa (noutras latitudes devolveria a importância da inscrição aos que foram inequivocamente prejudicados, mas cá na terra essas coisas são diferentes) procurando garantir que para o ano não haverá riscos de se passar o mesmo.

Sendo pessoas sensatas e dedicadas (será que alguns de nós imagina o esforço que representa marcar 160kms com a qualidade que aqueles restantes 154 estavam marcados?) estou certo que irão por aí.

Enfim... Reforçando o que já disse. Aqueles que nunca treinaram a sério para um evento específico procurando o melhor resultado possível que não se ponham com grandes moralismos. Eu paguei para ter 160 kms marcados decentemente e não os tive mas fui lá meramente para terminar. Para mim a coisa foi quase neutra, agora se tivesse podido treinar a sério também estaria revoltadíssimo.

Termino propondo, a bem da verdade desportiva (chavão muito badalado recentemente), que sejam apenas publicados os tempos de chegada mas por favor não chamem a isso classificações. Do ponto de vista competitivo a prova deveria ser anulada. E eu nem sou parte interessada porque sou daqueles que subiram não sei quantos lugares automaticamente por causa da questão apontada.

Fica a sugestão.
 

marcolight

New Member
Boas

Eu fui um dos 20 ou 30 que decidiram abandonar ,mas não desistimos porque que quisemos, não havia nem estacas nem fitas.
Quando eu lá cheguei já lá estavam os 1º a cerca de meia hora sem alternativas por parte da organização.Sou contra não haver classificações mas a estes 20 ou 30 ser-lhes devolvido o dinheiro.Eu não estava ali para ganhar nem via os 160 como um bicho mau, mas com o objectivo pessoal de fazer os 160 no menor tempo possivel .Enfim pensem bem antes de mexer nas carteiras das pessoas.


abraços
 

gt bikes

New Member
Mi maior tirada de bici para mim un recto mas que una competicion una grande ilusion haber terminado!!!

Solo una gana muy fuerte por terminar nos haces olvidar y ignorar todas aquellos "problemitas" que van pasando.

El compi no no puede ir, el timpo que hasta al ultimo monento no sabia que ponerme, el miedo a partir la patilla la gt "parece que es tipico" con fango....

Tuve que partir la aventura solo una vez que mi compi no puede ir por motivo de salud, agradezco al train de la scott y Specialized que me empurrou los primeros 50km, pero un dolor de piernas no me dejava encontrar postura nim marcha para llevar los de la gt "15 kg" palante.
Llegado al km 73 con 3h40 un dolor de espalda muy fuerte, pagando la factura del ritmo...
Solo una grande vontade por terminar para seguir, un ritmo mas adquado la bici y la prova 120km a partir dai no sé que pasó pero para bien! Recuperava de las piernas, me dolia todavia lo espalda del esforzo de antes pero segui como se nada, parcia haber comezado de nuevo! Dai hasta el final sin escusas, yo puedo y voy terminar!

Asi fue terminei 8h 25m por ahi....

en resum

El mas,

Los pasajes
Los caminos todos muy circulaveis sin fango
LA organizacion, hay que ver que la ruta es muy larga
Los abasticimentos, poderia haber quitado algun peso de cima!

menos,

El abastecimeto la verdade habia un tramo muy grande sin nada...
Deberia estar gente de la organizacion por las bajadas peligrosas, bomberos se pasa algo?
Las fitas indicando el recorido por veces hay un Gracioso que las quita, hay que prever la sitiacion.


Enhorabuena la organizacion

Hasta el año proximo
 

JORGEAFP

New Member
Termino propondo, a bem da verdade desportiva (chavão muito badalado recentemente), que sejam apenas publicados os tempos de chegada mas por favor não chamem a isso classificações. Do ponto de vista competitivo a prova deveria ser anulada. E eu nem sou parte interessada porque sou daqueles que subiram não sei quantos lugares automaticamente por causa da questão apontada.


Faço minhas as palavras do Nuno Prazeres
 

grox

New Member
Olá a todos!
Já ouvi dizer que não iriam sair as classificações dos 160.
Ora, eu também estive parado uns bons minutos nesse cruzamento, até que apareceu um jipe da organização e confirmou o percurso por GPS.
Sendo daqueles que foi para terminar no menor tempo possível e não para ganhar, não acho que seja lógico para todos os restantes participantes que se omitam os tempos efectuados, já que os restantes não têm culpa da desistência desses 20 ou 30.
Sei bem o que custa treinar durante meses para chegar a uma prova com um objectivo definido e depois acontecer o que aconteceu é, no mínimo, frustrante.
Mas as provas não são só para os que tentam ganhar, são também para os que, treinando quando podem e divertindo-se com os amigos, tentam superar os seus limites, movidos pela paixão que nutrem pelo BTT.
Assim sendo, peço que disponibilizem os tempos, aceitando a desistência dos que assim optaram e devolvendo-lhes o dinheiro.
Foi uma pena aquela situação, ressalvando porém que no resto do percurso a marcação estava 5*, o que não é fácil, já fiz algumas marcações e marcar todos estes kms não é nada fácil.
Quanto à prova em si, paisagens magníficas, percurso excelente com um pouco de tudo e...dureza!
Ainda estive prestes a verificar a profundidade da água para o Ludos passar de carrinha, mas felizmente o Nuno Amaral tinha umas galochas e lá enfiou a "pata na poça". :mrgreen:
Aproveito para lamentar não ter podido dar mais umas palavrinhas ao agirão, mas a mulher e os miúdos já estavam à espera impacientes...fica para a próxima.
Uma palavrinha também ao pessoal das Cannondale que passou e que sempre dá uma força; realmente, aquilo não é uma máquina...é um "avion"! :twisted:
Até para o ano!
 

BTTeco

New Member
Boas,
Depois da experiencia do ano passado, este ano lá estive outra vez como prometido.
Não tenho que me queixar de nada em especial que possa atribuir á Oraganização.
Encontrei apenas duas ou três aramadas no chão que não tinham sido removidas e pelo menos uma delas tinha arame farpado, portanto desmontei passei e segui caminho. Já houvi dizer que foi o grupo da frente que as abriu. Só a organização poderá escçarecer se não foram abertas a tempo ou se alguem as voltou a fechar deliberadamente.

No tal Km 82, ou coisa do genero, tambem fiquei um pouco confuso, quando as fitas desapareceram e só havia paus, mas se eles lá estavam, não cairam das arvores. portanto segui-os e fui dar á ZA 4. No problem.
Compreendo quem ia na frente e com outros objectivos ( até responsabilidades com patrocinadores) e não havia nem os paus, tenha ficado perdida e revoltada, mas as provas maratona, e em especial esta com tão grande extensão pode estar sujeita a imprevistos (e actos de vandalismo) a que a organização será alheia.

Para mim temos nova companhia nos trilhos : OS TALIBÃS DOS TRILHOS..
Já na Maratona de Évora, as fitas desapareceram num trouço do percurso.

É impressionante que alguem por gozo, se dê ao trabalho de arrancar fitas e mudar setas, e nem pensar que alem de poder estragar irremediávelmente um fim de semana a muitos BTTistas, tambem ponha em causa uma empresa ou um simples grupo de pessoas que trabalhou durante semanas a fio para que nada falhá-se, sendo que, não nos esqueçamos que há qum faça vida disto e dela dependa.
Se calhar daqui para a frente todas as organizações têm que se preocupar a sério com esta "Gentalha"

Assim duas palavras para a organização :
Uma de grande solidariedade, pois sei que não foi por sua culpa que as marcações desapareceram.
Ludos, sei o quanto deves estar desapontado, triste e revoltado, mas por mim, que venha SERPA160 2010 !!!
Aos que deitam Pedras, ponham-se no seu lugar, e pensem um pouco.

A outra é que, tal como disse o grox, o respeito pelos 30 ou 40 que decidiram desistir, não se deve, nem se pode substituir ao respeito que merecem os restantes que ,por força das cisrcunstancias e das medidas que a organização tomou para remediar a situação, empenharam todo o esforço, gozo e sacrificio, para alcançar o objectivo de chegar ao fim. Não é o lugar que importa, mas o principio.
Ludos um grande abraço de SOLIDARIEDADE !!!!!
 

jpflopes

New Member
olá a todos,
cheguei a Serpa às 18horas e fui até ao Parque de campismo montar a tenda, antes de passar pelo secretariado. Depois de tenda montada lá fui ao secretariado onde verifiquei que por motivos alheios à organização, os dorsais ainda não estavam prontos, pelo que a sua entrega seria por volta das 21.30h (ao que sei a empresa fabricante não entregou os dorsais a tempo).
Em conversa com o Luís (Ludos), soube que iriam ter uma noite muito complicada, pois estavam a estudar alternativas às partes do percurso que estavam mais barrentas (fruto da chuva dos dias anteriores, mas principalmente de 6ªf).
Um puco depois das 21.30h procedeu-se à entrega dos dorsais. Não foi feito breefing nem entrega de track, pois as alterações a fazer ao percurso, faziam com que houvesse uma indefinição sobre os locais efectivos das ZA's e im possibilidade de entrega de Track.
As horas estipuladas para o dia seguinte, sábado, foram cumpridas (controlo zero entre as 7.15-7.45h; breefing logo de seguida), com a partida a dar-se ligeiros minutos após as 8h.
Tendo participado o ano passado nos 160km, estava apreensivo que volta dariam ao percurso para escapar à zona mais circundante de Serpa (zona mais plana e com possibilidade de "embarrar" as bikes :D"). Não podia ter ficado melhor impressionado pois esta primeira parte revelou logo um pouco da beleza que encontraríamos no resto dos 160km, ara além de que deu possibilidade de chegarmos ao single junto ao Guadiana já bem mais separados que no ano anterior.
Tendo por experiência o ano passado, e que parti bastante rápido e depois arrastei-me uns longos 90-100km, este ano parti mais calmo poupando-me na zona que considero mais complicada - entre a Z2 e Z3, com muito sobe e desce a lembrar uma montanha russa a quebrar as pernas.
Chegado ao cruzamento dos 82 km's encontramos um Senhor numa carrinha 4x4 a dizer que para a direita e para a esquerda não havia fitas e que um grupo de 30-40 bttistas tinha arrancado para a esquerda para apanhar uma estrada alcatroada que os poderia levar a Serpa ou então apanhar o estradão onde estava a Z4. (mais tarde soube que nos 20-30min entre a passagem da carro de controlo da organização e a passagem do 1º classificado, que nessa altura julgo que seria o Ricardo Figueiredo, alguém tinha arrancado as placas e fitas sinalizadoras).
De início o grupo onde estava ainda decidiu ir para a esquerda, mas 1 km depois resolvemos voltar atrás e ir para a direita, até porque eu tinha a certeza que o ano passado era para a direita (eu sabia que a boa memória fotográfica que tenho algum dia me daria jeito :D). Assim seguimos a minha memória e no caminho encontrámos o Luís(Ludos) que nos disse para seguirmos o rasto da carrinha que conduzia. Foi o que fizémos e quando havia indecisão lá nos socorremos da memória fotográfica. E lá chegámos à Z4, onde nos disseram que éramos o primeiro grupo a chegar.
Depois de uma paragem de cerca de 10min para atestar para o que vinha lá parti com o Vítor e o Mário. Nesta parte o Mário foi uma ajuda essencial, pois a rolar era uma óptima roda a seguir.
Daí até ao final, foram mais umas milhares de imagens a colocar na "memória fotográfica" e para não mais esquecer. Esta é uma (ultra)maratona de beleza excepcional e que merece uma passagem mais descontraída para apreciar todas as paisagens.
No final foram 8.15horas (7.50h em cima da burra) fantásticas onde o prazer de andar de bicicleta e a beleza das paisagens se unem para fazer deste dia, um dia do mais puro e belo BTT.
Pontuações não dou, apenas digo PARA O ANO NÃO FALTAREI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abração
jpflopes

ps - Luís, tal como te disse no final, só há a lamentar a existência de tantas Bestas que mancharam de alguma forma um dos melhores eventos do BTT Nacional. Agora há que começar já a arregaçar as mangas para o SRP160 de 2010 e, como disse acima, lá estarei para percorrer esses trilhos. Abração
 

gt bikes

New Member
Es una "putada" para los que van a competir ententar hacer el mejor tiempo y pasa que un tramo no esta marcado!
Ya se preguntaran que paso com las fitas! Me parece que las robaran las quitaran y nos el el primeiro maraton que pasa!!! Ahora que pasa aqui!!! Eso para que??? Claro la organizacion se queda surpreendida.

deberian poner una explicacion porque mucha gente no sabe que paso. en una extension tan larga no puede estar un membro de la organizacion en cada cruze por se hay "talibans". Deberia tener un plano B prevendo situaciones, se com un vehiculo hacendo el recorrido delante se enterarian!!!

Estavan marcando con palos justo cuando pasé.

Los tiempos independentemiente, porque para muchos su competicion era el recto de terminar y el tiempo da ilusion y ganas de volver.

Para el proximo año mejor... Sugerencia facil, coloquen las fitas en un sitio alto haber como las quitan...


javascript:void(0); por los ateletas que foran obligados terminar asi...
 

rushcarbon

New Member
Boa Noite

Tambem estive em serpa no SRP80.
ADOREI.
5*****.

Devo dizer que fiquei completamente apaixonado pelo ambiente.
Faço questão de para o ano ir para os 160.

Já fiz muitas maratonas mas eu proprio senti algo ( não sei o quê) de diferente no ar.

Obrigado á organização.
Nuno Noddy
 

SB

New Member
O ano passado fiz os 80 km,mas este ano resolvi aventurar-me nos 160 dos quais adorei cada metro que palmilhei ( exceptuando a terrivel dor nas costas que comecei a sentir a parir do km 50 :( :(), mas lá segui cheio de vontade de terminar esta prova cheia de lindas paisagens e belos trilhos.
Qt aos companheiros que se perderam percebo a sua frustração, pois lutamos por um objectivo e depois vemo-los deitados por terra por " gente " com mal formação, eu e o meu amigo tivemos alguma dificuldade nessa zona do km 82/83 , mas tinhamos os rodados das bikes e uns paus que nos guiaram até a ZA.
Assim a minha solidariadade para aqueles que foram forçados a desistir, não deixando de achar que as classificações e os tempos devem ser atribuidas.
Quanto à organização, tirando este peripécia esteve 4 estrelas, podendo e devendo ter repetido por exemplo uma brincadeira do genero do ano passado de entregar um t-shirt a quem terminou os 160 km, como recordação. ZA - 5 ( Aqueles pasteis :D)
Não posso terminar sem deixar um abraço ao meu amigo que me acompanhou desde o km 0 ao fim, camaradagem essa que quase me fez esquecer a terrivel dor de costas com que lidei mais de metade da prova terminando + - com 10 horas de prova.

Votos de boas pedaladas

SB
Ó DO VIDRO
 

vascompsousa

New Member
Bem...o azar persegue-me...mas desta vez não fui o único a sofrer. Quando cheguei ao km 86 , com o João e com o Tio Manuel Lino, ambos da Mealhada, um grupo enorme, que já lá tinha chegado, estava preparado para regressar a Serpa. Perante a confusão instalada o Sr. do Jipe disse-nos que os da frente tinham desistido e regressado todos para Serpa. Bem, o que fazer. Ainda tentamos desbravar um trilho que nos levou a um monte alentejano e sem saída... o desânimo e o desalento foram mais fortes e, embora nenhum de nós teve como objectivo ficar no grupo da frente, comprendemos que as classificações da ultramaratona estariam irremediavelmente comprometidas. Por isso, a organização fez bem em anular as classificações e a entrega dos troféus pois caso fizesse, esta cerimónia, seria a paródia absoluta. Publicar os tempos dos participantes, sem atribuir classificação, acaba por originar a curiosidade de ver quem fez melhor ou pior e em certo sentido configura uma classificação...

Sobre os trilhos nada a apontar. A prova tem pernas para continuar mas há uma regra de oiro que não se deve descurar: um veículo motorizado deverá sair antes da partida com track do gps do percurso e com um saco de fitas para repor as que foram subtarídas pelos sabotadores . Foi uma grande pena pois sinto grande mágoa pelo sucedido e algum desalento por ter ido de Aveiro a Serpa, ter lá estado o fim de semana, duas noites, e não ter feito os 160 km. Valeu, entre outras coisas, o sossego , com a família, na casa Zen.

P.S. - levei a famelga toda para Serpa e a minha querida odeia o BTT. Mas não chega (julgo eu) ao ponto de sabotar as fitas eheheheeheheheh


Abraços a todos


Vasco Sousa
 
Top