RESCALDO SRP160 - Serpa 160 - 3ª Ultramaratona - Serpa - 17 Abril 2010

Status
Not open for further replies.

mago

New Member
Obrigado :) Comparando a dureza deste SRP160 com a 1ª etapa do Geo-Raid S.Pedro do Sul.o SRP160 teve 149km, fiz em 6h08, com apenas 2.200 mts de acumulado. O Geo-Raid (1ªetapa) teve 110km, fiz em 6h17, e teve cerca de 3500 de acumulado. Assim á primeira vista poderiamos dizer que o Geo-Raid foi mais duro. No entanto, face às condições do terreno e climatéricas em Serpa, arrisco a dizer que me custou mais a prova de hoje!! Não havia muitas subidas, significa que também não havia muitas descidas. Depois a bike parecia estar colada ao chão, e aqueles riachos com água até aos..acima dos joelhos... Depois o facto de esta prova ser individual e não por equipas de dois, fez com que todos os atletas poderam dar o seu melhor sem terem que esperar por um suposto colega.
O que vale é que amanhã é DOMINGO. Dia de fazer...nenhum :)

Amanhã coloco uma crónica no meu site www.gamito.eu

Saudações Desportivas,

Vitor Gamito
 

jose

New Member
Boas amigo Vitor

Estou a ver que está imparável, os meus parabéns.

Zé António

BTTFERROBICO
 

afonso

New Member
Boas

E quase é o primeiro a fazer o rescaldo
Parabens Vitor e a todos os que participaram nesta mitica prova.
Este ano não deu para ir , pareçe-me que me safei de boa.

um abraço
afonso
 

epictimon

Member
Boas

A deslocação do Porto até Serpa, a uma prova que nunca tinha ido, deixa sempre qualquer um de pé atrás... Ah e tal, será que vai vale a pena todos estes km... VALE... Uma prova onde a entrega dos dorsais foi rápida, a partida foi feita a horas, os abastecimentos estiveram á altura e o tacho também era bom:) Mas aquelas paisagens muito bonitas, o percurso com tudo pelo meio, lama, lama, lama, lama que parecia que deixava uma camada de marmelada na corrente, água pelo meio das coxas algumas vezes (para limpar a marmelada), alguma técnica no início e estradões. Muito bom mesmo... A marcação não estava má mas podia ser bem melhor e o oleo nos pontos foi bem pensado! Os parabens ao Gamito pois derreteu tudo!!! Fica aqui um abraço aos dois comparsas de algumas partes da maratona, ao da Trek e ao da specialized s-works e ao amigalhaço que me desenrascou um bocado de oleo, pois eu já tinha partido a corrente três vezes!!! Valeram a pena os km feitos, os da viagem de carro e os da bike...
Existem por aí fotos da malta?
 
Last edited:

João Marinho

New Member
De regresso ao Porto depois de ONE DAY IN THE MUD :D

A organização esteve bem, e quero salientar as excelentes Migas que comi no almoço. Parabéns às cozinheiras.

É sempre um prazer voltar a Serpa, terra de bons amigos e bons trilhos.

É como o Vítor diz, amanhã é dia de os coçar valente :D

Parabéns a todos que concluíram a prova e ao Vítor que a ganhou!

Bom descanso e recuperação
 

p.m.r.f

Member
Primeiro os parabens aos vencedores e a todos os que conseguiram acabar as duas provas.
Pela primeira vez fui a Serpa para ir fazer o percurso de 80Km,se na Sexta estava um bocado desmotivado devido ao tempo que se fazia sentir,no Sábado posso dizer que adorei,já que S.Pedro deu uma boa ajuda ao pessoal,pessoalmente gostei do percurso de 48Km,apesar de muita lama, ,as isso também faz parte das nossas voltas de BTT,a organização esteve impecável e penso que fizeram bem em reduzir os percursos pois deveria ser um empeno daqueles valentes fazer 87Km com aquela lama.
Para finalizar este magnifico evento nada melhor que um belo almoço,estava espectacular,parabens à organização e se for possivel até para o ano.
 

Nuno Caeiro

New Member
Desde já parabéns a todos os atletas que participaram no evento. Parabéns aos vencedores das duas distâncias.
Inicio aqui pela 1ª vez a minha presença no fórum, já estou registado a algum tempo mas nunca havia postado nada, achei então que o devia fazer hoje e logo aqui no rescaldo do SPR160 pelo facto de também ter sido a minha 1ª participação na mesma.
Tinha bastante curiosidade de fazer esta mítica maratona pelas suas belíssimas paisagens e dureza, pois eu tenho participado em muitas outras maratonas mas devido a falta de disponibilidade de tempo para treinar para realizar as maiores distâncias (80Km) efectuo sempre as menores (40Km), desde forma seria a minha 1ª vez a fazer os 80Km visto que era menor distancia.
E assim foi, fiz a reserva de hotel em Moura, carreguei a bike na viatura, e lá vim eu em rumo ao Alentejo com a mulher e o filho para passar um fim-de-semana diferente (com um pouco mais de dor de patas).
Para meu espanto quando chego ao secretariado no dia da prova, (dorsal entregue rapidamente, tirando o stress da minha confusão do numero que havia recolhido no site estar diferente do real) sou informado que a distância havia sido reduzida para metade, não por culpa da organização mas sim do São Pedro que não deu tréguas no dia anterior e que em determinados pontos do percurso os mesmos estavam intransitáveis, logo existiu a necessidade de á ultima hora alterar tudo.
Bem a minha estratégia de prova logo ai alterou-se, já que não iria fazer os 88Km mas sim os 44 +/- voltava a realizar a distância para a qual treino regularmente, e assim poderia rodar punho a todo o gás, e assim foi (a partida realmente efectuada a horas certas) lá fomos nós todos.
Logo no inicio rodei punho (como tinha delineado) e fiquei logo com alguma distancia da cabeça da corrida, passado algum tempo depois olhei para traz e só estávamos um grupo de +/- 7 elementos, pensei para mim “ isto esta a compor-se “, continuamos todos em grupo por ali fora sempre isolados até ao 1º sector de lama junto a um rio, ai foi onde o grupo se desmembrou, ficando eu na frente com outro colega, logo precedidos por um outro, e assim do grupo inicial ficamos 3 elementos com alguma distancia entre nos isto até ao 2º sector de lama e single track junto do rio Guadiana, onde ai eu já rodava na companhia do colega escapada, no final do single track viragem a esquerda (onde acabei por deixar cair os óculos) mas nem, quis saber continuei para não perder o colega nem o ritmo e lá fomos nós sempre juntos até ao 1º controlo, sempre a avistar á distancia o 1º colega que seguia na frente da prova.
A determinada altura depois de rolarmos algum tempo e efectuarmos algumas descidas bastante rápidas e engraçadas chegamos a mais uma das ribeiras que tivemos que passar, esta com água pela cintura para logo de seguida apanharmos uma série de topos muito inclinados e duros, onde eu acabei por descolar do meu companheiro de escapada, a partir dai rolei sempre sozinho até ao 4º e último controlo, onde ia avistando á distancia o colega da frente, bem pensei que ainda ia ser possível apanha-lo mais á frente a determinada altura encontro um colega que rodava em sentido contrario que me diz que já tinha passado ali 2 vezes e que eu só tinha 1 colega na minha frente (pensei para mim que não podia ser pois sabia que só estávamos comigo 3 na frente), digo para ele que possivelmente então já existiria engates nas marcações, quando chego ao final dessa longa recta depois do ultimo controlo junto do alcatrão não existiam nenhumas marcações para qual o sentido ir e como vinham mais atletas a passar do sentido da direita para a esquerda pensei que o melhor a fazer era ir no mesmo sentido (mais tarde venho a saber junto da organização que era para direita que deveria ter virado) até que finalmente acabei por chegar ao posto de controlo 1 mais uma vez, onde exclamei que já ali tinha passado e questionei para onde deveria ir dizem-me que não sabiam, passei-me de raiva segui o caminho todo que já tinha percorrido até a dita ribeira, aos famosos topos onde tinha descolado do colega de escapada e fiz tudo de novo até chegar mais uma vês ao alcatrão onde se virava a direita, ai perguntei o caminho para Serpa pelo alcatrão e foi o que fiz achei que ai dava como terminada a minha participação e ia acabar por ir pelo alcatrão até ao conforto da família e amigos para lamber as feridas.
Resumindo acabei por chegar com 2H55 de prova Km não sei quantos realmente fiz porque o conta Km nunca funcionou desde a partida, e a classificação estou a espera que saia, embora não conte para nada porque devo ter feito os últimos 8 a 10Km por alcatrão por uma localização complemente diferente da prova.
Acabei por não ver recompensados os sacrifícios que tenho que fazer diariamente para poder treinar, o meu filho não me viu no pódio (o que ele mais tarde chorou), mas positivamente acabei por ver que posso efectuar +/- 80Km a todo o gás coisa que até ontem ainda não sabia realmente.
Agora á parte de todo o evento meio a titulo de desabafo, possivelmente nem deveria ser aqui que deveria estar a comentar isto tenho visto que é hábito comum do pessoal da BTT TV somente dão destaque ao pessoal das distâncias maiores (Maratona), agora só me estou a recordar de Grândola e agora aqui em Serpa, fotos e reportagens do pessoal da meia maratona nem velas, sim nem velas, de Grândola só existem comentários do pessoal da maratona no pódio só mostra a entrega dos prémios da maratona da meia nada zero zero zero, aqui da SPR160 fotos só da maratona da meia novamente zero zero zero, porque será???? O pessoal da meia não tem tanto valor como os outros, o seu esforço não será o mesmo??? Não tem que pagar o mesmo, ou por vezes até acaba por pagar mais.
Não entendo o porque deste tipo de descriminação para com os atletas da meia, da chamada promoção, mas que raio de promoção que nos é dada que nem acabam por falar em nós, a meia maratona chamada de promoção é sempre foi o parente pobre do BTT já o era no antigo XCO isto há 14, 15 anos e agora nas maratonas actual XCM, acabamos por não passar da cepa torta, quem tem sorte e entra numa equipa safasse outros acabam por cá andar uma vida e nunca tem o devido reconhecimento pelo esforço e ou sacrifícios que tem que fazer para continuar a praticar BTT ao nível da competição. Já presenciei em algumas maratonas os atletas da promoção (meia maratona) são em maior numero que os federados (maratona), e em alguns casos são esses tais atletas da meia maratona que acabam por patrocinar uma parte do evento com o pagamento da sua inscrição e no fim existem prémios quer monetários quer em troféus para os atletas da maratona e para os atletas da meia, raspas de corno para comer á ceia. Está mal, as organizações, os órgãos de comunicação e todos nós que gostamos do BTT deveríamos reflectir nesta situação para que o BTT no nosso pai evolua mais ainda de modo a ficar ao nível da Europa e do resto do Mundo.
Assim dou por terminado o meu longo e 1º post aqui no fórum, que já é hora de ir realizar um curto treino de recuperação (apesar de estar a chover bastante lá fora) depois do valente empeno e esforço de ontem.
Caros colegas e amantes do BTT e desporto em geral um bem hajam e até outro dia, até outro evento desportivo, para a semana Alte lá estarei (mais uma vez como promoção (meia maratona) e atleta não federado não tenho direito a nada, pois se contasse para alguma coisa neste momento encontrava-me em 1º lugar da taça na minha categoria VET.A por ter vencido em Leiria).

Cumprimentos a todos,
Nuno Caeiro
 

FDura

Utilizador Banido
Peço desculpa pelo :eek:fftopic: mas não pude deixar de vir aqui comentar em relação ao “post” anterior!

Nada tenho a ver com a BTT TV a não ser amizade e companheirismo pelos elementos que a formam que são o Nuno Amaral e o João Pereira :yeah:

Os elementos que compõem o BTT TV não vivem dos rendimentos das reportagens, mas sim trabalham durante a semana nos seus empregos e raros fins-de-semana passam com as famílias em prol dos eventos de BTT, se não fosse simplesmente a carolice :eish: deles tal nem existia e se é grande carolice :eish::eish::eish:pois já fizeram 4 anos de existência e ai continuam eles :choneh:

Em relação a normalmente só cobrirem as distancias maiores e acompanharem mais os federados existem uma justificação muito simples! É que eles são só dois elementos, um a tirar fotos e outro a filmar o que não lhes dá grande opção de escolha, mas sim sujeitarem-se às condições que as organizações lhes dão, se repararem quando o Nuno Amaral vai de "bike" filma quase todos que vai apanhando no andamento do “para, arranca” e normalmente são todos que vão de meio da tabela para trás :mrgreen:

O ano passado fui ajudar o BTT TV a cobrir a meia maratona de Portalegre enquanto o Nuno Amaral foi cobrir a maratona, mas fui por amizade ao Nuno e a troco de me levantar ás 3 horas da madrugada, fazer 50 km por minha conta no meu carro para ir ter com ele ao local de partida para Portalegre e chegar já de noite a casa, resumindo, fiz 110 km de carro por minha conta, dormi cerca de 3/4 horas e recebi um obrigado da BTT TV :-K isto foi só uma vez num ano, agora imaginem todos os fins-de-semana durante o decorrer do ano doh

Como tal e reconhecendo que por vezes é um pouco frustrante nem aparecermos em fotos ou filmagens não quer dizer que podemos colocar em causa o trabalho dos outros sem antes sabermos as condições que os mesmos executam tal trabalho, e não se esqueçam que o trabalho deles não termina no dia do evento que foram cobrir, pois ainda têm que escolher, editar, fotos e filmes que ainda consome mais umas boas horas de trabalho :mrsock:

Felizmente ainda existem algumas raridades no BTT que trabalham por carolice, um grande obrigado para essa gente e que permaneçam por cá por muitos e bons anos a darem-nos momentos de felicidade ao recordar no sofá ou no PC os trilhos por onde vamos passando :venia:

Parabéns BTT TV por existirem :clap: :hehe::clap::hehe:
 

rok1976

New Member
As pessoas tem que se convencer que isto são passeios, organizados muitas vezes pelo amor à camisola, a maior parte das vezes o que se paga é irrisório e não é por isso podemos exigir este mundo e o outro.
 

epictimon

Member
Já dei uma vista de olhos ás fotos e é um prazer enorme relembrar aquelas paisagens... parabens á malta que abdica do prazer do pedal para dar prazer aos que pedalam... e os videos, ainda nada?
 

p.m.r.f

Member
Eu dei oleo logo a um amigo de uma Trek logo a seguir ao single do rio,epictimon se eras tu não tens que agradecer,para a próxima posso ser eu a precisar.
 

epictimon

Member
a minha é uma epic de 2007. havia muita gente ajudar com o oleo que depois reparei, contudo acredito que tinhas ajudado também:)
 

cansadojá

New Member
Agora á parte de todo o evento meio a titulo de desabafo, possivelmente nem deveria ser aqui que deveria estar a comentar isto tenho visto que é hábito comum do pessoal da BTT TV somente dão destaque ao pessoal das distâncias maiores (Maratona), agora só me estou a recordar de Grândola e agora aqui em Serpa, fotos e reportagens do pessoal da meia maratona nem velas, sim nem velas, de Grândola só existem comentários do pessoal da maratona no pódio só mostra a entrega dos prémios da maratona da meia nada zero zero zero, aqui da SPR160 fotos só da maratona da meia novamente zero zero zero, porque será???? O pessoal da meia não tem tanto valor como os outros, o seu esforço não será o mesmo??? Não tem que pagar o mesmo, ou por vezes até acaba por pagar mais.
Não entendo o porque deste tipo de descriminação para com os atletas da meia, da chamada promoção, mas que raio de promoção que nos é dada que nem acabam por falar em nós, a meia maratona chamada de promoção é sempre foi o parente pobre do BTT já o era no antigo XCO isto há 14, 15 anos e agora nas maratonas actual XCM, acabamos por não passar da cepa torta, quem tem sorte e entra numa equipa safasse outros acabam por cá andar uma vida e nunca tem o devido reconhecimento pelo esforço e ou sacrifícios que tem que fazer para continuar a praticar BTT ao nível da competição. J
Assim dou por terminado o meu longo e 1º post aqui no fórum, que já é hora de ir realizar um curto treino de recuperação (apesar de estar a chover bastante lá fora) depois do valente empeno e esforço de ontem.

Cumprimentos a todos,
Nuno Caeiro
Já agora e também em tom de desabafo, deixa-me dizer-te, sendo este o teu primeiro post no fórum, mais valia estares sossegado (sem ofensas e em tom de desabafo também). Só quem desconhece o funcionamento da BTT TV vem para aqui fazer este tipo de comentários. A BTT TV vai para onde as organizações os levam e eu enquanto organizador posso testemunhar isso. E, quando as organizações não lhe disponibilizam transporte, vão nas suas bikes e fazem as reports que todos nós gostamos de ver...
Para não me alongar, porque este tópico não serve para isto, tenho que dizer que se há alguém que anda no BTT por amor à modalidade são esses dois Grandes senhores chamados Nuno Amaral e João Pereira, que como o Fdura disse e bem, por nada em troca nos proporcionam todas as semanas as foto e vídeo reports que todos gostamos de ver.
Eu quando quero fotógrafo particular contrato-o.

Joel Gomes
 

Man_In_Blue

New Member
Boas!

Tal como muitos já disseram, realmente o secretariado foi muito rápido e tudo o mais mas agora venho eu ser a "ovelha ranhosa" desta maratona.
Desloquei-me eu do Porto juntamente com mais dois amigos, sendo estes da Régua, rumo a Serpa e após termos pago 36€ de inscrição, cada um.
Com 36€ estava á espera de receber o jersey ao inves de uma t-shirt tamanho xxxl. Estava tambem a contar que os abastecimentos fossem mais variados uma vez que havia patrocinios de alimentos energéticos e nao havia nada de energético nos bastecimentos.O pessoal que vinha á frente ainda conseguiu num abastecimento ter direito a lubrificante para as correntes mas este depressa acabou, ouvi um participante a dizer que com 36€ deveriam de ter dado uma lata de spray a cada atleta. Outra coisa que enervou imensa gente e com razao é que situanto-se a meta junto a um pavilhao gimnodesportivo e do estaleiro da camara municipal simplesmente disponibilizaram uma mangueira para que a lavagem das bicicletas podesse ser realizada, isto como é de se esperar originou uma alargada espera. E quem espera, desespera. Eu estive, sem exagero, quase uma hora á espera para poder tirar toda a lama acumulada na bike. Ah, afinal as bebidas energéticas estavam a ser oferecidas no final da prova o que nao vi logica nenhuma.
Resumindo, achei o valor da inscrição demasiadamente elevado para o que foi proporcionado aos participantes.Já participei em provas em que com 10€ me forneceram um jersey e os abastecimentos eram bem recheados. Aqui teve de bom o parque de campismo estar incluido no preço e o almoço ser quente e bom.
Muito pessoalmente por este valor nao me votarei a deslocar do Porto para lá para uma futura participação neste mitico evento, cuja única coisa para a miticidade que encontrei foram as paisagens.

Considerem isto como criticas construtivas pois é um valor muito elevado para tao pouca coisa.

Cumprimentos, Tiago Silva
 

brunio

Member
Boas
pois foi o primeiro SRP160 que fiz, e correspondeu às especativas, chegar ao fim disfrutando de largos momentos de pedalada, a paisagem estava do melhor, o companheirismo também (pelo menos lá mais para trás :) ) só foi pena os "metros" e "metros" de lama que se apanharam em 150km, mas aí a organização pouco poderia fazer.
a única "critica" que posso fazer é a de que nestas condições ter o dobro das latas de óleo não teria sido exagero, e se calhar ter mais pontos de lavagem das bicicletas, eu como estava hospedado perto, deu para ir la tomar um duche lavar a bina e vir almoçar mais o meu colega de viagem.
uma sugestão mais, de facto para quem chega saberia bem ter uma recordação que ficasse, mas neste momento as recordações são mais que suficientes.
para o Ano espero poder fazer o evento novamente
 
Status
Not open for further replies.
Top