[Rescaldo] PortalegreBTT Selenis SportZone 2007

webibinho

New Member
As vezes fico parvo com esta gente! Sinceramente!

Este Cláudio é tão bom, tão bom que qualquer dia vou vê-lo na volta a frança.
Mas sinceramente ele é tão bom mas não participa na taça de maratonas (pelo menos nunca o vi) :mrgreen:

Passando à questão do resclado, fui fazer os 107 Km, e muito tenho a dizer.
Organizar um evento destes não é fácil, fácil mesmo é criticarmos, isso sim.
Contudo não quero com isto dizer que não haja aspectos a melhorar, tal como o percurso. Pedalar 80 km, constantemente em sobe e desce sem zonas para rolarm, não acho que seja um percurso muito porreiro, assim como acho que a malta dos 40 e dos 100 deviam fazer percursos diferentes, facilitava a saida (até podiam partir a seguir) e nos trilhos (aos 15 km tinha 2 horas e tal e estava completamente parado.
Quanto aos abastecimentos, sinceramente vai-se a muito passeios/maratonas e temos de tudo, mas a malta critica na mesma. aqui que era uma coisa a criticar toda a gente diz que estava optimo.
1º Bebidas energética nada (não deve ser muito dificil arranjar tendo em conta os patrocinios e a dimensão da maratona)
2º Bananas só ao km 78. (insuficiente)
3º 107 KM uma sandoca fez falta (Em ronda numa maratona mais suave até refeição quente dão, por isso acho que uma sandes ao km 60 não teria sido má ideia)
De resto nada a apontar.
No geral acho que foi positivo
 

jardim

New Member
bom dia rapazes, como primeira participação na volta das meninas, venho só dizer que para o ano vou á volta dos homens.
isto quer dizer tudo.........
nunca mais me vou esquecer das laranjas no primeiro reforço.......

parabens á organização e aos participantes.......foi só rir.....

abraços e até idanha
 

tlages

Member
jardim said:
bom dia rapazes, como primeira participação na volta das meninas, venho só dizer que para o ano vou á volta dos homens.

Isso é tudo preconceito?
Então devias ter visto, algumas meninas "na volta dos homens" (como tu dizes).
 

Pescador

New Member
Boas, eu fui mais um dos que chegaram ao “mítico” PC4 minutos depois de fechar, e lá estava o sr. “Simpatia” :cadeirada: a dizer que tinha que ir por alcatrão, mas como queria fazer todo o percurso e ainda tinha mais de 3h para terminar, mandei o dito sr. comer no… :hmmm: , ficou com o n.º de dorsal e lá fui eu (talvez a zona mais porreira do percurso), só foi pena mm não ter ficado com o agrafo 4, os outros estavam lá todos. Apesar dos furos lá cheguei ao fim com os meus companheiros de sofrimento (Ouro e Sério) :cheers: . Estavam a fechar a meta quando chegamos (19:25 no meu relógio) e um dos participantes estava um bocado exaltado por não lhe terem atribuído classificação, mas temos que compreender que os homens não podem ficar ali até à meia-noite, para a próxima tem que treinar mais e chegar mais cedo :mrgreen: .
Em relação à organização estava tudo 5 estrelas, só tenho a apontar a falta de pessoal com água entre as ZA’s, é que perdi o bidon numa descida (nem sei qual), e fiz 10km’s sem água.

Parabéns a todos os que conseguiram terminar os 53km e os 107km (mesmo fora do tempo).
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

PS: felizmente o 1º não fez menos de 4:30, senão tinha que lhe bater com um pau… :cadeirada: (dasss, homens do caraças para dar ao pedal)
 

furajulia

New Member
Ora vivas !

Após alguma reflexão apenas posso considerar que o saldo da minha maratona em Portalegre foi negativo.

Na primeira subida, depois de passar por Portalegre e antes de entrar em terra tive que ajudar 2 colegas do pedal com dificuldades, o que me “empurrou” para trás de muitos ciclistas … é claro que ao chegar á primeira subida de terra a coisa afunilou e parou … e andei hora e meia a pé .. sim .. hora e meia… isto logo nos km’s iniciais … quando cheguei ao km 70 foi-me negada a passagem pois o posto de controle tinha “fechado” ás 16:10.

Sem querer levantar polémicas, até porque eu não tenho pedalada para “secar” hora e meia e depois disparar até ao km 70 antes das 16 horas , aqui ficam as minhas sugestões construtivas, por forma , a que estas situações não se repitam no futuro… é que bem feitas as contas foram 38€ de inscrição + gasóleo + portagens + alojamento + alimentação para andar 1hora e meia a pé e chegar ao km 70 e ser-me negada a possibilidade de terminar a prova em segurança (será que o caminho alternativo para regressar a Portalegre por estrada é o mais seguro ???..... )

1) Partidas em separado para os ciclistas dos 40km e 100km
2) O controle dos 70km deve ser “fechado” mais tarde e tendo em conta os atrasos ( falavam em fechar ás 15 horas, fecharam ás 16:10 , perdeu-se muito mais que 1 hora nos “engarrafamentos” .. não acho justo)
3) Para quem chega ao posto de controle dos 70 km’s e opta por regressar a Portalegre por estrada não há qualquer espécie de marcação, logo no primeiro cruzamento tivemos que perguntar a um residente.
4) Quem não conseguiu atingir o posto de controle do km 70 antes da hora prevista é depois reencaminhado para a o pavilhão do Nerpor , onde não consegui (este é o meu caso ..falo por mim) encontrar qualquer espécie de abastecimento (liquido, sólido, whatever) … não merecemos ??
5) Será que o regresso a Portalegre por estrada é realmente o mais seguro ?


Nos restantes aspectos a organização está de parabéns

De qualquer forma rendeu 94 km’s de puro btt com os meus amigos , parabéns a todos !

Rui Madaleno aka FuraJulia
 

cesarazul

New Member
Boas,

Foi a minha 2ª participação, bem melhor que a do ano passado, optei por ir para os 40Km (55km), pois resistência é algo que não tenho, tenho a tensão muito baixa e com calor não consigo, o ano passado quase que morria no final... este ano fiquei em 98º.

Bem mas o que eu queria dizer era uma grande ADEUS a PTG, não contem comigo para mais nenhum ano...

Por todas as razões que já tinham sido debatidas na promoção do evento. Preço, Aqueles 20km sempre a subir ao inicio... 1º reforço aos 25km só! banhos de água fria e fui dos 1ºs a tomar banho... o facto de passarmos em frente à Nerpor com 51km e ainda termos de subir que nem uns doidos até ao centro da Cidade, mas porquê...

Por menos dinheiros sou mais bem servido noutros eventos, desculpem a franquesa mas é o que eu acho, podia ser tudo muito lendo se não entrassem nos exageros dos preços...


Abraços
César Azul
 

Piphil

New Member
Fui a Portalegre pela 2.ª vez. Desta, convencido que ia fazer os 107 kms. Mas não me deixaram, barraram-me o caminho aos 74 kms. :twisted:
Penso que fecharem o controlo às 16:10 horas, quando faltava a parte mais 'facil' (???) é um enorme disparate. Depois de 65 kms a subir que nem loucos (aquela subida de paralelos pretos :shock: doh), e descidas de ttrrremeerer até partir, chegar ali e dizerem que quem quiser pode seguir por alcatrão .... :nana: :nana: :nana: Sorte a minha que estava a 1 kms do acampamento base.
Depois de banho tomado, pensei: 100 kms nunca mais.

Com quase 5000 participante, dificilmente se conseguem evitar alguns engarrafamentos, no entanto, este ano, o dito engarrafamente foi MONUMENTAL. Não sei ao certo, mas devo ter perdido 1 hora.

Mais uma vez achei a organização 5*, os abastecimentos bons, e mais importante, IGUAL PARA TODOS, :clap: :clap: :clap: o que não acontece na maioria das outras provas/passeios.

Para o ano, se puder, lá estarei novamente ... e hei-de conseguir terminar os 100 KMS. :wink:
 

vald

Member
Olá a todos, foi o meu terceiro ano de PTG e como parti bastante cá para trás, estive "engarrafado" cerca de uma hora, começando a rolar a sério por volta das 11horas...

pbpic1308365.jpg



Ao início ia para fazer os 107 km, mas depois daquela demora e como fui so para me divertir, resolvi fazer os 56km... Acima de tudo diverti-me e sinceramente acho que é isso que importa.
Já em PTG ainda encontrei o PJFA que me emprestou a sua Canyon para experimentar... UM ESPECTÁCULO TENHO-VOS A DIZER.

gvFPljea1j-_



Abraços e bons trilhos...
Vald
 

realneo73

New Member
Partir entre os 50 primeiros parece ser mesmo a solução, foi a minha primeira ver em Portalegre e para o ano farei o mesmo...
Controlei às 7h15m... E fiquei a escassos 2 metros do Manuel Zeferino... Ele ficou em 8º e eu em 523º nos 100kms, ele fez uma corrida sempre na frente e eu da frente para trás...
Para o ano será melhor, tenho pelo pelos que fazer mesmos de 7 horas pq as dores nas costas são insuportáveis...

ViTOR PEREiRA #5142
 

S. Almeida

New Member
:oops:

Boa tarde companheiros bttistas!
Este ano tive o prazer de participar pela 1ª vez na tão conhecida maratona de Portalegre! Foi Bonito ver tanta gente junta com o mesmo objectivo: PEDALAR por terras bonitas e conviver com outros desportistas! :exacto:

Foi engraçado observar, no momento da partida, tantos capacetes juntos. Que espectáculo!!! :D

dsc01058sl7.jpg


Apesar do receio de tropeçar numa ou outra bicicleta, isso não aconteceu! Tudo correu bem! A parte inicial foi lenta, mas é natural dado o elevado nº de participantes!... Depois de começar a rolar, gozei e aproveitei para descontrair nas subidas (dá-me um gozo danado conseguir subir as serras, devagar, mas até ao fim! Enfim há gostos para tudo!) doh

Mas é claro que as descidas são sempre um alívio para o espírito e para o corpo!!! Menos para os meus pulsos, pois no final da 1ª grande descida dos 56Km pareciam que se haviam de partir! :roll:

Foi um passeio duro q.b., mas o convívio amigável entre os bttistas é o melhor que se pode retirar destes eventos!

Outro aspecto fixe foi o facto de presenciar o fantástico cordão humano que se formou ao longo dos trilhos! Era impossível alguém perder-se, havia sempre uns bttistas por perto. :mrgreen:

PARABÉNS a todos os BTTISTAS! Aos mais rápidos e aos mais lentos; às Senhoras e aos Senhores!
Quero deixar ainda um AGRADECIMENTO ESPECIAL ao fantástico ser humano que INVENTOU A BICICLETA!!!

http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=2489&ic=5785&o=3919&f=5785

BOAS PEDALADAS e até dia 19 de Maio, em Idanha-a-Nova!
 

card050

Member
varadero said:
Olá Aldo não te preocupes com isso, na Idanha a malta ve-se !!!!

Eu só tenho uma coisa a dizer.... em relação ao percusro escolhido não achei nada de especial ... acho que o percurso dos 40 tinha muito alcatrão..... :wink:

Varadero, sim encontramo-nos em Idanha ;)
Quanto ao percurso dos 40, e ao muito alcatrão, tenho um bitaite a mandar... Será que os 54 ou 57km, não englobavam o alcatrão? Não me dei ao cuidado de verificar, mas é possível que os 40km fosse a distancia desde que entramos em terra ate que saimos a ultima vez... Sendo que os demais 14km foi o tal alcatrão a mais! Ou então não, e sou eu que tou a fazer um grande filme ! :lol:

Um abraço
 
A

aquelhas

Guest
Bem, não tive tempo de ler todos os tópicos, mas deixo algumas considerações.

Como fui de reportagem com dorsal de imprensa nem sequer parti com o grupo de 5000, arranquei 10 minutos antes e fui apanhar os primeiros na serra, quando se entrava na terra. Impressionante a projecção do evento, com heli da RTP a acompanhar os líderes e tudo, muito bom para o BTT. A partir daí fiz a corrida da frente para trás. Acabei em Alegrete ao km 80 com algum cansaço e com a sensação de que a PTG à muito deixou de ser um evento BTTístico, no verdadeiro espírito

Não vi quase nada de BTT em Portalegre. Vi uma organização excelente, vi bons abastecimentos (apesar de considerar que a distância de cerca de 34 km do 1º para o 2º seja excessiva, muita gente deve ter ficado sem água), vi bons controles de passagem mas de BTT vi pouco. Muita gente a pé nas zonas estreitas, demasiado alcatrão (compreendo a escolha feita na ida pelo IP2 para fragmentar o grupo, mas acho que só favorece os 100 ou 200 primeiros que são os que vão para correr, e aquela parte pelo IP2, de BTT não tem nada). Outra questão é a dureza, quando mais de 60 ou 70% dos participantes são pessoas que andam de bicicleta 1 vez por semana e fazem 40 ou no máximo 50 kms. Para quê os quase 2500 metros de acumulado???

Gostei bastante da zona depois da passagem nas antenas e até aos 60 kms. No entanto o sobe e desce constante é demasiado desgastante. Outra parte negativa foi a subida de 3 ou 4 kms depois do abastecimento 2, para quê, ia quase toda a gente no prato 22, outros iam já a pé e ainda faltavam mais de 40 kms para o final!!!

Acho que houve muita gente que entre os ajuntamentos (em que foram muito tempo a pé) e as subidas depois de metade da prova (em que já iam demasiado desgastados) fizeram muitos kms a pé. Digam-me que valor tem isto??

No entanto a organização, em termos de estrutura montada, continua a ser excelente. Também trabalham quase exclusivamente neste evento e têm muitos apoios.

Para mim deixou de ser um evento de BTT a partir do dia que começou a haver gente a mais, que obrigou a organização a tomar escolhas erradas.

1 abraço ao Vilela e a todos os que contribuem para este evento, que apesar de tudo o que disse considero que contribuiu e continua a contribuir para o crescimento deste desporto em Portugal. 
 

KTMBiker

New Member
Boas pessoal,

Sobrevividos a mais um fds fantastico em Portalegre, quero apenas deixar o meu apreço a todos os participantes, e dar os parabens, mai sumas vez, aos Ases, que nos surpreendem todos os anos e sempre para melhor!! :clap:
Gostaria de saber apenas uma coisa, quantos foram os participantes na meia maratona (55km) e na maratona (107km).

Mais uma vez parabens....e continuem a pedalar!!!

:cheers: :cheers: :cheers:
 

sersimoes

New Member
olá malta

Foi minha 1ª vez em Portalegre, fiz os 107Km, com muito sofrimento, aos 85Km morri completamente, não me ia a sentir bem não conseguia comer e tive de parar muito tempo para recuperar forças e terminar. Acho que poderia ter realizado excelente prova nos 57Km, mas nunca pensei que os 107 podessem ser tão duros como foram dado que 99% do pessoal é amador, e para amadores o percurso foi exagerado, gosto de dureza, mas não era preciso tanto, por si só 107Km são 107Km.

Sabem se ja se consegue ver classificações? onde?

fotos do 5256 enviem-me : ser.simoes@gmail.com

organização: digam que disserem, para mim 5* (e eu fui dos que tomei banho de agua fria) meus sinceros parabens, ja tinha realizado a baja Portalegre de moto em 2002 e reconheço que essa região está vocacionada para este tipo de enventos
 

quickfreddie

New Member
Digam o que disserem, é notável o esforço da organização.

Acautelar coisas simples (mas que frequentemente falham) como balneários, comida, água, gente em número suficiente para as picagens, orientação nos cruzamentos com estradas... UFA!! Pessoal, é obra!!!

Esqueçam lá o percurso duro ou médio ou fácil... só o facto de tanta gente gabar a organização é para nos sentirmos orgulhosos de haver em Portugal quem faça bem feito! 4700 participantes (a maior parte repetentes) não podem estar enganados.

Na minha opinião, o Portalegre é uma receita de sucesso! Fui pela dimensão do evento. Queria saber o que era andar com 4699 caramelos malucos pelas bicicletas e, na minha opinião, estes senhores fazem muito pelo BTT nacional. Tiro-lhes o chapéu e se para o ano não voltar é mesmo porque não pude!

Parabéns à organização e a todos que cumpriram o percurso.

:)
 

blackrider

New Member
Carissimos companheiros da mesma forma que a maratona de Alte,Portalegre tem que repensar se vale mesmo a pena aceitar quase 5 mil inscriçoes.
Eu acho que não e não sou só eu.qualquer pessoa que tenha o minimo de bom senso achará o mesmo.
A partida uma confusão enorme,onde se tenta a todo o custo nao atropelar ninguem ou não ser atropelado.
No trilho ter que esperar bastante tempo para se continuar a pedalar tambem não é muito agradavel.
Os abastecimentos podiam e deviam ser bem melhores.
Ter que fazer 4 km para tomar um duche de água gelada tambem não me convençeu.
Enfim valeu o jantar.
Fica ainda uma palavra de apreço para algumas das pessoas que faziam parte do staff,nao acham que quem paga 38 euros mereçe no minimo ser tratado de forma mais simpática.
Finalmente,é no minimo uma questão de boa educação informar todos das verdadeiras distançias que se vão percorrer.
Perante tantos pontos negativos vou ponderar bastante a minha partiçipaçao no ano de 2008 .

BOAS PEDALADAS


BLACKRIDER :twisted: :twisted: :twisted:
 
Top