[Rescaldo] PortalegreBTT Selenis SportZone 2007

tutosat

New Member
Foi a minha primeira grande maratona... com mais de 100km o meu ciclómetro marcou 110km! :hypo:e fiz a em grupo.
Julgava eu q a maratona ia ser rolante, grande engano o meu, um constante sobe e desce, rolar só entre o km85 e 100 qd as forças já eram poucas
Seria necessário aquela subida no final?
Resultado final um grande empeno!

Achei o percusso no topo da serra do km 40 ao km 60 mt monotono a paisagem sempre igual e sobe desce constante, passamos por algumas paisagens bem bonitas, principalmente as q se encontravam junto aos ribeiros.

Gostei imenso de ver os trilhos cheios de gente




Notas:
Secretariado 5*Excelente a ideia do dorsal ser levantado nas lojas
Inicio Maratona 2* Grande confusão, tb não seria de esperar outra coisa, com 5000 e tal BTTistas, só ao fim de 20m depois hora de partida, é q passei a linha de partida.
Percurso 3*
Marcações 4* Nunca me perdi..
Segurança 4*
Meta (controlo de tempos) 3*
Abastecimentos 3*
Banhos Não utilizei

Almoço Não utilizei


Um evento a repetir para o ano.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
BioticoTT, realmente foste um bocadinho duro, e largamente off-topic :evil:

Mas comentários mais com algumas provocações como foi o do Claudio, tendem a gerar respostas do mesmo dessas :roll:

Vou deixar passar na esperança que o off-topic fique por aqui, se começar a descambar, então remove-se :wink:

Não referi a questão do lixo na minha apreciação ao evento porque, tanto quanto sei é apanágio dos ases deixarem esses locais limpos nos dias que se seguem, recordo-me que no tópico de rescaldo, alguém mencionou que tinha passado no dia a seguir na zona do abastecimento das antenas e estava tudo limpo :)
Espero que este ano, as coisas se processem/tenham processado da mesma forma :)

Como disse o L.Ramos: "são os praticantes que devem mudar a mentalidade e não deixar lixo nos trilhos!"
 
M

MaNgOtE

Guest
O lixo era uma cena escusada, eu fui a primeira vez à maratona e fiz os 100km (mais coisa menos coisa, isso na interessa muito) consegui fazer o tal percurso e para mim foi uma vitória, só tinha andado de bicicleta de estrada e de btt só andava a desbundar à 2 semanas :p mas lá fui com a TREK que o meu Pai que o meu Pai tinha acabado de comprar à 2 dias e safei-me :D Um Grande ABRAÇO ao pessoal que teve sempre aquele espírito de ajuda e sempre que podia perguntava aos restantes que estavam com problemas técnicos nas bikes se precisavam de ajuda.. :)

Deve ter alguém daqui passado por mim, eu estava com um curativo no queixo e outro no braço esquerdo devido a uma queda no domingo com a minha bike de estrada.. quem anda à chuva molha-se :cry:

Mas adorei, pro ano devo lá estar se tudo correr bem

Abraços pessoal, portem-se e bons trilhos :p
 
Foi a minha primeira Meia Maratona em Portalegre (só vou a "Meias", porque penso que para mim mais de 50/60 km é sofrer) e gostei bastante, achei o percurso muito bom só achei que era escusada a última subida.

O que não gostei muito, mas talvez a culpa também seja minha, foi ter andado +/- 1 km em 45 minutos (devia ter andando com os da frente :D) e o lixo nos metros seguintes ás Zonas de Assistência.

Para o próximo ano quero participar outra vez.

Cumprimentos a todos.

Hugo Mão de Ferro
 

fcasimiro

New Member
Boas,

Realmente o lixo foi mais que muito, mas não comentei pois tenho a certeza que a organização já limpou pelo menos os do abastecimento, mais dificil e moroso vai ser o que está ao longo do percurso, apesar de achar que nem era muito tendo em conta o nº de participantes (mesmo sendo pouco lixo é sempre demais).
Concordo com o que foi dito quanto a não colaborar com os pseudo-campeões, pois são esses a maioria que deita tudo para o chão pois não podem perder 30 segundos a beber uma garrafa de água ou comer uma barra.
Enfim, esse grande pormenor pode ser atenuado pelas organizações mas nunca controlado totalmente pois isso tem mais a ver com a mentalidade e educação/formação de cada um...

Abraço, Fred.
 

speed

New Member
Bem, quanto a mim e apesar de ser a minha 1º participação acho que esteve tudo praticamente 5 estrelas :clap:
Como estive quase sempre nos 300 ou 400 primeiros praticamente não apanhei nenhum engarrafamento, os trilhos bem durinhos (pelo menos para mim que levei a rigida e o PDI já não ajuda!) mas tambêm bem espectaculares, aquelas descidas eram alucinantes (registei como Max 62KM/H) doh, Houve algumas descidas em que o cheiro a ferodo das pastilhas era por demais evidente, os meus calços quase que desapareceram...

Percurso muito duro mas já estava a espera, infelizmente a preparação não era a melhor (praticamente só ao domingo é que ando) e desed o km 65 o homem da marreta ando atras de mim, no entanto cheguei ao fim com 7:05:29 (não entendo como tenho na classificação 7:10 :-K), mas enfim estou nos 500 primeiros o que não foi mau.

Os reabastecimentos estavam bastante bons e a banana veio mesmo a calhar, as laranjas eram super doces e comi até dizer chega :rotfl:.

Problemas não tive tirando 2 furos que o "leitinho " resolveu havendo só a necessidade de repor a pressão correcta.

Banhos com agua quase fria, mas enfim pelo menos os balnearios estavam asseados :clap:

Marcações bastante boas no entanto com tanta gente era dificil uma pessoa se perder...

Uma palavra para o pessoal do C.P.R.COSTA que se portou de uma forma exemplar, Samuel 81º mesmo tendo feito na semana anterior o Caminho de Santiago, ao Bruno 219º, para ele o PDI nem existe, eu e o Moura,... bem somos sem dúvida uns enpenados. Uma palavra ainda para o Alex que treinou que nem um cão e que merecia melhor sorte tendo desistido depois de os furos e uma queda acabarem com ele (preparação e força de vontade havia , faltou a sorte)

Para terminar: estivemos acampados mesmo perto do Ludos e nem reparei doh. espero que o pessoal em Idanha se encontre para beber uns canecos e tirar umas fotos.


Só mais uma coisa, a sopa de Cação estava divinal :clap:.

Até para o Ano e parabêns pela excelente Maratona :xau:
 

speed

New Member
Só mais uma coisa (e prometo que é a ultima), o meu ciclometro ou lá como se chama isto foi aferido da forma mais real que conheço (traçando um risco e medindo de valvula a valvula) e marcou 112, no entanto houve GPS Garmin que marcaram 105 e outros 107, enfim foram mais de 100, entre os 105 e 110.

Quanto ao tempo de prova não entendo pois vi perfeitamente o pessoal a arrancar e liguei o cronometro só o tendo desligado na meta. (o relogio não é da loja dos 300 nem foi comprado aos chineses :rotfl:)

Claro que isto são pormenores... Até para o Ano, com mais ou menos 5 minutos , com mais ou menos 5 Km podem ter a certeza que vou repetir!!!
 

SPinto

Member
Boas a todos,

Esta foi a minha 3ª participação nos 100Kms de PTG, e embora concorde com o facto de ter sido bastante dura, não a critico por isso. Penso que gerir tanto pessoal deve dar tanto trabalho quanto fazer os 107Kms, por isso parabens à organização, ao pessoal do fórum, e a todos os que acreditam que o BTT e o desporto em geral, é uma forma de estar na vida!

Um bem haja a toda a rapaziada...

Sérgio Pinto :wink:
 

Secm

New Member
Boas,

Esta foi a minha 2ª participação em PTG.
Uma prova que aprecio bastante, principalmente porque se vai com antecedência permitindo-nos contar aventuras passadas, apreciar as máquinas, .... (é como o fórum, mas cara a cara :mrgreen:)

O percurso estava mais interessante, mas achei os abastecimentos mais fracos.

Tenho apenas um reparo (acho que já alguém fez referência a isto) em vez da ferramenta berg prefiro mil vezes a medalha, é que desde o ano passado, qualquer pessoa que venha ao meu palácio, não sai de cá sem ver a medalha :D
e claro agora, mostrar uma chave de fendas amarela não me parece adequado :twisted:
 

jaime rodrigues

New Member
quem se mete numa maratona e ainda por cima de 107klm ,axo eu q espera muitas dificuldades ,foi efectivamente das mais dificeis q eu fiz ,pensava q estava preparado mas foi insufuciente, 7h35m foi o tempo q demorei a percorrer um percurso bem escolhiido ,o calor complicou um pouco é verdade mas se estivesse a chover com lama quantos teriam chegado ao fim????????sem duvida ,houve concerteza, muito mais coisas positivas é indiscutivelmente das melhores organizacões q se fazem por cá ,parabens tambem a quem acabou pois era esse ,para muitos ,o proposito principal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Começo pelas notícias mais tristes e um aviso aos companheiros que vão a Portalegre: como de costume, porque já fazemos o Portalegre há mais de 3 anos, na noite de sexta para sábado fomos de coimbra e dormimos numa pensão no centro de PTG e deixámos a nossa carrinha Traffic ali bem no centro, com as bicicletas lá dentro. Qual não é a nossa surpresa quando de manhã, pelas 07 horas, quando íamos buscar as btt para ir para a partida, estava a carrinha assaltada, e dali roubaram a fiel amiga de um dos meus companheiros (e foi sorte ser só uma, estavam lá mais quatro, entre as quais a minha querida Scott Genious RC 10). Aprendi a lição e nunca mais deixo a btt à noite dentro do carro, muito menos num suporte de tecto. Fica o aviso a todos. Qunato à btt roubada, deixámos queixa na polícia, mas aqui fica a descrição, não vá alguém ver a "máquina" por aí: Cannondale Profhet preta, suspensão lefty á frente, rodas Mavic Crossmax SL, xtr 2007 completo, espigão de selim e guiador ritchey wcs. Obrigado desde já.

Quanto à prova, com a ida á polícia e o resto só chegámos á partida ás 9h25, eu e o meu companheiro renato fomos mesmo os ultimos a partir, a fundo a ver se recuperávamos o tempo perdido! Não imaginam o que é ver mais de 4000 ciclistas á vossa frente, incrível. O pior foi que assim que acabou o alcatrão (pelos 15 kms), tudo aquilo parou muito tempo, não imaginam o ritmo lá atrás, é pior que lento, é mesmo parado, e ultrapassar era impossível em muitos sítios. Isto não é critica nenhuma aos companheiros que vão mesmo a ritmo de passeio, todos tem o direito de lá estar, quem quer corridas à séria vai ás provas da taça de maratonas, eu é que tive muito azar com aquilo do atraso por causa do roubo. Só a partir das antenas (ZA1) pudémos andar um pouco mais á vontade, foi literalmente uma prova de trás para a frente, só na parte final (80 kms em diante, com aquele vento tramado pela frente) é que o "motor" começou a acusar o esforço. Valeu a pena, na calissficação final deu 8h05, mas descontado o atraso na partida e foi aí que liguei o cronómetro, demorei 7h40, já nem conto com todo o tempo parado ao inicio da terra cá trás de toda a gente.

Obrigado aos amigos de Amarante - Sérgio e companheira - que me cederam sem me conhcer de lado nenhum uma senha para almoçar, a minha tinha ficado esquecida em Coimbra, e pela boa companhia nesse almoço! Um abraço para eles.
 

DarkRider

New Member
Esta foi a apenas a minha 3 "maratona"

Inscrevi-me nos 100 (107) cheio de vontade de chegar ao fim!
Treinei com algum afinco e lá fui!

Era mesmo muita gente, parti a meio do pelotão com um grupo de amigos e lá fomos nas calmas,
mas logo ai o meu travão começou a chiar, ( aos que tiveram de aturar o chianço pelo caminho as minhas desculpas ... hehe)
e foi assim até ao fim!
Depois houve o engarrafamento logo no inicio da terra, foi uma seca, mas até foi animado, eu era o gajo que começou uma data de "holas"
aos quais o pelotão aderiu, até foi divertido,
Depois começou-se a rolar e lá fui vendo que o treino estava a dar os seus frutos ao conseguir acompanhar os meus colegas mais experientes,
( com alguma paciência pela parte deles!)
As descidas é que foram mesmo muito duras, e como não gosto de estragar a pintura fui sempre com estrema prudência(devagar)
No 2ª abastecimento o corpo já dava mostras do esforço, e as caimbras tinham começado a atacar,
para azar meu quando chegava aos "postos médicos" e pedia alguma coisa para as caimbras já não havia nada, ou não estava disponível no momento, e não era o único a queixar-me, até que depois de muito penar umas bombeiras lá me deram uma "luva" com gelo para massajar os doridos músculos!
No 2ª abastecimento tb ouvi falar do fecho aos 70 km, já "sozinho" lancei-me para lá chegar antes dos portões fecharem!
sofri bastante para lá chegar e dar com o nariz na porta, felizmente um dos colegas tb lá estava à minha espera e tivemos de fazer uns penosos 20 e tal km por estrada, com transito e sem nenhuma indicação (!!!), de volta a Portalegre ... mas ai o desânimo de não cumprir o objectivo já pesava mais nas pernas ...
A prova estava muito dura, ainda mais para mim que ainda sou novato e nunca me tinha metido numa distancia tão grande!
Como o meu amigo tiago também fico desgostoso por ver tanto lixo espalhado pelos trilhos.
Até aceito o chiqueiro nas ZA's, pois é mt gente a passar, mas gostava de saber se depois a malta da organização deixou tudo +- limpinho( acredito que assim seja)!

Enfim, o saldo foi mais que positivo. Vi que estou no bom caminho e aprendi muitas coisas, gostei tb do convívio pela prova fora!
Aos amigos que me acompanharam e apoiaram, um mt obrigado!

Paulo M.
 

tomala

New Member
Olá a todos
Eu fui um daqueles que nao se infiltrou para a frente, logo na partida :exacto: :exacto: logo levei com mais de 1hora e 20 de atraso logo no inicio da maratona quando o trilho encortou ( 1 filmezinho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) a partir a coisa começou a andar..... ( É IMPERIOSO QUE SE REVEJA ESTA SITUAÇAO COM PARTIDAS SECCIONADAS OU DIVIDIR A MALTA DOS 40 E 100 KM QQ COISA TEM QUE SER FEITA DAQUELA MANEIRA NAO DÁ SOMOS MUITOS :flame: :flame) .
Uma ressalva eu fui um dos que CONCLUIU OS 110 KM mas com um esforço titanico diga-se de passagem......
Mas voltando á maratona tudo bem, teve tudo serra, riachos,singles tudo como manda INDUMENTÁRIA o percurso estava muito bem sinalizado ( impossivel se perder)
PARA MEU GRANDE ESPANTO ( TUDO A CORRER BEMM) QUANDO CHEGAMOS À ZONA DE CONTROL 4 EM QUE SENHOR DO STAFF TEVE O DESPLANTE DE NOS DIZER QUE JÁ TINHA ACABADO A MARATONA PARA NÓS POIS TINHA PASSADO 2 MTOS DA HORA ESTIPULADA :lol: :lol: :lol: :lol: E SE PARA PROSSEGUIR TINHA DE SER POR NOSSA INICIATIVA :wlcm: :wlcm: :tungas: :tungas: :tungas:( NÓS NAO ERAMOS OS ULTIMOS HAVIA MTO GENTE ATRAS , MTA GENTE MESMO). Ai o pessoal foi mas já sabiamos que nao havia as duas restantes ZA e control POIS O SENHOR DO STAFF DA ZONA 4 NOS AVISOU QUE ESTVA TUDO ACABADO, ENGRAÇADO POIS ESTAVA TUDO A FUNCIONAR OS AGRAFES E A COMIDINHA E AGUA :rotfl: :rotfl: :rotfl: PALHAÇADA É A UNICA PALAVRA QUE CONSIGO ARRANJAR PALHAÇADA ESSE SR DO CONTROLO 4 FOI SIMPLISMENTE RIDICULO COMO UM HOMEM PODE ENCRENCAR TODA UMA MAQUINA............
APESAR DISTO TUDO CHEGUEI AO FIM APESAR DAS CONTRARIADADES...... TOMMMMMMMMMA LÁAAAAAAA ........
RIDICULARIDADE NAO SE FICOU POR AQUI :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:UM CHUVEIRO DE AGUA GELADA PARA 4500 PESSOAS AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH PALHAÇADA AHHHHHHHHHHHHHHH
Á E FALTA O PASSEIO PEDESTRE QUE FOI UMA ANEDOTA PARECIA UMA COMPETIÇAO DE MARCHA ATLETICA EM QUE O PESSOAL FAZIA O CAMINHO DO PESSOAL DOS 40KM ( MESMO TRILHO ) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: SEGURO NAO AHHHHHHHHHHHHHHHHH
A COMIDA AHHAHHAAHAHAHAHAH SEM COMENTÁRIOS Já é demais HHHHHHHAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHH :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (ISTO É UM NEGOCIO E TODA A GENTE O SABE MAS TEM QUE SER DITO)
ABRAÇO A TODOS OS COMPANHEIROS DE LUTA E NAO DESISTAM ..... SEMPRE A DAR-LHE.....
ABRAÇAO
 

vascompsousa

New Member
Meus caros: se por acaso se recordarem de alguém que insistia em subir com as mudanças mais pesadas, prato pequeno atrás, o fulano não estava a cumprir nenhuma promessa. Com efeito entre as zonas de abastecimeto 1 e 2 parti o cabo do desviador traseiro e isso é que foi penar. Valeu-me a assistência da Bicimax que me colocou um cabo novo e desde aí foi a rasgar até ao fim.

De resto os meus parabéns ao Vilela e companhia. Só uma grande maratona têm diversas assistências mecânicas espalhadas pelo percurso e no meu caso foi decisivo para não desistir. Depois de um estúpido furo em 2006, a bronca do cabo em 2007.

Até pró ano

Vasco
 

varadero

New Member
card050 said:
e queria também pedir desculpa ao Varadero, porque se não estou em erro no fim também estava junto ao Conguito quando estavmos em amena cavaqueira e eu não o reconheci, "mea culpa"!!!
P.S.:daqui a 15 dias, encontramo-nos em Idanha ;)

Olá Aldo não te preocupes com isso, na Idanha a malta ve-se !!!!


Eu só tenho uma coisa a dizer.... em relação ao percusro escolhido não achei nada de especial ... acho que o percurso dos 40 tinha muito alcatrão..... :wink:
 

tkul

Utilizador Banido
Parabens aos que participaram.
Sem dúvida que 107 km a uma média de +/- 21.4 km/h é OBRA!
Acabar os 107 km, é um feito!


Quanto ao lixo nos trilhos, sou da opinião parte da culpa (e grande parte) é do próprio ciclista. A outra... poderá ser dada à organização porque poderia espalhar sacos de x em x kms para o pessoal deixar as "cenas".
É que não se podem queixar de falta de €...
 

pessita

Member
Falando do passeio de sábado, sim para mim estes eventos são passeios onde se pode disfrutar da paisagem, do ambiente e da companhia (neste capítulo 5 * Superior)...

Foi DURO!!!

Como ia nas calmas no começo, acabei por caminhar nos primeiros Km´s (nesta fase perdemos imenso tempo)

Depois do passeio pedestre (com bike) lá começamos a a dar ao pedal... até ao controlo 4... a tal história...o tal senhor... "AAAAHHHHHHH e tal têm de ir pelo alcatrão até Portalegre..."

Mas como queriamos era chegar ao fim e percorrer o trilhos completo... seguimos em frente sem o "belo" do agrafo do controlo 4.

Apartir dai continuamos com a secção fotográfica, com os piqueniques e com a companhia dos meus AMIGOS Zé e Miguel...

Escusado será dizer que quando chegamos já a Meta tinha fechado... Mas o nosso objectivo foi cumprido, chegar ao fim... com ou sem classificação para mim é o que menos importa...

Trilhos excelentes
ZA boas
jantar bom
Sinalização excelente

A única nota negativa, é que deveriam ter em consideração o número de pessoas e alongar o tempo limite de passagem do controlo e da meta...

Espero que para o ano a MARATONA seja limitada (sugeria no máximo dos máximos 3000...)

Abraços a todos aqueles que pedalam...
 
Top