Rescaldo - Maratona "Pedalar pela Vida" - Serra da Arrábida

LuisMarques

New Member
Então pessoal, estávam à espera deste tópico :mrgreen: :mrgreen:

Bem, eu como parte (pequena) da organização, pequena porque por problemas de saúde e trabalho não deu para ajudar mais :|

Gostava-mos de saber a vossa opinião acerca do evento e as vossas sugestões.

Como é óbvio já sabemos que cometemos alguns erros, e ainda por cima contámos com a colaboração de pessoal amigo que andou a brincar com as marcações :evil: :evil:

Começa a ser triste ver que este facto acontece sempre, estou a ver que só com GPS (lá fico eu de fora :mrgreen: :mrgreen:)

Agradecemos a todos a vossa participação nesta iniciativa inédita em Portugal (salvo erro), porque esse era o principal objectivo "Pedalar pela Vida"

Força nas canetas pessoal,
Luis Marques...
 

LuisMarques

New Member
Olá Francisco, salvo erro só temos os tempos e nomes dos 3 primeiros de cada percurso... Mas para saberes quais foram basta aguardar que eles sejam publicados no nosso site, mas relembro que esse não era o objectivo.

Mas constou-me que houve sprint pelo 1º lugar dos 40Km's :mrgreen: este pessoal :mrgreen: eu provávelmente fazia o mesmo :oops:

Força nas canetas pessoal,
Luis Marques...
 

ppraca

New Member
Participei e gostei, o percurso embora duro era bem bonito. Vou fazer uma pequena crítica em relação às marcações mas quero deixar os meus parabéns à organização, sempre admirei o pessoal que se dá ao muito trabalho de organizar eventos para todos poderem andar.

O problema foi de facto as marcações, penso que houve dois problemas, um com a qualidade das fitas, eram pequenas e as cores não ajudavam além disso eram poucas. Mas acima de tudo estavam mal colocadas, principalmente nos cruzamentos, penso que nos cruzamentos a melhor opção são as setas para não haver dúvidas. O segundo problema foram os amigos do costume que andaram a tirar fitas (um amigo meu que é escuteiro viu gente a tirar fitas no sábado à noite, ele ficou com dúvidas se era pessoal da organização ou não).

Quanto a mim fiquei perdido na parte final na comenda, com dois companheiros, depois resolvi continuar no percurso oficial e devo ter perdido para aí 2 km oficiais, enfim foi um bocadinho frustrante, mas como estava lá para me divertir e para competir comigo próprio, gostei e até para o ano.

Paulo Praça
 

Tomac98S

New Member
Re: Rescaldo - Maratona "Pedalar pela Vida" - Serra da Arrábida

Boas..

eu fui um dos dois que fizeram o sprint no fim dos 40km's.... mas chegar ali à entrada da "recta da meta" e ver k ainda n estava lá ninguém.. teve mesmo que ser... :mrgreen:

Se houver "fotofinish", penso que fiquei ai uns 10 cm à frente, aquilo foi mesmo renhido :D

Em relação ao evento, o pessoal esteve cinco estrelas, mas a marcação esteve mazinha.... tanto por escassa como pela côr das fitas.

Quando se entrava novamente em Azeitão, a marcação passou de mazinha a má mesmo.. faltava uma placa (n sei se alguem a retirou) o que levou muita gente a ir em frente e recomeçar o percurso novamente, e nas ruas n era perceptivel onde estava as fitas.

Eu sei que não era prova nenhuma, mas se é para estar marcado e sinalizado, que seja bem visivel.

Voltarei sem dúvida aos vossos eventos,

Cumps
Tomac98S
 

Vrpereira

New Member
Eu gostei muito, mas da minha parte já falo, primeiro a opinião da minha companheira que fez o percursso a pé por Azeitão. Ela não se cansou de elogiar o GUIA :mrgreen: :mrgreen: não sei o nome mas sabia tudo acerca de Azeitão e da sua história, adorou as caves do JM da Fonseca, com vinhos centenários, e as histórias dos vinhos, também gostou de ver como se faz o belo queijo de azeitão, da fábrica de azuleijos nem se fala.....a fazerem os azuleijos como à centenas de anos atrás (obrigado pela recordação do azuleijo da flor lindo)...depois as tortas...o moinho do Coco...etc etc....face ao anteriormente exposto, acho que esta ideia foi maravilhosa, pena não haver mais acompanhantes a aderir.

Em relação à maratona, eu começei mal com um problema nos travões...um companheiro que nem sei o nome, parou e esteve a tentar resolver o problema (a ele um obrigadão, e com um espirito de BTT enorme), como não consegui foi sem travão de trás......O percurso era muito bonito, algumas zonas conhecidas outras não, o pessoal deve ter desmatado bastante algumas zonas para podermos apreciar novos lugares na serra, depois furei...vá de reparar o furo e mais à frente o Hugo Carvalho ao ver que eu não tinha travão atrás disse que tinha de resolver aquilo senão na descida das pedreiras era perigoso, e com boa vontade dele e de alguns participantes lá se resolveu, colocando uma braçadeiras (ficou mesmo bom) obrigado a todos...assim consegui continuar. Depois foi a rolar...a disfrutar os belos trilhos (falei com bastantes participantes, pois vinha de trás para a frente e todos estavam a adorar, só se queixavam do calor), ao chegar à zona do desvio para os 70 Kms, virei para os 40 pois a companheira ia almoçar comigo e com os azares que tinha tido era capaz de dar para tarde... :D :D :D

Em resumo eu gostei bastante do percurso, em relação às marcações, pelo menos nos 40 Kms estava OK eu não me perdi :shock: :shock:, almoço em que convivi com a malta conhecida......muitos cada vez mais...UMA MANHÃ BELISSSSSSIMA

Continuem a organizar mais.............contras calor, e a altimetria para os menos preparados :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

Vitor Pereira
 

AMP

New Member
Boas,
gostei bastante desta maratona, fiquei a conhecer mais um bocado desta nossa serra, conheci companheiros novos que me iam acompanhando em diferentes partes da maratona.

Foi a prova, passeio mais dura que fiz, talvez em grande parte devido ao calor, que fez "rebentar" muitos companheiros.
Os abastecimentos foram suficientes e com bastante variedade de alimentos, sandes de carne assada, chocolates, as laranjinhas, agua etc.

As marcações do percurso infelizmente foram retiradas, não se sabe se por participantes na maratona, se por pessoas exteriores ao evento, mas que deu origem a varios enganos, nao se pode culpar a organização pois não podem estar em todos os cruzamentos, nem muito menos ao lado de todas as fitas para evitar serem retiradas, cabe a todos os participantes pensar se estas serão atitudes correctas ou não, é que a maratona nem tinha cariz competitivo, mas enfim não se pode fazer nada...

O percurso foi realmente duro, especialmente a seguir ao abastecimento perto da ribeira,
pessoalmente a prova não me correu muito bem, tive furo, tive caimbras, eu que nunca tive nada disso, foi a primeira vez, nem conseguia andar, nem empurrar a bike, mas alimentei-me á força e lá recuperei, talvez tenha sido o inicio de uma desidratação,
perdi o cleat do sapato direito, o meu conta quilometros deixou de contar devidamente, nunca soube a quantas andava, ainda dei uma queda que me deixou a anca bastante dorida...
Andei mais de meia hora perdido...enfim coisas destas andanças.

Ter conseguido acabar esta maratona e ter feito os 70kms do percurso foi uma vitória, primeiro porque só conseguiram acabar a martona á volta de vinte e tal participantes,
e principalmente porque consegui contrariar o meu corpo que no cimo da serra onde se avistava a cimenteira, depois de subir aquelas paredes por ali acima, só me dizia para desistir e chamar alguem para me ir buscar, mas recuperei e acabei a prova, fiquei contente e com um empeno que fica para a historia.

O almoço e os banhos correram normalmente, nada a apontar e sempre com aquele convivio que só este desporto oferece.

Mais uma vez é de louvar a organização por se ter associado a uma causa destas e tentar ajudar aqueles que mais precisam, e não pensar só em lucros como acontece hoje em dia...

Um abraço a todos e se houver para o ano lá estarei
AMP
 

ppisco

New Member
Qual fitas qual q ???? Mas alguém se perdeu ??? Liguei hoje a TV de manhã na SIC Noticias e nada ouvi sobre bettetistas perdidos na Serra da Arrábida...

Acho que este evento esteve muito bem organizado, os trilhos não podiam ter sido melhor escolhidos e mesmo as fitas foram bem colocadas, nos 40 km que pedalei nunca me perdi, nunca andei sozinho e sabia perfeitamente o trilho a seguir...que eu saiba o evento não era nenhuma corrida, não havia nenhum fogo para agagar e sim um convívio por uma causa nobre, logo quanto menos fitas mais “inter ajuda” entre bettetistas deverá haver para que no fim todos possamos chegar com a sensação de dever cumprido...

Parabéns aos que fizeram os 70 km...pessoal da dureza...mas a praia chamava por mim e pelos 40 me fiquei...

Parabéns aos gatos pela organização pois provaram uma vez mais sabem fazer bem feito ! Para quando o próximo evento? Por que não aproveitar e juntar o que de melhor a Arrabida oferece...Trilhos, vinho, moscatel e queijos ...seria um quatro em um...

Ppisco
 

Vrpereira

New Member
Para quando o próximo evento? Por que não aproveitar e juntar o que de melhor a Arrabida oferece...Trilhos, vinho, moscatel e queijos ...seria um quatro em um...

OH Ppisco...segundo um Zum ZUm que me chegou aos ouvidos parece que o próximo é mesmo uma daquelas Rotas dos sabores, é andar e parar para comer e provar o que na Serra existe de melhor, que como dizes é os trilhos o vinho, entre eles o moscatel e os queijos..........e as TORTAS já me esquecia, e certamente outras coisas que iremos descobrir, cá fico à espera.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

Vitor Pereira
 

A.Judas

New Member
Bem...
Depois de ler o relato do VPereira, sobre o passeio pedestre, chamei-me de Burro :lol: :lol: :lol:
Com tanta coisa boa à mão de semear, fui para os confins do INFERNO, ele era água para dentro, por cima, eu sei lá, só faltou uma "prainha" :lol:
Não tive problema com marcações, somente era preciso estar atento, porque algumas confundiam-se com a vegetação, mas como não era "competição" nem comigo nem com os " adversários :roll:" na meia estiveram à altura.
Foi um pouco duro para mim naqueles caminhos com pedra "calhaus" decididamente já não tenho "coiro" para aqueles pisos :oops: :oops:
O almocinho estava bom, e o branco embora pouco fresco era delicioso.
Parabéns aos Gatos e a todos os participantes desta maratona "Pedalar pela Vida"
pelo contributo a esta causa.

Um abraço
AJudas
 

rene

New Member
Obrigado a todos por se terem juntado a esta causa!! Eramos mesmo muitos!! :shock:

Para breve irá surgir uma reportagem da Maratona como também um pequeno filme!

Para já algumas explicações:

Relativamente a classificações, elas não irão existir. Os únicos vencederos desta Maratona foram os sobreviventes do cancro, todos os outros que não foram esquecidos e é claro, todos os participantes. Já agora, de aplaudir a presença de vários destes vencedores neste evento!! :clap: :clap:

Irão ser publicados os tempos de cada participante no nosso site, a título de curiosidade e irão aparecer por ordem, pelo numero de dorsal. Cada participante sabe o que fez e se tiver curiosidade em ver em quanto tempo o fez, é só dar uma espreitadela no site.

Quanto à sinalização, tem todos razão quanto à cor da fitas que não foi a melhor mas não tivemos outra hipotese. Quem já participou em outros eventos dos gatos sabe que a fita tem sido a vermelha e branca. O que se passou foi o seguinte: no fim de semana anterior ao da maratona, aconteceram alguns eventos na Arrábida, sinalizados com a tal fita vermelha e branca e ninguém as recolheu. Perante tanta fita dessa espalhada pela serra, só tinhamos que escolher outra e não tivemos muitas hipoteses. Ainda assim, no Sábado (dia 27) à medida que íamos marcando o percurso ainda recolhemos vários sacos da tal fita vermelha e branca mas não quisemos arriscar. Para além do enorme trabalho que é sinalizar um percurso na Serra da Arrábida por entre singles, vegetação, paredes autênticas, etc... ainda tivemos o trabalho de andar a recolher fitas de outros eventos... :evil: :evil:

O percurso foi sinalizado de véspera (das 8h às 20h). Depois de marcado ainda foi revisto. No Domingo às 8h foram colocados no percurso veículos motorizados para voltar a verificar a sinalização (e já faltavam fitas :shock: :evil:). Sabíamos que era um risco sinalizar certas zonas como por exemplo a Comenda (pelo grande movimento) mas não se compreende o porquê de andarem a brincar com placas de mudança de sinalização virando-as ao contrário, partir ramos com fitas e atirá-los para o chão... não se compreende!! Alguém tentou destruir este evento mas não conseguiu. Pelas opiniões da maioria dos participantes foi um sucesso e todos querem repetir!! Aliás dos 40kms ninguém se queixou (que eu saiba) e acho que foi só mesmo na zona da Comenda que a sinalização foi destruída mas tudo se resolveu e todos chegaram ao fim.

Só o facto de virem ter conosco e dizerem que foram os melhores trilhos das suas vidas, que apesar de pedalarem na Arrábida, não conheciam este ou aquele, que o nosso apoio e espírito foi excepcional, etc, só nos dá força para continuarmos a dar a conhecer a maravilhosa Serra Mãe e este lindo desporto!! E sempre que possível associado a causas como esta! :wink:

Mais um vez, obrigado e parabéns a todos os participantes!! E já agora pareceu-me que todos responderam ao apelo sobre o lixo. Nas zonas em que passámos não vimos nada!! :shock: :clap: :clap: Mas ainda vamos começar hoje a desmarcar o percurso mas à primeira vista... :wink: :D

Força betetistas
:xau:
 

xman

Member
Caros,

Tal como muitos outros fui um dos que me inscrevi nos 70Km (pois pensei na minha ingenuidade “se faço 30Km na boa em Monsanto, os 40Km na Arrábida não são desafio :shock: ” errado!!!), mas a falta de pernas e o calor excessivo fizeram-me optar pelos, muito longos, 40 Km. :mrgreen:
Relativamente ao trajecto e organização (com tudo o que inclui), para mim que sou estreante nestas andanças de passeios organizados, estava tudo OK :clap:. A sinalização, apenas falhou no final dos 40Km, já dentro de Vila Fresca. Durante todo o resto do percurso não tive problemas, excepto algum tempo que andei sozinho (logo a seguir á fonte/segundo abastecimento), tive algumas dúvidas, mas como ia com calma, devido ao cansaço e calor, consegui não me perder.

Relativamente ao lixo :grrr:, logo a seguir ao 1º abastecimento, na 1ª subida vi pelo menos umas 5 ou 6 garrafas no chão das que estavam a ser dadas no abastecimento, alem dos plásticos das barritas energéticas. :evil:

Já agora, e fotos? :wink: Eu vi algum pessoal a tirar fotos, da organização e não só, não querem colocar aqui ou no site do Núcleo de BTT de Vila Fresca de Azeitão.

Nota final, gostei muito, dói-me as pernas e os braços, para a próxima gostava fazer os 70Km e chegar ao fim, melhor do que cheguei agora ao fim dos 40Km. :D
 
olá amigos!!

meus amigos já aqui tudo de bom foi dito :lol: :lol:
mas eu tenho a minha estória muito pessoal e digo-vos , ainda lá fui encontrar cavilhas de granadas de quando fui militar e ia treinar para a serra ainda conheci e passei nos mesmos sitios aonde estive acampado e fiz tiro e longas caminhadas enfim foi uma alegria enorme fiz os 40 kl com muito gozo ,voltarei lá quando houver outra oportunidade :!: :!: :!:
sobre a organização , são jovens que fizeram um exclente trabalho desde os abastecimentos ao almoço aos aperitivos á simpatia tudo estava muito bom :!: :!:parabéns :lol: :lol:
sobre as marcações é assim :!:primeiro somos todos cicloturistas :!: istamos ali para apreciar a serra e as suas paisagens não para competir é verdade que havia alguma dificuldade visual com as fitas mas para isso é que apreciamos a paisagem :lol: :lol
sobre os cicloturistas que querem classificações seria bom que lessem o dicionário de portugues :!: :!: o hugo carvalho tem cá uma paciência :| :| :| vai lá vai:
a história militar foi á 33 anos.
a liga portuguesa contra o cancro istá de parabéns tem a juventude deste país a trabalhar por uma boa causa :ideia: :ideia:

um abraço a todos
sempre pedalando luis varela
 

joaolouro

New Member
Parabens á organização
houve falhas, ex. a cor das fitas de sinalização, mas no geral esteve bom, um percurso bastante duro , com o calor a aumentar as dificuldades, fico á espera do proximo evento organizado pelos gatos.
Só pela causa a que se destinava merecem nota máxima.
 

ruim

New Member
Bons dias

parabens a organização , a iniciativa , aos participantes , aqueles que " abdicaram " de pedalar
para que nós o fizessemos ,
nem fiz os 40 nem os 70 , encontrei uns companheiros que voltavam para trás na zona do parque de campismo , convencios a acabar a subida e ir pela estrada , só que quando cheguei a estrada
" solidariezei-me " e vim com eles , já ia muito atrasado , voltar para trás e fazer tudo " bem " sozinho .... não arrisquei , mas soube-me a pouco .
espero ter contribuido positivamente .

saudinha da boa
RuiM
 

Dordioj

New Member
ora viva pessoal
eucomo membro da organização estou de uma forma geral satisfeito,foi um evento que nos deu muito trabalho a preparar,trabalhamos com o objectvo de agradar ao maior numero de pessoas possivel,(porque agradar atoda a gente é IMPOSSIVEL penso que de uma forma geral os objectivos foram cumpridos,claro que estes comentarios nos incentivam a continuar a fazer melhor.
vamos no futuro continuar a organizar eventos,com o mesmo empenho como até aqui,com a preocupação de ir corrigindo os erros, E de manter o nosso desporto BTT ao lado de causas nobres
OBRIGADO A TODOS OS QUE PARTICIPARAM NESTE EVENTO.
 

mvalente31

New Member
Bom dia,

Alguém gravou o passeio em gps e consegue arranjar o track ? Eu já tenho o que está no site, mas na parte de 40km tem muito poucos pontos e o erro parece ser grande. Dá ideia que é um track teorico.

obrigado

mvalente31
 

pedal

New Member
Estaremos lá para o ano que vem, a causa que está em cima do selim é mais do que uma razão para se participar e acima de tudo ajudar a combater os malditos cancers.

Um chaparro agradece a força da organização na realização deste evento.

Quim para o ano que vem, eu e o luis vamos na vespera e nem penses que se safas de uma noitada ,,,ehehheh

Eu tirei algumas fotos, depois logo digo o local onde estão colocadas.
 

Dordioj

New Member
pedal
olha que eu sou chaparro dos duros desta safaram-se olha que da proxima,o empeno da noite de certeza que há-de ser pior que o do dia a pedalar vai-te preparando,acertamos os pormenores lá para novembro na vespera do passeio dos chaparros.
estou ansioso por um empeno desses,ppisco que o diga......(falta de treino) ......
 

Dordioj

New Member
depois de chegar a casa com muitos metros de fita pretoe amarela estou mais contente que nunca porquê?
PORQUE TODOS OS PARTICIPANTES DA MARATONA PEDALAR UM DIA PELA VIDA DERAM UM ENORME EXEMPLO DE CIVISMO E BOA EDUCAÇÃO,depois de cerca de 75% do percurso limpo o LIXO QUE SE PODIA ATRIBUIR AOS PARTICIPANTES NÃO EXISTIA, TODA AGENTE PERCEBEU A MENSAGEM,E LEVOU O LIXO PARA CASA, DESTA FORMA E COM EXEMPLOS DESTES SE CONQUISTA A CONFIANÇA DOS PROPRIETARIOS E SOBRETUDO DO PARQUE NATURAL DA ARRABIDA PARA QUE DE FUTURO SE POSSAM A CONTINUAR AFAZER BTT NA ARRABIDA.
OBRIGADO A TODOS
 
Top