[RESCALDO]Maratona/Passeio Alte - Alte - 25 de Abril 2007

Nuno Félix

Super Moderador
Pois para mim e para a minha mulher, a chuva e a consequente lama falaram mais "alte"!

Fomos até lá, mas o panorama não agradou!

E como a nossa ideia é divertimento, achámos que esse se iria transformar em sofrimento...

Fica pró ano!

:cry: :cry: :cry:
 

Ratolas

New Member
Eu estava preparado para o pior e o pior aconteceu, o piso estava muito enlameado e só consegui fazer os primeiros 12kms, o desviador carregado de lama não resistiu ás minhas pedaladas e partiu. Cortei a corrente e improvisei uma Singlespeed, mas ou ficava muito levezinha no prato pequeno ou pesada no prato do meio, por isso desisti por não haver condições de prosseguir, deu apenas para regressar a Alte montado.
imagem049ug4.jpg
 
Ia-me acontecendo exactamente como ao Ratolas aqui em cima, aos 12 kms, ainda subi à esquerda no alcatrão, mas então era mais do mesmo (ou pior!), mas para fazer 75 kms e como já tinha tido mais de um ameaço valente de que o esticador ia desta para melhor - tive de o ir bucar duas vezes com a mão - , achei melhor vir de alcatrão para Alte. Pelo que eu vi, fomos muitos os que tivémos esta ideia, mas eram já tantos os companheiros que tinhamos visto com problemas graves, que foi mesmo o melhor - o material está caro para todos!.

Fui de Coimbra de propósito para fazer esta maratona, porque fiz em Outubro o track da prova do ano passado e achei espectacular.

Enfim, ninguém podia prever aquela chuvada de noite. Mas: eu nunca tinha visto lama /barro como àquele, parecia cola, rebentava mesmo com a transmissão da bike toda!

Para o ano volto! Mas agora é Portalegre....
 

Nunick

New Member
Boas

Cheguei agora também e digo o mesmo, nunca tinha visto tanta lama! Felizmente o meu desviador foi-se aguentando, penso que ajudou o facto de ter a cassete e corrente mesmo bem lubrificada, pois não cheguei a ter grandes problemas, sem ser o facto da corrente começar a "passar" mas assim que saiu a lama ficou porreiro. Gostei do percurso embora tenha sabido a pouco.

Inscrevi-me para a meia-maratona mas depois tava naquela de ir pros 75 mas não me apercebi da zona de viragem e como eu tinha o dorsal verde a rapariga indicou-me o lado e eu não reparei. Por isso é que tava a achar estranho tar a ir outra vez pra Alte! e pensava: "epá mas isto ainda só vão 50.." Enfim

Gostei dos singles principalmente o do castelo, não gostei foi mto dakela parte de pedra "presa", já tinha os braços todos tremidos.

Ponto menos positivos: -local dos banhos um pouco afastado
- almoço podia ser melhor, só apanhei entremeada, entremeada e entremeada.

No geral, e tendo em conta a dimensão do evento, penso que foi positivo. Mas deixo um alerta pra que o aumento da dimensão do evento não provoque uma queda da qualidade.

Abraço :)
 

MrOrbea

New Member
Bem prá rapaziada do bttsor a maratona foi bastante divertida, claro que a lama causou transtornos a todos, mas estavamos la pra chegar ao fim e assim aconteceu, participei na vertente competitiva e gostei bastante foi ALTEmente, quando aqui ao meu companheiro de viagem o Peanuts tambem gostou da maratona e chegou ao fim pronto pra mais.

Aqueles singles eram bastante bonitos e deram um gozo enorme de fazer, o percurso estava bem marcado e tinha umas paisagens á maneira.Um pequeno reparo para os almoços, pois nos tivemos de ir almoçar a outro sitio devido ao enorme tempo de espera previsto(um ponto a rever).

Ha quem chame a Porto de Mos o reino da pedra...mas hoje havia bastante e notou-se que fez os seus estragos.
 

yjmalmsteen

New Member
Boas pessoal
Fiz o percurso de 48 km que no total foram cerca de 54 km + -.
este ano o percurso estava mais rolante que no ano passado e mais acessível. Contudo nem tudo são rosas e havia muita lama no inicio devido à chuva que houve durante a noite e ainda o inicio da manha. Muito pessoal teve que voltar para casa mais cedo o que é uma pena porque para cá estarem tiveram muitos que percorrer uma longa distância para (como já foi dito) fazer cerca de 10 km e depois ter que desistir devido a problemas nas bikes.

No meu caso com a minha Hardrock 2006 traficada não tive problema não parti nada.
O único que me aconteceu (no bem que ia) foi furar ao passar uma ribeira sem agua talvez a 10 km do fim mas como a câmara de ar tinha liquido aguentou-se um pouco até que finalmente tive que substituir. Qual não foi o meu espanto quando quando fui para encher a nova câmara a minha bela bomba não funcionava (e tinha-a usado na noite anterior) então com o pouco que enchi segui podia ser que desse para chegar ao fim...resultado -> furei outra vez :S Foi então aqui que se viu o companheirismo que há neste desporto.

Aqui vos deixo a historia e o meu muito obrigado a todos embora não saiba o nome deles:

Primeiro um colega do pedal que por acaso não sei o nome me cedeu uma câmara de ar, passado uns minutos passou um membro do btt mem moniz que tentou encher a roda mas o CO2 não foi suficiente...segui mais um pouco e um outro colega acho que é o Iscas cá no forum (se bem me lembro do nickname) com uma Trek em carbono me deu uma mãozinha para encher o que faltava só que não foi o suficiente e voltei a furar então fiz os últimos 2 ou 3 km à pata.

Resultado além destes problemas a prova em si foi muito boa, pena a lama e eu ter tido estes furos. A baixo vos deixo algumas fotos e outra vez agradeço a ajuda que me prestaram.


DSC03830_resize.JPG

DSC03833_resize.JPG

DSC03838_resize.JPG

DSC03844_resize.JPG

DSC03849_resize.JPG

DSC03851_resize.JPG

DSC03861_resize.JPG

DSC03864_resize.JPG

DSC03875_resize.JPG

DSC03880_resize.JPG

DSC03885_resize.JPG

DSC03894_resize.JPG

DSC03896_resize.JPG

DSC03897_resize.JPG


That's All Folks pró ano há mais
 
A

aleluia

Guest
olá pessoal

Eu fui um de muitos que não passou dos 11 ou 12 Km ,fui traido pelo meu desviador e pela quantidade de lama , mas no entanto deu para perceber que este ano o passeio de alte foi do agrado da maioria do pessoal .
Quero aqui enviar os meus sinceros parabens a toda a organização e em especial ao meu amigo Acácio pelo esforço enorme que eu sei que teve em por de pé mais este grande passeio de BTT.
O ano passado foram muitas a criticas aqui no forum sobre tudo o que não correu bem .Espero que este ano o pessoal tenha a coragem de "encher"este forum sobre este evento tambem com as coisas boas do passeio, que me pareceram mesmo para o pessoal da taça que foram muitas e muito positivas.

Boas pedaladas... e até Portalegre.
 

TheTraveler

Active Member
serginho vm said:
eu nunca tinha visto lama /barro como àquele, parecia cola, rebentava mesmo com a transmissão da bike toda!


Os que reclamam da lama é porque nunca viram deste barro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Comigo foi o dropout e a corrente partida.


map_sub-regioes-alg1.gif

Esta zona chama-se Barrocal Algarvio, concerteza que têm alguma coisa a ver com o barro em que esta terra se transforma.


Parabéns à organização. :clap: :clap: :clap:
 

biafra

New Member
boas
realmente este ano foi mais acessivél embora a lama não ajuda-se, mas era para todos
de resto o espetculo a que já nos habituaram nos anos anteriores.
nota menos positiva para os banhos e para o almoço.
para o ano lá estaremos.

Ratolas é sempre a mesma desculpa pá...
assim não vais lá, acho que com a tua Prophet 5000 SuperStar não te safas.
enfim quem não têm pernas inventa uma desculpa qualquer."

boas pedaladas
 

doc

Member
yjmalmsteen said:
passado uns minutos passou um membro do btt mem moniz que tentou encher a roda mas o CO2 não foi suficiente...

Esse gajo do btt mem moniz, chamam-lhe DOC :mrgreen: , e afinal... menti-te, quando lavei a bike e despejei a tralha toda no chão descobri outra botija de co2 :oops: , mas aquilo não deu para encher porque saiu uma mola do botão.

Ainda não fiz nenhum passeio de btt que não gostasse do precurso, e este não foi excepção, antes pelo contrário, a maioria dos estradões já os conhecia e outros são os que faço todos os fins-de-semana, por isso já sabia onde estavam as subidas,descidas edeu para gerir muito bem o esforço, chegando ao final dos supostos 48 que afinal foram 54, fresco como uma alface, mesmo andando a um ritmo muito alto, por culpa de uma traíção do Traveler que me anbandonou para os 28km (mas está perdoado, tem uma desculpa valida), então fiz grande parte dos 54km sozinho, até que no estradão para o Esteval dos Mouros apanhei os companheiros do bttmemmoniz com um furo (grande Maurício!!! leva uma carrada de camaras de ar suplente e todas furadas :lol:).

Em relação a questão dos banhos: com a Fonte Grande cheia, quem é que precisa de ir mais longe? :mrgreen: Para mim, sendo perto de casa, nem roupa levei para trocar, mas compreendo que para a malta que vem de mais longe seja complicado.
Mas a organização tinha úm autocarro ao pé do cemitério só para levar a malta para os banhos em Benafim,

Em relação a lama, alguem esteve no G100 em Grandola de 2005? Então, Alte ao pé disso não foi nada de especial.
 

FDura

Utilizador Banido
Durinha de início derivado ao terreno empapado, mas depois o fim á vista (48 km).

Foi pena haver tanta queda (deduzo eu pois não vi nenhuma mas em Alte no fim fartei-me de ver pessoal com ligaduras e pensos) e tanto material estragado (principalmente na primeira subida vi 3 ou 4 desviadores a cederem, droup out a partirem e algumas correntes a partirem também).

A melhorar a meu ver são os banhos, pois caldeiras tão pequenas de certeza que não conseguem aquecer água para todos.

Quanto ao almoço não consegui devorar tudo, tal era a quantidade e boa.
 
Aleluia,
Um abraço amigo para ti, aqui do serginho, da scott rc 10 que estava com o carro (passat cinzenta) estacionado ao teu lado! Obrigado pela água e pela boa disposição, deu para perceber que "controlas" aí a cena toda. :wink: Um abraço e até Portalegre, pode ser que nos voltemos a encontrar no principio e no fim, mas desta vez com melhor sorte!
 

Aztec

New Member
Boas!

Poizé, lá se passou um belo dia de btt, deu para encher a barriga...trilhos fantásticos!
Aqueles singletracks todos, a serra, todo o percurso por assim dizer.

Como já foi referido, a lama era mais que muita, foram desviadores partidos, correntes partidas...enfim houve de tudo! Muitos furos também...as minhas 2 câmaras de ar suplentes mais os remendos deram mesmo à justa!

Acho que foi um percurso muito bem escolhido, bem sinalizado...e quero dar os meus parabéns à organização pela logística disponibilizada ao longo do percurso, desde a GNR, Escuteiros, pessoal da Escola Profissional de Alte...desempenharam muito bem o seu papel, sempre com simpatia!

Em relação aos abastecimentos acho que estiveram muito bem também, desde bolos secos a fruta variada, gatorade, águas...moças bonitas! :mrgreen:

Em relação à maratona em si, penso que foi boa, apenas algo desgastante, em parte pela lama que havia e pela parte final com aquelas pedras todas...

No que toca aos banhos, como o biculas já referiu, não correu bem!
Em primeiro lugar ficava longe!
Em segundo lugar, as condições daqueles "balneários" não eram as ideais para meter lá umas quantas centenas de pessoas :s
Resultado, confusão e porcaria!
Eu tive que acabar de me vestir lá fora...
É um ponto a melhorar, se tencionam meter tanta gente nos próximos anos, procurem criar as infraestruturas necessárias.

Em relação ao almoço, estava saboroso, mas foi pouco! Muito pessoal ficou-se a queixar com fome, e que a comida era pouca, eu também achei...
O tempo de espera também foi algum....mas nem correu mal.

Resumindo, esta maratona tem de tudo, e os singles deixaram-me com água na boca! A paisagem é fantástica, é deveras um local privilegiado para a prática do btt.

Tenciono estar presente no próximo ano!

Ficam mais algumas fotos...


maratonadealte001mediumla3.jpg


maratonadealte003mediumjd1.jpg


maratonadealte006mediumwt3.jpg


maratonadealte009mediumrq2.jpg


maratonadealte013mediumpk5.jpg


maratonadealte014mediumws3.jpg


maratonadealte015mediumit3.jpg


maratonadealte016mediumyi7.jpg


maratonadealte017mediumaa5.jpg


maratonadealte018mediumto4.jpg


maratonadealte019mediumkj6.jpg


maratonadealte020mediumdy4.jpg


maratonadealte022mediumiq9.jpg


maratonadealte023mediumzy2.jpg


maratonadealte024mediumew3.jpg


maratonadealte026mediummg0.jpg


maratonadealte027mediumgu6.jpg


maratonadealte028mediumvv9.jpg


maratonadealte029mediumal6.jpg


maratonadealte030mediumkt5.jpg


maratonadealte032mediumtc6.jpg


maratonadealte033mediumrz4.jpg


maratonadealte035mediumrk1.jpg


maratonadealte036mediumuk8.jpg


maratonadealte039mediumzz6.jpg


maratonadealte040mediumrm7.jpg


maratonadealte041mediumta3.jpg


maratonadealte043mediumgh9.jpg




P.S - Continua a chatear-me ver que há ainda alguns "senhores" que atiram lixo para o chão com uma naturalidade...
Enfim, não há nada a fazer, isso são princípios básicos da educação de uma pessoa, e assim se vê, mostram o que são :eish:



Cumprimentos
 

yamabike

New Member
Olá pessoal !!
Grandaprova esta Maratona de Alte.

É um facto que a lama do inicio causou alguns problemas a inúmeros atletas, mas o BTT é mesmo assim, cheio de imprevistos. - Nota mental - levar sempre um pouco de óleo para a corrente -

Achei o precurso espectacular, com uma paisagem muito bonita e para quem só conhece o Algarve das praias, fica a saber que o Algarve tem muito mais para oferecer.

Participei na Meia - Maratona 48km ( marquei +- 54km), e tudo correu bem, pois para além de dosear o esforço fisíco, dosiei também a força sobre os pedais e a corrente. No final a bike estava pronta para outra maratona.

Acho que no geral correu tudo muito bem:
+++ Positivo: os belos abastecimentos, o almoço para mim estava muito bem, a beleza do percurso.
--- menos bem: o atraso na partida e os banhos.

Cumps
YamaBike
 

Miguel Cardoso

New Member
Para a Maratona de Alte já se pode aplicar a velha máxima "quando mais velha melhor", este ano notou-se uma grande evolução organizativa, grande percurso, bons abastecimentos, boa assitência, muita segurança, prontidão por parte dos colaboradores, bombeiros, GNR, etc... gente muito simpática, muita camaradagem enfim muito BTT, quero dar os parabens à organização e que continuem por muitos e muitos anos. Só posso fazer uma observação, a maratona de Alte merece mais e melhores balnearios, e mais acessiveis aos participantes.
Quero aqui enviar um abraço e as melhoras a um rapaz, por quem passei, que teve um acidente com um carro ligeiro num troço de alcatrão, ficou com o queixo muito mal tratado.
Completei os 75 Km sem quedas, sem furos, com a corrente inteira, com o desviador completo e com um grande empeno no corpo, acho que não poderia ser melhor, para o ano lá estarei.
Uma salva de :clap: para a organização.
Miguel Cardoso
 

LSD

New Member
HardPro said:
P.S - Continua a chatear-me ver que há ainda alguns "senhores" que atiram lixo para o chão com uma naturalidade...
Enfim, não há nada a fazer, isso são princípios básicos da educação de uma pessoa, e assim se vê, mostram o que são :eish:

Pois é amigo do pedal!
É impressionante a quantidade de lixo que as pessoas deixam para trás.
Não há civismo nenhum.
As pessoas simplesmente se estão a lixar para tudo e para todos.
E o pior é que não é só nos trilhos, pois quando seguia de viagem para casa, ia atrás de um jipinho com suporte de bicicleta que o seu condutor simplesmente abriu o vidro e jogou a garrafa vazia para a via, mais um pouco e batia-me no parabrisas...
Lá em casa deve fazer o mesmo. Quando acaba de beber o liquido da garrafa, deve jogar para o chão. :twisted: :evil: :cadeirada:

Desculpem lá o desabafo...

LSD
 

webibinho

New Member
Excelente

Abastecimento excelente, percurso excelente, segurança excelente, bem marcado, é a primeira vez que não ouvi alguém se queixar de ter-se perdido.

Nota 5

Quanto aos banhos e a espera na comida, é normal num evento com 1700 pessoas. Só se tivessem 500 chuveiros e uma mulher de minuto a minuto a lavar o chão, etc.

Alte espera por todos em 2008
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Foi ALTEmente!

Este ano, comparativamente ao ano passado foi tipo reviravolta de 180º, e por isso a organização está de parabéns.

Fiz os 75km, e do percurso, estou como o outro, só posso dizer que foi: BOMBÁSTICO :mrgreen: :lol:

Percurso 20 estrelas, muito bem marcado, com uns singles deliciosos, e ainda deu para ver os pastilhados, e ouvir o som, muito cómico mesmo :lol: :lol:

As infraestruturas dos banhos, apesar do esforço feito foram insuficientes, e ficam um bocado "fora de mão", mas tenho que salientar o facto positivo de terem tentado corrigir a situação.

Os almoços, por um lado é bom que se racione para chegar para todos, por outro lado depois dos 75km que fiz aquilo coube na cova de um dente :mrgreen:
O tempo de espera não foi assim tão significativo quanto isso (no meu caso), se bem que quando se está com fome, todos os segundos contam :roll:

No ano passado escrevi que voltaria porque toda a gente merece segundas oportunidades, este ano posso dizer que voltarei porque gostei :yeah:

Desculpem-me o comentário reduzido, mas estou à pressa, depois dou mais uns bitaites :wink:
 

vald

Member
A minha maratona correu-me bastante bem ao início, e depois de ver a quantidade de desviadores partidos pensei "isto está a correr bem". À chegada ao final e quando faltavam cerca de 6 km para o final, a corrente não aguentou e como o descravador de correntes ficou a descansar em casa, lá vou eu a pé e a aproveitar as descidas. Um final menos agradável de uma maratona bastante bem organizada no percurso. Quanto aos banhos e almoços, não posso dar a minha opinião, pois não tomei nem almocei, pisguei-me logo a seguir... para o ano haverá mais e quero regressar.
Um abraço e bons trilhos.
pbpic1290866.jpg
 

daraopedal

New Member
Grande evento, grande percurso. Gostei muito, passámos por zonas espectaculares (especialmente junto ao Castelo de Paderne, os singles tracks antes da 1ª zona de abastecimentos e junto à Ribeira de Algibre).
Mas S. Pedro pregou-nos uma partida na noite e a chuva deixou o terreno num estado terrível: aquilo era cá uma paparoca :mrgreen: Aquilo era uma autêntica recauchutagem de pneus :shock:
Além disso os últimos 7 km (dos 75) foram duros, muito duros. Muita pedra, muita pedra, muita pedra... Mau para as costas e o rabo...
O single track final junto ao rio foi muito bom e ainda deu para curtir um som com o pessoal da Rave party.
De negativo, o atraso na partida e o facto de algum pessoal andar stressado nessas coisas e refilar por tudo e por nada. A sério, aquilo é para curtir pessoal, não esqueçam!
Felizmente, o meu desviador aguentou, mas se não fosse uma alma caridosa que me arranjou óleo logo a seguir ao primeiro reabastecimento e junto à fonte de Paderne, ia ser muito complicado para a minha corrente. :ideia: Tenho de me lembrar de levar óleo para a próxima.
Fiquei bem empenado mas valeu. Quanto aos banhos e almoço, não fiquei para ver...
Boas pedaladas
Daraopedal
 
Top