[RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Olá pessoal,

Missão cumprida!  :cheers:. Mais uma Maratona, que foi a primeira onde practicamente o percurso todo utilizei a talega  :shock:, isto porque, 101 era demais para mim   :zezus:, e 40 pareciam poucos :tretas:, mas com o calor que se fez sentir acabámos por fazer apenas 55. A serra só se via mesmo era ao longe.  :(

Quanto às tão faladas marcações, realmente a coisa não correu muito bem, isto porque, algumas devem ter sido mesmo retiradas  :cadeirada:.  :-K Havia muita fita, mas diga-se, que se as fitas fossem de uma côr tipo vermelho e branco também ajudava mais do que banco.

Fomos à banhoca, que tava fria, mas que com o calor a malta até nem se importou assim tanto. E depois é que foram elas. Esperar, esperar, esperar até que viesse o almoço, coisa que só aconteceu  por volta das 14:15 ou mais, depois de já muito boa gente se ter ido embora farta de tanto esperar  :cry:. Havia bastante comida, diga-se, Cozido à Portuguesa.

Acho que no geral o Clube de Vale de Barrios se esforçou por proporcionar um bom evento ao pessoal, mas é verdade que algumas coisas não ajudaram, mas que, se corrigidas, podem vir a proporcionar uma 2ª biciconcentração de alto nível.

Fica o registo fotográfico do evento:

Os preparativos (Flip):

ypwvm9.jpg


O amigo Alcides:

ypwvm4.jpg


O local da partida:

ypwvmg.jpg


ypwvmh.jpg


O Percurso:

ypwvmj.jpg


ypwvml.jpg


ypwvmz.jpg


ypwvn2.jpg


ypwvmw.jpg


ypwvn7.jpg


ypwvmt.jpg


Parece que a moda da cervejinha light se anda a espalhar... tenho de começar a ter cuidado com as companhias... :rotfl: Já não se fazem Homens como antigamente.. Jola que é Jola não é light! :rotfl:

ypwvnc.jpg


Podem ver mais umas fotitas no meu fotopic.

Abraço,

Bruno Pereira.
 

paulo_btt

New Member
Re: 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo - 27, 28 e 29 Julho de 2007

boas , eu fui para os dirts sabado a noite , foi muito fixe ate deixaram entrar na demonstraçao e tudo :mrgreen: , a unica coisa que esteve mal foi quando um rapaz a sacar nothing caiu e aleijou-se e nem ambulancia nem INEM , teve que esperar cerca de 20 minutos xeio de dores no xao :roll:

cumps
 

PeeWee

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Boas!

A expectativa era muita em relação a este evento, devido à publicidade e aos patrocinadores que aderiram!

Como primeiro evento há coisas que se desculpam outras nem por isso, pois são elementares!

A partida anunciada para as 8.30, só ocorreu cerca das 9 horas e com o calor que já estava, 30 minutos faz muita diferença!

Quem fez o briefing aos atletas teve muita boa vontade, mas não se ouviu nada do que ele explicou, por não terem ligado o sistemade som, nem ter megafone!

No primeiro ponto de controlo só havia uma pessoa a agrafar os dorsais o que gerou alguma confusão e congestionamento!

Quanto as marcações podiam e deviam estar bem melhor, pois algumas mudanças de direcção podiam estar sinalizadas com placas, e as fitas também poderiam estar mais visivéis!!

Os abastecimentos estiveram bem (as laranjas podiam estar partidas)e as pessoas eram muito simpáticas!

Quanto aos banhos e ao almoço não posso dizer nada pois logo que terminei fui para casa, mas também não me agradaria muito comer cozido à portuguesa com o calor que estava!Gostos não se discutem!

Penso que com algumas mudanças e a escolha de outra data (com menos calor e mais pessoal, pois nesta altura do ano muito pessoal está de férias), é um evento com futuro!

Notasse que há força de vontade de quem organizou, mas em alguns aspectos falharam!

Força para o ano e espero que tomem estas criticas como construtivas!

Pedro-Estremoz
 

Joaquim Bonito

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Pra ñ tar sempre a falar do mesmo, marcações, atrasos etc... Só kero perguntar pelas listas de prémios :#1:e lista de classificações :podio:
 

LOKO

Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Tb gostava de ver essas listas e a quem saiu o premio no sorteio dos bilhetes de entrada.

Apesar de não ter participado em nenhum evento (prova/passeio) não podia mesmo e ainda bem pois com o calor que estava acho que não ia mesmo, estive lá na sexta feira a noite, e ai fiquei um pouco desiludido pois paguei 5 euros para entrar + 5 da Maria, a miuda não pagou, e quando entro pavilhões fechados, sem luz, parecia que so começava no dia a seguir não fosse a música que se ouvia do palco, que por acaso até tocavam bem.
Estava tudo notoriamente atrasado.

No sábado ainda passei por lá por volta das 14h00 a ver se espreitava o pessoal a chegar ou alguma concentração, mas nada.
de noite já so se pagava 2,5 euros para entrar, mas não entrei a maria disse logo que eu era doido se fosse gastar mais dinheiro ali. então entreguei apenas os bilhetes do dia anterior para o sorteio, sempre podia ter essa sorte, embora não soubesse quando ia ser feito nem nada.

Deve ser dificil organizar algo do género e logo destas dimensões para uma primeira vez, espero que continuem e que tenha servido pelo menos tirar algumas lições e quem sabe para o ano temos ai um mega evento.

Cumprimentos e parabens pela iniciativa
 

Xeryff

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Caros amigos do BTT :hehe:
É com grande satisfação que venho a este fórum dizer que participei na referida meia-maratona de BTT na “minha terra” :wlcm:.
Para o próximo ano lá estarei, o que não quer dizer que a meu ver algumas coisas tenham corrido “menos bem” :nana::
Eu com alguns amigos do BTT, fui na Sexta feira ás 16:00 levantar os dorsais e papelada, eram 17:45 quando começaram a dar os “sacos” ao pessoal, no programa da “festas” dizia: Abertura de Secretariado ás 15:00 :cadeirada:.
Fiz os 40 Km da meia maratona em +-1:30H, isto porque dei tudo para a meia maratona, como sou de cá e vi a volta começar a rolar e por volta das 10:30 arrancar para a (minha querida) Serra da Arrábida, nem sequer me passou pela cabeça uma coisa dessas, não tenho pernas pra isso nem gosto de sofrer a andar de Bike, o BTT para mim é para ser sempre a curtir e com muito prazer :cheers:.
O Almoço chegou MUITO tarde :s, tão tarde que parte do pessoal já tinha bazado, mas foi o que perderam, com akele calor não lembrava muito um Cozido á Portuguesa….. mas tava uma DELICIA…. UMA DELICIA, parabéns á(o) Cozinheira(o) :exacto:.
Para terminar, acho mal que o facto de estar marcado no programa das “festas” o sorteio ás 20:00 e eram 22:00 horas quando sai do recinto e ainda não tinham feito o “sorteio”.
De resto, continuo a louvar a organização pelo evento que fizeram na “minha” terra e dizer de Coração que as criticas são para melhorar para o próximo ano, com vista por o Pinhal Novo na rota das grandes provas de BTT no nosso querido Portugal.
SEMPRE PELO BTT :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:​

http://bttascaduxico.blogspot.com/
 

grox

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Viva!
Também participei na maratona da minha terra, espero que a primeira de muitas, pelo gosto que há na zona pelo btt e pelo nº de praticantes que se encontram diariamente na Serra da Arrábida ou nos Barris.
Como as críticas servem para melhorar, cá vai:
Para começar, as marcações. Até agora, comparando com outras provas em que tenho participado, foram das piores. Uma cor diferente (laranja, vermelho) tinha ajudado, já que me perdi por 3 vezes, tudo junto devo ter perdido 1/2 hora e a paciência...
Quanto ao percurso, eu que até ía fazer os 44 km devido a ter treinado pouco nos últimos tempos, decidi fazer os 101 km, já que tenho a ideia que toda a gente chegou fresca desses 44 km, e depois é que foram elas...
O percurso até era interessante, mas mais adequado ao outono/inverno ou ao início de Primavera; a partir dos 60 km foi sempre a subir (e que subidas), na altura em que alguns já começavam a desistir...
Com o calor que estava, o risco de desidratação apareceu, ouvindo mesmo relatos no final de indícios disso mesmo de pessoal menos precavido que ingeriu menos líquidos.
Para dar o meu exemplo, enchi 3 vezes o camelback (de 3 litros...) e não urinei uma única vez...
A minha sugestão vai no sentido de se fazer uns 40 e tal km mais duros em serra, de modo a que toda a gente possa usufruir da bela serra da arrábida enquanto participa na prova, o que penso que todos conseguem fazer, e então depois, para quem quiser, vem os 100 com um nível de dificuldade médio.
Se não fizeram isso de modo a que os participantes passassem no recinto, já é outra questão, mas ainda assim, penso que se pode fazer uma passagem pelo recinto e arrancar novamente para a serra por outro caminho, para quem for aos 100 km.
O almoço estava bom, se bem que um cozido à portuguesa neste tempo...
De resto, lá estarei para o ano.
Cumprimentos.
 
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Olá malta,

Mais uma mini-video meio marado que fiz de uma parte do percurso :mrgreen:. Espero que gostem!

http://www.youtube.com/v/Ip6Y30kJZxo​

Abraço,

Bruno Pereira.
 

smbm

Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Boas,

Fui um dos que cumpriu os terríveis 101 kms (no meu conta kms só registou 90) que a meu ver deveriam ter tido algumas subidas também na parte dos 44kms. Cheguei a fazer grande parte dessa 1ª parte na casa dos 30/32kmh devido a ser tão rolante.

Na minha opinião, para 1º passeio, acho que não esteve muito mal, senão vejamos:

- Marcações - realmente aqui poderiam ter ter estado melhores. As pinturas de vermelho escuro no chão viam-se mal, deveriam ser de uma cor mais viva; as fitas deveriam ser mais visíveis e penso que deviam recorrer mais às placas que se viam bastante bem quando existiam. Lembrem-se que marcações "a mais" não estorvam nem nos fazem perder tempo e/ou seguir por caminhos incorrectos, mas "a menos"......

- Abastecimentos - aqui tenho que dizer que, depois de ter andando em já inúmeros passeios, nunca vi abastecimentos tão bons. Havia de tudo: banana (para a cãibra), laranja não cortada e ainda bem porque senão secava (mas podiam ter uma faca à mão, aí falharam), barras, suplementos para juntar à água, sumo... spray lubrificante, 5 estrelas, é o que tenho a dizer.

- Banhos - é verdade que até não foi assim tão mau ter sido de água fria visto estar muito calor, mas se tivesse morna teria sido bem melhor.

- Almoço - como esperei por um amigo que me acompanhou e teve grandes dificuldades, acabei por chegar "à escola" pelas 15:00, pelo que foi sentar e comer.... Penso que a ementa teria sido melhor, com este calor, se fosse uma febra grelhada por exemplo, se bem que o cozido estava muito bom.

- Lista das classificações e tempos - já lhes mandei 1 mail e nem me responderam, quando alguém souber algo diga aqui neste post para o pessoal saber.

- Prémios - mesma situação do ponto anterior. Perguntei inclusivamente como proceder caso nos calhasse algum.

- Fotos - será que tiraram algumas ao pessoal? Só vi a câmara de filmar.... Gostava de ver caso existissem. Volto a pedir para responderem aqui qualquer coisa, caso saibam.

Em resumo penso que para 1ª vez a organizarem este tipo de eventos, não estiveram mal, foi mais ou menos. Devem melhorar a qualidade e quantidade das marcações (é sempre algo apontado em quase todas as provas), assegurar banhos mornos e disponibilizar fotos, classificações e prémios em tempo útil.

Abraço a todos
Sérgio
 

Xeryff

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Boas pessoal,
Mais uma vez cá estou, :exacto:
Gostava de saber se irão ser publicar os tempos que a malta fez, e a listagem de prémios do referido sorteio no site ou não? :#1:
Pergunto por aki pelo Fórum, para não incomodar a malta da organização, que nesta altura deverá estar de restos a arrumar a coisas e descomprimir do STRESS de organizar este evento. Só quero mesmo saber se publicam ou não? :yeah:
Isto para arrumar tudo o que tem a ver com a volta.
Boas pedaladas…. Sempre ao alto nível!

Quero deixar uma palavra de apreço e reconhecimento á organização em especial a rapariga (creio que se chama ANA) que estava na entrada, que mesmo quando alguma coisita corria menos bem, manteve sempre a calma e profissionalismo que algumas situações exigem. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Xeryff

http://bttascaduxico.blogspot.com/
 

grox

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Se algum dos organizadores estiver atento aqui ao forumbtt, agradecia que disponibilizassem a lista dos tempos, dos prémios e onde se podem encontrar as filmagens/fotos.
 
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Aqui ficam mais uns videos caseiros saídos directamente do forno...

O que mais se podia encontrar pelo percurso... Estradões mistos... areia e depois alcatrão:

http://www.youtube.com/v/ETF6Efii5MY

Passagem da linha ferroviaria pela ponte do Pinhal Novo (no final do percurso dos 101km):

http://www.youtube.com/v/gz6LJ0yaTh8

Tirei poucas fotos.. mas as que tenho estão todas no meu fotopic.

Espero que gostem. Abraço,

Bruno Pereira.
 

Joaquim Bonito

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Axo k para o nivel k se pretendia neste evento, já peca por tardia a publicação das listagens, mas... :nsei:
 
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Olá pessoal!

Peço desculpa por só agora "aparecer", mas foi completamente impossivel sentar-me e escrever o que me vai na alma! E é muito!

Em primeiro quero agradecer a todos os que tiveram presentes na 1ª Biciconcentração Ibérica, para uns correspondeu às expectativas (primeiro ano!) para outros nem por isso, e é particularmente para esses que escrevo este "balanço".

Antes de mais quero dizer que não faz parte da minha personalidade camuflar esta ou aquela situação menos boa, até porque acredito que só erra quem faz alguma coisa, e eu prefiro errar por ter feito, a não errar por não ter feito nada! Garanto-vos também que para a próxima edição muitas alterações vão ser feitas, todas elas com base na experiência deste ano.

O que nós não estávamos à espera que acontecesse:

- Não esperávamos que a Cruz Vermelha de Lisboa "roe-se a corda" 3 dias antes do acontecimento, deixando-nos completamente "agarrados" com falta de voluntários para os abastecimentos e apoios nos pontos "dificeis" das maratonas.

- Não esperávamos que a empresa Alentexpo depois de adjudicarmos a montagem dos stands com 90 dias de antecedência e solicitassemos a sua montagem para a 2ª feira antes do evento, falhasse completamente ao acordado e só procedessem à montagem dos stands na 6ª feira à noite (após inauguração às 21h) e inclusivamente só tivessem ligado a iluminação dos stands à 1h de sábado!!!

- Não esparávamos que (apesar de um grande esforço - são 100km) individuos retirassem as fitas de marcação e inclusivamente colocassem algumas indicando direcções erradas!

- Não esperávamos que na 5ª feira à hora do almoço os amigos do alheio nos tivessem roubado todas as paletes novinhas que tinhamos preparadas para o espectáculo de Trial!

- Não esperávamos que de manhã quando teriamos que deslocar todos os produtos para o local do almoço não houvesse chave do portão de entrada na Escola!

- Não esperávamos 40º... bem amigos já chega de lamechices, na realidade para o ano vamos ter tudo em triplicado (como nos aviões - mas às vezes também caem!!!) para que estes deslizes não aconteçam. E se acontecerem ... já não há desculpas!


Quanto às Maratonas vimos, mais uma vez, ilucidar que tal como todos os acontecimentos da Biciconcentração, também não tinham qualquer intuito competitivo, nem nunca vão ter, aquilo que se pretende é um acontecimento de verão que "toque" todos os sectores da vida das nossas amigas "biclas" e respectivos "pilotos/pilotas"!
Assim sendo, cabe-me justificar o traçado dos primeiros 40km como sendo o mais indicado (atendendo ao local onde estamos) para os bttistas iniciados e muito jovens que como é lógico se sentem mais à vontade num percurso "feio" para quem já é praticante e está habituado áquilo que eu também prefiro!
Nos restantes 60km, como é lógico, é necessário chegar à nossa Serra e depois voltar! O que nos deixa 20km, que já percebi terem sido do agrado de todos.

Aqui na Serra meus amigos a coisa "toca mais fino", as organizações são muito pressionadas (e muito bem) para precaver as questões ambientais, é neste ponto que eu quero esclarecer aqueles que não acharam bem não haver garrafinhas de água para todos. Amigos, eu quando participo (e faço isso muitas vezes desde 1991) também gosto de levar as garrafinhas mas o que acontece é que muitos de nós por "esquecimento" as deixamos (junto com outras matérias) por todo o percurso. Realmente, neste caso, em 100km só apanhámos 1 bidon e 1 garrafa de Gatorade, que se calhar até já lá estavam! Acho que valeu a pena ser assim!

Continuando na Serra no tema das marcações, vou aqui lançar um passatempo:

O clube de BTT Vale de Barrios oferece 1 t-shirt a quem nos trouxer uma fita de marcação "Wheleer" deixada no percurso.
Informo que juntamente com os milhares de fitas nossas que levantámos, encontrámos "perdidas" fitas de várias procedências (que não vale a pena divulgar) e algumas só vermelhas e brancas que não sabemos dizer quem é o dono! É lógico que também as trouxemos.


Mas quanto às marcações, quero lançar um repto

- Vamos todos pensar em alternativas às fitinhas.
Em França (por exemplo) as Maratonas na sua maioria recorrem ao sistema "Roadbook". Assim ninguém se perde por questões que não sejam de culpa própria e principalmente deixariamos de ver enfeitados os nossos arbustos como se de árvores de Natal se tratassem, e ainda por cima fora de época!

Agradeço que me enviem propostas e opiniões para o e-mail valedebarrios@gmail.com, vamos tratá-las e colocá-las à discussão nos forúns e revistas da especialidade.


Voltando a página!

Os concertos foram bué fixes, tanto os "Roadies" como os "Gandaia" estiveram na sua melhor forma, o som era excelente. Para o ano há Streep Tease!

As demonstrações no Bike Park foram de excelente nível, com o pessoal do Dirt e do Trial a tirar da cartola saltos impossíveis (para quase todos), eu quando levanto 1 roda normalmente é antes de cair!!!

A Feira ficou maracda pelo triste episódio da Alentexpo, mas tirando isso o pessoal até curtiu e deu um empurrão à 1ª edição, para o ano há mais e muito melhor, e a organização não se vai esquecer de quem lá esteve este ano.

Os sorteios foram "fartos", houve muitos e bons prémios, alguns ainda por levantar (ver listagem em www.valedebarrios.com).

O patrocinador principal "Wheleer" foi incansável, demonstrando que com vontade e saber vão levar as "Wheleer" a muitos lares (eu sou suspeito!)

À Câmara Municipal de Palmela e à Junta de Freguesia de Pinhal Novo só tenho a dizer uma coisa Vivo no melhor sitio do mundo!!! e rodeado de pessoas excelentes e muito profissionais, alguns deles são aquilo que deveriam ser todos os politicos!


Para terminar

Quero convidar todos os que pela 1ª Biciconcentração passaram, seja nas Maratonas, nos Passeios, como visitantes, expositores, enfim todos, a visitar o Clube BTT Vale de Barrios para podermos trocar mais algumas ideias tendo em vista melhorar o que este ano correu menos bem, ou mesmo mal (porque não dizer). Aguardo por todos.

No entanto para o ano já temos algumas premissas que queremos pôr em prática, tudo vamos fazer para que:
- Entrada na Feira 1€
- Participação na Maratona 10€ (sem almoço, o almoço é nas tascas para que o pessoal das tascas possa viver!)
- Seminários e colóquios sobre os temas que circundam a bicicleta.
- Bike Park espectacular com riders internacionais.
- Passeio de Cicloturismo / familia com garnde dimensão e cariz de manifestação.
- Feira da bicicleta em recinto coberto e com grande número de expositores.
E muito mais...


Caros amigos, não são momentos nada fáceis aqueles em que "falhamos", nestes momentos descobrimos os nossos verdadeiros amigos e eu ganhei muitos neste 3 dias.

Contem sempre comigo

Um grande abraço
Vitor Vitorino
 
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Ola pessoal,

Depois de ler o post do Vitor Vitorino só tenho mesmo uns pontos a acrescentar:

Agradecer ao Clube Vale de Barrios, seus amigos, câmara, patrocinadores and so on, para que este fosse um grande evento e que apesar algumas coisas terem corrido menos bem em alguns aspectos está sem dúvida criada a base para um evento ainda melhor no futuro. :clap:

Agradecer a humildade da organização e a sua abertura para escutar todos aqueles que por aqui, alí e acolá se manifestaram, tendo a certeza que para o ano vão procurar melhorar todos os pontos tocados. E que aqui vieram dar a cara, não se escondendo ou encolhendo... até porque nós sabemos onde eles estão!!! :mrgreen:

A ideia é... por mais que se esforcem vai sempre haver algo a remar contra.. não existe um mundo perfeito.. existem sim, pessoas que tentam remar contra a maré e isso é que conta! Vocês estão lá! :yeah:

Grande abraço a todos,

Bruno Pereira.
 

Mike_78

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

A lista de tempos que foi referenciada mesmo antes da partida ainda continua por publicar, em minha opinião acaba por ser 1 elemento importante para quem participa, já lá vai quase 1 semana e nada .....


cumprimetos :D
 

Xeryff

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Oi pessoal :wink:,
Tb acho que os tempos já devaim ter sido publicados. :s
Continuamos à espera..... mas na boa! :mrgreen:
No domingo lá vou para a Arrábida curtir, estou a começar a preparação para Penedo Gordo :#1:.

Akele abraço pró passoal

Xeryff - 187

http://bttascaduxico.blogspot.com/
 

sersimoes

New Member
Re: [RESCALDO] Maratona da 1ª Biciconcentração Ibérica - Pinhal Novo

Boas malta,

Não consigo me conter;

Tanto tempo para sair classificações, tinha q dar porcaria, de onde saiu aquele dorsal 76 em 2º lugar na Maratona!!!!!!!!!!

Não o vi passar e acompanhei a prova por fora nos ultimos 30 Kms, sempre a ver os 3 primeiros passarem;

Curioso q a malta dos 100Km aparece na classificação dos 44, á excepção do tal 76, só deve ter feito dos 44 pa frente eheheheheh

Com tão poucos e mesmo assim um erro destes logo com os primeiros....ai...ai..


Desde já o 76 q não me leve a mal e até peço desculpa, nem sei quem é, mas algo está errado isso tenho certeza q está;


Malta da BIci, 30 €, tiveram o resultado, vi logo q ia dar nisto, queriam ganhar dinheiro e deduzo q tiveram foi grande prejuizo, é assim, quem tudo quer .......................


De qualquer forma acho q não devem desistir e costuma-se dizer´q é com os erros q se aprende


Boas pedaladas malta
 
Top