[Rescaldo] - II Passeio BTT - Lagoa do Calvo - 17 Janeiro 2010

kreisp

New Member
Depois da chuva dos últimos dias os caminhos tinham autênticas piscinas, foram várias as vezes que vi os cubos a ficarem submersos.

Acho que a organização esteve bem no geral, mas houve uma falha nas marcações.
No final, já perto da meta, havia uma viragem à esquerda que não estava assinalada.
Depois do 1º controlo dos 70, tb havia uma viragem que não tinha fita. Ainda por cima a próxima fita estava a mais de 700 metros.

Nos abastecimentos apenas tirei água. Nem reparei o que havia mais.

O percurso era muito rolante como já se esperava, mas havia uns singles escondidos:)

A entrega dos dorsais correu bem.

Acho que não vou repetir pois a torna-se um bocado monótomo andar sempre em estradão
 

Paulo986

New Member
Bem pessoal, é a minha vez de dar uma opinião sobre este passeio, o tempo que tem estado ultimamente, não ajudou em nada este passeio, areia + água= destruição de material!!!! Felizmente acho que na minha bike não aconteceu nada de grave!

bem vou ser simples e directo!

Levantamento de dorsais: 5 - muito rápidos, nada a apontar!
Partida: 4/5 - acho que foi a horas, nada também a apontar!
Percurso - 2/3 - muito rolante e monótono, nada que o pessoal não estivesse à espera, falaram em single tracks e subidas que pareciam paredes, mas na prova dos 40Km não vi nada disso!
Abastecimentos - / - só abasteci de água, nem olhei para o que tinha na mesa, gostei particularmente, de terem um local de abastecimento sólido e liquido e outro só liquido mais para a frente;)
Marcações e pessoal a controlar cruzamentos: 2 -no inicio tudo bem agora no fim.... acho que não houve ninguém que não se tivesse perdido, fazendo muitos KM a mais, eu na prova dos 40KM (que a organização tinha dito que iam ser 46KM) fiz cerca de 53KM, também ouvi relatos, na prova dos 70KM (66KM ditos pela organização), que fizeram 77km:s a rever para o ano as marcações, também no meio do percurso senti falta de mais fitas e mais setas, já para não falar que as setas estavam ao contrário, não indicando o caminho errado, mas na folha A4 estavam ao contrário:lol: Quanto a pessoal a vigiar cruzamentos com estradas de alcatrão e outros pontos que mereciam atenção redobrada, estiveram bem, faltam só pessoal a vigiar uma passagem de nível e num ou outro cruzamento!
Chegada 3- a chegada foi muito estranha devido ao pessoal se ter perdido na parte final dos percursos, uns chegavam por um lado outros por outro uma confusão autêntica!
Lavagem de bikes - 2- uma mangueira quase colada a meta com pouca pressão, para tanta gente e com as bikes muito sujas... não tive muito tempo na fila, fui dos primeiros a chegar dos 40KM, mas reparei que já no final estav muita mas muita gente na fila, atrapalhando o pessoal que chegava (em sentido contrário)

quanto a banhos e almoço não posso falar porque vim para casa!

acho que a organização tem de rever alguns pontos fundamentais para o ano,para o pessoal sair de lá todo contente, pois foi só "nos finais" que falharam!!

cumprimentos e boas pedaladas!
 

sepviri

New Member
Boas,

acho que o amigo Paulo_gt já disse tudo, ou quase tudo pois na minha opinião até foi soft no seu rescaldo.
Com tantas provas em tanto lado, só vai quem quer e eu fui a primeira vez a esta e ninguém me obrigou e por isso é que por mim não volto á Lagoa do Calvo...

Fui para a prova dos 40Km e que a organização disse serem 46,2Km... eu fiz 58Km !!!

A sensação com que fiquei foi a de ter feito duas provas completamente distintas. A primeira até um pouco depois do primeiro ponto de abastecimento, e a segunda a partir daí até ao final.
A primeira, cinco estrelas, trilhos bem marcados e pessoal nos pontos chave.
A segunda, um autêntico zero!! Falta de fitas, setas e pessoal em zonas criticas como cruzamentos com estradas de alcatrão e com movimento de carros.

Uma nota para a organzação para o futuro: se no percurso pensado querem que parte do percurso final seja igual a parte do percurso inicial mas em sentido contrário, então há que de alguma forma garantir que não haverão enganos. Pois uma coisa são vocês a fazerem a marcação dos trilhos que o fazem em ambiente descontraído, outra são os participantes que estão a tentar fazer um bom tempo e ao verem uma seta ou fita num sentido já não vão procurar outra seta ou fita. E portanto se este percurso igual não for muito bem pensado, dá aqui uma grande margem para enganos e consequente insatisfação dos participantes.
Conseguiam contornar isto colocando por exemplo fitas e setas de cores diferentes nesse troço igual da prova, por exemplo. Ou por exemplo colocar mais pessoas nessa parte igual do percurso por forma a dar informações correctas aos atletas.

Enfim, como disse no inicio, nestas coisas só vai quem quer e eu nesta... NUNCA MAIS!
 

Bruno Costa

New Member
Olá, pelo que percebi a culpa da parte final estar toda trocada e faltarem fitas e setas, não foi da organização mas sim de uns senhores, por outras palavras, de umas grandes "bestas" que andavam lá de moto e mexeram nas marcações...

Podem contar comigo para o ano ;)

Um abraço,
Bruno Costa
 

peixelopes

New Member
Sim foram as bestas das motos que retiraram e trocaram sinalização, o que me constou foi de que teriam sido reconhecidos e a participação feita, agora o amigo que pagou 70Km e fez 86 devia estar feliz paga menos e faz mais, e essa de para o ano nunca mais deixem-se disso e deem criticas construtivas.
Aqui ou noutro lado todos merecem ser visitados uns podem não gostar outros podem, é a vida.
 

sergiocatalao

New Member
Ola penso o que o amigo BRUNO COSTA disse foi o que realmente se constou eu que fui para os 40KM e qual a organizaçao mencionou que seriam 46KM eu mesmo me enganando na parte final nao passei dos 48km

Quanto ao resto do evento ate a dita falta de maracaçao nos kms finais esteve tudo 5 estrelas desde o levantamento dos dorçais - partida - abastecimento liquidos e solidos - banhos com agua a ferver que nem se aguentava estar la debaixo - almoço do melhor e muita simpatia da organizaçao e das pessoas que colaboraram com a organizaçao.

So tenho a apontar 1 coisa que nao e para a organizaçao mas sim para muita gente que se abastecia de garrafas de agua e que ao fim de meia duzia de metros mandavam as ditas garrafas para o chao onde no abastecimneto liquido havia caixotes e tambem aquase todos tinham 1 bolso no jersey que dava para guardar a garrafa e deichar nos devidos locais penso que sao pessoas que nunca devem ter estado em organizaçoes de eventos nao sabem o trabalho que da a quem organiza e nao pensando no lixo que fazem


Esta organizaçao pode ter a certeza que eu irei sempre que poder aos eventos deles pois eles nao tem culpa do que os outros fazem


FORÇA AI BTT LAGOA DO CALVO
 

Paulo986

New Member
So tenho a apontar 1 coisa que nao e para a organizaçao mas sim para muita gente que se abastecia de garrafas de agua e que ao fim de meia duzia de metros mandavam as ditas garrafas para o chao onde no abastecimneto liquido havia caixotes e tambem aquase todos tinham 1 bolso no jersey que dava para guardar a garrafa e deichar nos devidos locais penso que sao pessoas que nunca devem ter estado em organizaçoes de eventos nao sabem o trabalho que da a quem organiza e nao pensando no lixo que fazem


desculpem ter feito quote, mas num abastecimento liquido em que te dão uma garrafa para a mão, quando vais em andamento, e a garrafa vem aberta metes a garrafa no bolso?:lol: para passados 3Km não teres água nenhuma na garrafa?

Se a organização quer dar um abastecimento liquido, que eu acho que foi muito bem jogado da parte deles, tem que estar preparada, porque as garrafas vão todas, ou quase todas para o chão, já que vêm sem tampa e a malta não vai guardar as garrafas abertas, nas provas de XCO também é assim as garrafas vão todas para o chão e a organização limpa!


cumps
 

gibasbike

New Member
Boas.....
Calha-me a dar os parabéns à organização.....
Gostei do passeio, e já fiz uns quantos km's de passeios organizados, sabemos que é dificil agradar a gregos e a troianos, faziam falta uma subida ou outra, mas também não podem ser inventadas, se calhar quem gosta de monte, este não foi um passeio bem escolhido...este de facto era mesmo rolar...
Quanto ás lagoas da Lagoa do Calvo, o pessoal da org. não adivinhava o tempo, o piso acabou por estar um pouco pesado, e cancelar um passeio para 250 ou +++ bttistas, penso que se torna díficil, todos nós temos uma agenda...
Entrega de dorsais MB
Partida pontual
Trilhos, viva a discução e o gosto de cada um
Guarda cruzamentos qb, um ou outro sem pessoal, mas se calhar também sem importância
Abastecimento ao que tenho visto bom, poderia haver uma àguinha antes do reforço sólido, ( mas para a próxima se possivel)
Lavagem das Bikes, se calhar mais um ponto de àgua, ( para a próxima se possivel)
Transporte para os banhos bom ao que parecia complicado ( parabéns) àgua com pouca pressão, mas eramos muitos...
Cozinha parabéns, tinha fome, mas estava tudo bom
Volto.........
Um reparo a quem recebeu abastecimento de àgua.....
ao menos que não atirassem as garrafas para o meio dos terrenos, torna mais complicado a recolha que por si só já custa....
sejamos desportista...educados
 
Last edited:

filippus

New Member
Boas,

Aqui vai a minha crónica a participação de hoje.

Tive um arranque muito forte como queria, sentia-me bastante bem e com força para rolar.

Tudo ia correndo de perfeição até a separação dos percursos, a partir daí foi para esquecer, faço 3 ou 4 kms a partir da separação e encontro placas com a indicação 40 ou 70 kms e fico a olhar para aquilo.

Fui para os 40 kms, mais a frente encontro outro companheiro com o qual começo a falar pois estavamos os dois sozinhos não se via ninguém por perto e pelo o que me tinham dito no posto de controle iria em 12º.

Começamos a pedalar em conjunto e foi sempre a puxar fomos seguindo todas as indicações de todas as placas e qual o nosso espanto!!!!!

Chegamos a um cruzamento com estrada por onde já tinhamos passado e na altura havia lá pessoal, como vimos fitas seguimos em frente, onde fomos dar a zona das vinhas, em conversa após a zona das vinhas, contactamos a organização e informei que estavamos a repetir o percurso e expliquei onde estavamos e disseram-nos que iamos bem.

Entramos na mata, e passamos aquele túnel por baixo da autoestrada novamente, quando decidimos novamente ligar para a organização pois já tinhamos a certeza que estariamos mesmo perdidos.

Após este contacto, o rapaz disse-me que estavamos perdidos, e eu desliguei-lhe o telemóvel na cara para não lhe chamar nomes....:mad:

Voltamos atrás durante uns kms mas sem vontade para mais decidimos procurar estrada, pois o rapaz com quem estava costuma pedalar por ali de vez em quando, a partir de aí, fizemos por estrada o resto do percurso, até a meta.

Penso que nos enganamos num cruzamento em que deveriamos ter virado a direita e fomos para a esquerda conforme estava a marcação.

Estaria a uns 8 kms quando isto aconteceu, a pessoa que ia a minha frente e que perdi de vista fez 11º com 1h55min.

Penso que iria fazer o 12º ou 13º lugar na geral e 6º em Veteranos A.

Acabei a prova em 103º :eek: com 2:44:26. e com 60 kms feitos :(

De positivo saliento o levantamento dos dorsais, os banhos embora com pouca pressão estava quentinha e almoço.

O percurso assim como em Canha, melhor é impossível, pena é não terem aprendido com os erros da Maratona de Canha.

PARA O ANO OPTEM SÓ POR UM PERCURSO CERTAMENTE, SERÁ MENOS CONFUSO.

Abraços
 
Last edited:
Boas ja muito foi dito aqui mas quero deixar a minha reflexao.
Para comecar a estrega dos dorsais estava muito bem organizada, o pequeno almoço ajudou, os horarios foram cumpridos, os banhos foram muito bons o transporte para os mesmos foram bons tambem o abastecimento que foi optimo um grande lanche...
Agora quanto aos aspectos negativos os 40 km que passaram a 46 eu acabei por fazer 57, a marcaçao do percurso a seguir ao abastecimento estava uma lastima viatura de apoio nao vi e olhem que existiu muita gente a precisar... em relacao ao pessoal nos cruzamentos existia cruzamentos e locais com 3 pessoas e outros sem nenhum na travesia de locias perigosos como a passagem de nivel sem guarda nao tinha lá ninguem, a marcaçao do percurso nao sei o que se passou mas que estava uma grande &%#$) estava, o local de chegada chegavam bttistas de todo lado foi um circo alem do mais perdi mt tempo as voltas andavamos muitos as aranhas...em relacao ao almoço por 18 euros meus amigos podiam oferecer uma ementa em condicoes alias eu ate pedi um pouco mais de carne e ja havia pouca comida e uma senhora respondeu pondo no prato apenas 2 bocaditos de carne " nao pode ser muito se nao nós nao almocamos" pois mas quem pagou 18 euros foi eu e com 20 euros na tasca do xico aquilo parecia um casamento se as pessoas quizerem ganhar menos e fazer uma festa melhor é preferivel....sei que as coisas custam dinheiro mas podiam deixar de ser tao agarrados...e ainda para mais a comida era a base de massa um pacote dá para quantos meus amigos????
espero que melhorem estas coisas pois essa zona é boa para dar umas voltas de btt....sei tambem que nada é perfeito e que as coisas melhoram a medida que fazem mais passeios...continuacao
 
Last edited:

vmaoli

New Member
Inscrevi-me nos 40 km, que eram 46,2 km, e acabei-os em apenas 54 km! :D

E devia ter levado o equipamento de mergulho... aquilo foi um massacre de material, pedalar com água quase pelo joelho não é grande ideia.

Enfim, penso que ninguém se magoou a sério e, dadas as condições, isso já é bom.
 

balsinha

Member
Não digo que a organização não se esforçou, mas esta foi a minha primeira "banhada" de muitas maratonas que já fiz.

Nem vou discutir as classificações, já o fiz no local que achei apropriado. Pela 1ª vez vi um final onde chegavam participantes de 3 lados diferentes, dois deles depois da meta!

Onde estava o Staff anunciado de 50 elementos no percurso, tirando os abastecimentos e controlos vi zero, dizer que os enganos foram provocados por terem tirado uma placa... Bastava um desses elementos estar lá …, fazer cruzamentos entres percursos de distancias diferentes só podia dar nisto.
Não podemos culpar todos pelas falhas, pois muita gente investiu tempo na preparação deste passeio ou maratona.

Espero que para o ano seja tudo diferente e assim desejo, mas dificilmente participarei.

Boas pedaladas ;)
 
Last edited:

gibasbike

New Member
Começo a não perceber se o problema será das marcações, ou calibração dos conta Km's, será que só o meu conta km's é que contou bem? será que só eu vi as setas e as fitas......e quanto à viatura de apoio ela estava lá, penso que uma Alhambra com duas pessoas, penso que não fui o unico a vê-la..."apenas discutimos ideias"
Resta dar algumas soluções, ou opiniões quando se critica...à que colaborar....:confused:
 
Last edited:

newsman

New Member
Boas
Foi apenas a minha 2ª maratona (fiz Canha em Dezembro), pelo que não tenho muitos pontos de comparação.
Partida e dorsais bons, rápido e pontuais.
Percurso fácil, muito rolante mas nada que não se estivesse à espera. Se o piso não tivesse tão pesado teria sido um autêntico passeio. Pena as "piscinas" que se foram encontrando, mas depois da chuvada da última semana pouco melhor seria de esperar. Ainda assim foram demais.
As marcações foram o pior. Até à separação 40/70 km tudo ok, mas a partir daí foi um desastre. Dos 46 km fiz apenas 42, e os últimos 5 já foram por estrada depois de eu, e mais uns 20 companheiros, termos ido dar a uma rotunda sem qualquer indicação. Claro que o caminho não era essa, tínhamos falhado algures uma viragem. Se tivesse sido só eu ainda admitiria o meu próprio erro, agora com tantos a chegarem ao mesmo destino só posso concluir que foi mesmo falha de marcações.
As lavagens das bicicletas também não correram bem. Uma só mangueira, e com pouca pressão. E colocar o local de lavagem mesmo colado ao parque de estacionamento também não terá sido das melhores ideias. Quem tinha o carro na primeira fila não terá ficado satisfeito.
Agradeço à organização, mas em princípio não voltarei.

Ab
 
Last edited:

balsinha

Member
"apenas discutimos ideias"
Resta dar algumas soluções, ou opiniões quando se critica...à que colaborar....:confused:

Discutimos apenas ideias, quanto ao resto já me conheces o suficiente para saber que não gosto de criticar por criticar, sei o trabalho que dá organizar um passeio com 60 pessoas pois já o fiz.
Também já estive em passeios organizados por mim que não correram como o desejado. Mas não posso dizer bem de algo que não correu nada bem mesmo, é a minha opinião.
Critiquei apenas a falta de marcações ou más marcações que podiam ter sido resolvidas com o tal staff que foi anunciado no briefing, quanto à classificação a minha critica foi feita na altura ainda no local da prova e discutida onde tu bem sabes.

Abraço
 

INTERCEPTOR

New Member
Infelizmente por motivos pessoais tive que desistir á última da hora da minha participação neste Evento.
Sim!!! Infelizmente!!!
Apesar das falhas que ocorreram, causadas pela organização e por gente alheia, pelo que já li até agora e tendo em conta a minha opinião sobre o que julgo ser essencial num Evento deste género, nomeadamente os banhos de água quente e o almoço e vendo as fotos já disponíveis neste Forum:

Pontos que julgo serem positivos:
- Não choveu
- Banhos de água quente
- Convívio e gargalhadas
- Almoço suficiente

Sei que nem todos pensam como eu, muitos olham á parte competitiva como uma prioridade e esses são os que têm direito a queixarem-se das marcações. Só de me lembrar de ver pessoal a treinar á chuva para estarem em forma no dia de hoje, eu não o fiz, e depois as classificações ficarem comprometidas pelos enganos....
Agora, ler o pessoal a queixar-se das poças de água e da lama???
Ó pessoal isto é Btt e não Estrada!!!
Será que não repararam que tem chovido quase todos os dias???
Se calhar estavam á espera que a organização contrata-se uma centena de cabeleireiras de secador em punho para fazer uma pista só para voçês!!!

Podem contar com a minha inscrição para o próximo ano.
Aceitem as críticas todas e melhorem certos aspectos porque nos rescaldos o pessoal não perdoa.

Parabéns á Organização e até breve.
 

Leonix

New Member
Viva,

Já participei em algumas dezenas de Maratonas e apesar de ser de perto, nunca tinha pedalado nesta zona, pois já desconfiava dos enormes estradões, zigue-zag vinhas, etc... No entanto, os meus parabéns pela criatividade e escolha de alguns singles que pareciam partes de uma pista XC!

Bastante pessoal da organização pelos trilhos, abastecimentos não usei, partida a horas.
Sem dúvida que a parceria ou contratação da empresa que regista os tempos é uma mais valia e é um investimento que deveria ser feito pelos vários organizadores. São profissionais e apresentam tempos em tempo-real, parabéns!
Eu também tive dificuldades na parte final (últimos 3km) dos 70km enganei-me e custou-me 1-2 lugares na classificação, mas paciência contra-tempos... não ia a lutar pelo pódio por isso + lugar - lugar é indiferente. Vou para treinar e apurar a minha performance.

Água foi de água fria(gelada), pois era a única maneira de ter pressão! Não estava com paciência para tomar banho a conta-gotas. Mas fez-me bem para recuperar os musculos, apesar de ser sempre preferivel água quente!

Comer: preferi a carne assada à massa com carne! A sopa estava excelente (foi o melhor prato) e o arroz doce tb ;)

Abraço
 
Top