Rescaldo da 8.ª Maratona de Sandim

jmmribeiro

New Member
Fazendo um análise isenta da prova, posso dizer que a mesma tinha um traçado bastante duro, com muitas subidas, muita zona técnica, singletracks do melhor e "aquele" drop para a fotografia. Porém no final a prova tornou-se muito esquesita pois andei durante muito tempo com a sensação de que estava perdido tal eram as constantes saídas e entradas nos trilhos.

Agora as críticas (que se pretendem construtivas), não gostei nada da sinalização as placas eram muito reduzidas e em muitos sitios não se viam, as fitas eram muito estreitas e por vezes mal colocadas, enfim muito mau.

Em termos de segurança dos atletas, uma autêntico pesadelo, pois o trânsito fluia normalmente e era com cada arrepio que até metia medo, existem forças de segurança para o efeito, mas tem que se pagar obviamente...

Depois em alguns cruzamentos estava alguém, mas sem noção nenhuma do que é que estava ali a fazer, nem sabia se havia de mandar parar o trânsito se os atletas.

Não gostei da sinalização só por me ter perdido por diversas vezes, pois podia estar imaculada e eu perder-me na mesma, mas viu-se que não foi colocada com muito rigor. A dada altura fiquei com a sensação de que não estava numa prova de BTT, mas sim num rally paper, onde ganhava quem detectasse as fitas mais rapidamente.

Quanto aos abastecimentos foi só água, não é que a mim me façam falta, pois vou prevenido, mas nunca tinha visto tal.

Penso que a organização atingiu o "Príncipio de Peter", pois para a 8.ª Maratona BTT de Sandim, os erros eram desculpáveis, agora para a 1.ª Prova da Taça XCM da AC do Porto, são inadmissiveis. Sabiam que os enganos fazem perder tempo, e que o tempo perdido faz perder lugares, e que os lugares perdidos fazem perder pontos para o campeonato, que por sua vez pode colocar em causa um lugar final, enfim...

Fico a aguardar pelas fotos (atenção que o fórum tem regras para a publicidade dos fotógrafos, há que os informar de tal facto).

Banhos, almoço, lavagem das bikes, não falo pois não utilizei.

Parabéns aos vencedores e até para o ano só na 9.ª Maratona de Sandim, para não sofrer desilusões.

Abraço

José Ribeiro "Power".
 

AFR

New Member
Concordo com tudo o que foi dito e acrescento, a má informaçao de kms e acumulado de subida numa prova destas!!!! Deixa-me banzado, como funcionam os vossos gps ou altimetros? Olhem o meu funciona muito bem e nem foi caro...

Valores do meu ciclometro:
-Kms-65,55
-Altimetria-1961!!!!

Valores indicados no blog:
-Kms-60,2
-Altimetria-1643

Para quem não é profissional nem semi-profissional faz diferença amigos!!! Ai as minhas perninhas...

O pessoal dos cruzamentos e postos de agua nem sabiam onde estavam!!!!

Mas pronto não podia ter melhor treino para o Marão!!! Obrigado :)
 

sapbomb

New Member
Concordo plenamente com o amigo jmmribeiro, perdi-me diversas vezes, eu e não so. Outra coisa a sublinhar foi dizerem no plano de altimetria que a prova tinha 60km e no final meteram-nos 70km em cima das pernas, eu ia a gerir o esforço para os 60km, fiz os ultimos 10km em gestao de esforço, so por causa da gente não poder passar no centro de estagios do olival pumbas tomem conta mais 10km em cima das pernas, no fim de 60km muito duros digamos, percurso quase exclusivamente feito em trilhos de pedra meu deus. Espero que melhorem no proximo ano, para uma prova do regional pensei que tivesse uma grande organização, apliquem-se para o ano. Não levem a mal isto é so para voces terem noção do que podem melhorar no proximo ano.

Cumps Antonio Silva
 

pilantra123

New Member
boas.Sou mais um a concordar com o que foi dito estava adorar o percurso (alguns trilhos eram realmente muito bons mas aquelas descidas completamente cheias de pedras que mais pareciam agulhas)ate ao momento em que o meu conta km já tinha atingido os 60km e eu percebi que ainda faltava muito para percorrer mas como eu tinha apostado todo o meu esforço nos ultimos 10km faltou-me um pouco mais de folgo para poder terminar a prova que por sinal foi a minha primeira prestacao nestas distancias já para não falar que me perdi três vezes ja nao contando quando ja travava fora do trilho para voltar para trás.Não pretendo estar aqui arrasar a organização mas não parece que ja è o oitavo evento organizado de qualquer forma parabéns pela iniciativa e esperemos que melhor para o próximo evento
 

sergiobaptista

New Member
Resumindo

Não participei este ano porque tive um acidente mas como já o ano passado houve algumas queixas pensei que este ano não iria acontecer, mas ok tudo normal o que não é normal é os km e o valor de acumulado ter a diferença que dizem.

Não participei não posso reclamar, mas uma coisa tenho a dizer têm de aprender com os erros e ouvir as queixas de quem participa nas provas para melhorar.

Abraço a todos os BTTistas
 
Last edited:

RuiPedaleiras

New Member
Boas a todos

Concordo com tudo á excepção do que foi dito dos abastecimentos, que por acaso só parei num, mas ao qual tinha frutas, bolos sumos e água. Acho bem pensado os vários pontos de água disponibilizados. Gostei do percurso pois sou adepto de zonas técnicas mas concordo que não está ao nível de todos até porque muito pessoal circulava a pé ou lentamente atrasando a malta que queria andar mais rápido pois o espaço para ultrapassar não era muito em alguns lados. A lavagem de bikes era razoável tirando a poça de lama que lá ficou e a nível do almoço não me posso prenunciar pois não o provei.
O que achei deveras negativo foram as marcações. Escassas em alguns pontos fazendo voltar para trás várias vezes por não se ver a fitinha escondida algures. Passei 2 vezes no mesmo local após andar perdido á procura de fitas tendo feito mais 5Km que os 46 finais (indicado no GPS e não os 44,6 anunciados mas o erro aqui também é pequeno) e a rolar sempre com muita atenção ás marcações perdendo muito tempo á procura das mesmas a rolar várias vezes na incerteza pois as "benditas" nunca mais apareciam a mostrar que íamos no caminho certo.

Abraço a todos e espero que pro ano gastem mais 1 ou 2 rolos de fita pra malta não se perder e poder circular mais rápido sem andar na incerteza.
 

Harmony

New Member
Muito boa noite pessoal.

Eu fiz a meia Maratona de 45Km e realmente era muito dura,
mas também reconheço que havia uma Fun Race de 25 Km para aqueles que não estão habiatuados a provas tão duras.
É mentira que nos reforços só havia água, vi laranjas, bananas, bolos, barras de cereais etc. e quanto aos acumulados depende muito
(e podem verificar aqui no Fórum) do programa que os calcula.
Quanto ao Pessoal da Taça qualquer dia ficam sem provas para a Taça, pois pertenço a uma organização
que no ano passado organizou uma Maratona de BTT que contou para a Taça regional do Porto e há alguns atletas (não todos claro) que são muito exigentes ao ponto de exigirem que o transito seja todo fechado por onde passam o que nem no campeonato
da Europa isso acontece e alguns até queriam que Pessoal da organização que está nos postos de controle marcassem no Dorsal deles o controle em passo de corrida para não pararem a Bike.
Quanto à sinalização não estava má apenas faltou a cal no chão que em certos sítios ajudava muito.
Também soube que houve pessoal da Taça que meteram amigos no terreno a trocar a fitas depois dos atletas que lhes interessavam já terem passado.
Só sei que a organização teve mesmo muito trabalho para realizar o evento e pelo o que me transmitiram no fim, para o próximo ano a Taça será posta em causa.

Abraço a todos os BTTistas
 
Last edited:

jmmribeiro

New Member
Quando me referi à agua nos abastecimentos, refiro-me à maratona. Que me corrijam se estou errado.

Harmony a Rota Rosa do Adro está muitos furos acima da Maratona de Sandim, mas compreendo o teu desabafo. Basta leres o que escrevi o ano transacto sobre essa prova.

Sem mais...

José Ribeiro "Power".
 

Cerejo

New Member
Boas pessoal...

Eu fiz os 25km mas que na verdade foram 30km...no total fiz 33km...onde 3km andei perdido...não sei porque motivo a organização colocou "FUN RACE" pura diversão...só se fosse em busca das ficas e caminhos...sinceramente muito mal...para já na separação dos 25km par os 40km não tinha aviso..estva pessoal local que nem sequer informou...por acaso eu perguntei senão arrepiava por ali acima para os 40km...a partir daqui foi um tormento com as marcações...falta de fitas, setas minusculas, enfim...andei perdido com outro colega ao ponto de comentar com ele que o melhor era ligar para a organização...e AQUI É POR DEMAIS...LIGAMOS PARA O 96...O NUMERO PARA QUAL LIGOU NÃO TEM VOICE MAIL ATIVO....como é possível...liguamos para o 2 numero 93.... TOCA, TOCA, TOCA E TOCA...NINGUÉM ATENDE...xiça devem estar a brincar conosco...realmente...PURA DIVERSÃO...no 3 numero á com alguma insistência atenderam...e encaminharam...emrelação ás marcações...mais, cal, tinta spray,setas maiores....tanta coisa...mas a mais grave é uma prova desta natureza que contava para o Regional de Maratonas e nos pontos e cruzamentos mais criticos(N222) não houvesse controlo da organização nem polícia/GNR...como é que a federação pode concordar com isto...e em resposta ao HARMONY....NÃO É SÓ O PESSOAL DAS MARATONAS QUE CONTA SOMOS TODOS NÓS...A NOSSA INTEGRIDADE FÍSICA ESTÁ EM CAUSA...mas também concordo contigo que houve atos maliciosos de alguém que sabotou o circuito...e outros que já conheciam muito bem o terreno e os locais de marcação...sugiro que a organização reserve o circuito até ao dia da prova para que as dificuldades sejam iguais para todos....
t
De salientar que adorei a os singles tracks iniciais...pena que maior partes deles sejam em terrenos privados...

PELO MENOS OUTRA COISA POSITIVA TEVE NO EVENTO...O PORCO NO ESPETO E O BOLO DE CHOCOLATE ESTAVA DIVINAL...PARABÉNS AOS ASSADORES ;)

Boas pedaladas a todos...
 

tchaina

New Member
boa noite caro amigo, só dei uma vista de olhos no seu rescaldo não quero insinuar nada longe disso mas só deixo um reparo que me sobresai á primeira vista, eu Helio Alexandre Ribeiro Gomes mas conhecido por Tchaina nestas andanças de BTT e o meu amigo Vitor Leal Pedrosa ambos da zona de Pombal, realizamos a 8ªMeia maratona de Sandim e paramos em pelo m,enos 2postos de abastecimento com bananas,croassants de chocolate, barritas sumos da marca fresky, aguas...passamos por mai uns 2 postos de abastecimento onde havias aguas!
marcações, sou sincero como já o fui perante alguns dos elementos da organização, podia estar com outro tipo de marcação este evento mas também não esteve assim a tão mau nivel , mas isto é a opinião pessoal, que ia com o intuito de curtir os trilhos e conviver com os amigos, enganei-me uma vez com uma carrada de pessoal numa descida, porque iamos doidos a descer e não vimos as fitas do lado esquerdo....

bom vou dormir que este percurso foi durinho mas adorei! sobe e desce não é para todos nós é para quem gosta e pode:)
um grande abraço a todos os participantes e em especial á organização por todo o trabalho desempenhado para os bttistas deste evento!
um abraço ao BTT TT Sandim(Arada, Paulo e amigos continuem na luta!)
até breve!

Helio Gomes
Tchaina
Pombal
 

Curandeiro

New Member
Bom dia a todos,

Permitam-me o desabafo! No entanto alerto desde já que não pertenço à Organização deste evento, e que inclusive os atletas da minha equipa foram bastante penalizados, por isso ninguém pode acusar-me de parcialidade! A organização de um evento destes tem bastantes fases e dá realmente muito trabalho, e ninguém mais do que a organização gostaria que as coisas tivessem todas 5 estrelas, o que infelizmente não foi o caso! No entanto acho que algumas pessoas levam as críticas a um limite que sinceramente faz pensar quem organiza este tipo de eventos! Em 99% dos casos estamos muitas vezes a "insultar" pessoas que colocam a sua vida pessoal o seu tempo e também porque não dize-lo, dinheiro do seu próprio bolso! Sem nada ganharem em troca a não ser uma palavra de incentivo e apresso, o que neste caso será difícil!
Cada vez mais as Associações Regionais tem dificuldades em ter quem Organize este tipo de eventos, e as coisas não estão com tendência em melhorar pelo contrário, e ao tomar uma atitude de critica e de ver apenas o lado negativo que alguns atletas gostam de vir aqui evidenciar, estamos aos poucos a acabar com a vontade de fazer alguma coisa pelo BTT! Pois quem anda por aí a Organizar eventos e a ganhar dinheiro com o BTT, não organiza provas para os Regionais e porque será? Vamos criticar, mas vamos falar também das coisas boas!
Vamos agradecer a aqueles homens e mulheres que se levantaram ainda o sol não tinha nascido e tentaram levar algum conforto e alegria aquele atleta que nunca viu e que trataram como se seu familiar fosse!
As nossas palavras têm consequências, não vamos fazer de conta que não!
 

pjlp75

New Member
Boa Tarde a Todos

Em primeiro lugar gostaria de dizer que as criticas fazem parte da vida, sejam elas construtivas ou destrutivas. Neste caso, serão construtivas e não percebo porque certas pessoas se ofendem!!!
Concordo com o que foi dito sobre a organização do evento, os aspectos positivos e os negativos, atenção que os aspectos positivos foram muitos, bons singletracks, boas descidas, apoio da população, suplementação da power bar no fim da prova, etc... umas fitas a a menos ou mal colocadas, isso também só repesenta uns minutos (para mim, que sou amador, para outros não é bem assim)... AGORA, pagar para efectuar uma maratona e não ter a minima segurança na passagem de estradas (por pouco não entrei pelo parabrisas de um mercedes) é que não posso aceitar... Não sei se alguém teve algum problema ou não, mas se tivesse acontecido já não estavamos com estas conversas.. Sinceramente, espero que a questão da segurança deve ser repensada de forma a que situações destas não se repitam para o bem de todos.

De qualquer forma, os meus parabéns à organização pelo esforço relizado para que tudo corresse bem.
 

Harmony

New Member
Boas!

Vejo aqui que há muito pessoal novo a iniciar-se no BTT e ainda bem, porque quantos mais melhor e aqui no Fórum até vão aprendendo umas coisitas.
Para quem ainda não sabe então aprendam: em qualquer Maratona de BTT o BTTista amador ou profissional devem e tem sempre a obrigação de respeitar as regras de transito se não podem entrar pelos parabrisas dos Mercedes e até podem atropelar Camiões TIR nos cruzamentos mais críticos (N222).
Espero que para a vossa próxima participação quando chegarem aos cruzamentos que até estavam assinalados com um STOP bem visível (colocados pela organização e ainda ninguém falou nisso aqui) façam como eu parei escutei e olhei e depois de verificar que não havia perigo é que avancei.
Alem disso foi dito antes da partida pelo Speaker que os Participantes tinham de respeitar as regras de transito.
 
Last edited:

Curandeiro

New Member
Olá,

Sr. pjlp75 respeito a sua opinião, mas permita-me discordar em dois pormenores! As criticas podem construtivas sejam elas positivas ou negativas, a agora se forem destrutivas não concordo, respeito mas não concordo! E no que diz respeito à segurança nos cruzamentos é uma critica que já a vi aqui escrita seguramente centenas de vezes, e se quer realmente saber porque não é possível ter a segurança que se precisa para um evento destes, por mais boa vontade que se tenha, desloque-se e solicite um orçamento para a presença das forças de segurança nos cruzamentos (pois só eles é que tem autoridade para regulamentar e condicionar o transito) e vai ver que a sua opinião vai mudar e verá a dificuldade de se produzir uma maratona com todas estas condicionantes!
Não estou aqui a criticar a opinião de ninguém, apenas estou a levar um pouco do outro lado quem trabalha na organização de eventos sem fins lucrativos!
 
Last edited:

tchaina

New Member
boa tarde caro amigo Fernando!
é bem verdade o queb acabas de descrever no post anterior, temos de respeitar as regras de transito e dar prioridade nas devidas situações....
em tudo na vida temos de dar e ceder passagens e prioridades, na pratica de btt é igual ,cabe a nós mesmos fazer a melhor opção para nossa segurança..arriscar muitas das vezes é um risco desnecessario.....


parabens aos participante e á organização!
boas pedaladas para todos!
Tchaina
Pombal
P.s: obrigado ao pessoal que foi emprestando a bomba para encher o pneu ao meu amigo Vitorio, quase desde o inicio ao fim com o pneu com um furo não é facil, mas fez a curtir os belos trilhos:)
 
A

ALIBERAL

Guest
Boas…
Antes de mais pretendo dar os parabéns ao BTT-TT SANDIM pela organização da sua 8ª Maratona.
Sei bem da dificuldade em conseguir meios financeiros e recursos humanos para organizar uma prova desta dimensão.
Para quem está a competir uma boa marcação do percurso é essencial… as fitas e as placas deviam ser mais largas e de cor mais visível e nalguns pontos estavam muito espaçadas.
Também apanhei alguns “sustos” nos cruzamentos … mais e melhor marcação nos cruzamentos e se possível mais “sinaleiros”.
Contrariamente a alguns dos comentários … não tive falta de água.
O almoço estava bom. O local de meta é agradável.
Realço toda a atenção e simpatia dos organizadores.
Cumprimentos e até para o ano.
A. Liberal
BTT MATOSINHOS
 
A

alima71

Guest
Boas, entendo que todas as criticas são positivas desde que respeitosas, por outro lado são imputs para quem quer melhorar! Assim sendo estas são as minhas criticas:Distancia - 60km=68,5km. Acumulado - 2129...!!! Porque?????. Marcações - verdadeiro jogo de "Onde está o Wally". Abastecimentos - Pessoas simpáticas alimentos minimo. Resumindo esta foi a 1 vez que fui á maratona de Sandim, e será a ultima! Já me tinham dito que de ano para ano perdiam atletas, agora entendo o porque... nunca tinha visto tanta gente no chão agarrados ás pernas com caimbras, pessoal a jurar pela vida, pelos filhos, não voltar. Será que a organização ainda não entendeu que diversão não pode ser ser sofrimento atroz!!! O percurso é dos mais bonitos, divertidos que já fiz! Agora o sobe, sobe, sobe, e volta a subir... julgo que não havia necessidade.
 

tchaina

New Member
amigo Alima71, o teu primeiro post aqui no Forumbtt foi mesmo doloroso...olha que de dar caimbras dá a todos. mas só alguns desistem.... outros continuam na luta pelo que gostam:)
boas pedaladas!!!
 
Top