[Rescaldo] BTT 3ª EDIÇÃO TERRAS DO EGAS CA

BF

New Member
Bem "cheira-me" que está tudo a espera que alguém abra o tópico de rescaldo sobre esta prova. Bem pela primeira vez vou abrir um… :)

Para começar as melhoras:
- Ao Sr. que teve um problema no ombro logo ao km 10 no single-trek (espero que não seja nada de grave).

Os agradecimentos (são alguns infelizmente):
- A a todos aqueles que se disponibilizaram para me ajudar a mudar a câmara-de-ar no km 10 embora não fosse necessário.
- Ao colega que me ‘’emprestou’’ o telemóvel para ligar aos comissários (infelizmente não valeu de nada - a critica vêm a seguir)
- E por fim e com eterna gratidão a dois amigos, meus completos desconhecidos, que se disponibilizaram com toda a prontidão para me reparar a corrente que ao km 15 rebentou doh, sem esta preciosa ajuda não chegava tão cedo a meta.

Criticas: :shock:
- Acho inadmissível ficar "atascado" a 15 km da meta, ligar para os comissários da prova e dizerem-me que só quando fecharem o percurso é que me vão buscar… quer se dizer ou ia 15 km a pé ou esperava das 10h 30min. até que eles fechassem o percurso. Acho que é uma falta de consideração dos organizadores perante o atleta, além de que uma grande falha.

Marcações, exceptuando os km finais acho que no geral estava bem marcado (eu perdi-me a saída do penúltimo posto de controlo :oops:)

Abastecimentos, nada a apontar (também não usufrui muito para poder comentar)

Percurso, eu não sou da zona de Penafiel mas pelo que fiz (e vi) gostei bastante.

Lavagem das bicicletas, ao contrário de uma boa parte das provas a organização esteve muito bem, disponibilizou suportes e uma mangueira que deitava agua.

Bem da minha parte nada mais a apontar, talvez para o ano esteja lá. Agora venham as fotos. :wink:

Cumprimentos e boas pedaladas.
 

cobrabtt

Member
MARATONA BTT PAÇO DE SOUSA - TERRA DO EGAS

Boas pessoal do BTT.
Como ate agora ainda ninguém abriu as "hostilidades", cá vou eu dar a minha opinião.
Com a noite que esteve, (condiçoes meteorologicas), acho eu que não podia correr melhor.
Como ja se sabe (isto para os que conhecem a zona, ou que ate ja fizeram esta prova), os trilhos são os mesmos ou entao pouca diferença fazem. Mesmo assim a prova é agradavel. Bons trilhos, dura, e tambem com boa disposiçao. Este ano tivemos a variante de que quem ia fazer os 60Km fazia duas voltas. Não acho mal ate se pode afirmar que se era para a propaganda da maratona (para que a populaçao aderisse), acho que falhou, não por culpa da Organizaçao mas sim por culpa do "S. Pedro" que nos presenteou a todos com um tempo...
Agora falando de abastecimento, o mesmo não posso deixar de afirmar que estava fraquinho, também penso que seja devido ao tempo que se fazia sentir. O almoço era o costume e não estava mal (isto para quem gosta da ementa servida).
Uma nota de elogio, aos colaboradores, aos que estavam nos controlos e também nos cruzamentos, que num domingo de temporal preferiram estar a colaborar numa prova de BTT que estar na cama.
Uma critica à Organização, o tamanho da sinaletica, (só o tamanho) não a quantidade, acho que ligeiramente maior não ficaria mal. De resto adorei e para o ano se nada de mau me acontecer la estarei para realizar a 4ª maratona Terra do Egas.
 

bartes

Member
Boas! :D

:ideia: Depois de ter opinado sobre o que mais faria a diferença para a 3ª edição, e que acabou por se concretizar!!!!

:arrow: 1º Depois de 2 anos consecutivos com tempo de sol, este ano pedia uma chuvinha para brindar as ostes! Fui brindado com o S. Pedro! fantástico!!!!!

Foi porreiro saber que mais de 300 BTTistas aderiram e "não ficaram em casa" Afinal a chuva é amiga dos amantes do BTT.

Foi um percurso, dentro do que conheço da zona, excelentes subidas, fantásticas descidas, apenas a dureza dos trilhos que originaram uma grande fadiga física a qualquer um, por mim falo, que fui dos poucos que terminaram a 2 volta (60km).

O terreno estava muito pesado na 2 volta, apanhei locais que era só lama, a subida ao 1º CP da 2 volta estava do pior, a lama fazia perder tracção, ...bem o esforço era brutal!!! estava completamente cheio de lama, a corrente já pegava!!!
Adorei fazer a 2 volta, (depois do reforço em Figueira) onde inicia as zonas mais rápidas, e foram feitas a fundo, entrava numa berma e saia na outra... estava a curtir demais, cada vez arriscava mais e por pouco não fui ao "soalho"...bem, valeu a ultima chuvinha para lavar um pouco a bike!.


bartes -13- KUNALAMA ( o único com coragem pra 2 volta!!! ) um muito Obrigado a Organização por ter terminado a prova as 15h... eu cheguei as 15h02min!!!!!!!!!!!!!!!
Dados: 5h30 a pedalar 60km, 2000 acumulado... e umas milhares de calorias perdidas!!!


Moral deste "desafio" - Dureza brava!! Parabéns a todos os envolvidos no 3º Terra do Egas CA 09

bartes -13- :mrgreen:
 

João Marinho

New Member
Olá a todos,

Acabei de deixar o meu comentário a este evento no meu site.

2ushe7s.jpg


Parabéns a todos que estiveram envolvidos e até breve.

Boas pedaladas
 

Jony125

New Member
Boa noite,

As Classificações já foram disponibilizadas. As fotos irão ser disponibilizadas no picassa, em breve...

Um Abraço,

João Barbosa
 

sparki

New Member
Boa noite!

A manhã de hoje foi simplesmente espectacular.
Trilhos do melhor que há, parabéns à organização. :)

Onde estão disponibilizadas as classificações?
 

Jazz

Member
Olá a todos.

Os meus parabéns à organização pelo evento.

Não posso comentar sobre banhos, lavagem de bikes ou almoço, porque não utilizei.

Em relação ao percurso, adorei! Achei mesmo espectacular, grandes trilhos, subidas duras duras, descidas excelentes, adorei mesmo o percurso. Era duro e a lama ainda o tornou mais duro, ainda bem! Só à bocadinho é que reparei que o acumulado dos 30km passava os 1000m, dureza.

Um abraço a todos!
 

Polegar

Active Member
O meu rescaldo. Gostei desta edição, a minha primeira vez pelas terras do egas, voltarei de certeza.
Parabéns a organização.
Banhos -a agua quente
Reforços não parei
Percurso bem sinalizado (se bem que as mudanças de direcção podiam estar um pouco antes das curvas, na minha opinião muito em cima) mas eram suficientes.
Organização muito simpática.

Agora relativamente a prova, infelizmente não pude acabar a prova(60Kms), pois a corrente partiu e depois a minha transmissão ficou uma lastima.
Classificações já online, uma mais valia da organização. Desde já os meus parabens e venha a 4 edição, mas sem chuva sff :mrgreen:
O meu obrigado ao Renato pela ajuda com a corrente e a toda a malta que se propôs a ajudar.
Humberto Luis Dorsal 042
 

duchene

New Member
terrasegas.jpg

(Foto: Jorge Sousa)

Ora então, o rescaldo.

NOTA POSITIVA (+)
Como a maratona começa bem antes da partida, uma referência ao processo eficaz de registo e pagamento. Confirmação quase imediata da atribuição do frontal após o pagamento.

Site com a informação que se espera, e actualizada com dados interessantes (percurso esmiuçado!) já em vésperas da maratona.

Levantamento do frontal de forma rápida e eficaz. Nota bastante positiva para a garrafa de vinho! Não só porque é consumível e personalizada com um rótulo alusivo ao evento, mas especialmente porque foge ás tradicionais toneladas de inutilidades que recebo noutros eventos.

Fiquei contente em ver o João Marinho "mostrar" como o BTT pode ser um desporto de convívio, boa disposição e cordialidade, mesmo quem é encarado ao mais alto nível.

Hora de partida pontualíssima! Gostei de ver, além de que mostra um respeito admirável por todos os atletas que planearam a viagem com antecedência e chegaram a tempo e horas.

O percurso, aparte do tipo de solo de que falarei mais adiante, foi bastante interessante. 1000mt de acumulado nos 30Km já é respeitável, e sentiu-se que foram bem empregues. Não tive aquela sensação que me assolou em muitas outras maratonas, de que se andava a fazer quilómetros para encher. Não sei até que ponto se poderia ter contornado uma ou outra zona verdadeiramente perigosa, mas aparte disso, fiquei satisfeito. Havia zonas muito interessantes para variar o ritmo e também algumas subidas na parte final que são o golpe de misericórdia em que venha já no limite. Mais alguns lugares que consegui recuperar aí... :oops:

Chegada bem pensada, para fugir à chuva. Sistema de registo eficaz e fiável, classificação provisória logo na hora o que é uma pequena mas simpática recompensa pelo esforço do último par de horas.

Lavagem de bicicletas rápida na altura em que lá fui, sendo que quando passei para o banho, depois de arrumar tudo no carro, já havia uma fila considerável. Suportes à disposição, uma estreia, assim como existiam também na zona da meta!

Como o dia estava a correr bem, ao arrumar a bicicleta fiz um golpe feio nas costas da mão com a talega. Prontamente remendado pelo enfermeiro de serviço, que estava na zona das chegadas. Prontificou-se a refazer o penso depois do banho, mas como tinha alguma pressa, acabei por recusar.

Finalmente os balneários. Asseados (ainda, naquela altura) e com água quente, apesar de o chuveiro estar a 3 metros de altura! Mas um bom banho quente, depois da chuva do início da manhã e da dureza do percurso, faz milagres e levanta a moral de qualquer um.


NOTA MENOS BOA (-)
A habitual falta de civismo dos participantes com "sangue a mais na guerla". Apesar do aviso da organização de que haveria uma deslocação da escola até ao ponto real de partida, em frente aos bombeiros, nesse percurso já havia pessoal a subir passeios, a cortar a rotunda e com muita vontade de devorar quilómetros de roda no ar.

Na zona dos penedos, apesar de ir de aviso, de ter alguma experiência e de já estar no último maciço, não consegui evitar a queda. Perdi aderência na roda da frente, tentei corrigir mas a traseira rodou demais e tombei para o lado esquerdo, em pleno granito. Aterrei em cheio com o queixo, e imediatamente após o impacto pensei sinceramente que tivesse fracturado o maxilar. No entanto a mazela resumiu-se a uma grande contusão e alguns arranhões. As quedas fazem parte do desporto e pouco depois estava de novo a pedalar mas... e está aqui o grande ponto negativo: Não havia à vista ninguém da organização naquela zona, que era especialmente perigosa (como prova o tão falado video youtube do ano passado). Antes de chegar aos penedos cuzei-me com ambulância em sentido contrário, que me pareceu estar em serviço. Não sei se veio dos penedos ou não, mas seja como for, mesmo acontecendo um acidente deverá existir reforço humano para que continue alguém experiente de vigilância por ali. Não há duas sem 3.

As marcações estiveram globalmente aceitáveis especialmente nos primeiros dois terços do percurso, mas as setas de mudanças de direcção (muitos cotovelos a 90º e mais fechados em zonas rápidas) e as placas acessórias (entrada em estrada principal p.ex) eram demasiado tímidas. Numa descida mais rápida nos últimos 10km, em que havia uma viragem à direita para um caminho secundário, mas acabei por seguir em frente com mais 4 atletas. Quando voltamos para cima, confirmamos que, para uma zona rápida, as indicações eram muito pouco perceptíveis e o trilho por onde seguimos não tinha nenhuma indicação a cal no chão, como vi noutros locais até menos suspeitos. Placas com metade da dimensão das utilizadas nas zonas de posto de controlo, já seriam mais que suficientes. Especialmente nas viragens mais duvidosas.

NÂO EXPERIMENTEI (X)
Apesar da insistência dos comissários no posto de controlo anterior e de um elemento da organização, não parei no posto de abastecimento.

Como estava limitado em termos de tempo, também não pude almoçar.

Portanto nada a opinar nestes dois itens.

VEREDICTO
Em certa medida confirmei as indicações que tinha, de que a maratona Terras do Egas era uma prova interessante, com uma organização pequena mas eficaz. Há certamente aspectos a melhorar e é com esse objectivo que me deixo alongar nestas apreciações aos eventos onde participo.

No entanto, sem pretensiosismo ou arrogância de qualquer espécie confirmei ontem, depois de já ter comentado isso na maratona de Penafiel, os terrenos da região não me enchem as medidas. Se em termos de orografia se consegue um equilíbrio muito interessante, com subidas longas, rampas rápidas e claro as correspondentes descidas, por outro lado o areão resultante da erosão do granito, bem como a sua reacção à chuva prolongada não são o meu terreno de eleição. Não que seja responsabilidade da organização, nem que tire o mérito ao trabalho que desenvolveram. É uma questão de gosto pessoal.

Havia no entanto zonas muito interessantes, com solo mais compacto, ou até mesmo coberto de folhagem, que me proporcionaram bastante diversão e gostei bastante das duas subidas longas na primeira metade, que deram para estabilizar o ritmo e ganhar bastantes posições.

Posto isto, a análise final, é certamente positiva. Não é fabulosa, mas é positiva. E isso irá pesar certamente na escolha do calendário de maratonas do próximo ano.

RESULTADO FINAL
A besta humana de 90Kg e a sua suspensão total tamanho XL, percorreram alegremente os 30Km de montes e vales de Paço de Sousa e arredores em 2h16m20s, conquistando um honroso 23º lugar.
 

bikestore

New Member
Bons dias,

Parabens a Organição em todos os aspectos.

Sendo um evento já com muitos participantes e que nem todos ficam agradados com o que fizeram ou com o que lhes aconteceu, digo que, em minha opiniao tava tudo bom.

Placas maiores???? Em cima de cotovelos???? Nao concordo, fiz a maratona, 2 voltas ao mesmo percurso, tudo bem que na 2 volta ja conhecia as viragens mas na 1ª volta as marcaçoes eram iguais para todos e nao tive qualquer engano.

Todo percurso escepto umas escaditas num single nuns campos era transitavel, é obvio que com chuva os rochedos eram muito perigosos. Há que haver muito cuidado e nao arriscar fi-los a pé como é obvio.....

Caro Amigo BF. Compreendo a sua situçao, se não tem, deve adquirir um KIT de reparaçao para algumas situaçoes que acontecem. devia ter consigo uma camara de ar, bomba, elo de engate e um canivete de ferramentas com crava correntes, não é dificil de utilizar e nao ficava com essa opiniao, pois solucionava o problema em 2-3 minutos.

Vi mais de uma dezena de bikes com correntes partidas, se a organizaçao tinha de ir buscar estes bttistas todos.... Ui, Ui....

Parabens á organizaçao e a todos os que fizeram podium.

Cumprimentos

Antonio Rosendo
Team Bikestore
 

Polegar

Active Member
bikestore said:
Caro Amigo BF. Compreendo a sua situçao, se não tem, deve adquirir um KIT de reparaçao para algumas situaçoes que acontecem. devia ter consigo uma camara de ar, bomba, elo de engate e um canivete de ferramentas com crava correntes, não é dificil de utilizar e nao ficava com essa opiniao, pois solucionava o problema em 2-3 minutos.
Concordo plenamente. Existem pequenas ferramentas e camaras que se devem levar para desenrascar nesses momentos. Eu proprio parti a corrente e consegui solucionar, com ajuda de uma colega, só não demoramos foi os 2-3 minutos, devido a nossa "azelhice" na parte mecanica :lol: :lol: :lol: Demoramos mais um bocadinho, vamos muito mais lolol
 

bmmadao

New Member
Oá malta btt :cl: :cl:
Não quis ficar na cama a houvir a chova e o vento :mrsock:
Pela minha parte gostei da prova :hahaha:[lis

  • Às marcações estavam boas o reforço o pão tinha pouco chouriço doh
    No fim não havia água mas como chovia não fes mal :mrgreen:
    Tchau até para o ano :podio:
 

BF

New Member
Ora boas!
No que diz respeito a câmara de ar, eu levava assim como a bomba (que valia da câmara sem bomba lol). Quanto a ferramenta para arranjar corrente, não levava e pode ser material a adquirir no futuro próximo (só aprendemos depois de nos acontecer), mas aonde eu queria chegar com a critica é o tipo de resposta que a organização deu face ao problema. Por acaso foi a corrente e se fosse o desviador? também levava um? Como é óbvio não esperava que me fossem buscar de imediato, mas sim quando houvesse oportunidade, agora no fim da prova não.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

miro_morais

New Member
Ola pessoal tudo bem?
Nao conheço o moço da corrente, mas penso que seja o que estava junto ao cruzeiro com a corrente na mao a pedir um telm: devo confessar nao parei, tambem nao tinha como ajudar. penso que tem toda a razao quanto a resposta ou nao resposta da org: o que andavam a fazer as motas? e pelo que conheço de alguns elementos das motas sao gente muito competente.
Quanto a prova nao tenho nada apontar percurso 5* pessoal 5* almoço 5*,quanto aos brindes penso que era bonito ter metido na (t shirt) umas simples letras -btt terras do egas 2009- por exemplo ´____digo eu. Pois t shits brancas toda a gente tem
miro_morais
 
BOAS pessoal....
..... da minha parte adorei a prova, muito dura derivado á lama , o que acabou por ser diferente das outras provas provocando mais adrenalina, parabens á organização pelo esforço, simpaticos e de boa desposição, quanto ás sinalização não a criticar, banhos 5 estrelas, tanto nas bikes como nos balneários, :yeah: parabens á organização, já agora as melhoras aos bttistas que tiveram quedas nomeadamente nos penedos...ui , ui, até assustava e ao jovem que ao km 12 estava com a clavicula partida, as melhoras ....

boas pedaladas e até para o ano para a 4ª edição.......
 
M

mhce

Guest
Antes demais parabéns a todos os participantes principalmente aos que curtiram o passeio.

Só quero deixar uma nota de parabéns a todos os meus colegas da organização que trabalharam unicamente por amor à camisola e não ganham absolutamente nada com isto e muito pelo contrário, alguns investem do seu bolso para esta prova e com o intuito de ajudar a construir uma infraestrutura que acham importante para a sua terra.

Portanto o comentário, por exemplo de que a t-shirt deveria ter umas letrinhas era completamente dispensável já que esse dinheiro será bem mais útil nuns tijolos, mas não se queixaram da garrafinha...

Portanto, se para o ano houver prova podem ajudar que serão todos muito bem-vindos.

Boas pedaladas.
 
Top