Rescaldo 5.ª Maratona BTT ALCAINS-GARDUNHA - 17 Abril 2011

Como não encontrei ainda nenhum tópico do Rescaldo da 5.ª Maratona BTT Alcains-Gardunha aqui no Forum, segue o lançamento do rescaldo.

Adorei fazer o percurso de 88Km.

Provavelmente terá sido a Maratona mais "durinha" das 5 edições, não só pela distância mas também pela dificuldade física e técnica, tanto nas subidas como nas descidas.
Até o Sol este ano ajudou a dificultar ainda mais, pois o calor fez-se sentir com intensidade, provocando o primeiro escaldão do ano, e também a necessidade de água foi uma constante.

Não tenho "quase" nada a apontar á organização, pois acho que cumpriram na perfeição os objectivos traçados.

O meu único ponto negativo vai para a ausência de alguém da organização no final da perigosa descida de cascalho antes de Alpedrinha... soube no final que houve muita gente a caír nesse local, mas nenhum com grande gravidade, felizmente... mas o local estava mesmo muito perigoso e alguém poderia magoar-se a sério...

No geral dou os meus parabéns aos amigos Papaléguas por mais esta iniciativa, que é já um marco na nossa região..

Até á próxima
Indomável
 
Obrigado amigo scpindomavel... :cool:

Não colocámos ninguém no final dessa perigosa descida porque tínhamos colocado uma placa de descida perigosa e ela de facto dava perfeitamente para perceber que era mesmo perigosa e sinceramente nem pensámos que os "não aventureiros" a tentassem sequer descer em cima da bike, mas afinal parece que assim não foi... doh

Mas como dizes ninguém se lá aleijou a sério... e ainda bem... Parece que não foi só o S. Pedro que esteve com conosco este ano... :yeah:

Um grande abraço.. :bompost:
 

fitty77

New Member
Fiz a pequena, e foi uma meia maratona algo estranha, extremamente rápida e fez-se num instante. Faltou ali umas subiditas e tal, mas pronto, naquela zona não é fácil. Estava tudo bem marcado, nunca tive duvidas de por onde passar.

Para mim, esta maratona está visto que tem que me ficar sempre marcada no corpinho. O ano passado espalhei-me logo ao inicio, no alcatrão, e este ano ia indo outra vez já na terra e só por muita sorte não caí. Infelizmente, para tentar segurar a bike, por instinto saí de onde ia e passei à frente de outro companheiro e quase que o mandava ao chão também. Felizmente não aconteceu mas ainda assim no final estive com ele e ainda teve um arranhão na perna. Bruno, espero que esteja tudo bem contigo ;) Entrei pelo meio de umas quantas mimosas e giestas (lol) e sai do outro lado com o guiador um pouco torcido, pés fora dos pedais.... Devia ser digno de uma foto para os melhores momentos lol. Parei para ver se estava tudo bem e se não tinha mandado ninguém ao chão, e ver se estava tudo bem com ele e lá segui novamente. Devo ter batido com um pé em algum lado e só no final dei conta de uma dor e inchaço na zona.... Logo passa. Mas para o ano, só participo se me fizerem um seguro com capital redobrado hehe :p

De resto, estava tudo bem. Como sugestão, para a próxima, na meta, tenham um pequeno posto de socorro para quem chega com algumas mazelas (ambulância ou um pequeno posto com alguém formado em primeiros socorros). Digo isto porque um colega de pedal necessitava de alguns cuidados básicos e simples, e não havia lá maneira de esses cuidados lhe serem prestados ;)

Resta dar os parabéns aos Papaleguas, por mais uma edição bem positiva ;)
 

romanovski

New Member
boas,
mais um ano que estive em Alcains para subir à serra :D o dia magnífico de sol foi novidade :eek: que fez com que apanhasse o belo do bronze à... ciclista :cool:

Fiz os 80 e o percurso estava óptimo! Dureza na serra como se quer... a subir e a descer! Estradões para compensar as pernas também havia.

No entanto, foi com pena que constatei que foram arrancadas muitas fitas, só restavam os nós. Perdi-me, como se perdeu quase toda a gente com quem conversei, na Atalaia, no corte à direita perto da fábrica de Presuntos :fpalm: a minha modesta opinião é que se devem precaver contra a maldade de alguns colocando cal neste tipo de situações.

Foi por isto que ninguém tinha a quilometragem correcta... eu cheguei com 92.5kms ;)

Tirando este aspecto da marcação, tudo o resto é excelente! O dorsal 415 é para manter :yeah:
 

Pedro Godinho

New Member
Bem amigos. Temos de dar os parabéns Papa-léguas mais uma excelente maratona um pouco mais fácil mas a subida era bastante técnica mas tudo correu bem. É pena foi as marcação mas também acontece não vamos por ai. O que conta é que correu tudo bem para todos e um domingo agradável para todos nós. Um abraço
 

quetzyg

New Member
Viva,

Quero aqui deixar os parabéns aos Pápa-léguas de Alcains.

Eu também fui para os 80, que acabaram por ser 93 Km, e mesmo com os problemas das marcações, julgo que correu tudo pelo melhor. ;)

Bom trabalho!

Quanto a fotografias, já há alguma coisa?

Abraço,
Quetzy
 

Conguito

New Member
Boas é o segundo ano que participo e sinceramente na minha opinião ficou muito longe da qualidade da maratona de à 2 anos a traz, quer em termos de percurso, marcações e até mesmo o almoço.

Quanto ao percurso algo monótono, excepto a subida a Gardunha, acho que a subida foi muito bem escolhida.

Quanto a marcações, quis-me parecer que foram feitas por grupos distintos, isto é na zona inicial e final até estava mais ou menos mas houve zonas muito más, e para mim não serve de desculpa o facto de terem arrancado fitas, pq houve zonas em que estas lá estavam mas muito distantes umas das outras. Se durante a descida da Gardunha tive algumas dúvidas em alguns locais se ia no percurso correcto, na zona da povoa da atalaia foi o descalábrio, uma seta a apontar em frente quando era para virar a direita, e ao fundo da estrada já nenhuma sinalização vi. Daí para a frente as coisas estavam menos mal. Sugeria que fosse uma moto verificar estas uma hora antes, não custava nada e é o que os outros fazem.

O banho foi de agua fria mas com o calor que estava só custou a entrar.

Quanto ao almoço sinceramente não gostei, batatas fritas frias, feijão sem sabor. Tinha uma bela fruta

Acho que são pontos a rever, as minhas desculpas pelas criticas mas o meu objectivo é que melhorem para os próximos anos.

cumprimentos
 

rile123

Utilizador Desactivado
O meu gps marcou 93Km e + qq coisa. Descontando as voltas na Atalaia do Campo pq fitas nem vê-las a maratona de 80km foi bem mais do que 80Km. A organização disse no fim que as pessoas da aldeia se calhar retiraram as fitas na Atalaia do Campo por causa de um passeio de moto4. Mas como é sabido é costume retirarem as fitas nas aldeias (n sei pq mas n é a 1.ª vez q vejo isso acontecer, a maldade das pessoas é previsível). Se sabem q tal acontece a organização tem de deixar alguém nesses locais pois para quem ali chega cansado (eu pelo menos chego sempre cansado) é bastante desagradável ter de andar às voltas para trás e para a frente e perguntar aos locais se ali existe alguma prova e estes dizerem q não, ou o que é isso do BTT...
 
Last edited:

rile123

Utilizador Desactivado
A fruta e o arroz doce, excelente mas o almoço foi fraquito ainda q aqui o "jovem" não estivesse com mta fome. Banhos frios, apesar da temperatura amena do dia, depois de tanto Km sabe bem água quente ou morna, fria é sempre desagradável, não julgo que tenham sido assim tantos atletas para que o AQS tenha ficado a zero com tanta rapidez, portanto a própria organização já saberia de antemão que tal iria acontecer. Para a próxima é ir à de 50km ou se calhar à de 15Km para apanhar água quente, sobre isto não há desculpa.
 

Honey Bunny

New Member
Cá vai então o meu rescaldo... em primeiro lugar quero dar os meus parabéns pelo magnifico dia de puro BTT que a organização e afins... me proporcionaram nos (80)...:) o meu GPS marcou 87km.
levantamento de dorsal rápido, partida a horas, abastecimentos muito bem guarnecidos e em pontos estratégicos para um dia de calor, percurso magnífico com paisagens de cortar a respiração lá no alto...
Em relação ás marcações creio que houve 2 cruzamentos que me baralhei um bocado mas olhei para o chão e vi o rodado e no outro avancei e mais a frente estavam fitas na rede... enfim como vim nas
calmas para curtir o dia e fazer render o investimento (pois vim de Coimbra), não tive grandes dificuldades em achar o caminho nem sequer posso dizer que me enganei...
Quanto ao resto não posso comentar pois não almocei lá... mas se houve coisas menos boas decerto que para o ano serão facilmente corrigidas pois é para isso que este local serve.
Para o ano contem comigo! e obrigado.

cumps.
Fausto Ramos
 

jo4o

Member
Como habitualmente o percurso maior foi composto por quatro partes: uma secção inicial rolante, a subida à Gardunha, a correspondente descida e uma secção final rolante.

A ausência de chuva veio revelar alguma areia nas zonas rolantes, e se no ano passado caí dentro de um ribeiro, neste caí numa curva rápida mais apertada: a tradição das quedas em Alcains manteve-se. Como sugeriu o companheiro fitty77, o posto de socorros no final seria útil, sem dúvida, tendo em conta o número de quedas.

Em geral, o percurso foi agradável, mas a Gardunha é sempre a zona mais interessante. Este ano alguns dos trilhos na subida e descida foram demasiado radicais para o meu gosto e não desfrutei como habitualmente. A Gardunha é uma bonita zona para passear, mas de preferência sem carregar uma bicicleta usando calçado inadequado.

As marcações estiveram boas, mas nalgumas zonas apresentavam problemas. Sempre com muita atenção, consegui nunca me perder. A pré-partida foi algo confusa, mas acabou por decorrer sem incidentes.

Os abastecimentos foram suficientes e os pontos de água bem colocados. O último abastecimento é sempre especial e faz-me “perder” imenso tempo de todas as vezes que lá passo, culpa das iguarias regionais. O almoço, embora equilibrado, é confeccionado pelo padrão de cantina escolar e resulta algo sensabor. Para compensar há o pequeno-almoço com os lendários pastéis de nata.

Em resumo, a organização esteve globalmente bem e o esquema de percurso dos 80km é adequado, mas na minha opinião, adicionar mais alguns quilómetros na serra resultaria numa superior maratona.
 

Zaratrusta

New Member
Grande prova ontem. só faltaram mesmo as cerejas.
no dia 3 de Julho é do outro lado da Gardunha no Fundão, uma prova cheiinha de BTT e cerejas.
 

biketuga

New Member
Maratona bastante rolante, excepto na saborosa subida à Gardunha (espectacular) e na sofredora descida até Alpedrinha (onde só os kamikase se poderão ter divertido!!!!). De resto só mesmo a areia para colocar um desafio extra ao terreno plano.

De facto a sinalização poderia ser melhorada, haver alguma assistência em 1 ou 2 descidas mais perigosas e claro balneários com melhores condições (e água quente) e uma refeição mais saborosa seriam sempre bem vindos, pois quando se paga 15euros conta-se sempre com uma boa refeição e um banho quente.

Tirando estes aspectos menos positivos, gostei muito desta maratona que transmite uma boa imagem desta zona do país. Agora venham as fotos!!!!!

p.s.: para o ano tentem aproveitar melhor a zona da barragem da marateca que tem zonas espectaculares e a possibilidade de fazer singletracks à beira de água.
 
Boas... :wlcm:

Desde já agradecemos as vossas opiniões, críticas e sugestões que desde logo vemos e aceitamos como construtivas e às quais atribuimos o objectivo de melhorarmos os aspectos que estiveram menos bem... :exacto:

Quanto à sinalização do percurso dos 80 kms, de facto alguém arrancou fitas na zona da Póvoa da Atalaia... Passaram 2 motos pelo percurso que tinham saído 1h antes dos betetistas e que repuseram as fitas arrancadas... Por pura maldade alguém as parece ter arrancado de novo... Enfim, uma cena perfeitamente lamentável, cheia de pura maldade por parte de quem a protagoniza... :confused: :(

Quanto aos banhos, no ano passado a àgua quente chegou para todos e este ano, em que o tempo até estava bem mais quentinho, nunca pensámos ter problemas com a água quente... sinceramente, não entendemos o que se poderá ter passado... provavelmente foi alguma falha de água quente na altura de maior afluência de atletas a tomar o seu merecido duche... :nsei:

Quanto à refeição, a empresa que o serviu este ano foi a mesma empresa que o serviu o ano passado e nessa altura foi considerado Muito Bom... :desconfiado:

Mas mais uma vez vos dizemos que prometemos registar as vossa opiniões, críticas e sugestões com vista a melhorarmos no próximo ano... :yeah: :venia:

Obrigado a todos quantos participaram nesta 5ª edição da Maratona Alcains-Gardunha..:cool::xau:
 
Last edited:

Remi

New Member
Foi a segunda vez que participei, depois de alguns anos de interregno decidi voltar a esta bonita localidade, terra de um bom amigo meu.

De facto nem tudo correu na perfeição, concordo com quase tudo o que já aqui foi dito, mas no geral acho que os Papa-léguas estiveram bem e estão de parabéns pelo esforço despendido em organizar este evento para os seus companheiros de pedalada.

Esta última mensagem só o confirma, ótima postura a vossa, também por isso estão de parabéns.

Entretanto mandem mas é aí umas fotos prá malta rever as vistas. :D

Abraço e até para o ano!

PS: Mais uns kilometrozitos na serra e também não se perdia nada, hehehe :cool:
 

jorgemramos

New Member
Bem para não mencionar mais do que já aqui foi dito,porque a não ser aquela situação da povoa da atalaia teria feito um excelente resultado para mim pois o evento não tinha fins competitivos mas a adrenalina assim o convida a dar mos sempre o melhor de nós.
almoço: tirando as papas de carolo e a laranginha o resto dispensava-se.

Amigo romanovski obrigado pela companhia ainda por pouca que fosse dá sempre jeito abraço.

Agora venham de lá essas fotos pois havia muita gente com maquinas e ainda não apareceu nada...

para o ano lá estarei mais uma vez,boas pedaladas.
 

casf

New Member

romanovski

New Member
Amigo romanovski obrigado pela companhia ainda por pouca que fosse dá sempre jeito abraço.

:D nas longas distâncias a companhia é um forte aliado! Obrigado, também. Em Julho próximo lá estarei (Gardunha) para mais umas pedaladas.

Quanto à Maratona de Alcains, já tudo foi dito. Embora nem tudo possa ter corrido pelo melhor, está provado que a vila de Alcains sabe receber. :yeah:
 
Top