[Rescaldo] 5ª Maratona "Cidade do Barreiro" - 23 Maio 2010

INTERCEPTOR

New Member
Olá a todos.
Espero que esta Maratona vos tenha corrido da melhor forma e que não tenha havido acidentes.

Foi uma prova muito bem organizada, das melhores em que participei.
O estacionamento estava impecável, o Staff era bastante numeroso e julgo que não deixaram nada ao acaso. No levantamento dos Dorsais conheci o Nuno.Mac, um jovem muito simpático que fica como mais um amigo que tenho. O "Controlo 0" foi muito bem conseguido e a partida foi feita sem atrapalhações.
Percurso:
Passada a fase inícial de muita areia solta, coloquei-me na frente do JG para poder lança-lo para os 85km, tentando ajudá-lo a ultrapassar os primeiros kms com vento frontal até à zona em que nos separaría-mos, pois eu só ía para os 45km.
Logo na saída da Mata da Machada embati violentamente contra uma vala, o que me furou a roda de trás. Pedi-lhe que segui-se pois eu estava orientado e não queria prejudicá-lo.
Furo resolvido e siga para a frente.
Peço à organização que faça a recolha da câmara furada, como tinha muito líquido anti-furo deixei-a pendurada na rede verde que ladeava o percurso. Ficou bem à vista para não ficar por lá esquecida.
Já com o ritmo no seu estado normal, dei comigo no meio do pessoal que leva estes eventos como passeios e a seu ritmo vão percorrendo as paisagens. Houve alguns que tentaram apanhar a minha roda tentando abrigar-se do vento mas.......
Já perto de Palmela apareceram as primeiras subidas, tanto de alcatrão como de terra, e foi neste local que percebi a quantidade de pessoal que tinha passado por mim. Havia muita gente a subir à mão, tal a dureza a eles imposta. Fui passando um a um até chegar ao "Sobe e desce" da Serra do Louro. Quando cheguei ao "Cai de costas" arrisquei passar pela esquerda da rampa e mais uma vez bati com a roda de trás, desta vez contra uma pedra.... mais um furo.
O LarsenTT 1.9 que testei pela 1ª vez em prova não é o mais indicado para as pressões que utilizo (2.5bar), além de a traseira varejar muito era a segunda vez que furava por "Snake-bites".
Um grupo de bttistas que estava na base do "Cai de costas" desnrascaram-me uma câmara e lá segui para o "Fio dental". Muito obrigado aos três participantes que se desviaram para eu poder passar a todo o vapôr.
Mesmo um pouco desiludido com os furos não baixei os braços, afinal de contas isto é só uma brincadeira, no abastecimento no Clube Vale de Barrios, só parei para agrafar o Dorsal. Para pouco mais de duas horas de viagem chega-me o que levo nos bolsos e dois bidons de água.
Avistava-se ao longe a grande dureza da prova, um carreirinho de bttistas apeados coloriam a "Descida das Vacas" desde a sua base até ao topo. Tal como todos, coloquei a "burra" às costas e vá de dar ao chinelo até ao "Moinhos".
Fiquei um pouco triste por não passar-mos pelo "Single dos Moinhos" mas não foi por isso que não gostei do percurso.
Já de regresso e com o vento pelas costas, chegando a andar alguns kms a mais de 35km/h, passei por mais uns quantos participantes e juntei-me a outros que tentaram fazer roleta comigo, mas.....
Chegando à "Mata da Machada", spot que não conhecia, deparei-me com um lindo single-track. Foi uma linda forma que a organização encontrou para presentear os participantes nos seus kms finais.

Houve muito pessoal do Staff espalhado pelo percurso, estradas bem cortadas pelas autoridades, fotógrafos nem se fala e abastecimentos mais que suficientes para todos.
Fui tomar banho e almoçar a casa, portanto não tenho voto na matéria.
Foi bastante divertido e espero regressar para o ano.

Obrigado pela foto amigo Narciso.
P1020568.JPG


Muito obrigado e até breve.
 
Last edited:

flaviosantos

New Member
boas

mais 1 ano neste evento que já me cativou.... Este ano houve a novidade do controlo 0 , o que eu até aprecio !!! Mas a meu ver penso que a partida nao foi no sitio adequado , visto que se apanhava lg mt areia e consequentemente o povo que tem menos experiencia acaba ou por desmontar ou por ir aos zigue zagues pondo em perigo tb quem quer andar...

A meu ver a recta de alcatrao do ano passado é optima para impor ritmo e separar os ciclistas.... quem anda mais fica a frente ... quem anda menos fica mais para tras e na entrada da mata já estao bem definidos os grupos....

De resto 5 *****

Abastecimentos pareceu-me impecaveis...

Controlos podia haver mais 1 mas bom na mesma

Ah.... era escusado aquele trilho a seguir a loja da VBBikes... tudo à mao onde nao se faz diferencas e que é 1 esforço inglorio !!

Almoço nao sei... banhos rapidos !!!

Parabens por tb darem varias hipoteses e metodos de escolha para a inscrição.... Mt fixe e nada caro !!

No fim , 1 chegada onde desde aguas , frutas , proteina , barras e 1 sorteio para finalizar !! Espectaculo !!!

Para o ano ai estarei novamente !!

Flávio Santos - Rotor/Go2

* e levantar o cu da cama mais cedo para nao ficar ao pé do controlo 0 para arrancar !! grggrgrgrggrgrrg
 

bttrider

New Member
Boas a todos
Foi a 1ª Maratona do barreiro que fiz e achei que estava bastante bem organizada, passei bem nas zonas de areia, bons abastecimentos, bem sinalizada e bastantes elementos da organização!
No final aquele batido de proteinas foi magnifico :), espero no ano que vem estar presente!!
So 1 pequeno reparo, acho que podiam ter colocado antes da descida do "cai de costas" 1 aviso de descida perigosa especialmente para quem não conhece podia ser relevante!!!

Obrigado

P.S. - onde estavas Narciso a tirar fotos que não te vi????? lolololo
 

RickySiMo

New Member
Boas, participei nos 80km e só tenho a dizer bem relativamente aos trilhos escolhidos. Claro, com excepção das vacas doidas :D. Que subida aquela! 1/3 montado, 2/3 "à la pate". Quem sabe para o ano...
Os abastecimentos estavam bem localizados e com pessoal simpático. O abastecimento propriamente dito, para quem tivesse tirado barras no primeiro, eram suficientes. Para quem não o fez, comia bolos ou fruta. Em suma, estavam bons.
Em termos de segurança: a gnr com membros da organização, garantiram o atravessar de estradas em pleno. Já nlaguns estradões, de vez em quando lá surgia um cromo a fazer pó...
Os banhos: sinalização inexistente. Este foi um pecado! No final de tão boa organização, nada havia a assinalar aonde eram os balneários (que para instalações de fuzileiros, deixam muito a desejar em termos de estado de conservação e higiene.
A lavagem de bicicletas, ou eu estava distraído, ou não havia indicação nenhuma da sua localização...

Nota 4/5
Ricky

Ah é verdade, de LAMENTAR a atitude de alguns PORCOS, que acham que a serra é como a sua casa: deitam embalagens de gel, embalagens de barras e outros, para o chão. Deviam ter vergonha!!! Pena tive eu que não vi nenhum desses PORCOS a mandar lixo para o chão. Havia de ser bonito!
 
Last edited:

paulo 123

New Member
Boas ora ai esta uma bela prova ,durinha para os 80km,bem organizada ,boas transições de percursos,com muita GNR a mandar para o transito,sim senhor ,pouca malta para não atrapalhar,,uma saida excelente,bem larguinha trilhos bem marcados e espectaculares ,muito bom ..isto não é aquele passeio para meninos ,que foi feito no Alentejo é a doer
 

zenith

New Member
Boas pessoal.

Também não participei mas gostava de ter participado. Foi um belo dia de BTT.
Em honra dos grandes heróis deixo algumas fotos que tirei na no cai de costas e na fase final da subida das vacas.
Não consegui apanhar os primeiros da meia maratona mas as fotos finais são referentes aos 15 primeiros (na altura).

Grande abraço e digam se gostaram das fotos;)

http://picasaweb.google.pt/109042806733228183509/MaratonaBarreiro2010#

ps: Interceptor. A mudança do 2.º furo ficou devidamente registada!
 

Espigão

New Member
isto não é aquele passeio para meninos ,que foi feito no Alentejo é a doer

Vira o disco e toca o mesmo?? Haja paciência...

Acho que a organização e todos os participantes mereciam um pouco mais de respeito, não sei... sobretudo o "menino" Vitor Gamito...

Enfim...

Relativamente à Maratona do Barreiro, percurso uma vez mais espectacular e bem desenhado (para não variar) mas já faço o meu rescaldo de todo o evento.

Para já, dou uma vez mais os parabéns à Organização que sem dúvida, sabe o que faz pela Serra Mãe.

Cumprimentos e até já.

Hugo Carvalho

Ps: zenith, excelentes fotos... sobretudo as da escalada... :lol:
 
Last edited:

jginja

New Member
Viva.
Participei pela primeira vez na Maratona do Barreiro.

Aqui segue o meu rescaldo:
- Organização: acho que a prova estava bem organizada. O levantamento dos dorsais foi super rápido, nem estava à espera. Não estava ninguém na fila. Fiz o levantamento ás 8h30. O staff estava nos sitíos certos e foi sempre prestável. Como em tudo há excepcções. Um "cromo" da organização, rapaz novo, por volta dos 16 anos, estava aos cerca dos 73km. Perguntei quantos quilómetros faltavam para confirmar com o meu conta-quilómetros e ele em jeito de "brincadeira" e rir-se a dizer que faltam 3km para o final. Estava acompanhado de um GNR. Enfim.
- Percurso: para mim foi duro quanto baste. Acho que me estiquei um pouco nos quilómetros iniciais. Obviamente, paguei a factura mais tarde. Chama-se a isto um "abre-olhos"! Na minha opnião a zona de areia inicial era dispensável, contudo, como não conheço a zona admito que seria a melhor opção. Os trilhos da Arrábida são simplesmente espectaculares. Excelentes "single-track's". O piso era óptimo. Muita gravilha a obrigar à concentração constante. Na zona da separação dos 40km/80km o elemento da organização que lá estava deveria ser mais activo nas indicações. Eu só me apercebi da placa a cerca de 3mt de distância e como ía do lado esquerdo e tinha de virar para a direita, quase tive de parar devido ao pessoal que queria virar para os 40km. Aceito que deveria ir mais atento. Um amigo meu, que não ía tão atento virou para os 40km e depois teve de voltar para trás para o percurso dos 80km.
- Controlos: parece-me uma óptima ideia para que os mais espertos vejam as suas tentativas de furar o esquema goradas. Foram sempre rápidos.
- Marcações: boas marcações, contudo houve algumas vezes que tive de voltar atrás para confirmar a minha direcção. As setas feitas com fita viam-se muito bem. Algumas caminhos perto do final já não estavam "fechados" com cal.
- Abastecimentos: como não sou muito comedor, para mim estavam na medida certa. Água, fruta, bebida isotónica, bolos, barras, sumo e vinho! Também levava comida, por isso não senti falta de nada. O "staff" foi sempre muito prestável na disponibilização dos géneros e liquídos. Inclusivé, num ponto passei a pedalar e foi só esticar o braço para recolher uma garrafa!
- Banhos: as instalações sanitárias deixavam, de facto, bastante a desejar. Com certeza deve ser fruto da falta de instruendos que utilizem as ditas instalações. Não acredito que todas estejam naquele estado.
Uma pergunta: as senhoras tomaram banho onde? No parque de estacionamento uma perguntou e eu não soube responder!
A água estava quente e fria. Era à discrição.

E as classificações? Já sairam?

Obrigado e Boas Pedaladas
 

PeeWee

New Member
Boas!

Desde já quero endereçar os parabens à organização pela inciciativa......mas tenho alguns reparos a fazer....e gostaria que tomassem as minhas palavras como as do resto do pessoal como criticas constructivas....e se foram 400 e tal participantes seguramente irão tem 400 e tal opinioes diferentes, pois todos vivem este tipo de experiências de modo diferente....

Na partida para não variar, mesmo com controlo zero houve alguns penetras a entrar de lado...eu próprio assiti a 2 casos (no 1º um casal entrou de lado e até um menbro da organização viu, foi ter com eles, mas afinal eram conhecidos e ficou por ali, no 2º dois xicos espertos levantaram o dorsal e foram logo pro garrafão, houave alguem que os avisou que teriam de fazer o controlo 0...sem comentários).
Reparem até podiam ir todos À minha frente pois eu ando nisto para me divertir, é pela própria atitude de falta de respeito para com os que já estavam dentro do garrafão.....LAMENTÀVEL!!!!

Os primeiros Abastecimentos achei algo fracos....eu levo sempre comida (barras,gel), mas se tivessem todos os abastecimentos como o que estava na loja antes da subida das vacas....Maçã,Laranja,banana,aguas, sumos, bolos,aguas, bebidas isótonicas e vinho um pouco carrascão(claro k isso não era necessário)....acho que não é pedir demais.....pois só haver aguas e maçãs.....mas pronto

Haver pelo menos mais 2 abastecimentos!!!Numa prova com este traçado mão se podem dividir os abastecimentos pelos Km....tem de se ver o esforço exijido aos atletas.....Sorte não ter estado o calor dos ultimos dias....senão havia de ter sido complicado para alguns participantes...não podemos pensar que todos tÊm o mesmo andamento, e depois há imprevistos......

As marcaçoes da primeira parte não estavam tão boas como as da ultima parte....e foi notório que foram marcadas por equipas diferentes....eu levava GPS, portanto não me fez diferença, mas apanhei vario pessoal perdido e a perguntar qual era o caminho...

As placas de sinalização (nomeadamente as de perigo) deveriam ter as palavras maiores.....

MAs também acho que houve coisas muito boas, como a quantidade forças de segurança e pessaol da organização espalhados pelo percurso, o traçado.....

Banhos e almoço nada posso dizer pois não utilizei....

Mais uma vez afirmo que são criticas construtivas (é a minha opinião) e com isso quero ajudar a organização a melhorar os proximos eventos....Sei que não é fácil organizar um evento deste tipo, mas melhorar todos podemos tentar....

Bem hajam e boas pedeladas!
 

MPCS

New Member
Tenho uma crítica:

O meu amigo teve uma queda as 11.15h, disseram para esperar que vinha uma ambulância, as 12.00 horas ainda não tinha chegado, como não apareceu o meu amigo foi indo como só faltavam 10 km, pelo caminho apareceu uma moto 4 em que ficou uma pessoa a tomar conta da bicicleta e ele foi nela a procura da dita ambulância, que só apareceu na META.....

Isto é muito grave, por acaso era só arranhões, mas se fosse mais grave como era?

È um assunto que a organização deve ter cuidado


No resto estava tudo 5 estrelas
 

Mr_KTM

New Member
Pois também tive o privilégio de participar nesta maratona. Sem ter ido a banhos e sem ter almoçado, fiz os 45 kms e GOSTEI.
Gostei particularmente dos singles na serra e na mata, foi pena ter sido pouco, pois o resto foi muito repetitivo.
Gostei dos cortes de estrada, tanto os feitos pelo staff como os da GNR. Muito seguros.
O local da meta estava bem povoado com tudo um pouco.

Parabéns à organização
 
Last edited:

RickySiMo

New Member
Viva.
Uma pergunta: as senhoras tomaram banho onde? No parque de estacionamento uma perguntou e eu não soube responder!

E as classificações? Já sairam?

Obrigado e Boas Pedaladas

As senhoras tomavam banho no lado oposto ao balneário masculino

Classificações... para já ainda nada :(
 

Atomic22

New Member
Boas companheiros do Pedal, ora aí está uma prova bem sinalizada, bem controlada, bem abastecida. Qto à questão dos banhos, nd posso opinar: não utilizei. Só queria deiaxr aqui um senão: a parte da escalda "Trilho da Vacas" (que subi pela 1.ª vez) podia ser anulado, quebra o ritmo e impõe cansasso pq mesmo a trepar a pé é muito violento e não trás nada de novo na classificação, visto que corta muito o ritmo. Contudo para o Ano estou lá de novo. Parabens à organização e votos de muitos outros eventos ao mesmo nível.
 

El Pedrito

New Member
Boa noite,

depois de algum descanso cá deixo os meus comentários aos 45K que efectuei:

- Prova bastante rolante e com um percurso muito agradável... dispensável só mesmo aquele areal todo que ainda por cima no arranque cria sempre imensas dificuldades pelo menos a quem como eu arranca da 2ª metade. Gostaria de realçar pela positiva a quantidade deforças da segurança e pessoas da organização em todos os cruzamentos que efectuaram um optimo trabalho, efectivamente o colega que estava na separação poderia eventualmente ser um pouco mais interventivo. Finalmente gostaria de parabenizar a organização pelo ultimo single que depois daqueles Kms sempre acima dos 30Km/h foram excelentes e deram um gozo tremendo - 4*
- Secretariádo e controlo 0 - rápido, eficiente e sempre com bastante simpatia - 5*
-Abastecimentos - como só fiz os 45Km só comi mesmo 2 quartos de laranja e meia banana o gel e barras levei comigo, mas não apercebi que os houvesse o que seria interessante - 4*
- Maracções - excepção à separação dos 40 e dos 80 que me pareceu que poderia estar mais evidente tudo o restante bastante bom - 5*
- Banhos - Com pouca sinalização mas com água quentinha- 4*
- Almoço - não me posso pronunciar pois não almocei

Relativamente à disponibilização dos tempos e classificações mal acabávamos bem como das bebidas energéticas, barritas e gel só uma palavra - excelente
Quanto à subida, creio que das vacas", efectivamente pareceu-me demasiado dura e desgantante
Finalmente os meus agradecimentos aos colegas Anarciso e Zenith pelas fotos e respectiva disponibilização.

Em resumo foi a minha 1ª participação e adorei, portanto, até para o ano.

Pedro
 

Paulo986

New Member
Bem vou fazer o meu rescaldo à maratona que me correu muito muito mal:( sempre mal disposto, foi a sofrer do Km10 até ao fim:s
Desloquei-me à mata da machada para fazer a meia-maratona, estava curioso de conhecer os caminhos naquelas zonas, porque na Serra Mãe já conheço tudo, ou quase tudo:lol:


Partida - 4/5 - Um pouco atrasada e acho que podiam ter alargado mais o garrafão, pois estava muita gente!
Percurso - 4/5 - a parte inicial um pouco monótona, muita areia, não gostei muito, depois começou a melhorar com a entrada na zona dos moinhos e gostei muito da parte final, quase a chegar a meta
Marcações - 5/5 - Bestial, muito bem marcado, muito pessoal da organização, GNR em tudo o que era cruzamentos com estradas! espectacular, do melhor que tenho visto a par da maratona de Arraiolos!
Abastecimentos - -/5 - só tirei água, achei um pouco mal estarem a dar água em garrafões, fazendo com que se tivesse que parar, mas compreendo a parte da poluição na Serra, e o abastecimento liquido soube muito bem para refrescar!
Chegada - 5/5 - muito boa sem confusão!
Lavagem de bikes - -/5 - achei um pouco estranho não andar ninguém a lavar as bikes, onde um amigo da organização me disse que era o local para lavar:lol: eu lavei a minha, mas o pavimento era de areia, ou seja, os pneus começaram a agarrar a areia todo no caminho até ao carro:lol:

Nota final - 4,5/5 - nota muito positiva, para um grande trabalho da organização, que acho que esteve muito bem!:palmas: para eles!

Deu para ver gente conhecida e pessoal muito porreiro;)

abraços pessoal, até para o ano!
 

fernanrei

Member
Caros bttistas ,não posso deixar de fazer aqui o meu comentário à maratona do Barreiro. Foi a primeira vez que participei e pelo meu grau de satisfação não foi claramente a última. Poderia resumir e expressar-me com uma única palavra (excelente), mas quero dizer mais umas coisitas. Vou começar por dar os meus expressivos parabéns à organização, tudo muito bem orientado e com a típica simpatia da zona sempre presente. A utilização do espaço disponível foi muito eficiente e a disposição de todo o material de apoio estrategicamente colocado, deixando muita área disponível para os atletas. Apreciei muito o controlo 0, deu logo para entender que estava tudo muito bem organizado. Durante o percurso muito pessoal de apoio, bem colocados e muito atentos e que contaram com o forte dispositivo da GNR, que obviamente também merecem rasgados elogios meus, não esquecendo, alguns bombeiros que também ajudaram nesse controlo sempre difícil de fazer que é as travessias de estradas. O abastecimento dos 45 km muito bem orientado e o pessoal muito simpático com algum humor incentivador muito apreciado. Quanto ao percurso, muito bem identificado com as ditas fitas e a cal crua no chão contando com forte apoio orientador nas zonas mais complicadas. Mas nem tudo estava 100%, faltou identificar muitos perigos no percurso, que na próxima edição deverá ser uma questão a melhorar. Paisagem muito bonita, mas aquela subida das vacas loucas, vai lá vai, a minha bike fartou-se de curtir às minhas costas. Um final em grande com um trilho muito agradável a premiar algum esforço extra desenvolvido pelo facto do final ser muito rápido. Depois de terminada a prova, a questão dos banhos e da lavagem da bicicleta e do almoço, falhou um pouco a orientação e respectiva identificação, mas nada que possa assombrar o resultado global, ao qual dou a nota máxima pelo simples facto de ter visto muita humildade e vontade em melhorar alguns aspectos.
 

fernanrei

Member
Faço tuas minhas palavras amigo Espigão!
Vira o disco e toca o mesmo?? Haja paciência...

Acho que a organização e todos os participantes mereciam um pouco mais de respeito, não sei... sobretudo o "menino" Vitor Gamito...

Enfim...

Relativamente à Maratona do Barreiro, percurso uma vez mais espectacular e bem desenhado (para não variar) mas já faço o meu rescaldo de todo o evento.

Para já, dou uma vez mais os parabéns à Organização que sem dúvida, sabe o que faz pela Serra Mãe.

Cumprimentos e até já.

Hugo Carvalho

Ps: zenith, excelentes fotos... sobretudo as da escalada... :lol:
 
Top