[Rescaldo]5ª Maratona Btt Canha 06 Dezembro 2009

Status
Not open for further replies.

jfrm

New Member
Boas

Escrevendo em relação á 5ª Maratona Btt de Canha

Tenho a dizer o seguinte:

Distribuição de dorsais boa/rapido.

Partida com um pequeno atraso, mas nada de muito grave.

Percurso rolante, com umas pequenas subidas, a maior dificuldade foi a areia, o pessoal que passou a seguir ao 200º lugar deve ter tido bastantes dificuldades para ai passar sem cair ou parar.

Sinalização mais ou menos, devo dizer que mesmo não sendo muito experiente nestas andanças nunca me perdi, apenas tive uma duvida num local.

Foram colocados postos de controle em dois locais para os 40 Kms e no fim não ligaram a isso, estive a observar durante algum tempo a chegada de alguns Bttistas e os elementos da organização nem olhavam se os mesmos tinham passado pelos postos de controlo, era só tirar o numero e fora, não precisa parar.

Fiquei triste de ter feito os 40 Kms e de terem ficado á minha frente na classificação individuos que só fizeram 25 Kms.

OS POSTO DE CONTROLE PARA ALGUMA COISA SERVEM

a organização só quis foi despachar.

Banhos bons.

Almoço bom, mas com pouco pessoal a servir e o espaço era muito pequeno para tanta gente.


O melhor foi a lembrança feita pelas crianças da CERCIMA, está linda.
 

Polka

New Member
Alguem da organização já tirou alguma conclusão de tudo o que se disse até aqui, acho que não.
Mais uma vez parecem fantasmas. Fica na mente de quem participou que só pensam mesmo é nos €
Cllassificações nada, fotos nada, video já sabemos que será mais tarde, mas nem uma palavra para se defenderem de tudo o que de mau já criticaram, é um pouco falta de consideração desta (Des)organização :tungas:


Épa assim não vale, queres ver que em vez de ter ficado nos 150º primeiros fiquei ainda melhor classificado e ainda não o sabia.
Sim não lembra a ninguem tar um menbro da organização a tirar os nº dos que chegam para uma folha sem estarem a verificar sequer se tinham os controlos todos :tungas: SIM PORQUE EU FIZ OS 40,800KM



da-lhe said:
Boas,
O mais grave e que me chateou á seria foi que seguia no segundo grupo ia em 7º e começo a passar pessoal com as BIKES lavadinhas e com aspecto de quem anda
de BIKE só aos domingos, foi claro atalhanços para quem conheçe a zona, eu trazia média de 25Kms/H não era possivel em condições normais aquelas pessoas
estarem ali. :mrsock:
Isto para quem paticipa e leva objectivos é frustrante e em vez de 7º fiquei uns 20 lugares atrás...........quando cheguei esperei por 2 ou 3 dos que desconfiava
preguntei-lhei quantos Kms tinham e com naturalidade uns diziam tenho 20Kms outros 26Kms.
A "DES"ORGANIZAÇÃO 2 palavras apenas.............UMA VERGONHA
A outra parte ORGANIZADORA CMMONTIJO ao Vereador Renato Portugal e ao Director da Divisão de Desporto o Prof. desculpe mas não me lembro do seu nome,
não entendo como ano após ano continuam a cometer o mesmo erro de entregar a "des"organização deste evento a uma empresa que não têm conhecimento
nenhum da modalidade de BTT, em comun estes senhores só utilizam os mesmos trilhos mas andam de jipe.
 

hbelacorca

New Member
jfrm said:
Fiquei triste de ter feito os 40 Kms e de terem ficado á minha frente na classificação individuos que só fizeram 25 Kms.

OS POSTO DE CONTROLE PARA ALGUMA COISA SERVEM

a organização só quis foi despachar.




Mas houve pessoal só a fazer 25km???
Será que essa malta não lhe apetecia andar mais um pouco?
Eu fiz 41.71km e fiquei com vontade de andar mais...
 

heitorf

New Member
Olá

Prova bem rolante durante os primeiros 20 Km até ao 1º Posto de abastecimento.
Dai para a frente é que iniciou alguma dureza com piso com lama e algumas subidas de se ter de ir a pé a empurrar a bike.
O 2º Posto de abastecimento apareceu tardio só aos 38 Km (certamente bem posicionada para quem pertendia continuar a prova para os 100)
Em ambas fiz questão de parar e usufruir da muita fruta (laranjas em quartos) e umas bolachas saborosas.

Fiz um registo pessoal de 2h21m (percurso 40Km. 41Km no meu contador) que posso dizer que foi um tempo muito bom pois pedalei no meu melhor.
Bem, meu percalço foi ter esquecido parte do equipamento em casa e assim ter de participar vestido com calças de ganga e sweatshirt . :mrsock:

Sugiro à Organização que:

Crie 1/4 de Maratona com 25Km e 1/2 de Maratona de 50Km e a Maratona com 100Km.
ou então 30Km , 60Km e 100Km

Sugiro ao atletas :

Se aventurem em trajectos maiores.
Vi muitos atletas com grande agilidade e aptidão física que afinal ficam-se por o percurso mais pequeno e um tempo de participação inferior a 2Horas.
Reparem que toda a organização e logística que uma prova necessita e acaba por não ser aproveitada no seu todo pois os atletas escolhem fazer o percurso mais pequeno.
Transformam uma Maratona em uma prova de velocidade em vez de ser uma prova de endurance.

Adorei a Maratona.
 

CDino

New Member
Efectivamente e após bastantes comentários, tenho k dar o braço a torcer no campo das marcações mas somente apartir dos 40KM porke até lá, correu-me tudo bem...
Nos restantes Km`s foi mais confuso as marcações não foram o bastante...Percorremos mtos kms e ficámos na duvida se efectivamente iamos no caminho certo???Enganamo-nos ai perto dos 60kms porque passamos as markações e nem demos por elas... :mrgreen: :mrgreen:

De resto, foi tudo 5***** almoço mto bom (sopa com extra sal), mas o porco estava divinal...imperial...vinho...

Nota: faltou tb uns pontos de assistência tecnica, pois necessitei da mesma e sopaaaasss...

Bora lá melhor os aspectos negativos e venha a próxima..

1abraço
 

INTERCEPTOR

New Member
Re:[Rescaldo]5ª Maratona Btt Canha 06 Dezembro 2009

1ª Participação numa Maratona com 4 anos de experiência :roll:

Ora cá vai disto:

Inscrevi-me e levantei o Dorsal na 100%Bike, por isso não tive problemas com este assunto. :wink:
No local da Partida fugi para a fila de trás só para não me enervar com os "Chicos Espertos" e assim não levar para casa chatices além do prazer. :p
Após os Tiros de Partida, quero desde já pedir desculpa a quem possa ter-se assustado ao passar com a minha "sirene", é que eu gosto de avisar antes de ultrapassar. :mrgreen:
Não precisei de Marcações até aos 40km por que a sirene foi sempre a tocar o caminho todo. Só precisei de seguir/ultrapassar os da frente. :twisted:

A caminho dos 100km:

Quando cheguei a esta zona pensei que faria vários quilómetros sozinho mas tal estava errado, houve sempre pessoal por perto e assim foi mais motivante. :wink:
Os abastecimento foram suficientes. :wink:
Os Postos de Controlo não eram necessários, nunca atalhei em prova nenhuma :roll:
As Marcações eram escassas mas suficientes, nunca me perdi. :mrgreen:
A Altimetria anunciada deu-me razões para fazer o percurso a "Rasgar Pano". Fui enganado, afinal eram mais de 1000mt ac. !!! :evil: Juro que nunca tive tantas caimbras como neste dia, foram precisas várias massagens para não quebrar muito o ritmo e os últimos 5km foram muito difíceis por causa da chuva que me arrefeceu um pouco as costas. :oops:
Adorei o percurso, muito rápido e com descidas que davam para suar :twisted: , notei a presença de vários locais da zona que davam para fazer Single-Tracks mas só mesmo os Bttistas de Canha é que tornarão tal possível :roll: . De qualquer forma os Single-Tracks são zonas de mais difícil acesso em caso de emergências.

O banho nos balneários dos Bombeiros foi com água a ferver inicialmente e depois começou a baixar a temperatura, estávamos só 4 pessoas no duche :shock:

O almoço foi especial !!! Nós esquece-mo-nos sempre de algo e desta vez, além dos chinelos, deixei a pulseira do almoço em casa. Muito obrigado ás senhoras da organização que me facultaram uma pulseira. A comida estava muito boa e bem temperada, a sopa foi muito reconfortante.

Apreciação Final

Esta Maratona tinha razões suficientes para ter uma Nota Positiva/Excelente, afinal de contas esta é a 5ª Edição :shock: mas não vou além de Positivo/Médio, mais experiência de TT em cima de uma bike seria uma grande ajuda para os organizadores.

Diverti-me bastante e só por isso podem contar comigo para o próximo ano, contenham-se nas inscrições ou alonguem os 40km para 50km que assim dispersam mais o pessoal. O terreno é bastante rolante e 10 km nestas condições não prejudicarão ninguém e só vos facilitará.

As melhoras para os dois acidentados graves pelos quais me cruzei. :wink:

Até breve. Ernesto Vitorino - Dorsal 752
 

peixelopes

New Member
Coisas giras:
Eu vou só para me divertir e passear.
Não tenho treinado nada.
Depressa é para os prós.

Estas e muitas mais afirmações de pessoal que anda nestas andanças e depois vêm ao forum a perguntar pelas classificações :oops: :mrgreen: :evil:

Dá vontade de rir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sejam honestos e digam que lhes interessa a classificação e o tempo que fizeram.

Outra coisa chega de bater na organização, pois o que eles pretendem todos já nós estamos carecas de saber, " salvo algumas excepções", que são de louvar.

Façam as coisas em prol do BTT e não em vosso benefício próprio.
 

grazios

New Member
Boas ,
Pessoal devo dizer que as link de informação tem substencialmenete toda a informação , e uma dessa é :arrow: (ATENÇÃO ESTA MARATONA NÃO TEM QUALQUER VERTENTE DE CARACTERISTICAS COMPETIÇÃO) , por essa razão a nivel de má marcação ,pouca pessaol nos cruzamentos,perderem-se ,etc. não está correcto , :)para quem anda nestas andançãs já alguns anos não esta nada correctoi. Ja fiz mais de 50 maratonas já vi xc e xcm muito piores deveras más ,mas poucos são que se queixam.
:evil:Se B.Pais não se perdeu nos cruzamento e não tinha ninguem a frente para ir a "ler" ,quem vem atras só se perde porque simplemente vem destraido ou pior não saber "LER" o terreno e esse acho eu é que é o probelema, :twisted:
As provas de xc e xcm são para competição essas sim dever dizer quando está mal marcado ou a falta de pessaol ou alimentação ,porque essa fazem parte de um campeonato.
Em relação a prova tudo bem para quem tem 900 bttistas, mas o preço da inscrição está um pouco elevado ,para o que é oferecido (lavagem da bikes, alimentação prova, e almouço:), 10 a 13€ eé comportavel. é de rever essa situação.
E para o ano la estarei .


N.G
 

Polka

New Member
Vi uma senhora da organização ( Parte da C.M.M ) a tirar muitas fotos, Presumo que se chame Sandra, se as pudesse por aqui ou em algum sitio onde as possa-mos ver, o pessoal agradecia. Quem estava a fazer a reportagem video? Gostava de contactar essas mesmas pessoas

Cumprimentos
 

tiofernando

New Member
agora é a minha vez em relação as marcações não tive nunhuma dificuldade achei o percurso simpatico alias eu adoro estes percursus em que se rola relativamente bem agua quente comida da boa alguma demora porque eram muitos e a vila é pequena alguns atletas não colaboram só pensam para o cu deles que se lixem os outros a minha nota negativa vai para a assistencia mecanica onde raio ele andava parti a corrente aos 35 km com 1h 24m dorsal sem nº de contacto tive de ir a empurrar a bike ate a meta tenho de agradecer aos 2 bacanos que no ultimo km tiveram forças para me rebocarem ate a meta a eles o meu OBRIGADO
 

nhluz

New Member
Olá a todos!

Telegraficamente, sobre o BTT Canha:

- muitas muitas cãibras (uma novidade recente para mim, na realidade são deveras incapacitantes);

- como já foi abundantemente referido aqui, as marcações não estavam brilhantes (se há muitos que não se perdem, mas também há muitos a perderem-se, então as marcações têm falhas -- e não é o facto de os primeiros nunca saírem do caminho certo que desmente essas falhas).

Era visível em algumas passagens (e até na diminuição drástica da própria quantidade de fitas colocadas) sobretudo depois da continuação para o percurso maior. Eu trouxe feitos quase 120 kms em vez dos 100 que estavam no programa, e se não fosse um elemento da organização ir resgatar-me ao convívio das vacas no monte (onde estive um bom bocado parado, o que ao menos ajudou nas cãibras...) e guiar-me durante uns kms até ao caminho certo, acho que ainda lá estava.

(Também é verdade que me pareceu estranho -- mas pelos vistos não o suficiente -- a certa altura a seta pintada a branco no chão apontar directamente para um portão fechado. Um portão do outro lado do qual estavam fitas.) Tudo isto aconteceu, a propósito, já depois do último (o quinto) controle de passagem, isto é, já depois dos 90 kms, creio.

- dito isto, gostei imenso do percurso (sobretudo da segunda metade, mais "inexplorada"), que de facto é uma descoberta aqui mesmo às portas de Lisboa, e que embora não subisse muito tinha a dificuldade de o terreno estar algo pesado -- inclusive com muita lama, da qual ainda pensei estar livre depois de nos primeiros 40 kms não a encontrado. Não descobri ainda qualquer lista de tempos, mas fiquei seguramente no finzinho dos que acabaram os 100 kms.

- em suma, fechei o dia modicamente satisfeito, sobretudo por a cabeça se ter portado bem -- isto é, por não ter tido sequer a tentação de encostar à boxe nem com os espasmos musculares nem com os enganos e a desorientação (que a certa altura chateiam mesmo). E a ideia era fazer a primeira saída longa em mês e meio, e isso foi cumprido com algum prazer à mistura. O Jay-Z (e a Alicia Keys!), o Arhur H, o Fabrizio de André e as canções italianas da Amália (vivamente recomendadas, mesmo para quem não gosta de fado) no iPod também ajudaram sobremaneira à experiência.

Abraço!

NHL
 
D

da-lhe

Guest
Boas,

o Bruno Pais não se perdeu porque trazia os olhos colocados no GPS, em relação ás classificações são certamente verdade a dos 5 primeiros de cada distancia todo o

resto esta adulterado, não houve no final controlo dos dorsais sobre as passagens nos varios controlos, eu já depois de ter colocado a BIKE no carro fui para a zona

de chegada e havia pessoal dos 100Kms a chegar com 60Kms feitos e foram tirados os tempos, como quando cheguei já haviam cerca de 30 ou 40 pessoas a lavar as

BIKES, saí na frente andei sempre no 2 e depois no 3 grupo da frente (no 1º grupo ia o Valadas e o Bruno Pais) e cheguei em 7º com 1h32m marcados no GPS,

sei que classificação ontem um colega viu no PC da CMMontijo e estava em 20º e qualquer coisa.

Paguei a minha inscrição tal como todos e como disse anteriormente fui apenas para treinar, agora se faço 100Kms ou 40 Kms é uma escolha minha.

Estou em inicio de preparação de epoca e não tinha condições de fazer 100Kms, tambem estou de acordo que 40Kms seja pouco, eu preferia

........................60Kms na meia-maratona e 100Kms na maratona.

Falei na MARATONA DA TASCA DO CHICO apenas porque participei pela 1ª vez este ano e achei espectacular, além disso vejam no rescaldo de eventos.


Treinem bem, abraços.
 

bergcountry

New Member
Boas pessoal,
em resposta a este tópico deixem-me dizer-vos que a maratona foi muito boa sendo este o primeiro ano em que participei.
Agora, em resposta a alguns companheiros que reclamam das marcações, eu acho que deviam ter mais atenção ao percurso quando estão a pedalar. Pois, os erros de marcação dos 40 km de que tanto falam não passam de falta de atenção onde eu próprio me ia enganando. Na biforcação onde muitos se enganaram virando para a direita em vez de virarem para a esquerda, era antecedida por uma grande descida onde os olhos apenas estavam na roda da frente e pouco mais. Por mero acaso tinha a câmara da bicicleta ligada na passagem dessa mesma biforcação onde está "provado" que as marcações existiam nessse mesmo troço do precurso. Eu n censuro quem se enganou pois eu próprio me ia enganando se não fosse a atenção de outro companheiro. Eu apenas falo dos 40 km pois foi apenas esses que eu fiz.

Boas pedaladas :) :p
 

bikemaniac

New Member
Amigo DA_LHE se andaste no grupo da frente eu andei ctg fiz 41km.fiquei mto a tua frente e n cortei nd alias n o podia fazer ja q moro a 120km dai e foi a 1º vez q fiz esta prova.
Agora n me venhas dizer q a clasificaçao ate aos 5 primeiros ta td bem e o resto ta mal.
eu tou nos 10 primeiros e tenho td certo.gosto de competir n de atalhar mas tb te digo q mta malta a minha frente atalhou visto q eu vinha a ver o grupo da frente e de repente deixei de ver alguns elementos e no fim la estavam eles.
Quanto a mim e uma maratona q n vou repetir.
Ate no almoço alguns amigos meus foram ofendidos por um senhor q andava a servir.

Foi uma vergonha n falando do meu colega q andou perdido umas 2 horas e tal.
 
Boas colegas de pedaladas!!!

Só agora venho escrever aqui qualquer coisa sobre a minha ida de Domingo a Canha.

Em relação á Maratona foi sem duvida do pior em que alguma vez já participei, em algumas gratuitas temos um pouco mais de atanção e respeito do que aconteceu

ontem.

Em relação aos enganos eram possiveis sim, eu proprio não me enganei porque a tempo um grupo de pessoas me gritou....... é por aqui!!!

Em relação aos atalhanços é realmente de lamentar mas estes rapazes só se enganam a eles proprios, ia nos 20 primeiros e quando o meu espanto que chego e vejo

cerca de 40 pessoas já a lavar as BIKES, fiquei a aguardar por umas pessoas que tinha passado antes do ultimo controlo e quando lhes pergunto sobre quantos Kms

tinham me respondem............... tenho 26Kms!!! :mrsock: :mrsock: :mrsock:

Foi realmente estranho cheguei com 1h40m andados com média de 25Kms/H e era impossivel para alguns até pela estatura que apresentavam estar ali com os

mesmos Kms andados.


Quando a isto nada a fazer, participei em 2007 e prometi a mim não voltar a participar enquanto a "des"organização estivesse entregue a pessoas que pouco

conheçem da modalidade BTT, este ano fui por obrigação e de contra vontade e o que deu foi nisto.

Valeu pelo treino e pela lembrança original da instituição Cercima, faço um desafio aos "des"organizadores foi-nos dito que algum valor da inscrição seria para os

Bombeiros e outra parte para a Cercima, SERIA BOM TORNAREM ESSES VALORES PUBLICOS, porque na minha opinião os senhores dos jipes andam nisto para

ganhar dinheiro e não para ajudarem esta ou aquela instituição.


UM ABRAÇO E BOAS PEDALADAS!!!
 

Texugo09

New Member
Meninho Trepa Montanhas said:
Foi realmente estranho cheguei com 1h40m andados com média de 25Kms/H e era impossível para alguns até pela estatura que apresentavam estar ali com os
mesmos Kms andados.


Pronto agora temos todos de ser magrinhos para poder andar depressa de bicicleta..... :rotfl:
 

Paulo Bernardo

New Member
Não. De facto não têm de ser todos elegantes, mas também eu digo a mesma coisa. E digo te mais. No final, à chegada, havia um caminho ao lado esquerdo. Vi uma rapariga que vinha com a bike à mão, chegou junto das barreiras, montou-se e terminou.
Qual a dificuldade?
Com esta organização, NENHUMA.
Até porque, os Xicos Espertos não trabalharam bem. Podiam ter ficado dentro do carro a dormir, mais uma horita, e depois equipavam se a rigor, para ficarem bem na foto, colocarem se junto às casas no final (que era a subir), e quando avistassem o primeiro, arrancar para um final em Glória.
Muito mais fácil, não?
 

Texugo09

New Member
Paulo Bernardo said:
Não. De facto não têm de ser todos elegantes, mas também eu digo a mesma coisa. E digo te mais. No final, à chegada, havia um caminho ao lado esquerdo. Vi uma rapariga que vinha com a bike à mão, chegou junto das barreiras, montou-se e terminou.
Qual a dificuldade?

Não sei se te lembras mas o final tanto na prova de 40km como dos 100km era a subir e depois tinhas a recta da meta.
Quem te diz que a rapariga não tinha feito a subida a mão e depois montou-se e terminou o percurso?


Paulo Bernardo said:
Até porque, os Xicos Espertos não trabalharam bem. Podiam ter ficado dentro do carro a dormir, mais uma horita, e depois equipavam se a rigor, para ficarem bem na foto, colocarem se junto às casas no final (que era a subir), e quando avistassem o primeiro, arrancar para um final em Glória.
Muito mais fácil, não?

Assim era muito mais fácil,de facto.....Mas para quem gosta de andar de bicicleta qual seria o gozo???
 

A P

New Member
sou descendente de uma familia ligada ao ciclismo e ando na modalidade desde miudo,
porem dediquei me exclusivamente á estrada e dei agora os primeiros passos nisto das maratonas do btt.

sobre esta maratona cabe me dizer o seguinte:

escrevi me e fiz os 100km na companhia de grandes companheiros, aos quais mando um forte abraço ( a malta da Moita cumpriu )
os 1ºs 40 km foram bastante rolantes, com uma ou duas subididas com um pouco de areia solta e lama, mas nada de especial em comparação ás encontradas nos 100km.
estavam bem sinalizados e acho estranho com a quantidade de pessoas a andar pelos trilhos alguem se perder.
gente nos cruzamentos e espalhados pelos caminhos com fotos, tv e tudo (só faltou um heli no ar)
nos 100km é que a porca torce o rabo
andamos 60km sozinhos numa paisagem linda e verdejante, apenas numa rampa junto á EN ( zona das piçarras ) é que fomos ultrapassados por uma atleta.
quanto á sinalização foi a necessária e suficiente, mas acho que deveria existir uma moto ou jipe entre os controlos, principalmente entre 40 e 60, pois se algo nos acontecesse, nem o carro vassoura nos via é que não se via ninguem, mesmo ninguem, até parecia que estava no vietame, ou no cambodja.
apenas tivemos um precauso que foi para evita uma grande lagoa de agua, enrolei me num arame farpado que estava no chão, que graças a deus não furei mas foi necessário retirar as rodas para desenliar o maldito arame.
o trajecto dos restantes 60km não era complicado, mas tinha uma rampa lá no meio que .....
os dorsais deveria ter os numeros de emergencia marcados no verso.
os abastecimentos tinham o necessário, mas esquecem que quem tem luvas não consegue abrir uma garrafa, uma barra, umas bolachas, tirar um copo do molho, abrir a capsula dos sumos, etc.
o numero de atletas inscritos não deveria ser tanto, ou então separar metade para cada kilometragem.
acho tambem que os excessos de alguns gabarolas, é que fizeram dos 200 inscritos para os 100 só -+ 70 os fizeram e acabando só por fazer os 40 causando os embaraços de tanto gente para banhos e almoço.
banhos muito bom ( para quatro ) e almoço para -+ 10 espectaculo que até os guardanapos comi

classificações e tempo - estou a borrifar para isso
uma palavra de apresso para o amigo que fez os 40 km de calças de ganga e swertshirt e para o acidentado entre os 60 e 80
 

RogerD

New Member
Acho ridiculo isso dos atalhanços, mas é real que nao vi ninguem a confirmar os pontos obrigatorios á chegada... mas pronto isso já vai de cada pessoa se é para fazerem isso mais vale nem irem e poupam uns eurozitos. De qualquer forma nao gosto muito de maratonas, sou mais dado a passeios.
A titulo particular, até achei os 40 km´s até algo complicados. Talvez por estar mais habituado a andar nos sobes e desces... estas estradas onde estamos sempre a rolar requerem outro tipo de treino.
De qq forma as pessoas da organização com quem falei eram praticamente todas 5 *****, para o ano lá estarei para os 40 se td correr bem.
Espero que as pessoas que se lesionaram recuperem depressa e desde já os meus parabens aos vencendores e aos outros todos como eu ! :D
 
Status
Not open for further replies.
Top