[Rescaldo]5ª Maratona Btt Canha 06 Dezembro 2009

Status
Not open for further replies.

newsman

New Member
Boas
Foi a minha primeira maratona, pelo que não tenho termo de comparação com outras provas.
No entanto devo reconhecer que a sinalização do percurso podia estar um pouco melhor (também me ia enganando no local ao km 35 de que todos falam.
Ridículo mesmo penso que só o 2º posto de abastecimento localizado ao km 38...!! Acredito que para os dos 100 km até pode ter dado jeito, mas para os que fizeram os 40km, como eu, não teve qualquer efeito. Eu nem parei não aceitei água nada... A 2 km do fim???

De resto pareceu-me tudo bem. O percurso foi interessante, não houve tanta lama como seria esperado, e teve um nível aceitável de dificuldade.

Para o ano veremos o que o calendário nos reserva para esta altura. Se possível lá estarei, até porque é perto de casa.

Ab
 

cmorais1

New Member
Olá a todos, apesar do pontos negativos já aqui referidos gostei de participar, espero que os que tiveram acidentes que estejam todos bem, pois andei a ouvir ambulancias mais do que uma vez.
Um abraço para todos e que para o ano seja melhor.
 

mig43

New Member
Viva!

Pena que alguns alegados "atletas" tenham feito comentários descabidos!
Se andam a treinar para competir então este tipo de eventos está fora do vosso objectivo pois se bem me recordo foi mencionado que não era de caracter competitivo,
de qualquer modo concordo que se deveria ter melhorado nas marcações ou mesmo ter havido pessoal voluntário nas zonas mais criticas.
Também alguém referio ou facto de dispensar as lembraças, será que tem ideia de quem as fez? Foi de louvar, PARABENS aos miudos da Cercina e se a minha inscrição de certo modo ajudou a melhorar a vida destes muidos então já me sinto muito gratificado por ter ajudado.
Ponto positivo, foi o facto desta zona "ainda" não ter os tais molhos de entulhos apalhados pela nossa zona ainda verde em que na maior parte das maratonas cada vez são mais e ter sido um percurso do meu agrado.
Ponto negativo, concordo com o nº de participantes ter sido exagerado para a logistica ( banhos e almoço ).

Boas festa e um Feliz Ano Novo 2010.

Abraços e até para o Ano.
Miguel Baptista
 

filippus

New Member
Buenas,

Foi a minha primeira participação nesta prova.

Muita coisa já aqui foi escrita, de positivo saliento a Lembrança que está espectacular, o levantamento dos dorsais e a lavagem das bikes.

De negativo o atraso na partida, mas nem sempre se consegue partir a horas, porque há sempre pessoal que chega atrasado e os outros tem de esperar por eles.

Banhos e Almoço não comento porque não utilizei, prefiro o banhinho quentinho em casa, não gosto de arriscar a tomar banho de água fria nesta época.

Embora tenha começado a practicar BTT há meia duzia de meses, já participei em algumas provas, penso que onde o pessoal se enganou, na altura ou não estava lá ninguém da organização ou as fitas não estavam lá, eu não me perdi mas fiquei com dúvidas em 1 ou 2 sítios.

Fiz os 40km em cerca de 1h45 minutos, o que até nem foi mau de todo pois nas últimas 2 semanas só tenho andado aos domingos.

Mas para o ano, não contem comigo, pois quando se limita uma maratona a 500 participantes e depois se aceitam 900 as coisas tornam-se complicadas.

Parabéns aos vencedores.

Venham de lá as classificações.

As melhoras aos companheiros que cairam.

Abraços e Beijinhos
 

Putzz

New Member
Foi a minha 4ª participaçao nesta maratona ...

O ano passado tinha-me perdido e ficado um bocado lixado com a organizaçao, o objectivo este ano era voltar la e bater-me pelos 40 klm!

ja agora amigo LEONIX , a malta que treina nao tem direito a fazer os 40 klm porque faz em menos de uma hora e meia? :mrgreen: eu tenho apenas 16 anos, faço competição a nivel Nacional, mas nao tenho Reserva nem Idade para me por a fazer 100 klm numa maratona... ( este ano a unica que fiz de 100 klm foi a de Idanha a Nova /zarza la Mayor e foi uma tremenda asneira porque so prejudiquei os meus treinos ) na minha opinião, quer eu , quer o meu colega colega valadas, quer o rapaz que fez 2º que peço desculpa por nao me lembrar do nome temos direito a fazer os 40 klm como qualquer outro.. :wink:

um dos aspectos negativos de hoje foi as marcaçoes, e os controlos !

eu apos uma queda numa poça enorme de agua, fiquei sozinho em 3º lugar dos 40 klm, tendo perdido a roda do Valadas e do pessoal que tava com ele, continuei sozinho no meu passo, e pra ai ao klm 30 aparece-me pessoal á frente que tava MUITO atras de mim, eu nunca me enganei e segui sempre as fitas, e este pessoal aparece a minha frente a cruzar um trilho que tava marcado com "Cale", ou seja houve atalhanço " sem querer" ( acredito que maior parte nao foi deproposito ! )
Por sorte ainda voltei ao lugar que estava antes de estes atletas aparecerem-me á frente (3º)...

de Lamentar os enganos que os meus amigos Espigão/Castelo tiveram por falta de marcaçoes, é desmoralizante mesmo !

Acho tambem que a organização nao teve capacidade logistica para tanto participante ..

Banho quente Bom( mas so para alguns), almoço bom QB ( pena o tempo de esperA) ...

Talvez repita para o ano :wink:

P.S- as lembranças e os trofeus para os tres primeiros ficaram espectaculares e MUITO originais ! Parabens a organizaçao pela "iniciativa" ! :wink:

Abraços e boas pedaladas !

Fábio Torres
 

tonybiklas

New Member
realmente não é facil agradar a gregos e troianos fiz 40km e não me enganei alguns vão para competir outros para se divertir
como foi o meu caso se quisesse competir ia para os campeonatos nacionais mas cada um é como cada qual !!
dos banhos não me queixo até tive 5 ou 6 duches só para mim e outro colega ( duches nos bombeiros )
o almoço foi excelente,
só mesmo o ultimo abastecimento dos 40 km é que foi demasiado tarde,
muitos que vão andar não têm a ideia do trabalho que dá fazer estas brincadeiras é bem mais facil criticar...
as melhoras para todos aqueles que infelizmente tiveram envolvidos em quedas ...
a todos um BOM NATAL e FELIZES PEDALADAS
CABRIZ SINTRA
 

Parrao

New Member
Boas malta!

Quanto ao que se tem mais falado por aqui as marcações não achei que tivessem assim tão más, tambem errei o percurso tal como um enorme grupo de malta, mas não foi ao km 35 foi antes que até tivemos de andar a fazer umas subidas a pé depois do 1º abastecimento, seriamos mais de 30 seguramente. Sei que depois de uma descida acabamos por encontrar de novo o pessoal mas no fim o conta Km's marcou 39 km por isso o engano nao foi assim tão grande. Quanto á malta que se enganou nos 35 quando olhei para a direita tambem vi malta lá ao fundo mas como sou pela maioria segui para a esquerda :p

Quanto a banhos e almoço reconheço que talvez a terra não tenha condições para 900 participantes principalmelnte em relação a banhos, o almoço estava tudo muito bom e como fui dos 1ºs a entrar nem tive de tar na fila á espera.

No fundo faço um balanço positivo da prova.

Uma pergunta. Alguem sabe onde e quando as classificações vão estar online?

Abraços e até á próxima!
 

PFCFONSECA

New Member
boas pessoal,

Poucas palavras para dizer o que penso:
Esta Maratona foi do melhor que encontrei este ano em todos os aspectos, e fiz umas 25.
O que podia estar melhor eram as minhas pernas, mas quanto a isso, nem esta nem nenhuma organização tem a culpa.
:venia: :venia: :venia: :venia:
Até para o ano
 

anarciso

Member
Ora cá fica o meu rescaldo desta Maratona. Foi a minha 1ª maratona em Canha, no ano passado estive inscrito e paguei mas, na semana anterior adoeci e não deu para ir. Então, este ano inscrevi-me nos 100Km. Chegamos cedo, já tinha levantado o dorsal no Montijo na véspera e foi só equipar e arrancar para a partida, onde encontrei várias caras conhecidas.
Os primeiros 40 km não me correram grande coisa, parecia que estava preso de movimentos, estive quase para ficar em Canha no final dos 40km, mas o pessoal que ia comigo seguiu para completar o resto e eu fui na onda, só me soltei a partir dos 50km e a partir dai lá fui bem até ao final.

























E no fim banho com água quente e almoço.
 

Espigão

New Member
Leonix said:
agora também compreendo que passar num local a 40km/h (talvez no teu caso) ou no meu caso a 30km/h, a pessoa que vai mais devagar tenha mais hipóteses e tempo de localizar as fitas. Basta uma pequena distracção que a essa velocidade falhas facilmente uma fita!

Rui, eu disse que parei! Tratava-se de uma descida com muita areia e inclusive, tinha uma vala para passar para estradão. Era impossível alguém ir ali a mais de 20km´s quanto mais a 40... e parei mesmo que é o que faço em caso dúvida. Avancei para onde havia fitas que era para a direita. E afinal era para a esquerda. Se estivesse por ali o Professor Chibamga é que tinha dado jeito... :lol:

Foi pena porque até ali, o percurso até estava bem sinalizado.

BTT TEAM said:
Amigo Hugo, deixa-me dizer-te que a carrinha de que falas não era da organização, pertencia a equipa que apoiava o SALTATRILHOS/VBBIKES e tal como tu não conheciamos o percurso e que de momento ate estava em auxilio de uns colegas de outra equipa que cairam e foram de ambulancia,e nos por casualidade carregamos as Bikes deles ate ao posto de controlo 2.
Como tu e muitos um dos N/atletas tambem andou perdido e tambem estava para os 100.
Concordo contigo quanto a tudo o que escreveste, mas não aceito esta critica, pois nao pertenço á organização apenas parei porque como sabes estavas com o Castelo que pertence a VBBIKES.


Teria sido uma crítica se fossem da organização. Por acaso pensei que estivessem envolvidos na mesma. Sendo assim, as minhas desculpas e obrigado uma vez mais pelo apoio.

Quanto a alguns comentários "anti-competição" que infelizmente já se podem ler por aqui, tenho pena que não se consiga respeitar os objectivos que cada um leva para uma Maratona.

A organização que retire as classificações e prémios na próxima edição e vão ver quantos participantes têm...

E o mais engraçado nestes rescaldos é que apesar da participação de alguns que assumem que vão para competir ou para andar mais rápido ou para como quiserem chamar, quem normalmente pergunta mais rápido pelas classificações, é o pessoal que "só pedala ao Domingo" e que vão numa de convívio... :roll:

Fenómeno interessante... :-K

E é melhor dar por encerrado o meu rescaldo deixando algumas sugestões à organização:

- Partida a horas e com briefing audível para todos os participantes;

- Controlo "0": foram "n" os participantes a "enfiarem-se" no pelotão e alguns sabe-se lá, já poderiam estar pelo percurso;

- Limitar as inscrições a 500;

- Reforçar a sinalização em zonas mais críticas;

- Melhorar a colocação dos abastecimentos (Ex: Km 15 e km 30 para a Meia Maratona).

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Carlian

New Member
Boas Noites, quanto á sinalização da prova, tenho a seguinte opinião: classifico com 3, na escala de 1 a 5, suficiente, não muito perfeita, mas havia setas fitas, poucas fitas, mas havia, não me enganei onde a malta se enganou porque dei pela fita. Percurso bastante rolante com poucas dificuldades técnicas pelo menos nos 40 km, poucas subidas, isso também se deve às caracteristicas geográficas do local, fiz 40 km em 2h:12m:00s estava nas 2:45 nos 40 km este ano desci nos tempos onde me considero pior em percurso rolante porque normalmente faço medias de 15km/h hj foi de 20km/h, mas estou a evoluir comecei a fazer 40 km em 3h:30m. quanto as lavagens de bicicletas nada a dizer, o abastecimento, foi de forma diferente, a meio e no final, mas no final poderia ser só liquidos, mas não se perdeu nada em por os solidos, é diferente do que apanhei ate a data, mas tambem o ponto a 1 km no fim da meta serve para alguem que esteja em emergencia a nivel de sais e hidratação. os banhos nada a dizer concordo com os outros participantes meus colegas do btt quando dizem que a aldeia não tem condições para os 900 participantes, mas que chegou para todos, a fila para o comer, não tive de esperar tbm porque cheguei cedo a meta, mas há que compreender que as instalações não dava para mais, e foi um bom esforço da organização.

De lamentar o mau tratamento de um elemento da organização a um atleta dos 100km por este reclamar da fraca sinalização, prejudicando a sua prova, penso que podiam pedir desculpa neste forum, como pessoalmente a pessoa que reclamou tendo ela razão para fundamentar.
 

Mr_KTM

New Member
Boas pessoal,

Foi a primeira maratona de Canha que fiz. Como a parte que me interessa é o convivio e o passeio, nada me chateou.
Concordo que o nº de pessoas era muito para além daquilo que se pode controlar... mas como não estive nem nos banhos nem no almoço, tb não me afectou.
Foi muito porreiro o São Pedro ter ajudado.
No geral achei um bom percurso para 'descontrair' (depois da tasca...ehehehe)

Para o ano logo se vê.


Abraço
Boas festas
 

cafetobi

New Member
foi a 1 vez q vim e adorei o percurso, estava bem sinalizado apesar de algs amigos se terem perdido... lol.... boa assistencia do staff, apenas um ponto negativo a fila do almoço pois estava tudo com fome, e com medo da chuva q nao apareceu pra felicidade de muitos, pro ano la estou..... a REDBIKE TEAM !!!!! como o NUCLEO BTT DA SOBREDA !!!!!!!
 

Mr_KTM

New Member
Só mais uma coisinha (ou três)...

Vamos ter direito a visionar umas fotos e até video, onde ?

Queria tb desejar as melhoras rápidas do pessoal que caiu e se aleijou.


Abraço
 

Carlian

New Member
Hugo "espigão" a tua opinião é válida, mas não acho que os abastecimentos não sejam maus de todo da forma como foram pelas razões que mencionei.
a_narciso andaste desaparecido :) :) :evil: :evil: a bike tinha gasolina eh eh nem te vi hoje
 

wilsoncycles

New Member
Boas
Fiz os 40Km e nunca me perdi, considero que estava bem marcado, houve concerteza alguns locais que poderia ter mais algumas fitas ou outro tipo de sinalização mas não foi mau de todo
Os banhos foi um bocado apertado para tanta gente mas havia agua quente o que já é bom, acho que esta organização deveria de poderar melhor o numero de inscritos porque apesar das coisas não terem corrido mal de todo não têm capacidade para tanta gente, talvez uns 400 inscritos seja um bom numero e dar uma boa imagem desta maratona porque com estas condições não dá para mais
Para o ano se não baixarem no numero de inscrições de certeza que não participo
 

peixelopes

New Member
Bom a ver se nos entendemos:

:arrow:Tem prémios para os três primeiros, tempos e classificação :?:
:arrow: Então é competição :ideia:.
:arrow: Qem treina para ficar nos primeiros lugares destes eventos tem que ser respeitado, pois retiram tempo á família para poderem treinar e apresentarem- se nas melhores condições, como tal respeito por eles.
:arrow: Comecem a fazer estes eventos, com duas vertentes:
competição "maratona"
passeio "meia-maratona"
"meia-maratona" de competição para os jovens até 17 anos e os veteranos com mais de 40 anos.
:arrow: Talvez assim seja mais coerente a participação do pessoal que adora este desporto "BTT"
P.S.: Já agora tentem verificar os percursos antes do inicio das provas, para ver se está tudo em ordem.

Boas pedaladas
Peixelopes
 

filippus

New Member
Boas,

Só um pequeno reparo que não fiz nos meus comentários:

O porquê dos postos de controlo, se quando passei a meta, só olharam para o número e não verificaram se tinha passado nos postos de controlo???

Abraços e beijinhos
 

Arap Erpmes

New Member
Para mim foi uma estreia absoluta - não em Canha, mas no BTT! É verdade, sou um estradista empedernido, mas meti na cabeça (já há algum tempo) que, por decorrer relativamente perto do sítio onde vivo, a maratona de Canha haveria de marcar a minha primeira vez na terra (ou na lama). E assim foi. Desfrutei, gozei imenso e... não me perdi, tendo concluído os 40km (42km, segundo o meu ciclocomputador) com uma média de 21 km/h. Não sei se foi bom ou se foi mau; sei que fiquei encantado com a experiência, até porque fui a cavalo numa bike (Trek) de 2004, bem afinada (100% bike) e melhor revista (Ernesto), que, sendo um canhão (pelo peso!), foi arregalando olhos à medida que fazia ultrapassagens. E este foi outro aspecto que apreciei. Depois de ter feito os primeiros três/quatro quilómetros ao ritmo de um colega de trabalho, e tendo percebido que ele iria imprimir uma cadência mais moderada ou tranquila, lancei-me a fundo na aventura. E foi ultrapassar, ultrapassar, ultrapassar... sempre até à meta - dispensei os abastecimentos, porque estou habituado a fazer muitos quilómetros em autonomia na estrada e, no mato, resolvi fazer igual. As ultrapassagens, confesso, foram moralizantes para um debutante como eu. Foi uma rica experiência. Dei dois tombos e meio - tombos, sim, não confudir com quedas - por pura nabice e também, no caso do meio tombo, por causa de um companheiro que ia na minha frente numa subida das mais íngremes - depois do primeiro controlo - que de repente atascou (ou coisa que o valha, nem percebi bem). Mas até parece que foi coisa do destino, pois assim que pus os pés no chão... o telemóvel tocou. Era a minha senhora, querendo saber a que horas estaria em casa para almoçar. :lol: :mrgreen: :lol: Além dos dois tombos e meio, aprendi que, depois de assentar os sapatos no chão (terra), é importante/fundamental sacudir a areia dos cleats para que o encaixe nos pedais seja normal e eficaz. Devido a alguns congestionamentos, tive de fazer duas pequenas subidas a pé, mas numa delas decidi correr em vez de andar... e até passei por quem ia montado. :mrgreen: Em relação aos banhos só posso dizer bem: a mangueirada que dei na bike no fim da prova foi uma "limpeza" e o que tomei... em casa foi excelente! :mrgreen: Sobre o almoço, também só tenho coisas boas para referir: uma piza e risotto, em família, com a mulher e os filhotes. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Só houve um pormenor que não apreciei, mas talvez por ser estradista: é que estou habituado a andar sempre pela direita e só assumo a esquerda em momento de ultrapassagem, havendo frequentemente "caminho livre" para quem estiver inspirado ou com vontade de pôr as pernas a render.

Para o ano... conto ir lá outra vez, se Deus quiser. :wink:
 

anarciso

Member
Carlian said:
Hugo "espigão" a tua opinião é válida, mas não acho que os abastecimentos não sejam maus de todo da forma como foram pelas razões que mencionei.
a_narciso andaste desaparecido :) :) :evil: :evil: a bike tinha gasolina eh eh nem te vi hoje
Olha o gajo, estiveste por cá e não disseste nada? foste fazer o quê? os 40 ou os 100 ? :yeah:
 
Status
Not open for further replies.
Top