[Rescaldo] 2º Maratona de Tomar

nelson_r

New Member
Não tenho grandes reclamações sobre marcações, abastecimento ou final do percurso, uma vez que abandonei ao fim dos primeiros 5 kms (lama a mais para o meu gosto).

Agora meus senhores estive mais de 2 horas à espera que o pavilhão abrisse para tomar a banhoca necessária. SIM, MAIS DE 2 HORAS. E se não fosse um companheiro telefonar, após um outro já o ter feito meia hora antes, acho que ainda estávamos todos à porta à espera. E a sra (muito simpática) ainda disse quando abriu o balneário (já passava do meio-dia) que era suposto abrir só à uma da tarde.

Senhores da organização (ou desorganização) é lamentável que não estivesse ninguém da vossa equipa a controlar o balneário. Que talvez não tivessem informado que deveria estar aberto pelo menos desde as 11:30 (altura em que chegaria o primeiro da meia maratona - devido ao atraso da partida).

Na primeira edição correu tudo às "mil maravilhas", não havia necessidade de terem "abandalhado" esta segunda edição.

2011 se houver, existe 90% de possibilidade de não me apanharem por lá, apesar da zona ser muito atractiva.

Tenho dito

Cumprimentos betetísticos e boas pedaladas para todos.
 

CANSADO

New Member
Não tenho nada contra as criticas, antes pelo contrario, eu proprio tambem critico e sempre que de forma construtiva, são bem vindas. Mas sinceramente no caso desta maratona, julgo que se está a exagerar um pouco. Até parece que os participantes são atletas de alta competição. Não se esqueçam que estas provas são organizadas por amadores. As marcações não estavam boas, mas nunca me perdi, é certo que tinha que ir com atenção. Os poucos locais mais "perigosos" não estavam assinalados, mas tambem não colocavam ninguem em risco. Julgo que o que merece mesmo um reparo é de facto a chegada. E para quem vai pra obter tempos, de facto as cronometragens não serem controladas é mau. Chegar á meta com 40km e dizer que se fez os 80 (65).......
 

fayska

New Member
ola pessoal apos ter feito esta maratona achei que o terreno estava muito encharcado pois o são pedro não tem dado tréguas, eu pessoalmente divertime pois não havia escolha por isso para o ano estarei novamente presente .
Abraço para toda a organizaçao;):D
 

jlalmeida

New Member
Não tenho nada contra as criticas, antes pelo contrario, eu proprio tambem critico e sempre que de forma construtiva, são bem vindas. Mas sinceramente no caso desta maratona, julgo que se está a exagerar um pouco. Até parece que os participantes são atletas de alta competição. Não se esqueçam que estas provas são organizadas por amadores. As marcações não estavam boas, mas nunca me perdi, é certo que tinha que ir com atenção. Os poucos locais mais "perigosos" não estavam assinalados, mas tambem não colocavam ninguem em risco. Julgo que o que merece mesmo um reparo é de facto a chegada. E para quem vai pra obter tempos, de facto as cronometragens não serem controladas é mau. Chegar á meta com 40km e dizer que se fez os 80 (65).......

Eu não sou daqueles de bater no ceguinho mas... convenhamos, essas coisas de não serem profissionais não releva nada. Se toda a gente achar que tudo está bem qualquer dia corremos o risco de andar a fazer kms de carro por esse país fora para ir aos eventos e ter como resultado valentes frustrações. O dinheiro está caro meu caro.
Adiante..
 

kuringa

New Member
O que havia a assinalar já foi dito ;)
No geral gostei, para mim é sempre um prazer ir a TOMAR ainda por cima no dia de uma prova de atletismo que tantas vezes partecipei :D

Amigo Faysca por tua causa o rapáz agora não pode ir a casa da sogra :D:D:D

Abraço
 

fitty77

New Member
Confesso que não estive neste evento, mas estive até à ultima da hora na eminencia de confirmar a inscrição, mas por motivos profissionais, tal não foi possivel, e por isso custa-me estar a meter o bedelho onde nem sequer estive, e por isso, não encarem isto como uma critica a esta organização, mas sim um reparo a muitas organizações.

Isto de dizer que estas entidades são amadoras, e que por isso, pode-se desculpar tudo, não é bem assim. A verdade é que somos clientes, a partir da altura em que estamos a pagar, por uma série de serviços que são anunciados e propostos pelas organizações. O seu dever é proporcionar esses serviços da forma que melhor sabe, mas com que isso reflita uma série de condições minimas para se considerar como positivo. Porque senão, qualquer um pode organizar uma maratona, receber o dinheiro das inscrições e alguns apoios, e depois proporcionar um serviço mediocre, sem ser responsabilizado por isso.

E prova do que digo, é que há eventos que cobram o mesmo ou quase ( e já que falo nisto, deve ser referido que este evento tinha 2 coisas boas na inscrição que ainda não vi referidas: uma, e a principal, era o facto do preço ser abaixo da média, e a outra dar a oportunidade aos participantes de se inscreverem sem almoço, porque há quem não possa ficar para o gozar), e conseguem ser referencias em termos organizativos, sem falhas (ou quase, porque falhas há sempre, ou pelo menos situações dignas de melhoria) e obrigando-nos a colocá-los nas nossas agendas para os anos seguintes.

Por isso, as criticas devem aparecer e serem analisadas para que estas organizações possam melhorar nos anos seguintes e possam perdurar nos calendários.

Repito que o que escrevi não é relativo a esta maratona, mas um reparo a muitas organizações por esse pais fora, e motivado por um post anterior do (que respeito, mas não concordo). A unica critica que posso fazer é dar os parabéns à organização por ter tido um preço de inscrição inferior à media e a opção do almoço. Quanto ao resto, que fale quem participa, sendo certo que se cada um pagou, tem o direito de criticar...

Cumps
 
Last edited:

hmoreno

New Member
Até parece que os participantes são atletas de alta competição. Não se esqueçam que estas provas são organizadas por amadores...

2 tiros, 2 melros...

Não se tratando a maior parte dos participantes de atletas de alta competição, tratavam-se certamente de vidas humanas e pessoas que merecem mais respeito do que o que obtiveram.
A "prova" (escolha do termo saiu um pouco ao lado...não?) não foi organizada por amadores, mas por pessoal cuja vida gira praticamente à volta da actividade... e o amadorismo nunca pode ser usado como perdão para a falta de brio nem competência!! Tornar-se-ia uma grande ofensa aos milhares de amadores que por esse Portugal fora nos brindam com extraordinários eventos.
 

CANSADO

New Member
Por acaso viram o meu primeiro post??? As criticas estão lá. Apenas enviei 2º post porque me parece que estão a cair no exagero. Mas tudo bem. Respeito.
 

dropzone

New Member
Muito já foi dito em relação á organização devido ás marcações, falta de informação, alterações de última hora.
Queremos manifestar o nosso lamento e pedir desculpas pelo que de menos bom aconteceu.
Sabemos que nestas situações existem sempre pessoas que tiram fitas de marcação, não querendo descartar a nossa parte de culpa,
o que lamentamos pois estas, devido ao estado do terreno deveriam ter sido mais incluindo a sinalização de perigo.
Não queremos que fiquem com má impressão pois sabem que azares acontecem.
As criticas ajudam sempre a melhorar na vez seguinte mas, penso que também têm que dar o beneficio da dúvida.
Queremos agradecer aos que estiveram presentes e a melhor maneira de tirarem essa má impressão que ficaram nossa
é voltarem na próxima edição do "Enduro dos Templários" que se realiza em Junho, para os mais radicais.
 

Vega

Member
Sinceramente que exagero… A pior maratona de sempre!? Que afirmação tão leviana…

Eu também fui e gostei muito. Pelas minhas contas eu já fui a mais 100 maratonas e passeios e estou longe de pensar assim. Aliás dou nota positiva ao evento, apesar da água e lama.

A chuva estraga a festa? É claro que sim. A lama estraga as bike? Também é correcto. Mas agora atribuir culpas à organização só porque os participantes ficam mal dispostos por causa do mau tempo… fónix..

Vamos ao que interessa:
- Marcações: suficientes, não eram abundantes mas não havia motivos para enganos. Havia locais com menos fitas, mas parece-me que algumas foram arrancadas (o costume). Mesmo a chegada à cidade estava bem marcada;
- Percurso: espectacular, foi pena a água e a lama. Havia sempre pessoal em cruzamentos perigosos. Eventualmente faltava uma ou outra placa a indicar perigo em alguns single tracks.
- Abastecimentos: tinha mais que o adequado (sandes, pasteis de nata, bolinhos, fruta, sumos, coca-cola, e até imperial) e pessoal muito simpático a puxar pela malta;
- Almoço bom, com organização simpática;
- Banhos: os melhores que já tive até hoje. Água quente (o que é raro no inverno, só me tinha acontecido isto na maratona do Mondego com os balneários móveis do exército) e balneários limpos (fiquei muito surpreendido tendo em conta a lama; basta lembrarem-se de Abiúl em Dez de 2008, com a lama a entupir os ralos);

O que há a melhorar mas que mesmo assim não compromete a prova:
- evitar single tracks no início para evitar engarrafamentos;
- Mangueiras para a lavagem das bikes;
- Mais indicações para o local do almoço, se bem que o local foi amplamente divulgado no fórum com mapas e tudo;
- meter pelo menos um controlo a meio da maratona; o pessoal que só fez o passeio mas que se inscreveu na maratona fica com o tempo como se tivesse concluído a maratona…

Vou resumir as queixas que em minha opinião são absurdas:
- Queixam-se porque os balneários estavam fechados às 10h00? (já agora o almoço também tinha que estar pronto a essa hora não?)
- Outros dizem que não havia ninguém até ao final da maratona, o que é falso. Eu fiz a maratona e pude confirmar que havia pessoas da organização
- Queixam-se porque havia alcatrão e rotundas até à meta!? (queriam um single track de propósito até à DropZone era?)

Organização, não desmoralizem. Pensem apenas que se por acaso o tempo estivesse bom e os terrenos estivessem secos, nesta hora estavam os participantes a dizer mil maravilhas do evento…
 

Comendador

New Member
Eu sei que nestas alturas é fácil criticar as organizações deste eventos, e estou certo que o pessoal de Tomar teve imenso trabalho a organizar este evento.
No entanto, numa altura em que há dezenas de eventos semelhantes, uma organização deficiente pode fazer com que no próximo ano a opção recai numa outra maratona...
Logo começou com as marcações, em alguns sítios quase que se tinha que adivinhar para onde ir, segundo a organização "metade das fitas forma roubadas". Bem, seja como for, meter uma tabuleta, ou uma marcação no chão com spray seria certamente mais prático.
Depois em relação ao 1º abastecimento (no meu caso único), não houve a devida preocupação de acautelar todos os atletas, e para aqueles com um andamento mais lento, como foi o meu caso, o que encontrei no abastecimento foi umas bolachas, laranjas e água. Depois de 23 km de lama, não é agradável. Quando fiz o reparo à organização, a resposta foi que havia 150L de cerveja, muito bttasca.
Lavagem das bicicletas, "nas bombas mais próximas", absolutamente inadmissível, e com o quartel dos bombeiros logo ao lado...
Balanço médio, para um dia que tinha tudo para ser memorável, manchado pela lama, e por algum amadorismo à mistura.
 

flaviosantos

New Member
Blá , Blá , Blá....

Eu paguei.. Voçês pagaram ... todos pagámos... Logo à que exigir o que é minimamente obrigatório..... Pergunto : Alguem viu 1 Ambulancia???

Eles merecem 2ª oportunidade ... e eu estarei presente certamente pois curti imenso a zona mas tenho de chamar À razao e tentar elucidar quem nao fez as coisas correctas...

Alias , a organizaçao já teve a ombridade de vir fazer o reparo relativamente ao que correu bem !!! Optimo !!!! Excelente atitude , de louvar !!! Ag os outros participantes nao podem relegar as opinioes dos colegas , seja para andar a serio ou a brincar...
 

Antonio73

New Member
Como já alguém disse (Vega), se por acaso não tivesse chovido e o terreno estivesse a 100%, o pessoal a esta altura estaria a dizer que tudo tinha sido maravilhoso e que as poucas falhas que houve seria suplantadas pelos maravilhosos trilhos daquela zona. Por motivos profissionais e para muita pena minha não pude estar presente, apesar de me ter inscrito, mas julgo que se tivesse ido teria gostado ou não fosse aquela zona fabulosa para pedalar. A avaliar pela atitude que conheço de alguns organizadores (João Rosário e sua equipa - Dropzone), (sempre prestáveis e com vontade de ajudar e fazer sempre melhor sem "intrujar" em tudo o que se relacionada com as duas rodas a pedal) julgo que se deve dar o beneficio da duvida e para o ano estarmos presentes neste evento.
Força à Dropzone e à sua euipa, continuem assim pois para o ano será melhor com toda a certeza.
 

nelson_r

New Member
A única questão dos balneários não tem a ver com o estar aberto ou não às 10:00h. Agora tendo em consideração que o primeiro da meia maratona terminaria antes das 11:30h, pelo menos deveria estar a funcionar a essa hora.

Quanto a novas oportunidades, todos têm direito. O que eu acho é que tendo corrido tão bem a edição de 2009, pelo menos deveriam ter mantido o mesmo nível ontem.

Parace às vezes que as organizações se deixam levar pelos sucessos anteriores." São precisas muitas garrafas de vinho para dar nome a uma cooperativa, mas basta uma de má qualidade para o nome ficar na lama."
 

jlalmeida

New Member
Amigo Kuringa, não se podem pedir classificações de um passeio com duas distâncias diferentes (disse dois). Para haver classificações teria de haver controlos. Eu fiz o percurso maior cheguei quando cheguei, fui bem acompanhado, e que se liche a classificação que está desvirtuada por falta de controlos. Fiz-me perceber?
Se por acaso foste ao percurso maior és capaz de me dizer onde foste controlado? Não era dificil, bastava controlar no segundo abastecimento.
Como se escreve no post acima, vamos dar o benefício da dúvida e esperamos que da próxima vez o "arquitecto" das marcações e o responsável pelo controlo seja alguém mais experiente e faça o seu trabalho.
Não se pode dizer que as marcações eram poucas, deve dizer-se que eram poucas e más. Enexistentes e mal colocadas, as setas de direcção tb saõ comummente usadas, não foram e fizeram falta.
Todos esperamos voltar à simpática cidade de Tomar e apagar esta imagem das nossas mentes.

Vega, convenhamos, é no mínimo irresponsável elogiar as marcações, pelo menos isso, no resto até aceito. A bike até se lavaria no Nabão :):) .

Claro que cada caso é um caso, e mesmo indo relativamente devagar, pq fui com uma atleta feminina, parei nos dois abastecimentos e havia muita coisa, incluindo os pastelinhos :D .
 
Last edited:

tchaina

New Member
boas pessoal!
é verdade que este ano ficou um pouco a quem das espectativas criadas para este espectacular evento de btt mas tenho a certeza que nas proximas edições vai ser um evento de grande nivel como nos habituaram na 1ª edição, que s realizou o ano passado!
é de salientar todos os pontos positivos que para mim foram o rapido levantamento de dorsais, excelente convivio, os trilhos espectaculares, nos quais eu e dois amigos meus de grupo Lama Solta Louriçal andemos sempre a curtir do inicio ao fim, ah quero tb agradecer a amabilidade de umas pessoas que nos deram 2 reforços extra um aos 12kms e outro aos 14kms mais coisa menos coisa, marcações é verdade que podia estar melhor mas acho que não era caso para alguem s perder isto é a minha opinião pessoal!
reforço muito recheado, almoço acho que estava impecavel, banhos nada a apontar so faltou mesmo a lavagem de bikes mas como a tropa manda desenrascar fomos ao Nabão lavar as maquinas!eheh.
acho que para já não tenho mais nada a dizer a não ser até um proximo evento e venham dai essas espectaculares fotos!!
um abraço e boas pedaladas para todos!e até 18 de abril no louriçal s não for antes!
 

dallas

New Member
João e Hélder parabéns pela coragem de organizarem uma prova com esta dimensão num dia em que Tomar só olhou para as 3 Léguas e Patanca.
Hélder, fenomenal o trilho junto ao rio, pena é que o pessol para andar de bike tivesse ficado em casa!!

Passamos ao que interessa
Claro que também eu gostava de ter chegado ao fim coma bike lavadinha, não consegui!!!
Claro que podia ter um elo de engate para dar a um BTTista, não consegui
Tempos, claro que não consegui - também não era esse o objectivo

O SITIO DAS COMPETIÇÕES NÃO SÃO NESTES EVENTOS para quem ainda não se apercebeu disso

Setas a dizer perigo,
ONDE???
em três degraus junto á Capela de S. Perdro, valha-nos Deus:(
junto ao Rio???
para quê se o pessoal anda a pé?
se fosse para tirarem fotos (mas isso é outra onda, só para alguns)

O VALOR PAGO??
justissimo para aquilo que se passou

PORTANTO SÓ DESGRAÇAS
Agora façam o seguinte, protestem por tudo e por aquilo a que têm direito, sempre ajudam a melhorar o nosso país

bem hajam e deitem abaixo enquanto podem,
ou vocês acham que se da primeira vez correu bem não haveria de correr bem na segunda porquê??
pensem nisso
 
Top