[Rescaldo] 2ª Etapa Up and Down - Nelas - 23-05-2010

visiense

Member
Como ainda não está aberto, cabe-me abrir o tópico sobre mais uma etapa do Up and Down.

Bom percurso, com alguns singletracks fabulosos, e com dureza qb, que a juntar ao muito calor que esteve pelas terras da Beira Alta, tornaram esta etapa, principalmente a primeira metade do percurso (estou a falar dos 40 km) complicada e custosa! A dada altura era tanta a água que bebia como aquela que despejava na cabeça! :) A segunda parte da prova, mais ao meu gosto, com quase 20 km tendencialmente a subir, mas com algumas pequenas subidas a alternar com zonas a subir a outras para rolar um pouco, foi-me mais favorável e onde o calor não me fez sofrer tanto e permitiu-me ganhar lugares que tinha perdido noutros locais. O calor dá cabo de mim! lol

Percurso muito bem marcado (enganei-me num local perto do fim mas por pura distracção), mas deixo aqui uma pequena crítica: aquela londa descida inicial, tendo em conta as suas características, deveria estar mais longe da partida, pois apesar de se fazer bem em cima da bike, muita gente acabou por levá-la à mão pois com tantos rasgos, e com tanta gente, se não o fizessem, as quedas seriam muitas e graves. De resto, gostei muito do percurso, e não fosse o calor, mesmo as primeiras subidas, inclinadas, se fariam bastante bem. Mas mais uma vez, tenho que realçar aquele singletrack técnico, longo, em descida aos sss, que foi fabuloso!!! :)

Boas pedaladas e até à próxima etapa!
 

Mr_SCOTT

New Member
2ª Etapa Up and Down Nelas

Foi uma etapa espectacular sempre acompanhada com umas paisagens fantásticas muito bem marcada, com agua qb, bom reforço o almoço cinco estrelas só uma nota negativa a manchar esta etapa, os banhos :( continuamos com o problema do custume, a água fria, todos sabemos que a crise afecta toda a gente e que os combustiveis estão num preço algo elevado, mas se o problema é a nivel financeiro a melhor solução para o problema é aumentar o valor da incrição e termos direito a banho quente. NEM O MEU CÃO, QUE É UM CÃO TOMA BANHO EM AGUA FRIA...
 

npaixao

Member
Cabe-me informar que deixaram ficar por esquecimento nos balneários do pavilhão onde foram os banhos, um equipamento da equipa "Vasconha BTT" e uns ténis brancos. Encontram-se na recepção do pavilhão.

Bom percurso, mas como já foi referido a parte inicial pecou pela descida muito perto da partida , levando aos engarrafamentos habituais.
Se não é nas subidas é nas descidas.
Os 1ºs quilómetros deveriam ser mais rolantes com algumas subidas pouco acentudas para o "pelotão" ir alongando.
A zona de lavagem de bikes, se a havia não a vi.
De resto o grande inimigo foi o calor que se fez sentir, mas não faltou água.
Da parte da organização, julgo que correu tudo de uma forma bastante boa, mas em próximas edições seria de rever o controlo inicial antes da partida, que não está a ser realizado, permitindo que alguém que conheça o terreno, entre na prova a meio, antes do 1º controlo sem ninguém dar por isso.

Boas pedaladas!
 
Last edited:

shido

New Member
Olá amigos do pedal.

Gostei muito de toda organização e do percurso escolhido relativamente ao ano anterior.
No entanto o grande aspecto negativo, é colocar uma descida perigosa com regos, pó, terra solta, sem paisagem envolvente ao seja nada de interesse passar naquele local. Logo no inicio da prova.
Isto tornou-se uma competição, claro a culpa é do civismo, ok mas para mim não serve de desculpa pois se já sabemos o que vai acontecer resta as organizações colocar um percurso seguro que permite o pelotão alongar.
As rápidas melhoras para todos os bttistas que sofreram acidentes.

Bem dedico o meu 21º Lugar ao meu colega de equipa Pedais :) que gentilmente me resolveu o problema da minha bicicleta e assim consegui recuperar muitos lugares perdidos com o tempo perdido.
Parabéns a todos os elementos pela excelente prestação.
 

byttor

New Member
Boas,

Aquela descida logo no inicio é que foi mesmo má opção, e como arranquei muito cá trás, a descida foi uma desgraça mas ainda deu para o 25º lugar.

Mas o que foi pior para mim foi aquele pessoal que no inicio se põe a aquecer quando o resto dos ciclistas se vão pondo na linha de partida de forma cívica e por ordem de chegada, e depois esses gajos que estão a aquecer pegam na bike e vão coloca-la na frente do pelotão, querem arrancar na frente chegam mais cedo. E acho muito mal por parte da organização permitir isso.
 
Last edited:

oslen

New Member
Boas,
Gostei do percurso, embora as subidas estivessem concentradas nos 25 km iniciais, e o restante percurso mais rolante. Realmente a descida inicial tornou-se perigosa. Os banhos pelo menos para mim foi com água quente. O almoço tb estava bom.
Eu não ando grande coisa e por isso não faz sentido colocar-me na frente, mas estou de acordo com outros em relação a partida. Se querem arrancar a frente cheguem-se a tempo e horas, não é estar ali meia hora a espera na frente e depois chegarem os "doutores" e passarem por todos e colocarem-se à frente da linha de partida.
Cumprimentos,
 

visiense

Member
Quanto à água, realmente ela não veio quente, mas depois de uma prova destas, o banhinho de água fria soube-me que nem ginjas! :D
 

GeoGama

Member
Heya :D
Mais uma prova excelente lá pros lados de nelas!
A descida inicial é daquelas coisas que também não me caiu muito bem e até estava com algum receio, mas depois de a ter feito, vi que até correu muito bem pelo que me apercebi, o pessoal até consegui ser minimamente civilizado e fez-se a boa velocidade e sem sustos de maior.
Os banhos estavam bem bons quando lá cheguei..a água até queimava, por isso penso que foi o facto do pavilhão não estar prepado para acolher tanta gente que resultou em água fria para os mais atrasados....
O resto do trilho estava também bem marcado e denotava bastante trabalho da organização na limpeza e abertura de single-tracks bem curiosos.. especialmente a parte de subir o calhau a pique!
A parte rolante foi soube muito bem depois das paredes neste dia tão quente, só não gostei tanto do rancho ao almoço... que parece que vai sendo moda! Ao pessoal de Vila Nova de paiva peço ementa diferente se possivel ;)
Deixo aqui os meus parabéns ao Frei que também vem aqui deitar ao olho porque na meta não me apercebi, tás com outro andamento este ano..lol
 
Last edited:

Joavon

New Member
Boas Pessoal.
Foi entregue na associação do Cimo do Povo, onde decorreu o almoço um saco que ficou esquecido no pavilhão ( Banhos ).
Por favor contactar a referida associação através do Sr. Cândido.
Telm: 912069925.
 

agonzalez12001

New Member
Boas Noites amigos do Pedal,

Em nome do Dão Nelas, esperamos que os acidentados recuperem pronto e continuem a pedalar.

É sempre bom ouvir comentários sobre os eventos em que participamos porque é assim que podemos melhorar.

Cá deixo o link com algumas fotos. Tivemos que as colocar em formato pequeno por serem muitas, mas quem estiver interessado em formato original, enviem-me um e-mail que Eu depois mando (agonzalez01@daonelas.com).

http://picasaweb.google.pt/agonzalez01/100523UpAndDownNelas?feat=directlink

Também aproveito para deixar o track GPS no GPsies.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=aovbwepcgliertlk
 

Joavon

New Member
Amigos.
Acerca da etapa de hoje, só vou comentar, depois.
Relativamente aos colegas e amigos que tiveram a infelicidade de cair, desejo as rápidas melhoras e que tudo corra pelo melhor.
Espero que o seu restabelecimento seja o mais rápido possível.
Em meu nome pessoal e em representação do Dão Nelas BTT, quero agradecer a todos os que nos visitaram, quero que saibam que tudo o que foi feito, foi por carolice e em prol do BTT e de todos vós.
Foi para todos vós que preparámos esta etapa.
Muito obrigado e cá vos esperamos novamente dia 05 de Setembro para a III Maratona Dão Nelas Coração do Dão.

www.daonelas.com.

João Rijo
 
Last edited:

poliveira.eng

New Member
Vou também deixar a minha opinião sobre a etapa:
1- A descida inicial: pois é! mas nós já sabiamos que ela ia lá estar! saltava à vista no perfil da etapa. desde que fossemos uns tipos civilizados, desde que tivessemos bem presente que era preferivel perder uns minutos ali a descer, do que estragar a pintura logo... No pack em que eu seguia pareceu-me que todos pensavam assim, e ordeiramente, fizemos uma filinha indiana, tendo feito toda a descida sem qualquer tipo de problema de maior...
2- O sobe e desce até aos 20kms: Pois também sabiamos que eles lá iam estar. Mas agora pergunto eu: Não é para isto que a gente se inscreve? se fosse para rolar faziamos ciclismo de estrada! Estava Calor? Pois estava! E muito! Mas havia pontos de água qb e desde que cada um gerisse o seu bidon não deveria haver problemas (contra mim falo que não o soube gerir!)
3- Os segundos 20kms rolantes: Rolantes? Alguns eram, mas havia ali muita subida encapotada! eu só sentia que estava a subir quando, na mesma mudança, parecia que as pernas ficavam cimentadas.
4- Chegada: Custou-me muito! não fosse o alento do Pedro Augusto e teria demorado mais uns minutos a fazer a ultima subida em alcatrão e empedrado (O meu muito obrigado a ele, que vinha com uma prova marcada por dificuldades) Depois da chegada faltou água! Estava muito calor, e a água que havia evaporou!
5- Banho: Estou com o GeoGama! Estivemos em simultâneo no balneário e eu tive de desligar a agua quente pois escaldava! tomei banho de agua tépida/fria por opção! Se calhar lá mais para diante falhou a água quente, mas quando usufrui do banho, posso assegurar que escaldava!
6- Almoço: Soube-me bem bem bem bem!!!! Parabens às cozinheiras!

Agora vamos ver as fotos....

Pedro Oliveira
Dorsal 30 - prociclar.com.pt
MSC WCR
 

Jafar71

New Member
Companheiros do pedal,
Antes de mais quero desejar as rapidas melhoras aos acidentados.
A 1ª descida é realmente técnica, embora situada a 3/4km da partida não deu para dispersar a totalidade dos aproximadamente 500 participantes. Aparte disso, espero que todos tenham gostado do percurso, particularmente dos sigle tracks que preparámos.

Deixo aqui mais algumas fotos:
DãoNelas - Up&Down2010 2ª Etapa

Esperamos por voces na maratona do DãoNelas - III Maratona Nelas Coração do Dão no dia 5 de Setembro que coincide com a Festa do Vinho :D.

Um abraço ao Gomes (S.M.Penaguião) e Michel (DáGás) que hoje não tive oportunidade de receber de forma condigna.

Um abraço e boas pedaladas
 
Last edited:

Frei

New Member
Boas Malta,

Primeira prova do campeonato este ano, e uma bela prova...

Realmente a descida logo ao inicio previa-se complicada, mas no grupo em que seguia fez-se aquilo a uma velocidade moderada e sem pressas, por isso correu tudo às mil maravilhas...
Havia muitos singles e pedra QB...
As subidas essas eram poucas mas de uma inclinação acentuada...
Havia muita água nos abastecimentos, e em relação à outra água, a dos banhos, a minha estava quentinha :D
Em relação às marcações havia locais onde poderia estar mais bem sinalizado, eu seguia num grupo e perdemo-nos um bocado e houve locais em que quase ia em frente, obrigado ao Pedro Augusto pelo aviso :)

GeoGama, não tenho pedalado muito, mas apanhei um colega (Sr. Chinês, a este se aparecer por ai fale) e rolamos muito certinho até ao fim :)

Cumprimentos,
Boas pedaladas
 

RicardoTerminal

New Member
Tudo 5*****, ia a fazer uma boa prova pois fazia o meu estilo, só que perdi-me ao km17 e fui dar novamente ao percurso só que nós já lá tinhamos passado, conclusão, volta atrás e mais 5km!! Mas o engraçado é que até o camaramen estava no caminho errado, é da maneira que apareço 2 vezes, eu e mais alguns pois eu não ia sozinho e no regresso ainda apanhei alguns a fazer o mesmo, pois aquela zona merecia melhor marcação.
De resto acho que não há nada a apontar, gostei!
 

gongas84

New Member
Boas companheiros acho q tudo o q havia a dizer relativamente a organizaçao esta dito... Tenho e ressalvar q nesta tal descida periogosa a certos artistas que tendem em por em causa o proprio bem estar e infelizmente o bem estar dos outros.. nao e por um minuto a mais que morre alguem. um abraço e ate dia 6
 

Xquim Chefinho

New Member
Cumprimentos a todos os amigos do pedal!

Fazendo o rescaldo desta etapa do up ad down, acho que correu muito bem, parabéns ao pessoal do btt de nelas, em especial ao Rijo!
A minha participação nos 80km foi bastante positiva já que os treinos foram poucos e as despedidas de solteiro muitas, hehehe! Adiante, em termos globais, percurso diversificado, com subidas e descidas para todos os gostos, abastecimentos presentes nos lugares indicados, as ambulâncias estavam presentes dando a assistência devido, percurso bem sinalizado!
No que respeita à 1.ª descida, ela fazia-se bem se todos tivessem cuidado e de preferência em fila indiana, era uma descida algo técnica, mas com tanto pessoal a descer ao mesmo tempo se se falhasse a trajectória devida e o piso mais limpo as coisas complicavam bastante. Na minha segunda volta, com os trilhos já marcados foi sempre a andar!
À Atenção do Inatel e dos parceiros organizativos, CUIDADO COM O CALOR, nos atletas dos 80km, pois se em Nelas foi o que foi agora imaginem as etapas de Junho e Julho! Procurem fazer as subidas de preferência em zonas sombreadas ou com arvoredo, pois ao sol, os atletas que estejam a andar a partir das 13h, sofrem muito com o calor e desgaste físico! E Já agora atenção à chegada não berrem esquerda ou direita, sinalizem com placas que se vejam para os atletas terem a visibilidade do que os espera, pois em situações de sprint tudo é importante e todos os factores contam!
De resto parabéns aos vencedores, dos 80km - José Rosa (Pedras Vivas) e dos 40km - Farinha (Dá Gás Clube de Mangualde), e um agradecimento ao Luís Monteiro (BTT Viseu) e a um atleta da prociclar, no qual fizemos alguns kms juntos, tendo eu arriado na 2.ª volta.
Continuação de boas voltas e boas pedaladas!
Xquim chefinho
Dá Gás Clube de Mangualde
 

moreira.jms

New Member
Boas,
Gostei do percurso, embora as subidas estivessem concentradas nos 25 km iniciais, e o restante percurso mais rolante. Realmente a descida inicial tornou-se perigosa. Os banhos pelo menos para mim foi com água quente. O almoço tb estava bom.
Eu não ando grande coisa e por isso não faz sentido colocar-me na frente, mas estou de acordo com outros em relação a partida. Se querem arrancar a frente cheguem-se a tempo e horas, não é estar ali meia hora a espera na frente e depois chegarem os "doutores" e passarem por todos e colocarem-se à frente da linha de partida.
Cumprimentos,
Bom dia
Em relação à colocação da grelha na meta o que se passou foi uma falta de educação de alguns senhores para o resto do pelotão.Quem quer sair à frente, porque anda e tem outros objectivos chega cedo ou a Inatel terá que implementar outro sistema.Quem sabe um controle antes da meta e aí não haveria estas situações.
 
Top