Rescaldo 1º RAID BTT Tapada Nacional de Mafra, 30\05 Mafra

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Boa tarde a todos. Foi um passeio espectacular com paisagens lindisimas foi pena ter-me perdido com o lobo e com os gamos. O percurso estava um espectaculo. Vinha com ideia de fazer os 40 km mas quando chegamos aos 18 olhamos para a hora e uma pequena tentativa de continuar já era um bocado tarde e voltamos para trás. Mas mesmo assim foi muito bom.
Parabéns á organização da Tapada. Esteve tudo 5 estrelas e espero que para o ano se repita.

Boas pedaladas,

Filipe Queirós

P.S. Seguem algumas fotografias:
http://picasaweb.google.pt/cfrqueiros/RaidTapadaDeMafra30052010?feat=directlink
 
Last edited:

bbaixo

Member
Boa tarde,

Também participei no I Raid BTT da Tapada Nacional de Mafra.

O percurso foi muito bem escolhido e estado do piso era muito bom.

Como é apanágio da zona de Mafra, o percurso traduziu-se num autêntico sobe e desce desgastante para as pernas.

O trilho estava bem identificado com fitas e setas.

Acabei por fazer os 40km.

O ponto menos positivo foram os abastecimentos. O 1º abastecimento estava relativamente (ao km 9 aprox) bem composto (mas eu não parei) e os restantes (mais 2) só possuiam água (para quem fez os 40km).

Quantos aos banhos e almoço não me pronuncio porque não usufrui dos mesmos.

Para terminar, deixo aqui o trajecto de GPS.

Cumprimentos,

FF
 
Boas pessoal ,já estava com saudades de pedalar nestes trilhos fantásticosda tapada de mafra,trilhos muito bons,muitos já conhecia doutros passeios e maratonas que tinha feito em 2008,bom abastecimentos,fiz os 40kms no meio de belas subidas,o ponto menos positivo foi o almoço,não estava á espera de jardineira de caça,não sou muito apreciador desta forma de cozinhar,é pena o javali e o veado sabia melhor se fosse cozinhado doutra maneira,mas gostos são gostos,houve uma falha grave na organização que quando nos inscrevemos com almoço,acho muito mal as imperiais serem cobradas á parte e a 1 euro ?????.
Tive um furo na descida perigosa que estava bem sinalizada e foi aí que perdi a minha máquina fotográfica,se alguém achou, pode me mandar uma mensagem pessoal.
De resto tudo de bom.
 

dapagoro

New Member
Perdi um nokia 6600 durante o raid
Se alguém souber dele agradeço...

Agora em relação ao Raid em si:

Parabéns à organização pelo excelente trabalho e pelo valente empeno que me proporcionaram. Os trilhos eram excelentes, um sobe e desce constante que me drenaram os músculos até as últimas.
As vistas eram lindíssimas e um óptimo pretexto para um foto que sempre me permitiam recuperar um pouco as forças.
No que diz respeito aos abastecimentos, concordo com o bbaixo pois se no primeiro os sólidos eram bastantes, já no segundo só se encontrava àguinhas para beber
Em relação ao almoço, o serviço que encontrei estava super organizado, tudo muito asseado e reforço final em si estava delicioso e as sobremesas... um mimo

Alguém sabe como esta o BTTista que teve o encontro directo com o veado durante a prova???? Sei que ficou com a cara bastante mal tratada... Desde ja os meus desejos de umas rápidas melhoras

Mais uma vez os parabéns a toda e Organização e Staff pelo excelente trabalho e simpatia que demonstraram para nos proporcionar esta excelente manhã de BTT

Uma experiência a repetir

Abraços a todos
 

pimentoski

New Member
Granda volta, gostei muito e também fui aos 40km.

A questão do abastecimento é verdade, o primeiro aos 9/10km estava bem artilhado com pão, fruta e água, não liguei muito a contar com os abastecimentos seguintes que era só água... Mas no fim a carrinha voltou para o inicio e voltou a haver pão e fruta para todos...

O percurso foi durissimo, com subidas/paredes muito complicadas e a diferença entre os 18km e os 40km acabou por ser muita, ou seja quem fez os 18km soube a pouco que fez os 40km achou muito... Ainda por cima eu que fui para lá de bicicleta ainda levei com mais 12km nas pernas.

No abastecimento onde até metiam óleo na corrente e para variar houve espertos que atalharam e foram em frente, eu sei que era um passeio sem classificação mas ir em frente e poupar uns 3 ou 4km a subir para depois chegar à meta todos contentes por terem chegado nos 20 primeiros mostra a personalidade de alguns. Reparei nisso porque quando sai do abastecimento chegou um grupo e passado um bocado sem terem passado por mim estavam todos à minha frente, outros colegas confirmaram isso depois.

Para o ano se voltar a haver não vou falhar!
 

pimentoski

New Member
dapagoro, um colega meu chegou com a cara toda amassada mas não foi contra um veado, não sei se estamos a falar da mesma pessoa de qualquer maneira na tapada os veados, gamos, javalis andam em liberdade e isso foi dito no briefing, as pessoas tinham de ter uma atenção redobrada em relação aos animais que estão soltos e que provavelmente hoje ficaram super stressados com os mais de 350 ciclistas que evadiram a sua casa.
 

fL3kC

New Member
Boas

Tambem participei no Raid, 40km e um valente empeno.. hehe mas valeu bem a pena pois a paisagem da Tapada e arredores são soberbos.. os primeiros (18km que na verdade penso q foram 16km) foram realmente "fáceis" e ai o abastecimento foi muito bom, se bem que demasiado cedo pois o 2º foi so aos 30km e já com demasiadas subidas nas pernas, para não falar que este ultimo abastecimento realmente só com água ficou um pouco aquem do que muitos esperavam. Aquelas ultimas "paredes" e quando se pensava que o fim era já ali, foram um pouco mázinhas para muitos. Penso que de resto estava tudo excelente, muito boa organização.

Cumprimentos a todos
Humberto
 

Gaija

New Member
Boas :) Grande Empeno! Já acordei da sesta :p

Também fiz os 40 km e já achava que eram subidas a mais... porque acabaram por serem feitas à mão e pois não se recuperavava muito entre elas.

Vi o lobo, o bufo mas devo ter sido das poucas a não ver os gamos :(

O percurso era muito bonito na sua parte baixa :D As marcações eram suficientes e o segundo abastecimento poderia ter tido mais qualquer coisa para além das águas, nem que fosse só uma fruta :)
 

dapagoro

New Member
dapagoro, um colega meu chegou com a cara toda amassada mas não foi contra um veado, não sei se estamos a falar da mesma pessoa de qualquer maneira na tapada os veados, gamos, javalis andam em liberdade e isso foi dito no briefing, as pessoas tinham de ter uma atenção redobrada em relação aos animais que estão soltos e que provavelmente hoje ficaram super stressados com os mais de 350 ciclistas que evadiram a sua casa.

Eu também não tenho a certeza se foi isto que aconteceu, este relato foi me feito após termos passado por uma ambulância do Inem que se encontrava a prestar assistência num dos trilhos. O que me contaram foi que dois veados atravessaram um dos trilhos mesmo à frente de um grupo de BTTistas o que provocou a queda
 

musganho

New Member
A nivel de BTT só tenho a dizer bem deste evento (percurso, marcações, staff, secretariado,etc).

A nivel de alimentação tenho a apontar / sugerir os seguintes pontos:

1. Segundo abastecimento devia ter pelo menos um fruta.
2. Com o calor que estava deveria de haver mais um ponto de água.
3. Achei mal as imperiais não estarem incluídas no almoço.
4. Outra falha gravissíma.............não haver um TINTO para acompanhar a jardineira que estava muito boa.
5. Numa proxima podiam assar um javali daqueles no espeto!!!!

Sugiro que dêm continuação a este evento. Até podia ser bianual ou trianual, pois clienetes não iriam faltar!

PARABENS ORGANIZAÇÃO
 

JVXBIKE

New Member
AlmoÇo

Olá o almoço até podia ser bom, se fosse acompanhado por um bom liquido, ha quem goste de sumo, agua ou coca-cola, mas será proibido haver sumo de uva ou sera que a coca-cola faz menos mal que o dito sumo, ou é por a coca-cola ter menos IVA que o tintol. Ainda não havendo sumo de uva a imperial era a pagar espero qu o bar tenha feito bom negocio e tenha despejado o barril. Para a proxima se houver e participar levo um garrafão de sumo de uva da mesma cor da coca-cola.
Cumprimentos
 

CD

New Member
Aqui fica a minha modesta opinião:

Percurso muito bom, boas subidas e boas descidas, pena restar pouco tempo para admirar a bela paisagem, mas era uma questão de se parar e apreciar.
O 1º abastecimento estava bem colocado para os que fizeram os 18 kms, e muito cedo para ao 40, que deveria ter um abastecimento como o primeiro por volta dos 20 kms.
Relativamente aos banhos foi pena não ser no local, mas aí não há muito a fazer.
Quanto ao almoço, como aqui já foi dito, foi pena não haver um menu com grelhados, no entanto estava tudo muito bom. Pena as bebidas.
Conclusão para o 1º Raid penso que a organização está de parabéns.
Fico a aguardar pelo próximo.
CD
 
Eu não estive , mas só por curiosodade , alguêm levou algo que tivesse altimetro Baromêtrico e que tenha os Acumulados de subida nos 40 Km?

Cumps.
 
Olá amigos do pedal..
Foi um raid fantastico este que se passou na tapada de mafra.. Não conhecia a tapada e é um local fabuloso..
Em relação ao raid fiz os 18 km.. no inicio estava a apontar para os 40 km, mas devido a algumas paradas menos pensadas mas por bons motivos claros.. perdi-me no tempo e acabou por ficar demasiado calor e não puder avançar para os 40km..
Ficará para o ano com certeza.. Pena tenho de não se organizar mais vezes este raid por ano.. Sucesso era garantido com certeza.. Uma ideia á comissão Organizadora.
A tapada tem animais lindos, paisagens lindas e todo um arvoredo de perder de vista..
Em relação aos abastecimentos só fiz o 1º 5* muito bom mesmo.. Os restantes não me posso pronunciar visto não os ter alcançado..
Um grande abraço e na esperança talvez de que este ano ainda se volte a realizar este evento.. Era de louvar..
Cumprimentos..
 

snowpirate

New Member
Meus caros,
Um passeio/raid simplesmente para dar o estalo lol mas foi um bom treino para o que tenho para fazer em Minde que tambem é uma zona de sobe e desce mas em pedra.
Estava tudo agradavel com excepção do já referido (mais o abastecimento que as outras coisas).
Espero que haja um 2 Raid para ver se levo mais malta aqui da Batalha para apreciarem a paisagem e conhecerem um tesouro protegido.

Abraço,
 

P Ventura

New Member
Bom dia,
Espero que a organização tenha ganho muito dinheiro para devolver aos participantes o que pagaram.
É vergonhoso oferecerem pão e água no 1º abastecimento (meteram pêra rocha daqui da zona porque custa a 9 cêntimos o kilo). Laranja ou bananas que são importantes para o btt nem vê-las. Um sumo e uns bolinhos secos no abastecimento também não ficava mal.
Também fica mal anunciarem um segundo abastecimento e depois apenas nos darem água (mesmo assim não sei se chegou)

Ter uma magnifica paisagem não chega para ser um bom passeio de btt, para a próxima tentem ser menos gananciosos.

Lamentável estragarem uma paisagem tão bonita com a ganancia do dinheiro
 

pimentoski

New Member
Se for à tapada andar de bicicleta para a semana vai pagar 10 euros e faz 15km controlados, sai fora da estrada e está lá um jipe a chatear-lhe. Desta vez pagou 8 euros para fazer 40 com direito a comida e bebida e seguro de vida e ainda reclama? A tapada é um lugar protegido, os alces, veados, javalis e afins tem de comer, a ração é cara, aquilo tem muitos guardas, tem de ser limpa por causa dos incêndios, etc, etc...

Aqui não foi ganância do dinheiro penso que foi má organização da falta de experiência, como é óbvio as sandes e o pão que sobrou do primeiro abastecimento voltou para o inicio no fim dos 40km, por volta das 12.30 estava lá dezenas de sandes, tanto que as mulheres e filhos dos ciclistas fartaram-se de comer... E além do mais uma sandes mista com fiambre e queijo deve ter ficado mais cara que os queques ou bolos secos, vai a um café pedir uma sandes mista e um bolo seco e vê a diferença de preço.

Há boa vontade das pessoas mas há sempre alguém que gosta de estragar e espezinhar o que as pessoas tentaram fazer de bem e é por isso que isto não anda. As criticas tem de ser construtivas para o próximo ser melhor.

Volto a referir, foi pena o pão e a fruta que sobraram do primeiro abastecimento não ter passado para o segundo, foi um erro da organização, de certeza que no próximo vai correr melhor.

A parte do almoço (que eu não fui) ter imperial a pagar e não ter vinho também foi um erro, também não podia ser imperial de borla porque senão havia malta a beber até cair para o lado mas pelo menos uma imperial devia estar incluída no preço. E devia como é óbvio haver a opção do vinho, até porque já existe vinho de Mafra e tudo.
 
Last edited:
Top