[Rescaldo] 1º Maratona Clube BTT de Valongo

Arlindo

New Member
Chegei a cerca de 2 horas de valongo, e vou fazer o meu rescaldo.

1º- Percurso estava muito bom. (Pena as minhas duas quedas por "AZELHICE").

2º- Marcaçoes. Apenas as marcaçoes falharam nesta prova. Andei perdido como muitos outros tambem andaram. aqui fica o meu desagrado para rectificarem isso para a proxima.


3º- Ponto Positivo. Os Bombeiros que estavam mesmo a minha espera. impecavel.


E pronto, ficou aqui o meu rescaldo.
 

desmo13

New Member
A minha pequena analise da Prova:
Levantei o dorsal no Sabado, por isso não tive stress no Secretariado!
A partida, à boa moda Portuguesa, atrasou 20 minutos... sinceramente, acho que foi o atraso mais curto a que assisti em todas as Maratonas em que participei (normalmente passa a meia hora).
O percurso... o que se pode dzer dos trilhos escolhidos? Valongo é assim, duro, muito duro.
Subidas enoooooooormes, mas depois de uma subida... Que belas descidas eu fiz (pelo menos até rebentar um pneu :()
Sinceramente, em relação às marcações não tenho nada de negativo a apontar... mas posso ter tido sorte! :wink:
Ao longo do percurso, vi sempre motas e moto 4 a passar, bombeiros de bicicleta a fazerem a prova... acho que pouco há a melhorar!
O banho, impecavel, agua quentinha e bons balnearios.
Ao almoço não fui, mas espero que tenha sido bom.
Deixo os meus parabens ao pessoal do Clube BTT de Valongo, que para uma 1ª prova, fizeram um trabalho exemplar. :venia:
 

Ucraniani

Member
Amigos ,podeis contar comigo para a próxima ,suberbo!
Quanto à Maratona ,por ser a primeira ,vou perdoar o pequeno atraso e a defeciente marcação em poucos locais mas só se perdia quem fosse mais distraido!Por isso não levais 5 estrelas ,por isso levam 4,5 :wink:
Devido à volta que demos no inicio ,cheguei aos 50 kms ,ouvi muita gente a queixar-se ,pois é normal desmoralizar ,quem conheçe Valongo já sabe que vai levar porrada a subir :ko: e porrada a descer :twisted: mas acredito que sem a parte de estrada no inicio ,teriamos cerca de 43,44 kms!
Trilhos muito bem escolhidos ,um bom abastecimento (só faltou uns sumitos) ,os balneários eram muito bons e com água quente :D (podia ter indicações,vi muita gente à procura) e um excelente almoço ,muito bem confecionado e apetrechado(tambem devia ter indicações);Por isto tudo dou os meus parabens à organização :clap: ,espero que para o ano melhorem os pequenos erros ,lá estarei para ver! :exacto:
Abraço e boas pedaladas!
 

laluca

New Member
Parabéns a organização
Percurso espectacular com bons trilhos duro mas rápido, simpatia da organização,
Muita gente nos cruzamentos ( parabéns para os escuteiros a dar informações muito correctas).
Não fui almoçar e tomei banho em casa não posso comentar
No meu ponto de vista tem alguns pontos a melhorar
1º A sinalética mais visível e melhorada
2ºAltimetria para a ½ maratona com km correctos
3ºReforço (melhorado) e mais pontos de água
 

hlinhares

Member
Muitos Parabéns para a 1ª Maratona estiveram muito bem, no GERAL dou nota 4, um 4 porquê porque se fosse 5 não precisavam de melhorar nada.
O melhor para mim da prova foi:
1º O percurso escolhido aquelas subidas a partir as pernocas todas ao pessoal e como já se sabe quem sobe tambem desçe altamente mesmo grandes descidas simplesmente fantásticas;
2º Simpatia da organização;
3º Escuteiros sempre atentos,
4º Levantamento das Dorsais, etc...

A melhorar:
1º Fitas em alguns pontos não estavam muito visíveis (perdi-me 1 vez);
2º Almoço não estava muito bem confeccionado (Atenção não fui eu que disse pois não almocei lá, mas quem almoçou uns amigos meus disseram que podia ser melhor um bocadinho); :lol:
3º Uns sumitos no abastecimento.

Estou com um empeno nas minhas costas mas isso é normal com o sobe e desce sobe e :exacto: desce que foi, nem dava para descansar e aliviar as costas.
De resto é o que tenho a dizer, EXCELENTE AMIGOS da Longus Bike e Clube BTT de Valongo.
Agora quero vos ter por aqui pela nossa aldeia, estão convidados quando quiserem vir andar com a nossa Equipa, estamos de braços abertos para vos receber, é certo q não temos os vossos trilhos mas também temos boas paisagens aqui pela minha aldeia.

Um grande abraço,
hlinhares

:venia: :venia: :venia: :venia:
 
P

Pgrandao

Guest
Também concordo que o percurso podia estar mais bem marcado, um ponto a rever para a próxima vez, fez-me perder o ultimo controle dos 40km, quando dei pelo erro já estava na 2ª rotunda do centro comercial sem me aperceber do controle na 1º rotunda .
O percurso era duro o suficiente (aqueles 10 km finais mataram-me).
 

Harmony

New Member
Boas a todos!

A equipa Clube BTT Sanguedo participou neste evento.
Queremos dar os parabéns à organização pela boa prestação que tiverem na organização deste evento.
Tinham muitos jovens a ajudar sobretudo nos cruzamentos e nas rotundas e sempre com simpatia, os motaros sempre a perguntar se estava tudo OK.
As indicações de perigos nas descidas sempre bem sinalizadas.
O banho quentinho sem confusão, almoço era simples mas bom, faltou as indicações para chegarmos ao banho e ao almoço.
Havia falta de fitas em algumas zonas mas eu penso que foi alguns chicos – espertos que as tiraram como de costume.
Apenas uma dica para o próximo ano:
Os dorsais e as respectivas senhas para o almoço já deveriam estar dentro das sacas com os brindes e estas devidamente identificadas e agrupadas por equipas.
Para o próximo ano lá estaremos novamente para trepar aqueles estradões maravilhosos.
 

alpl

Member
Parabéns à organização, excelente Maratona, 5 stares, nada apontar. Trilhos bem marcados (não me perdi), pessoal da organização sempre em todos cruzamentos, abastecimentos impec (laranja docinha).

Não almocei nem tomei banho, por isso não sei como correu.

Há que salientar a dureza da prova, e os trilhos fantásticos que Valongo proporciona, parabéns pela escolha do percurso.

Esta Maratona vai estar no meu calendário para 2010.


Onde se pode ver as fotos, e os tempos?
 

Runner

New Member
Antes de mais parabéns aos GRANDES amigos do Clube Btt de Valongo que resumo nos elementos: Jorge Castanheira, Nuno Neves, Nuno Loureiro e Hugo "Jalabai", GRANDE trabalho e GRANDE base para uma GRANDE maratona.

Penso que depois do dia de ontem, hoje melhor era impossivel..., talvez só algumas alterações no percurso pois não aproveitaram a "Santa Justa", pró ano talvez!

A minha prova: Depois de um começo no grupo da frente, atrasei-me um pouco na estrada do Rio Ferreira a fim de entrar melhor na longa subida das Pías, subi bem e recuperei vários lugares até ao top ten, mas aí tive aquele f.d.p. do furo na roda da frente que me fez parar 2 vezes ( a 1º foi rápida com a espuma selante mas não funcionou a 2ª com a troca da camara foi longa), a partir daí foi tudo por água abaixo e demorei algum tempo a recuperar o ânimo, só depois do abastecimento é que comecei a andar rápido outra vez em regime de contra relógio (deu média final de 20km).

Cheguei ao fim sem mazelas e isso é o mais importante, para o ano estarei lá novamente (mas com tubless!!!).

Abraço a todos.

Vitor Ribeiro
 

Daniel Maia

New Member
Re: [Rescaldo] 1º Maratona Clube BTT de Valongo

Ora bem, venho cá deixar o meu feedback em relação à prova  8)

Achei a prova muito bem organizada, bombeiros de bicicleta, as motos e moto 4, sempre a ver se estava tudo bem, sinalização das curvas perigosas (quando via estas placas esboçava um pequeno sorriso :mrgreen: :mrgreen: e era quanto desse..). Achei algumas subidas mesmo impossíveis de se fazer, mas tenho noção que valongo é mesmo assim, e depois aquelas descidas..era cada salto..  :lol:

Em termos de marcação do percurso...acho que tava muito bem sinalizado, pelo menos os primeiros 30km. Perdi-me mais ao menos ao km 42..mas depois lá dei com o sítio.

Posto de abastecimento bem preparadinho, era só tirar e enfardar :)

Para concluir, acho que ós ultimos 10km, eram desnecessários. A descida espetacular que tinha este ultimo percurso não justificava os 10km de serra sempre, mas sempre a subir..ia-se a mesma velocidade que a passo largo.

E a prova foi praticamente os 50km, contra os 40km mencionados.

Os banhos e o almoço deveriam de estar marcados com sinalização, um mapa pequeno fazia muito jeito.

Banho com água quentinha à nossa disposição, sem filas, sem complicações..sempre a andar...e o almoço muito bem preparado.

O nivel de exigência desta prova eu atirava mais para um 4+ do que para um 3+ :)


Foi uma prova muito exigente, subidas que nunca mais acabavam, mas com descidas compensadoras.

Velocidade máxima atingida: 61.4Km/h

E queria dar os parabéns à organização, porque esteve à altura ;)
 
Hello Amigos!

Antes do mais OBRIGADO a TODOS os que Participaram !

ainda bem que em termos gerais gostaram da Prova e dão nota Mt Positiva! Estive no Controlo Surpresa.. ou seja no último, o único que havia apenas pros aventureiros dos 70kms.. e falando um pouco sobre a Sinalização, que todos Nós sabemos que fazemos Btt, há sempre alguma coisa que falha, ninguém é perfeito e todos sabemos que os Jipes e pessoal do Moto-Cross, com quem partilhamos os Trilhos no Monte, por vezes Têm atitudes de cortar as fitas só pra passar os Jipinhos e as motas... :evil: :grrr: e não fazem o Minimo esforço pra as recolocarem antes pelo Contrário! enfim.... contra isso nao podemos fazer grande coisa... se bem que os 1ºs classificados quer dos 40 kms quer dos 70... tiveram sempre uma Moto da Organização a Abrir pra não haver enganos e as outras Motos estavam um pouco espalhadas pelo Percurso pra tentar ajudar no que fosse preciso como é costume.

eu dou um exemplo entre o Posto 3 (a divisória dos 40kms pros 70kms..) e o Posto 4, haviam fitas cortadas e posso vos garantir que foram um grupo de 4 Jipes que ao passarem por lá que as cortaram ( dito por Bttistas) que quando passaram no Posto 4 onde eu tava me disseram que tinham andado perdidos.. e eu pensei.. bem se passaram Jipes... à 5 mins..... de certeza foram eles a destruir a Sinalização! :shock: :s Enfim... a outra situação que nao ajudou.. foi o Forte Vento que se Fez sentir.. que julgo eu.. fez desaparecer algumas provavelmente...

Acreditem que nos Esforçamos ao Máximo pra que tudo estivesse Bem Sinalizado e Orientado, para que ninguém se pudesse perder, contudo espero que Compreendam esta situação à qual nos é completamente alheia... na qual lamentamos e tentaremos melhorar em futuros eventos! :wink:

Sobre o Percurso, já sabem, palavras praquê? Valongo é mesmo Assim Puro e Duro! Puro da sua Beleza paisagistica,comparável ao "gerês" ou como muitos lhe chamam " o Gerês de Valongo", mas ao mesmo Tempo Duro, dado que nao haviam grandes partes pra Descansar, ou se Sobe... e dpois... Desce! toda a gente que sobe... quer descer! :mrgreen:

Runner said:
Antes de mais parabéns aos GRANDES amigos do Clube Btt de Valongo que resumo nos elementos: Jorge Castanheira, Nuno Neves, Nuno Loureiro e Hugo "Jalabai", GRANDE trabalho e GRANDE base para uma GRANDE maratona.

Penso que depois do dia de ontem, hoje melhor era impossivel..., talvez só algumas alterações no percurso pois não aproveitaram a "Santa Justa", pró ano talvez!

Amigo Vitor eu diria mais.. Parabéns ao Silva, Isac, à mulher do Silva e Mulher do Isac, à Mulher do Jalabai, ao Luis Domingues, Sobrinho Tozé, Caça Cobras, Marco, Pedro Loureiro e ao Paulo.... e claro a mim Também... e a todos os outros que ajudaram na elaboraçao/organização desta Maratona que queremos que seja uma prova de Referência pra todos os amantes do BTT ;)

Sobre o aproveitamento da Santa Justa, só não fomos lá em cima, porque não nos deixaram por razões ecológicas/biológicas e mais nao posso dizer, quem sabe pro ano.. ;)

Amigo hlinhares, concerteza que nao falataram oportunidades em dar um Salto ao Vosso Quintal na Maia, é uma questão de Combinar..
Sobre a comida, Não sabe o que perdeu!!!
Nós organização fomos os últimos a almoçar... e posso dizer que estava Excelente! já passei Fome em algumas Maratonas ou porque comia apenas umas Sandes de Porco assado... mas aqui não! Tinha Sopa, Massinha Bolonhesa, Pão, Sumo/Águas/Vinho, Sobremesa ( Maça ou Gelatina ) Cafézinho no Fim... com Qualidade! :wink:

para Finalizar, as Fotos e Classificações serão Colocadas Oportunamente no Site do Clube em www.clubebttvalongo.pt !

Obrigado e Boas Pedaladas!
 

Jazz

Member
Antes de mais os parabéns à organização pela sua primeira maratona!

O percurso era muito bom, as subidas eram muito duras, mas compensavam com as descidas, espectaculares e muito rápidas!

A água dos banhos era quente, o que é muito bom e relativamente raro. Parabéns também aos escuteiros que deram uma ajuda preciosa.

Gostaria só de dar algumas sugestões:

Havia muitas fitas cortadas e todos sabemos que a culpa não é da organização, ou é do pessoal dos motores ou então outros bttistas que são mais espertos do que o resto de nóse gostam de as cortar. No entanto, e após ter perdido 20 minutos devido a uma fita cortada, avisei um jipe da organização sobre o facto, mas nem por isso repuseram a fita no seu lugar.

Uma última palavra em relação à discrepância entre a quilometragem teórica (40km) e a que de facto se verificou (48km). É claro que se soubéssemos da alteração da distância fazíamos a maratona na mesma. Mas fomos apanhados de surpresa e só aos 39km é que soube que ainda faltavam quase mais 8km. Devido a isto andei 6km sem água, pois tinha as coisas calculadas para os 40km.


De qualquer forma, acho que a prova foi excelente, para o ano lá estaremos outra vez a sofrer nas serras de Valongo!
 

sparki

New Member
Boa noite!

Parabéns pela iniciativa de organizarem a primeira maratona pelos tenebrosos trilhos de Valongo.
Como aspectos negativos, não posso deixar de mencionar o ridículo facto de fazerem mais 8km surpresa.
No final foi explicado que se deveu a uma alteração por parte da Câmara; Mas poderiam ter avisado no início.
No meu entender, a altimetria é crucial em qualquer prova deste género.
Imaginem o que é aos 39km mandarem seguir para um caminho desconhecido, sem saber quantos mais quilómetros ou subidas iriam enfrentar.
Um falha grave, no meu entender.

Quanto à sinalização, deveria estar mais visível, principalmente nas zonas mais rápidas do percurso!
Infelizmente, a malta que corta as fitas continua a estragar a diversão.

Até para o ano!
 

ruiviz

Member
Caros amigos, em primeiro lugar parabéns a todos quantos se propõe em organizações deste calibre.
Aos que só criticam, apenas se arriscam a que "um dia" não tenham quem lhes organize seja o que for...

Não tive o previlégio de participar nesta 1.ª Maratona, contudo e por outros motivos cruzei vários troços do seu
percurso. Apenas deixo uma ressalva ao(s) responsável(eis) pelas marcações. Independente de toda a importância
do evento não se corta nunca, mesmo que só com fitas, estradões de dominio público. Existem milhentas formas
de marcar, situações destas, não.

Mais uma vez parabéns a todos quantos tornam estes eventos em realidade. Bem hajam!
 

BikeTo

New Member
Re: [Rescaldo] 1º Maratona Clube BTT de Valongo

Boa noite,

Já foi dito tudo de bom sobre este evento. Já toda a gente apontou as falhas. E até já pediram desculpas das mesmas.

Não me vou alongar sobre o que foi bom porque muiita gente já o fez e muita gente ainda o vai fazer. Dou apenas a minha opinião, que já partilhei em outras maratonas. Todos os fim-de-semana ando em Valongo, se o intuito deste evento foi mostrar que Valongo é duro... conseguiram! Mas se o intuito foi chamar gente para começar a andar e ver o que esta modalidade é... falharam! Primeiro, Valongo é duro se quiserem, como disse ando todos os fim-de-semana em Valongo e vos garanto que era possível fazer um percurso com muito menos dureza, segundo existem coisas básicas 40 km são 40km... não são 49.86 km, meus amigos 39km ou 41 km aceita-se quase mais 10 km não se aceita. E digo isto porque na parte final fizeram-nos andar a encher chouriços, voltinha ali, voltinha acolá!

Muita gente faz 40 km com muito esforço e 10 km a mais faz muita diferença... podem responder, o pessoal quer é dureza, se assim é desculpem lá! Eu fui com a minha esposa, ela terminou, com esforço claro, mas sabem o que me disse? Nesta maratona nunca mais... e já agora ela também anda em Valongo todos os fim-de-semana.

Mais uma coisa, como queriam que fossemos tomar banho? De bicicleta? É que para tirar o carro e ir até aos balneários a seguir tinha de dar banho ao carro, pois estavamos cobertos de lama. Que tal a partida/meta perto dos balneários?

Como se costuma dizer só não falha quem não faz! Por isso parabéns por fazerem... mas repito 40 km é um quatro e um zero e não um cinco e um zero.

Obrigado
 
P

patrick_marques

Guest
Olá caros betetistas, cá vai o meu rescaldo:

De tudo o que já foi dito, acrescentaria o facto de achar que no arranque da prova fiquei com a sensação que a organização tinha poucos meios disponíveis para mobilizar o trânsito até entrarmos no mato. O ritmo foi lento e parecia mais um passeio de cicloturismo em vez de uma maratona..
De relevar que o percurso dos 40 km foi fantástico, oops dos 48 km pelos vistos, embora tenha feito 53 km pois houve uns artistas que devem ter brincado com as fitas, e pouco depois da separação dos 40 km com os 80 km, eu e mais um colega do btt de Matosinhos acabamos por nos perder e fazer mais alguns kilómetros...
Ao chegarmos, o irmão do colega que me acompanhou e que ia atrás de nós acabou por chegar antes de nós, quando nos disse que poderíamos ter feito 5º ou 6º!!! foi pena na parte final nos termos perdido graças a esperteza de alguns que se divertem a retirar as fitas..
Paciência...
De resto, parabéns à organização..

Abraço a todos.
 

pedro113

New Member
Sim é verdade Patrick a parte onde nos perde-mos e já sei o porque pois tudo tem uma explicação queres que te diga qual foi o problema??
Foi na parte onde seguimos em frente nos tínhamos que virar á esquerda onde tinha antes uma fita da vitalis no chão depois do posto de divisão nos tínhamos que virar á esquerda e fomos em frente onde fizemos ao contrario a maratona dos 70klm ai devia de estar uma pessoa que esteve antes e depois de nos passarmos mas eu digo o porque dessa pessoa não estar quando nos passamos???isto só a pessoa e a organização nos pode dizer... :|

Sim pelo que soube nos íamos em 5 e 6 lugar depois era na recta que se ia discutir o meu e o teu lugar....

fiquei muito desiludido pois não foi poucos quilometras que andamos a nossa sorte foi virmos uma tabuleta a dizer câmara municipal junto á estação de Valongo se não me engano....


á quanto ao inicio Patrick eu vim na frente com os primeiros e o ritmo não era mau pois íamos a aquecer para depois no monte ja estarmos quentinhos....


Apesar de tudo gostei bom almoço e bons banhos apesar de ser a meta num lado a chagada noutro o almoço noutro e os banhos noutro....
Gostei mesmo com as falhas ocorridas pois o objectivo era apenas treino :p
 

BTTombos

New Member
Boas Caros BTT Valongo.....

Mas que bela coça deram estes fim de semana aos amantes do BTT.
Isto é o que faz estarmos situados numa das zonas mais bela, repleta de grandes trilhos, grandes subidas e lógico com descidas alucinantes, em que é preciso ter um pouco de destreza...
Uma Maratona durinha, mas é mesmo assim a nossa zona, que só deve ter apanhado de surpresa quem esta zona não conhece.
Todo o STAFF está de PARABÉNS, não é fácil conseguir arranjar tanta ajuda para uma maratona com esta extensão, e vocês conseguiram. Boa assistência, pessoal sempre a moralizar os BTTistas.
O que mais adorei foi o promenor da placa "FOTOGRAFO A 20 MTS." Bem era tudo a preparar-se para a pose, a escolher o seu lado mais fotogénico....
Apenas um reparo, deveriam abusar mais nas placas de direcção, pois para os mais destraidos nem sempre só as fitas de sinalização são suficientes.
Agora uns Kms a mais ou a menos já faz parte de quase todos os eventos.
E só quem organiza eventos como este é que sabe como é dificil agradar a toda a gente (eu diria que é impossível)
Agora só falta a classificação, embora acho que nem a quero ver...
Mais uma Vez aqui fica os nosso parabéns e o nosso apoio....
BTTOMBOS
 

btt.casteicao

New Member
O que dizer desta prova:

Um ou outro detalhe a melhorar mas um nível global organizativo ALTÍSSIMO!

está de parabéns o Jorge Castanheira e a sua equipa!


Para o ano lá estamos.

Agora esperamos pro todos no fim-de-semana da Rota Histórica de Casteição, na Mêda.

Ah, a nossa fotógrafa tirou mais de 100 fotos a muitos colegas "riders".

Quem quiser o envio grátis por favor diga pelo mail btt.casteicao@gmail.com, dizendo qual o dorsal para ver se temos alguma.

Enviámos com todo o gosto!
 
Top