Rescaldo: 1º Encontro da Moderação do FórumBTT - Lousã - 20 e 21 de Novembro 2010

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


Pelos vistos cabe-me a mim começar este rescaldo.


A ideia:

Como todos sabem, a equipa de moderação vive em diversas partes do país, não convive diariamente e... alguns de nós nem se conhecem pessoalmente.

Com os Encontros Nacionais e os PUF's temos convivido mais, mas falta sempre aquele momento em que a equipa fica só e se pode divertir e conversar sobre o FórumBTT sem ter aquela pressão de estar no meio de um grande grupo.

Assim, lancei a ideia: porque não a equipa se encontra no "meu quintal" e fazer uma coisa memorável. Para quem não sabe... é a Serra da Lousã!


A preparação:

Depois de algumas conversas foi proposta esta data, delineado o tipo de percurso e quem estaria presente. Quando propus uma "pequena" volta de 45 a 50 km levantaram-se algumas vozes discordantes: "o quê? vou fazer 500 km e depois vamos andar só isso? arranja lá mas é 70 km que é para a coisa ficar mais composta!". E assim o fiz. Quanto à alojamento foi arranjada forma de todos ficarem bem instalados.

O reconhecimento:

Como conheço a Serra, compreendi que nem sabiam o que propunham, pois no reconhecimento que fiz à 1ª parte do percurso, só nos 1ºs 35 km tínhamos logo 1200 m de acumulado... ou seja basicamente eram todos a subir!

p1020493ug.jpg


p1020495q.jpg


O objectivo seria passar nas Aldeia de Xisto do Gondramaz, Chiqueiro, Casal Novo e Talasnal, subir até (ou passar junto) ao Alto de Trevim (altitude de 1204 m.), fazer uns Singles à maneira... e de preferência observa alguns veados.

E no dia...

Chegada a sexta feira, começaram a chegar os participantes nesta aventura. Uns com mais problemas que outros (malditos GPS que enganam as pessoas e as mandam por maus caminhos :mrgreen: ). O jantar foi simples... mas todo da região: Chanfana, tigelada e castanhas... regados com agua e sumo que esta gente não bebe. :nsei:

No sábado de manhã, já com o pessoal do CEVA (convidados de ultima hora que acompanharam o pessoal), saímos em direcção à Serra. O que nos esperava eram alguns (bastantes) km de subida, 1º em alcatrão (até Vale Nogueira) para depois entra em estradas de terra até à aldeia do Gondramaz, onde o pessoal iria fazer a 1ª paragem.

IMG_8796.jpg

Foto de 350plus - Vale Nogueira

IMG_8806.jpg

Foto de 350plus

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20007.jpg

Foto de Indy

IMG_8818.jpg

Foto de 350plus - Gondramaz

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20021.jpg

Foto de Indy - Gondramaz

Depois foi uma longa subida até ao acesso ao Trevim, sempre com vistas fabulosas, mas acompanhadas de uma chuva fria que nos ia lembrando que o Inverno está próximo.

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20027.jpg

Foto de Indy

Chegados ao alto, decidimos não fazer os últimos 2 km até ao Trevim, pois o frio, vento e alguma chuva tornaram o percurso em algo de desconfortável. Assim, após passagem pela Selada do Candal e casa do Guarda do Porto Espinho, rumámos para o que a maioria do pessoal ansiava: os famosos Singletrack's da Lousã!

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20046.jpg

Foto de Indy

E assim viemos alguns Km's desta descida alucinante, muito técnica, mas que deu um gozo tremendo. Chegados ao Terreiro das Bruxas (para quem esteve no Encontro Nacional cá na Lousã foi onde comemos as castanhas e bebemos a jeropiga), apanhámos a estrada até à aldeia do Chiqueiro.

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20052.jpg

Foto de Indy

Passado o Chiqueiro, foi tempo de "aventura" com um trilho que nem os "javardos" como alguém referiu por lá passavam, mas que fez as delícias do pessoal do CEVA!

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20054.jpg

Foto de Indy

IMG_8822.jpg

Foto de 350plus

Chegados a boa estrada...

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20058.jpg

Foto de Indy

Lá apanhamos o trilho (bem técnico) até ao Talasnal...

Outono%20na%20Lous%C3%A3%20059.jpg

Foto de Indy

No Talasnal tínhamos à nossa espera as nossas companheiras, que depois de muita espera lá nos saudaram com com um belo "reforço", onde não faltaram as belas das chouriças assadas na hora.

pb200782.jpg


Tomado o café e comidos uns talasnicos, lá voltámos a subir, passando pela aldeia do casal Novo e chegados a Terreiro das Bruxas, começou nova descida alucinante até à Lousã, onde chegámos ao cair da noite, cansados mas felizes por termos ultrapassado todos os obstáculos.

à Noite foi tempo de jantarada... mas isso fica para mais logo.:wink:
 
Last edited:

indy

Member
De tanto ouvir falar maravilhas da Serra da Lousã e dos seus singles, já há muito que estava na lista dos locais onde desejava vir a pedalar. Nunca tinha calhado e por isso, quando descobri que esta malta se estava a preparar para dar uma volta por lá, invoquei o meu estatuto de moderador na reforma, ou seja :) , fiz-me de convidado e, como não podia deixar de ser, fui acompanhado pelo Tico.

Fomos pontuais e terminados os habituais cumprimentos da praxe e as bocas do/para o Josant lá começámos a pedalar. Desde cedo nos começámos a aperceber da beleza de cores que aquela serra tem no Outono. Lá fomos ganhando altitude e pela primeira vez tive oportunidade de ver veados em estado selvagem.

À medida que a cota subia a temperatura baixava, o vento aumentava, a chuva caía com mais intensidade e havia até quem largasse o consorte, talvez para que não fosse testemunha de tristes figuras. Enfim, um dia perfeito para o BTT, que dizem que é um desporto de Inverno. Só que quanto os famosos singles, nem vê-los, o que começava a gerar alguma impaciência nas hostes. Mas o guia lá nos ia acalmando, prometendo que eram já ali.

Valeu a pena a espera porque os famosos trilhos lá apareceram, para gáudio de uns e desespero de outros. Mesmo assim ao princípio soube a pouco, mas havia de haver nova dose mais para o final do dia.

O famoso Terreiro das Bruxas, Chiqueiro... E aqui conseguimos mexer os cordelinhos e influenciar a "organização" que lá nos deixou escolher a ligação para o Talasnal :D Sentimentos contraditórios, havia quem miasse, quem elogiasse e quem insultasse. Pessoalmente gostei muito e para a próxima temos de experimentar também o trilho para a tal Sra da Piedade, certo Ramos?

No Talasnal o lanche esperava-nos. Ainda tentámos fazer algum turismo mas as condições não estavam muito agradáveis, pelo que encetámos o regresso. Tempo ainda para o Luís nos mostrar mais uns trilhos descendentes de grande qualidade o que permitiu terminar a jornada em beleza.

A Lousã cumpriu com o prometido. Belo local para pedalar. E só vimos uma pequena parte pois, ao que parece, tem muito mais para oferecer.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Continuando o rescaldo...

Depois de tanta pedalada, o pessoal foi jantar ao mais famoso restaurante da região: O Burgo.

pb200805.jpg


Onde comemos, entre outras um javali com castanhas, que depois daquelas entradas caiu mesmo bem!

pb200801.jpg


No domingo de manhã foi altura de descontrair, apesar do mau tempo, tivemos uma "aberta" e foi possível realizar uma caminhada pela zona da Sr.ª da Piedade em direcção à Central hidroeléctrica da Ermida.

pb210813.jpg


pb210819.jpg


pb210823.jpg



Foi um fim de semana em cheio, onde se pode fazer as duas coisas que mais gosto: pedalar e conviver com os amigos!

Podem marcar o próximo!





A Lousã cumpriu com o prometido. Belo local para pedalar. E só vimos uma pequena parte pois, ao que parece, tem muito mais para oferecer.

Basta marcar a data! :wink:
 

José Batista

Administrator
Boas
Pois é pessoal o que dizer deste magnifico fim de semana.
Se calhar começar por dizer para não confiar totalmente nos GPS, pois o meu fez o favor de me mandar pelo pior trajecto possivel o que me fez chegar à Lousã com quase duas horas de atraso em relação aqulo que tinha previsto sêr a minha hora de chegada.
Quanto ao passeio de Sábado apenas posso dizer teve tanto de belo quanto de duro (pelo menos para mim).
A serra da Lousã é sem dúvida alguma um dos melhores,(se não o melhor) sitios onde já andei,por mim repetia já a dose no próximo fim de semana.
A jantarada de Sàbado à noite foi simplesmente espectacular e o restaurante onde comemos "o Burgo" simplesmente magnifico.
Enfim tal como disse no inicio foi sem dúvida alguma um fim de semana magnifico e a repetir o mais breve possivel.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Estou a gostar deste início de rescaldo!

Há aí malta que ainda deve andar a recuperar do empeno...

Pelas fotos, descrição e relatos obtidos, deve ter sido mesmo um f.d.s. à maneira!

Tenho pena de não ter podido ir, mas outros compromissos já agendados a isso me levaram...

Pode ser que num próximo evento eu já esteja disponível...

Aguardam-se mais fotos e opiniões...

Cumps.
Nuno
 

José Martins

Administrator
E ao ver estes relatos, aquela coisa feia vulgarmente designada por inveja (no bom sentido, claro) volta a atacar :D :D.
Foi com imensa pena que não me pude juntar aos restantes presentes, mas obrigações profissionais a isso obrigaram.
De resto, permito-me partilhar a vossa satisfação e aguardar pelo próximo.
Grande abraço.
 

350plus

New Member
Este encontro na Lousã foi o pretexto perfeito para um um fim de semana muito bem passado, na companhia de malta amiga. É certo que o tempo não colaborou muito pois a Lousã estava fria e chuvosa mas isso não foi obstáculo para a comitiva que se lançou pelos topos da serra. As subidas foram abordadas com muita calma, sempre poupando energia para os longos quilómetros que nos esperavam até ao topo da montanha. Pelo caminho fomos visitando as várias aldeias serranas, perfeitamente recuperadas e dignas de visita mais prolongada. Uma vez lá chegados contornamos as florestas de alta montanha junto ao Trevim e dirigimo-nos para os emocionantes singles de descida. Aqui a adrenalina foi elevada. O piso, embora recoberto de folhas húmidas, estava mole e com muita aderência. O nosso grupo compacto transformou-se numa fila a deslocar-se a boa velocidade. Uns percalços e uns trilhos mais agressivos foram dando que fazer á malta, mas no fim chegamos todos intactos à aldeia do Talasnal onde fizemos um excelente reabastecimento fornecido pela comitiva do L. Ramos e companhia.
Restava apenas a descida rápida até à Lousã que trouxe mais uns trilhos engraçados para nos tentar deitar abaixo de bicicleta. Gostei. E gostei também do cuidado que o L. Ramos teve para nos fazer sentir bem-vindos na sua bela terra natal. Um grande obrigado por tudo.

As minhas fotos todas podem ser encontradas aqui:

http://picasaweb.google.com/interBTT/EncontroForumBTTLousa2010#
 

katitaContessa

New Member
Olá,

Então estão recuperadinhos do empeno?!

Eu como participante de apenas 10 kms acho mal não ter direito a uma foto... fui a única participante feminina, a única maluca que se aventurou com vocês e principalmente com o pessoal do CEVA (é assim que se escreve não é?!)

O que posso dizer dos 10kms que fiz com vocês?! Que fiquei logo empenada com subidas e subidas... mas vocês íam com o speed e eu não tenho a vossa pedalada... mas depois vinguei-me na descida para a Lousã! Ah e fiquei quentinha, bem mais cedo que vocês!!!

Foi um fim de semana muito bom, com excelente companhia a repetir sem dúvida!

Aqui as respectivas, ainda encontraram um abrigo para os empenadinhos comerem as chouriças, sandes e as belas queijadas de Sintra! E com direito a lareira!!!

Que venha o próximo fim de semana com este convívio, mas ficam desde já a saber que agora o meu objectivo é treinar para vos acompanhar!

Um obrigada especial ao Luis e à Silvia pela forma maravilhosa como nos receberam!

Aos que não foram "temos pena" ;)

Beijinhos a todos!
 

Jepas

Super Moderador
A noite começou atribulada, porque simplesmente os homens do GPS deviam estar a dormir quando calcularam o algoritmo de chegada à Lousã. A indicação que tínhamos do "Guru" era clara: não sigam o GPS, sigam as minhas instruções. Claro que o único que não se perdeu foi o que não levou GPS.

Já tinha estado na Lousã mas sem bike e na altura fiquei mesmo curioso, é que o nosso Guia é mesmo um homem da terra e transborda todo o orgulho que tem nela. Andar pela serra de carro e ouvir falar e ver trilhos magníficos deixou-me espectante.

Além de toda esta curiosidade em conhecer os trilhos acrescia a curiosidade de conhecer pessoalmente mais elementos da actual moderação e rever os já conhecidos. Objectivo logrado: bons trilhos e boas pessoas. Fiquei com pena de não termos estado mesmo todos, talvez para a próxima ocasião seja possível.

Tenho de publicamente agradecer ao L.Ramos toda a hospitalidade com que nos recebeu e a paciência com que nos guiou pela serra. Ora porque estava frio, ora porque era a subir, ora porque era a descer, havia sempre algum motivo para lamento, mas fizemos o proposto: 60km na Lousã.

Foi bom rever quem já conhecia e melhor ainda conhecer pessoalmente o resto da malta. Sem dúvida pessoal que gosta tanto de bikes como de conviver e isso é o que me leva a perguntar: Para quando o próximo?
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Embora tarde, não podia deixar passar sem comentar este tópico.

Num dos muitos momentos de debate interno da equipa de moderação, lancei a ideia de que nos devíamos juntar. Ao longo de 6 anos de existência de Fórum BTT nunca o havíamos feito, confesso que nem sei bem porquê.
O objectivo era juntar a malta, e respectivas caras metades, até porque são essas pessoas que mais se interrogam o que andamos a fazer durante tantas horas colados aos pc's no fórum. Esta era uma boa oportunidade para fazer ver o que une a malta.

O Luís Ramos deu o passo à frente, e a localização central da Lousã era sem dúvida sitio ideal para juntar a rapaziada distribuída geograficamente de norte a sul do país.

As pedaladas foram espectaculares, e agradaram a "gregos e a troianos", dos mais empenados aos que descem os carreiros dos javardos :lol: não houve ninguém que não tenha ficado satisfeito.
O complemento às pedaladas estava no Talasnal. A "comitiva das Marias" não nos podia ter recebido melhor, e estavam todas satisfeitissimas, apesar do tempo de espera. Grande ambiente mesmo!

Foi um fim-de-semana 20 estrelas, que sem dúvida alguma uniu ainda mais a malta, proporcionando aquilo que nunca se tinha conseguido, juntar a malta a fazer aquilo que todos gostamos: pedalar!

Havia muito mais a dizer, mas fico-me por aqui!
Os agradecimentos já foram feitos pessoalmente, mas aproveito para agradecer a todos. Enquanto fundador deste espaço é um prazer imenso ter estes amigos e contar com a ajuda dos mesmos!

A repetir!
 
Top