Reforçar cartilagens

brunors

New Member
Boas Pessoal

Preciso da vossa ajuda com o vosso conhecimento e experiência...

Tenho andado a pensar em começar a tomar algum complemento para reforçar as cartilagens. Tenho 37 anos e acho que devo começar a pensar em prevenir a "saúe" das minhas articulações, nomeadamente nos joelhos que tanto sofrem no BTT.
Assim comecei a tentar informar-me nas farmácias, e já tenho um ou outro produto em vista. Pelo que já vi, tenho que tomar suplementos à base de sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina, correcto?

O que acham? Vale a pena?
O que costumam tomar? Durante quanto tempo?
E produtos mais naturais, existe alguma coisa?

Obrigado

Saudações
 

synclever

Member
Fazes bem em prevenir, contudo existem produtos caros na farmacia que fazem o mesmo ou menos que nas lojas de suplementos.
Procura suplementos com Glocosamina, MSM (Methyl-Sulfonyl-Methane) e Condroitina.
Uma das vezes que parti o braço suplementei com isso e em 1 mês estava bom, prolonguei por mais 2 meses, sendo o 1º mês de fisioterapia (normalmente são 2 ou 3).
Acho que são produtos naturais ou os melhores perto disso.
 

brunors

New Member
Obrigado synclever

"(...)existem produtos caros na farmacia que fazem o mesmo ou menos que nas lojas de suplementos." - a minha ideia também é um pouco essa.

Fica registado, vou também esperar por mais opinões...
 

Hsantos

New Member
Boas.
Eu tenho 35 anos e há 5 anos através de um TAC foi me detetado 2 herinas lombares sem querer entrar em pormenores medicos que tambem nao sei
mas basicamente sao as cartilagem fragilizadas que deixam os ossos entrar em contacto entre si e que provoca as tais dores o medico receitou-me
um pó para reforças as tais cartilagens o nome é VIARTRIL agora estou a usar o generico GLUCOSAMINA CICLUM. isto segundo o medico qualquer pessoa
mesmo nao sofrendo de nada pode tomar porque nao faz mal é apenas para fortaleçer as tais cartilagens. A te me disse para nao fazer BTT só ciclismo de estrada e poucas horas (km)
Passando na farmacia informa-te sobre esse medicamento ou uma coisa similar porque isto resulta mesmo para quem como eu tem este problema se nao tens ainda bem e sempre reforça as cartilagens.
» força nos pedais »
 

Patitos

Active Member
A falta que eu faço por aqui ;)
O melhor suplemento chama-se " BioActivo Glucosamina Duplo 60comp. )
2 comp pequeno almoço durante 3 meses, fases uma pausa de 1 mês e assim sucessivamente
Tens outra opção................................comer camarões todos os dias ás toneladas ;)
 

jmv

Member
E, porque certamente irá aparecer alguém a aconselhar a famosa cartilagem de tubarão, que eu considero uma receita de curandeiro, Patitos agradecia que em relação a isso demitificasses. Medicamente sim ou não?
 

quileptor

New Member
Boas..
Para um adulto saudável, ou pelo menos sem doença osteo-articular conhecida, que façã uma alimentação rica e variada, poderá ser aconselhada a toma dos ditos suplementos (glucosamina, condroitina e respectivos co-factores: manganésio e outros minerais) a pessoas que exerçam actividade física intensa durante periodo igual ou superior a 10h/semana. Fazer 1 a 2 meses e só voltar a repetir 4-6 meses depois!
Se quiser, posso indicar um farmaco ainda mais completo que os supra-citados.

A melhor forma de proteger as articulaçoes é não exagerar nas cargas exercidas (tempo e impacto) sobre as mesmas!!!
Cumps
 

quileptor

New Member
- Camarão = colesterol e menos € para investir na bicicleta!!:D

- A cartilagem de tubarão?? = o problema do fitofármacos, é que não existem provas científicas validadas relativamente à sua eficácia. Efeito placebo, certamente. Fará mal?? - Talvez não, mas, e os excipientes que as preparaçoes levam?? Haverá controlo suficiente sobre esses produtos??

Cumps
 

pimentoski

New Member
Já tomei o viartril e não fez nada ou quase nada apesar de ser comentado em todo o lado que o "sulfato de glucosamina" faz milagres, e foi-me receitado por um médico ortopedista, depois de ter feito RX, TAC, RM (por esta ordem) ao joelho. Fui visto por vários médicos, inclusivamente médicos de alta competição de equipas de futebol da primeira divisão. Mas resumindo e para evitar a faca andei a Viartril e infelizmente o problema não ficou resolvido. Agora estou a testar o optimus, também com sulfato de glucosamina entre outros. Mas nestas questões cada caso é um caso, e o ideal será sempre seres visto e aconselhado por um profissional. Estes medicamentos normalmente não podem ser tomados por quem tem alergia a marisco e costumam fazer subir o colesterol, se bem que passado pouco tempo de o tomares deve voltar ao normal.
 

synclever

Member
Considero-me bastante experiente em suplementos, pois já exprimentei quase de tudo e em vários desportos, durante anos.
Continuo a recomendar um suplemento que contenha Glocosamina, MSM (Methyl-Sulfonyl-Methane) e Condroitina.
Existem outras substâncias para além destas, mas também mais caras... Estas 3 combinadas dão bons resultados, bem melhores que separadas.
Vou enviar-te uma PM com os suplementos que considero muito bons, mas um pouco caros.
 

Patitos

Active Member
Viartril e optimus são 2 farmacos muito receitados, ao invés do bioactivo glucosamina duplo,,,,,é que este ultimo não paga congressos etc.
O componente principal é a glucosamina, e essa encontra-se em doses mais elevadas , no BAGD
 

quileptor

New Member
- o 1º já passou de moda devido aos genericos (1500mg de sulfato de glucosamina). O BAGD, apos apanhar muito spam na net, nao consigo concluir nada sobre a dosagem (tb sei que tem condroitina)!!

- Julgo que estes farmacos não servem para tratar dores..mais para prevenir males maiores (melhoram qualidade do liquido sinovial e da cartilagem)..
 

ansas

New Member
Boas pessoal

desde já obrigado por estarem aqui a discutir o problema de cartilhagens
tenho 33 anos e já alguns que sofro muito de ossos
quando faço uma corrida até me começa a doer ao fundo das costas mas o maior problema são os joelhos quando termino um treino de btt fico com muitas dores nos joelhos
essas dores são tão fortes para dar exemplo é como se estivessem a furar os ossos com um berbequim
agora pratico regularmente btt treinos de varias horas se calhar estou a prejudicar a saude
apesar das dores faça exercio ou não nunca fui a nenhum médico nem nunca tomei nada
estou pensar em tentar em resolver o problema
gostava que me indicassem o melhor a fazer

cumprimentos
 

MADCoelho

New Member
boas, tenho 19 anos fui operado a 2 anos a cartilagem do joelho esquerdo, fui operado por artroscopia. desde entao tomo glucomed, Medicamentos para o tratamento daa rtrose.
Glucomed é usado no alívio dos sintomas da osteoartrose ligeira a moderada do joelho e tambem e para as cartilagens.
aqui está a imagem do medicamento.


para quem nao sabe o
tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos., Podemos classificar a lesão de cartilagem de várias formas e, dentre elas, a profundidade com que abrange a sua espessura. Lesões mais simples e superficiais são chamadas de grau 1, lesões graus 2 e 3 acometem parte ou a espessura total sem atingir o osso, enquanto as lesões grau 4 atravessam a espessura total da cartilagem, atingindo o osso que se encontra debaixo dela.
A ausência de inervação na cartilagem articular significa que a lesão de sua estrutura não gera dor, com exceção das lesões profundas classificadas como grau 4, pois atingem o osso que se situa abaixo dela.
O diagnóstico clínico das lesões da cartilagem articular pode ser difi cultado muitas vezes em decorrência da pobreza de sintomas. Grande parte dos pacientes com lesões da cartilagem articular não apresenta sintomas ou significante incapacidade.
Quando existem, as queixas mais frequentes das lesões da cartilagem articular são: inchaço, falseio, bloqueio, estalidos e rangidos. A dor proveniente da lesão da cartilagem articular surge decorrente da exposição óssea ou derrame articular (inchaço da articulação), pois distende a cápsula articular e provoca um desconforto, com limitação de movimentos.

A ressonância magnética tem a propriedade de diagnosticar os tipos de lesões de cartilagem, classifi cá-las segundo a extensão e profundidade e localizá-las espacialmente, importantes informações na determinação do tratamento a ser seguido. Permite também avaliar a evolução da lesão após um procedimento cirúrgico.
 

brunors

New Member
Não me enganei em pedir ajuda aqui no forum...

Obrigado a todos.

Agora para além da lista de produtos, também já fiquei com algumas noções que não tinha sobre o tema.

Irei analisar todos eles.

quileptor:
"(...)Se quiser, posso indicar um farmaco ainda mais completo que os supra-citados." - Podes então indicar esse farmaco? Obrigado
 

quete

New Member
boas

também sofro de problemas ao nível do joelho depois de fractura no prato tibial esquerdo a alguns anos, ... a verdade é que tomo de forma mais ou menos regular bioactivo glucosamina duplo e sinto-me bastante melhor, já tomei suplementos só de glucosamina inclusive mais baratos mas não é o mesmo...esta é a minha experiência... e passei a tomar o bioactivo depois de ler outros tópicos aqui do forum...
 

Anshelm

New Member
Boa Tarde.

Penso que já te terão dito os melhores suplementos para o que pretendes. Posso também recomendar o Reumaplus GN.

Entretanto ainda ninguém abordou um dos principais temas. OS ALONGAMENTOS.
Deves preocupar-te em alongar bem, antes e depois do exercício, e garanto-te que notarás as melhorias. Assim que ganhes a rotina verás que é rápido. Aconselho-te nos alongamentos, pós-exercício a deixares arrefecer o músculo. Irá custar mais o alongamento mas ser for bem feito, também será melhor!

Cumprimentos.
 

essence_s

New Member
Concordo com a parte dos alongamentos que são fundamentais, n concordo é em deixar arrefecer os musculos para os fazer, pois n tem nada a ver.
 
Top