29er Redução de Peso Rockhopper 29er 2012

btt99

New Member
Viva,

Gostava que me dessem algumas opiniões para retirar algum peso a um specialized rockhopper 29er 2012 :

QUADRO Quadro 29" em alumínio Specialized M4 totalmente manipulado, espessura variável total, apenas para disco, tubo de direcção manipulado externamente, dropouts forjados com suporte de desviador substituível

FORQUETA SR Suntour XCR 29" (SF11-XCR-DS-26-LO-SP), jarras em magnésio, pernas de 30mm em aço, coluna de direcção de 1-1/8" em alumínio, amortecimento hidráulico com Specialized Spike Valve e cartridge de alumínio com bloqueio, 80mm de curso

CAIXA DIRECÇÃO Sem rosca e integrada, rolamentos selados de 1-1/8", estilo Campagnolo

AVANÇO Alumínio 6061 forjado em 3D, tampa de 4 parafusos, 7° de inclinação, aperto de 31.8mm

GUIADOR Recto, em alumínio de dupla espessura, 680mm (S) ou 700mm (M, L, XL, XXL) de largura, 10° de recuo, 4° de curvatura, 31.8mm

PUNHOS Specialized Body Geometry XCT, composto duplo, borracha Kraton, extremidades fechadas, 130mm

TRAVÃO DIANTEIRO Travão de disco hidráulico Tektro Draco, Post Mount, rotor de 6 furos de 180mm

TRAVÃO TRASEIRO Travão de disco hidráulico Tektro Draco, Post Mount, rotor de 6 furos de 160mm

MANETES TRAVÃO Tektro Draco hidráulicas

DESVIADOR DIANTEIRO Shimano Acera, 9 velocidades, abraçadeira de 34.9mm, top-swing, dual-pull

DESVIADOR TRASEIRO Shimano Alivio, 9 velocidades, gaiola SGS

MANÍPULOS MUDANÇAS Shimano Acera Rapidfire Plus, 9 velocidades, tipo SL com visor

CASSETE Shimano 9 velocidades, 11-34d

CORRENTE KMC X-9, 9 velocidades, elo Missing Link reutilizável

PEDALEIRA SR Suntour, 9 velocidades, interface Octalink

CREMALHEIRA 44/32/22, cremalheira exterior substituível

EIXO PEDALEIRO Shimano, interface Octalink, rolamentos de caixa, 73mm

PEDAIS Corpo em plástico compósito, esferas soltas, com reflectores

AROS Alex RH Disc 29", em alumínio com paredes duplas, 28mm, união reforçada, 32f

CUBO DIANTEIRO Cubo de disco Formula, flange alta/baixa, rolamentos de esferas soltas duplamente vedados, apoio do disco maquinado, aperto rápido, 32f

CUBO TRASEIRO SBC em alumínio, flange média, vedação dupla, pistas rectificadas, apoio do disco e flanges maquinados, cassete, aperto rápido, 32f

RAIOS Inox, 2.0mm (14g)

PNEU DIANTEIRO Specialized The Captain Sport, 60 TPI, flanco de arame, 29x2.0"

PNEU TRASEIRO Specialized The Captain Sport, 60 TPI, flanco de arame, 29x2.0"

CÂMARAS DE AR Válvula Presta

SELIM Specialized Body Geometry Rockhopper, carris em aço, 143mm de largura

APERTO ESPIGÃO Alumínio, cabeça de 2 parafusos, 30.9mm, 12.5mm de recuo, micro-ajustável

ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM 34.9mm, alumínio forjado, alavanca de aperto rápida extrudida




A troca do guiador e do avanço por um Ritchey carbon wcs será uma boa opção?

Da vossa experiência por onde começariam?

Cumpts
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Sinceramente não sei por onde começaria, acho que todos os componentes dessa bicicleta são do mais pesado que há, excepto talvez a corrente que tem o peso normal de uma corrente.
Se vais começar a trocar para tirar peso, vais trocar tudo e acabar por comprar uma bicicleta nova ás peças, por isso até podes começar aleatóriamente que não vai fazer diferença, não troques é a corrente, só quando tiver gasta.

A troca por material Ritchey WCS em carbono é bom para gastar os euros em perifericos quando se os podia ter gasto em mais coisas.

Mas eu não investia nisso, mais vale vender essa e comprar uma nova melhor equipada.
Só por curiosidade isso pesa quanto? 16kg? E veio cair logo nesta secção do fórum...:fpalm:
 

Antonio73

New Member
Concordo com o FiCaçador, acho que o melhor é nem pensares em pesos, pois com os €€€€ que vais gastar, mais vale comprares uma bicicleta nova. Claro que todo o material melhor que fores comprando vai aligeirar o peso, o problema é que como o Caçador já disse, tudo o que tens é realmente pesado, pelo que para isso ficar minimamente leve irás ter de trocar quase tudo.
 

Barão Vermelho

New Member
Bolas, vocês também desanimam logo o rapaz. Btt 99, eu se fosse a ti, começava por umas rodas mais leves como as Easton Debuts Carbon-Rimmed, Ultra-Lightweight EC90 XC. Pesam 1400g o par. Um pedaleiro Clavicula também deve tirar umas gramas. No campo de alguns periféricos, a ax-lightness tem boas e leves ofertas. Na transmissão e travões, podes ir para o Sram XX, para contenção de gastos. A FRM tem também umas suspenções leves, e já que andas pelo site deles, também podes ver outros assesórios. Resumindo, com meia dúzia de tostões, ficas aí com uma máquina leve e eficaz...
 

pimentoski

New Member
Rodas de carbono, pedaleira clavicula, componentes ax lightness e sram xx e no fim falas em meia duzia de tostoes... Só a pedaleira custa quase o preço da bicicleta.
 
Eu começava era por comprar a versão 26", mas como já vai tarde....
Em relação à redução de peso, acho que começaria "de cima para baixo", ou seja pelos componetes que não tem desgaste:
-Guiador
-Selim
-Espigão

No ebay ou no mercado de usados, arranjas os 3 componentes em carbono por menos de 150€, se souberes procurar.
Com isto baixas cerca de 800-1000g o peso geral, mas tb baixas o centro de gravidade da bike.

Segundo componente seria sem duvida a suspensão. Essa, além de ser pesadona, tem um funcionamento "fraco". (e com isto já tiravas cerca de 1.5Kg ao peso inicial).

Tudo o resto apenas trocaria à medida que o material se fosse desgastando.
 

HR

New Member
Sem duvida que o Barão Vermelho tem boas ideias e certamente vai colocar o amigo btt99 a pesquisar...

Onde se tira bastante peso e onde se nota sempre muito essa diferença é nas rodas, porque não começar por aí... agora uma coisa é certa para a colocares com pesos "simpáticos" era preferível teres investido um pouco mais logo à partida.

Cumps.
HR
 

daSilva15

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ora nem mais.. para tirar peso, nada melhor que onde vais notar a maior diferença é nas rodas!
e o nosso amigo HR tem umas boas rodas 29er na secçao VENDE-SE!
quanto ao baraovermelho, sim, pelo menos disse tudo o que era de melhor, mas "meia-duzia tostoes..."
 

Antonio73

New Member
O Barão Vermelho, antes de ser irónico devia era aprender a escrever pois são acessórios e não assessórios. Quer dizer eu e o FiCaçador que estavamos ser realistas desanimamos o rapaz e vai ele e fala em pedaleiras clavicula, periféricos da ax, etc, etc. Isso é gozar com as pessoas. Ainda por cima aconselha material que se calhar nunca exprimentou o que ainda é mais grave. Enfim tristes figuras, mas é de perdoar que é Natal.
 

RTC

Super Moderador
Isto da internet e os fóruns é do melhor que há para haver desentendimentos e más interpretações...lol
António73, o Barao Vermelho estava a brincar com vocês. Qual era a lógica de estar a criticar-te e ao Ficaçador se ele logo seguir manda uma lista de material que só pode ser gozo, como é obvio :D

Brincadeiras à parte e para o btt99, sem dúvida que a bike vem equipada com material pesado e não faz sentido trocar tudo mas pode, para já, trocar apenas as rodas pois é aí que irá notar a maior diferença.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A opinião do Barão Vermelho parece-me a mesma que a minha, é só entender as figuras de estilo.

As rodas é onde mais se nota, mas depois fica com umas rodas decentes e o resto do pior, parece aqueles carros utilitários xuning eheh!
Para já o melhor investimento que pode ser feito é uns pedais... de encaixe.
 

Barão Vermelho

New Member
Quero aqui desde já apresentar as minhas mais humildes e sinceras desculpas ao Antonio73. Que fique registado que admito publicamente que, quando comparado com a sua vasta experiência, sou um zero, uma nulidade. Quero ainda dizer a todos aqueles que intrepretaram o meu post como sendo um pouco de bom humor, que lamento, mas estão todos errados. O Antonio73, possuidor da verdade absoluta e inquestionável, é que tem razão. O meu post foi aqui colocado apenas com a intenção de gozar maldosamente com o criador deste tópico,levando assim a sua pessoa à loucura e, por conseguinte, que venha a alastrar essa loucura aos seus familiares e amigos, que por sua vez passarão aos seus e por aí fora. Este era o meu plano para a curto prazo vir a dominar o mundo. Fui descoberto. Só me resta rastejar para o buraco de onde saí...
 

PenduluM

New Member
Querias uma bike leve e começas-te logo por uma 29'r ainda por cima compraste uma specialized...

Com o dinheiro gasto logo ao principio compravas uma bike com menos 1 ou 2 kilos de outra marca com roda 26.

Para pores esa bike com um peso abaixo dos 11kg vais gastar mais do que a bike custou.

Rodas, pneus e transmissão serão as primeiras coisas a mudar, depois suspensao e por fim perifericos.

Resumindo para teres algo de "leve" tens de mudar tudo o que a bike trás, e em ultima instancia o proprio quadro.
 

pimentoski

New Member
pelo site da spec, esta rockhopper ficou em 799 euros... por isso concordo com o PenduluM, para baixar os 11kg gastas esse valor outra vez... ou seja ficava-te pelo preço da stumpjumper em M5 e perto da stumpjumper carbon, tudo isto em roda 29.
 

manzanita

New Member
Eu como sou do contra em vez de lhe tirar peso...acrescentava:cool::cool:
Troca a cassete por uma 11-36!!!vais-te divertir mais..........
Depois "esfrangalhas" "esgalhas" "desgastas" ,quando achares que queres componentes melhores.....vais á specialized (ou outra marca que te avalie bem a atual) e trocas por uma carve ou logo por uma stump,ou por outra marca com componentes mais............leves digamos!!;)
 

pimentoski

New Member
a stump de 29 mais barata já vem com 11-36 e 2 pratos de 24-38...

já agora qual é a lógica da carve??? é tapar o buraco (de preço) entre a rockhopper e a stumpjumper ht? não era mais fácil chamarem rockhopper SL (o alu é M4SL) por exemplo?
 

btt99

New Member
O meu objectivo quando comprei a bike não foi comprar logo um "canhão" e gastar muitos euros. Comprei esta bike com o intuito de a ir melhorando a pouco e pouco(rodas, pneus, periféricos, etc) apesar de quando a tiver como eu quero , se calhar tinha compensado comprar outra bike de inicio. O problema é que não quis fazer um grande investimento inicial.
 

klaser

Well-Known Member
btt99,o mais lógico no seu caso era ir usando essa bike,divertir-se a pedalar por agora sem preocupações imediatas com redução do peso....À medida que algum componente precisasse de substituição,aí sim perguntava aqui qual seriam as melhores hipóteses...Em todo caso,se quiser mesmo investir,terá que dizer mais ou menos quanto quer gastar para o pessoal poder dar conselho.
Como base,sem cometer loucuras,tirar peso nas rodas,como por exemplo uns pneus mais leves em kevlar,será uma boa ideia...Se quiser se atrever mais,até dá pra tentar uma conversão dos teus aros em tubless...Com o peso que tua bike tem,não é ao trocar um guiador ou espigão que vai notar qq diferença...
Boas pedaladas
 
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