Recuperar BTT

Daniel1977

New Member
Boas, sou novo aqui no forum e gostaria de pedir a vossa opinião/ajuda.
Tenho uma BTT que comprei há uns bons anos e na altura até lhe dei bastante uso, entretanto por falta de tempo arrumei a btt.
Agora estou interessado em arranjar uma bike, tenho um filho pequeno e quero ver se ele começa a dar uma pedaladas, por uma questão de custos pensei em recuperar a minha antiga btt, tem um sistema shimano exage 21v (3x7) com rapid fire trigger e travões v-brake, já estive a trocar cabos e a lubrificar tudo e parece funcionar bem.
Relativamente ao restante material vou ter de trocar pneus e camaras de ar e mudar o banco e os punhos.
Agora o que me está a dar que pensar mais é o quadro, é em aço e está enferrujado, até o poderia pintar, mas só de pensar em lixar aquilo tudo fico logo com o pé atrás, por isso ando a ver alguma coisa em aluminio nos classificados.

Caso mude de quadro e tendo em conta que o material a transplantar já é um bocado antigo que preocupações é que tenho que ter e se é alguma coisa simples de fazer?

Obrigado
 

lucard

Member
Boas, bem vindo.

Trabalhares o quadro que já tens, não é assim tão "difícil" quanto aparenta ser. É preciso TLC, time, love and care. Se não tiveres máquina lixadora, um berbequim com aqueles "apliques" que parecem um esfregão de aço, ajuda a tirar o "maior", depois é passar lixa fina de forma gradual, até ires para uma fininha para ficar bem polido (demora, mas, quando se gosta fazer essas coisas, e se tem pachorra, o resultado final é bom). Depois é pintar. Ficas com um resultado porreiro. Não fica como novo, nem como uma pintura profissional, pois tens de aplicar primário, tinta, verniz.... mas fica um resultado, que para o "custo" é bom....

Quanto a comprar quadros usados, já vem a malta mais conhecedora da causa ajudar. Eu sou nabo nestas coisas.
 

Daniel1977

New Member
Obrigado pela resposta rápida, até tenho uma lixadora e uma dremel para chegar aos sitios mais complicados, mas outro dos aspectos menos positivos do quadro é ser um bocado pesado.
De qualquer forma ainda não descartei essa opção, se mudar for muito complicado vai ser o que vou fazer, mas de qualquer forma este quadro se calhar vai-me limitar se quiser meter uma suspensão à frente por exemplo.
 

gfrmartins

Active Member
eu acho que o problema de comprares um quadro usado é conseguires garantir que é tudo compatível para a troca de quadro ser uma coisa directa.

Tens que arranjar um que seja o tamanho que pretendes, tens que garantir que é V-brake, que o sistema do encaixe das rodas é igual, que o Bottom Bracket e a caixa de direcção é igual, pelo menos estes são os pontos que me lembro, e se for um quadro recente provavelmente já vai ter coisas que não serão compativeis.

E depois é encontrares um quadro destes à venda, normalmente nestas gamas é vender a bike toda, não vale a pena vender apenas o quadro de tão barato que é
 

Joseelias

Well-Known Member
Dada a idade da bicicleta e tendo em consideração o grupo, pode ser complicado. Dependendo da bicicleta até pode estar aí um projecto engraçado de restauro para ficares com uma bicicleta retro interessante. Já agora, que bicicleta é? Deve ser da primeira metade dos anos 90, não?

Para além do já referido, como suportes para os travões v-brake/cantilever, eixo pedaleiro com rosca e tipo de caixa de direcção (cunha ou a-headset) há mais detalhes a ter em conta na troca de quadro.

Por exemplo, a direcção que a tua tem é de 1" ou já de 1 1/8"? É preciso garantir que a direcção seja compatível. Tens que ter em consideração se a forqueta dará no outro quadro no que diz respeito ao comprimento do tubo de direcção. E se o quadro já for de uma época em que as suspensões eram normais essa forqueta pode afectar a geometria e comportamento da bicicleta. Dependendo do quadro que compres também é perceber que suspensão é melhor lá colocar em termos de curso e terá que ter apoios para v-barakes também. O desviador dianteiro provavelmente não vai servir no novo quadro se este for de alumínio pois tem os tubos mais grossos. E mesmo que servisse tem que se ver se a o cabo do desviador dianteiro puxa por cima ou por baixo e se o desviador funciona dessa maneira. O espigão de selim pode ter uma medida diferente.

Resumindo, a menos que se saiba o que se procura, atrás do quadro podem ter que se comprar muitos outros componentes e ter conhecimentos e algumas ferramentas especificas para o fazer.

Como já foi sugerido, se limpares o quadro de tinta e ferrugem até podes levar a uma oficina de pintura auto e pedires para o pintar. Pode ser que nem fique caro se não escolheres uma cor muito fora do comum e ficará uma coisa em condições. Se quiseres levar a coisa a um nível mais elevado até podes pedir para recriar os autocolantes (fotografa antes com uma régua ao comprimento) para a bicicleta ficar bonita. Os putos por norma são um bocado esquisitos e gostam pouco de coisas Ghetto.

Em alternativa, mais vale comprar uma bicicleta completa, seja usada ou nova.
 

Daniel1977

New Member
Boas, realmente são muitos aspectos a ter em conta, a bicicleta tem pelo menos 25 anos se não me engano, a marca não sei, apenas diz scorpion de lado, mas pelo que me recordo na altura não era nada má, sem ser de topo era uma excelente bike.
Em relação ao quadro, estive a tirar medidas para comparar quando tiver algum quadro em mente, se arranjar um de época mas em melhor estado era o ideal, senão vou optar por pintar o que tenho.
Relativamente á direção, se mantiver o mesmo quadro será que existe suspensão para ela, pelo menos já era um upgrade, é que para já quero gastar pouco, se começar a pedalar com mais frequência é que penso em algo melhor.
 

connanbtt

Member
Boas, na minha opinião como já foi explicado anteriormente a troca do quadro será bastante complicada/morosa para garantir a compatibilidade do material, para alem do trabalho... e como a criança ainda é pequena e vai crescer... no meu caso optei por vender a bike que já era pequena para a minha filha e comprar uma usada, existem várias possibilidades (amigos/sites/lojas)
Estive numa oficina de bikes e por acaso até falamos em pinturas, tanto quanto consegui perceber e me foi dito o mandar pintar a bike não é caro?! Os fatores que podem encarecer o valor é o número de cores e se tiver sobreposições.
 

Joseelias

Well-Known Member
@Daniel1977

O problema de colocar uma suspensão nessa bicicleta divide-se em duas partes. Um quadro com essa idade tem grandes hipóteses de ter a medida de 1", embora possa já ser de 1 1/8". Ora, encontrar uma suspensão com essa medida de direcção não é muito simples. Ou optas por comprar uma nova da RST que tem alguns modelos em que os tubos são escolhidos à parte e até se podem mudar entre medidas (imagem abaixo) ou tentas encontrar uma suspensão da época.

Mas há duas questões a pensar. No caso da RST não podes comprar com muito curso e sinceramente acho que não devem de vender nada com menos de 80 ou 100mm. Na época dessa bike as suspensões andavam nos 25mm ou pouco mais. Isto é, vai afectar muito a geometria e comportamento da bicicleta. Se por outro lado procurares uma suspensão próximo da época, vais encontrar suspensões baratas mas de nível muito baixo e provavelmente em muito mau estado, dificilmente reparáveis e podendo ser até perigosas. Ou de melhor qualidade, mas caras pela raridade e valor histórico (Rock Shox Mag 21, Pace, etc.).

Eu tenho uma bicicleta com 20 anos e tive que pesquisar muito bem para decidir colocar a suspensão que tenho. Tive que fazer alguns cálculos de geometria da bicicleta para não a avacalhar toda. Felizmente a Kona foi uma marca revolucionária e futurista para a época e o quadro aceitou uma suspensão mais moderna, embora no limite. Mas antes de 1995 poucos ou nenhuns eram os quadros pensados para levar suspensão.



152348_01_d.jpg
 

Daniel1977

New Member
Mas a bike é para eu andar, para ele ainda tenho de comprar pois a que tinha já é pequena, a questão é mesmo não gastar muito dinheiro pois já vou ter de comprar uma para ele, provavelmente usada.
Bem, para já tenho um conhecido que me vai ceder um quadro para ver se dá, caso dê ele vende-me baratinho.

Em relação ao desviador dianteiro não dá para mudar o apoio do mesmo, aquele tipo de abraçadeira?
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Se estas a recuperar uma bicicleta antiga, mantém a forqueta rígida, e opta por usar uns pneus mais largos, tipo 2.2, usa uns punhos em silicone e se possivel um guiador elevado.

Basicamente vais gastar menos do que a comprar uma suspensão, e vais ficar com uma bicicleta mais confortável, apesar de não chegar ao conforto de uma suspensão, não corres o risco de danificar o quadro um a nova suspensão( caso o quadro não tenha uma geometria adaptada para receber uma).
 

Joseelias

Well-Known Member
@Daniel1977

Eu estou a falar especificamente da bicicleta sobre a qual colocaste a questão. Nada do que escrevi se refere à bicicleta que o teu filho tem ou virá a ter. E na minha última mensagem respondi-te à questão de colocar uma suspensão na Scorpion.

Quase tudo é possível de fazer. Até podes arranjar forma de pores uma suspensão de 200mm de DH nessa bike. A questão é com que facilidade isso se faz, com que custos, em que tempo e qual o resultado final. Na minha opinião, nessa bicicleta não vale a pena fazer nada a não ser reparar a pintura (se precisar mesmo), a manutenção e afinação dos componentes e a substituição de algum componente que já não esteja em condições por algo barato. Segue o conselho do Fábio.

Não me parece que seja possível substituir o apoio do desviador. Quando eles têm as medidas para tubos mais grossos é possível montar em tubos mais finos usando abraçadeiras especificas. Mas ao contrário não. A menos que esse desviador tenha essa hipótese. Não conheço o modelo mas 25 anos depois do seu fabrico deve de ser quase impossível encontrar isso se alguma vez existiu.
 

Daniel1977

New Member
Boas, quando falei da bicicleta para o meu filho estava a referir ao post do CONNANBTT, deu me ideia pelo que escreveu que ele estava a confundir as bikes.
Sim, realmente parece que não há muito a fazer a não ser na vertente cosmética e de manutenção, pintar e lubrificar as coisas, provavelmente vou pensar deixar esta bike assim, dar umas voltas e caso se torne mais viciante então compro uma coisinha melhor, de qualquer forma vou testar com o tal quadro que referi.
Entretanto li algures que é possivel trocar apenas o desviador da frente, ou estou errado, já vi alguns usados bem baratos (tipo 10€ ou menos da shimano) se for a única coisa que tiver que trocar não me chateia muito.
 

Joseelias

Well-Known Member
Sim, o desviador da frente troca-se com facilidade e é barato. Tens que ter atenção à medida do tubo por causa do aperto, se é para três pratos, e se a passagem dos cabos vem por cima ou por baixo para comprar o modelo certo. Mas há desviadores que até dão para as duas direcções. Acho que é só montar uma peça do desviador de forma invertida.
 

JETSTREAK

Member
Boas, embora a tua descrição da bike nos dê algumas indicações penso que uma foto da bicicleta
nos permitiria dar uma ajuda mais fundamentada. De qualquer forma, dada a idade da bike não vais ter a vida facilitada no que diz respeito a upgrades. Como, pelo que percebi, o investimento é um factor a ter em conta talvez seja de ponderares comprar uma bicicleta no mercado de usados. Por cerca de 100 euros já encontras as gamas de entrada da rockrider no olx.
 

Daniel1977

New Member
Boas, essa hipótese não está descartada, já vi algumas usadas porreiras.

Entretanto fui buscar o quadro e descobri que é de carbono, aquilo não pesa nada, embora usado parece-me estar em bom estado, uns riscos e tal, mas não vejo nada rachado e estruturalmente parece-me bom, a cor é preta e tem alguns bocados sem tinta e percebe-se que já foi pintado, antes era rosa metalizado (se calhar foi por isso que o pintaram:D), depois posto umas fotos da bike e do quadro.

Em relação a medidas, o tubo central onde encaixa o desviador frontal é de 34,9mm, e a caixa de direção é de 1 1/8 (34mm).

Ou seja, para aquele quadro tenho de mudar o desviador da frente, a caixa de direção/forqueta e o espigão do selim, não sei se o volante e o avanço são compativeis.
 
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