recuperador pós treino

#1
boa tarde.

que recuperador aconselham para depois do treino?

neste momento nao tomo qualquer suplemento nem pretendo além de possivelmente um recuperador.

o meu volume de treino actual é:
5 vezes a semana, voltas de 2h sensivelmente, 30-40km cada. por vezes menos quando levo comigo o miudo.

valerá a pena um recuperador? ja me falaram no fast recovery da Gold Nutrion

cumprimentos
 

Insignia

Well-Known Member
#3
O melhor recuperador depois do treino é um banho.

Pela carga horária que descreves, e a não ser que seja sempre de faca nos dentes, não vejo necessidade de recuperador, na própria alimentação vais buscar o necessário.

Mas dentro dos recuperadores que já usei, o da fast recovery foi o melhor.
 
#5
eu normalmente não tomo nada, em voltas dessas que indicas. Qual é a altimetria disso? nas voltas de 40km em 2h.
Ontem fiz esse tempo numa volta BTT de 38km, com 550md+, mas poderia ter menos tempo, mas como estou com over training, a coisa não deu para mais. No final tomei uma caneca de cacau 100% com agua morna.
 

DriveMe

Well-Known Member
#6
Experimenta.
Mas vê com detalhe o que compõe esses recovery (alguns tem creatina, podes não ser necessário).

Eu acho que a base é a alimentação equilibrada.
Hidratos de absorção media-lenta antes da volta (mas em quantidade para não virares o barco), reforço durante a volta (se perceberes que a meio vais precisar, então come antes disso), e dá-lhe "forte" nos hidratos depois da volta (incluindo os de absorção rápida). Proteína e Gorduras convém ter um noção daquilo que precisas (caso contrário, é desperdício).
Em adição, um multivitaminico um ou mais dias por semana pode fazer maravilhas.
 
#7
eu normalmente não tomo nada, em voltas dessas que indicas. Qual é a altimetria disso? nas voltas de 40km em 2h.
Ontem fiz esse tempo numa volta BTT de 38km, com 550md+, mas poderia ter menos tempo, mas como estou com over training, a coisa não deu para mais. No final tomei uma caneca de cacau 100% com agua morna.
altimetria varia, mas anda a volta disso tambem, as vezes um pouco mais. mas geralmente nunca faço mais de 750md+.
 
#8
Bem eu vou ser um bocadinho mau... Se não sabes o que compõe os suplementos, não te metas nisso, pelo menos para já.

Com voltas de 2 horas se necessitas de um batido com muita maltodextrina ( que é o que indicado, e a maioria da concorrência, têm porque é o produto mais barato de eles comprarem ), e achas que fez efeito, muita coisa está mal na tua alimentação.
Nesse caso devias de rever a tua alimentação desde que te levantas até deitares, o que comes antes dos treinos, etc etc.

As vitaminas que o produto contêm, idem, com a tua idade ( estou a admitir que tenhas no máximo 40 anos ), ainda não devias necessitar de suplementar. Não faz mal tomar, mas não deves necessitar de tomar isso regularmente ou diariamente.

Suplementos de proteina já considero eficazes de pois de treinos duros... o problema é o que é um treino duro, a maioria dos pessoas não faz treinos duros o suficiente para necessitar de suplemento de proteína e ingere demasiada proteina. Os vendedores agradecem claro está.

Eu próprio nem sempre sigo o que se deve fazer... por vezes faço 1 horita de bicicleta estática e depois para despachar chego a jantar uma sopa e a seguir um batido de proteína... mas por comodismo e preguiça de comer.

Fica a recomendação : estamos a falar de SUPLEMENTOS ( para compensar a alimentação ), que nem sempre são necessários, e não é necessário tomar grandes doses daquilo. Um kg de proteina dá-me para imenso tempo, a maior parte das vezes o treino não é assim tão duro, e as refeições ao longo do dia compensam isso mais que bem, não sendo necessário o batido.
 

DriveMe

Well-Known Member
#9
Ainda devias ser um bocadinho mais "mau". :)

Fala de macros.
Vou-te dar as minhas: 1.5gr de proteína x peso (kg), +- 45gr gordura, e o resto hidratos (até uma meta calórica).

O exemplo que deste sopa e um batido é muito bom. Se tiveres uma sopinha carregada de verdes e massa/batata, juntas um batido de proteína "limpinho", e tens uma combo muito boa. Agora, se for ali uma sopa "farrapeira" (aqui de um tasco ao lado) em que leva carne e feijão (e outras fontes de proteína), então provavelmente já não faz sentido o batido ( a pensar num equilíbrio das 3 macros em cada refeição).

Em questão às vitaminas e micronutrientes, a minha ideia é a oposta. Acho que se deve suplementar, para mim é muito notório no bem estar geral. É muito muito difícil ter uma alimentação em que consigas "apanhar tudo" o que "(não sabes que) precisas".
Mas isto é uma discussão muito longa mesmo, e é apenas um opinião pessoal do que li e experimentei nos últimos anos.
 
#10
agradeço as respostas. eu como disse nao tomo qualquer suplemento e apenas experimentei o fast recovery, mas até nisso nunca na dose recomendada. a dose recomendada são de 2 unidades de medida e so coloco 1.

em relação a minha alimentação tento ter cuidado com o que como, mas não sou daqueles que pesa tudo o que come.
tenho 39 anos.
resumindo pelo que entendi, uma alimentação cuidada e variada será o sufciente ou talvez um multivitaminico para compensar alguma crência, certo?
 

edununo

Well-Known Member
#11
Eu não tomo nada.
Sinceramente não sinto necessidade.
Só mesmo em voltas grandes é que levo gels e barritas "especiais". Para as tipicas voltas de 2 a 4 horas, 30-60 kms é água com os sais da Decathlon e umas barritas normais.
Ultimamente até tem sido disto:

https://www.prozis.com/pt/pt/prozis/12-x-h2o-infusion-9-g

1 saco custa menos de 40 centimos no Pingo Doce e dá para 3 ou 4 bidões de água. É mesmo só para dar sabor.
 

DriveMe

Well-Known Member
#13
DriveMe fiquei curioso com essa dose de proteína. Costuma ser habitual ou tem a ver com algum treino ou plano pontual?
Grande parte do que li aponta que a dose recomendada é entre 1gr a 2gr por kg, seja em dia de treino ou não. Mas tens malta que se vai rir disto e até te pode mostrar estudos e não sei o quê. Vale o que vale, são opiniões. Por isso é que eu digo em cima "Experimenta."
Andei sempre sempre nos 2gr, pq em termos de comida é muito pouco *. Contudo, à uns tempos experimentei os 1,5gr (juntamente com os +- 45grs de gordura) e a diferença para o hidratos, e notei diferenças para melhor. A partir daí, é a minha base.

* 100gr peito de peru tem 30gr, uma lata de atum em agua tem 18gr, 1 ovo tem 6gr. 2gr x 75 (peso) = 150gr. Se fores a um restaurante almoçar e jantar um bife de peru não te vão por à frente 100gr, mas provavelmente 250 ou 300. Contas redondas a 2x 250 e tens tenho as tuas macros de proteína feita (mas aposto que o teu dia não fica por aqui).
 
#14
Paragui, não é assim tão simples. O problema é muito mais complexo do que tomar 1 copo ou 2.

Primeiro tens de ver o que é a maltodextrina, depois de ver se realmente necessitas desse extra. Como foi dito até uma sopa com mais batatas compensa os hidratos mais que bem.

Umas batatas cozidas com a casca, ( preservam melhor os nutrientes ), ou ao vapor, ligeiramente salgadas, também são um bom recuperador... e isto só para dar um exemplo. Mas isto se ainda faltar tempo para a próxima refeição e tiveres mesmo gasto bastantes calorias ( 500 calorias é pouco mais que aquecimento ... ).

E a refeição é bem melhor que um produto feito numa fábrica, onde fazem tudo para serem o mais barato possível de fabricar...
Por exemplo também dizem que o chocolate preto tem antioxidantes, nunca te dizem é que o processo de fabrico que utilizam dá cabo de tudo de bom o que o chocolate possa ter... E o processo que não faz isso é caro e quase ninguém o utiliza, excepto em algum produto bastante mais caro...

Tens de entender uma serie de temas para fazeres uma alimentação correcta.
Depois de perceberes, vais ver que não te fazem falta os suplementos, e que a maioria deles utiliza os produtos mais baratos e fáceis de obter, como o caso da maltodextrina. Não que seja necessariamente mau, mas apenas que tomar suplementos apenas está a fazer bem a quem as vende... quem as toma muitas vezes é tipo melhoral, não faz bem, nem faz mal...

Deixo a ligação para um guia com umas luzes acerca da alimentação :
https://ipdj.gov.pt/documents/20123...5-9241-cc58-be67-7b6dff25bdc7?t=1574941652782

Atenção que este é um guia para atletas de competição e que realmente fazem treinos puxados.

Editado :
Enquanto estava a escrever o DriveMe deu um excelente exemplo do porque de não serem necessários suplementos...
 
Last edited:
#15
eu faz uns 3 ans para cá já nem meto electrolitos na agua, é agua simples. ( usava High5 - ZERO)
Uso barritas raw , da NUTREND e nas voltas maiores, em que necessito de mais aporte, ou quando não lancho e vou dar uma volta, as VOLTAGE da Nutrend. Isto claro fora a mais que tipica Banana. Para emergencias, tenho sempre um cubo de marmelada, ou alguma amostra de gel ( sem cafeina) que por aqui ande. ás vezes uns figos secos... é tam´bem optimo.
 

DriveMe

Well-Known Member
#18
Enquanto estava a escrever o DriveMe deu um excelente exemplo do porque de não serem necessários suplementos...
O ideal é (1) experimentar mas (2) saber o que estás a ingerir (macros e micro nutrientes).

O suplemento pode ser o caminho perfeito para perceber que a tua alimentação pode ser melhorada. Se pensar um bocado, talvez uma grande percentagem da minha alimentação é rotina (eu pelo menos sou uma seca, vario muito nos alimentos, mas os "pratos" são quase os "mesmos").
Se adicionar um suplemento aqui e ali e notar melhorias, não é coincidência. É perceber o que é que isto trouxe à tua dieta, e trocar por arroz (e/ou batata e/ou massa e/ou aveia e/ou pão..), carne, frutas e legumes. E aqui junto a questão do multivitaminico: as qtds que podes encontrar de alguns micro nutrientes nos suplementos não as vais conseguir encontrar numa refeição, ou nas refeições todas do dia. E podem muito bem ser a base "da boa disposição").

Novamente, isto vale o que vale.
É apenas a minha opinião, o que experimentei. Se alguém quiser dar alguma sugestão, é bem-vinda.

EDIT: se formos todos dar uma volta provavelmente vou ser o último gajo a chegar lá acima, o que ainda torna menos interessante/relevante a minha opinião :D
 
Last edited: