Recuperação após cirurgia a Hérnia Inguinal.

Gualdinof

New Member
Boas

Esta 5ª feira vou ser submetido a uma Cirurgia de Ambulatório a uma Hérnia Inguinal (acho que é assim) e tenho curiosidade em saber se alguém daqui já passou pelo mesmo.

E a recuperação é morosa? dolorosa? Quanto tempo até poder andar de novo de bike?

São questores que irei colocar 5ª feira ao médico, mas se alguém ja passou pelo mesmo agradeço a partilha de experiência.

Cumpts. GAF
 

joaog

New Member
Viva Gualdino,

Espero que este post te encontre ja' com a cirurgia feita e sem problemas. Na verdade, ja' fui operado a duas hernias enguinais (direita e esquerda) no prazo de tres anos. Sao cirurgias simples e de rapida recuperaçao. Os meus conselhos, baseados na minha experiencia, seriam:

1. Na primerira semana, deveras passar grande parte do tempo deitado, sem esforços. No entanto, umas pequenas voltas a pe', dentro de casa, ajudam muito. Cuidado para nao te constipares. Espirros e tosse nesta altura sao uma desgraça!
2.'A medida que vais recuperando, vai aumentando um pouco as voltas a pe' . Na segunda semana ja' te vais sentir melhor. Embora me sentisse com vontade de sair, nao o fiz pois, o risco de algo acontecer fora de casa que te obrigue a um esforço mais intenso pode ser prejudicial. Comecei a fazer a minha vida normal, no final da terceira semana. Na quarta, comecei com as minhas voltinhas de bike mas, so'em estrada plana. O risco aqui sao as quedas que podem comprometer a recuperaçao.
3. A partir daqui , foi sempre a evoluir e, ao final de dois meses, voltei aos montes!
4. A partir dos 2-3 meses começa a fazer uns abdominais de forma consistente e evoluitiva para fortalecer essa zona.

O meu medico sempre me disse que, antes de #3 meses, nao deveria fazer nenhum esforço! No entanto, hoje (4 anos apos a ultima operaçao) nunca tive problemas.

Sempre me surpreendeu que jogadores da bola (Pedro Barbosa, Nuno Gomes, Nani, etc) operados a hernias enguinais, uma semana depois, ja' tinham voltado aos treinos!!!!

Boa recuperaçao e saudinha da boa

joaog
 

Gualdinof

New Member
Boas

Obrigado joaog sim ja tenho a cirurgia feita e desde ja posso dizer que as 1ª horas para mim estão a ser horríveis.

Ja tinha pensado nisso sim, até porque este dia 15 tenho uma actuação em Trofa á qual não posso faltar pois sou eu o "palhaço" que dá aos braços. por isso vou mesmo fazer as coisas com muita calma.

A bike irá esperar 6 semanas pois foi o que o médico me aconselhou, vou cumprir pois antes uma boa recuperação para um futuro melhor do que uma má e daqui a uns anos esteja na mesma.

Muito obrigado pela tua opinião pessoal, sabe bem ouvir relatos para poder antever o que ai vêm.

Em relação aos futebolistas e outros desportistas de alta competição, realmente não sei como são operados ou como recuperam, mas a verdade é tal como dizes, com maior ou menor sacrifício 3 ou 4 semanas depois estão como novos.

Abraço GAF
 

joaog

New Member
Folgo que tudo tenha ido pelo melhor.

Sim, os primeiros dias sao dolorosos! Na casa de banho entao... ui ui... Se tiveres muitas dores, toma paracetamol.

Sim, segue os conselhos do teu medico!

Força!! Daqui a algum tempo ja' nem te lembras disto!!!

Um abraço

joao
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
fiz cirurgia ontem... que filme!! Coisas simples como sorrir, ou respirar fundo, são proibitivas. Ao contrário do que estava inicialmente previsto (laparoscopia), foi efetuada cirurgia com método tradicional (corte no local). O médico que seria suposto tratar de mim, não estava (férias?!). Mudar de posição, sentar/levantar, ui.... "pica", é horrível!!! Pelo que me disseram no hospital, conduzir, só após 4 semanas.... Já por laparoscopia, ao fim de 2 semanas, estaria apto para voltar ao meu dia a dia (baseado na minha profissão). Enfim..... um gajo não manda, né?! Que "rebuçado", odassssse. :(
 

Joseelias

Well-Known Member
Oi Medroso. Estou a recuperar do mesmo há dois meses e três semanas sensivelmente. Nestes primeiros tempos tens que ter cuidado para não fazeres esforços e não deitares tudo a perder. De uma forma geral não senti dores por aí-além. É mais o receio que outra coisa. O problema maior é mesmo à noite quando nos mexemos involuntariamente e acordas com dor. Tenta proteger-te nos movimentos. Evitar ao máximo esforçares o lado da intervenção escolhendo a perna oposta e não forçando os abdominais.

Entrando mais em detalhes, tenta beber bastante água para te facilitar quando vais ao WC já que não deves de forçar muito. À noite, eu dormia de preferência de barriga para cima, o que para mim até não é problema, mas mesmo assim começa a cansar. Assim que me comecei a conseguir deitar de lado escolhi fazê-lo com o lado da cicatriz para cima. Para evitar pressão nessa zona à noite também comecei a colocar uma almofada entre as pernas para que quando me deitasse de lado as pernas não pressionassem a zona. Está atento caso isso crie um edema, pois o corpo tende a encher os espaços vazios criados pela cirurgia com liquido. Em principio não tem mesmo problema algum. É só mesmo um mecanismo do corpo que podes ajudar bastante colocando gelo várias vezes ao dia e tomando Brufen/Iboprufeno (anti-inflamatório). Mas se te preocupares podes ir ao médico, até porque aquilo está numa zona que é capaz de pôr qualquer gajo em pânico quando incha sem ser da forma que a malta sabe... ;) :D

Tenta respeitar o prazo de 4 semanas sem conduzir. Eu achei que podia fazê-lo sem problemas mas acabei por perceber que era melhor aguardar. E não foi tanto pela capacidade de conduzir em si. O que eu percebi é que o tempo de reacção nos pedais está muito afectado, e se algo acontecesse poderia não conseguir travar a tempo e para além de ter um acidente ainda podia dar cabo da operação. Mesmo depois das 4 semanas ainda me sentia bem afectado na condução à chegada às rotundas, cruzamentos e afins.

Ao fim de um mês comecei a andar de bike mas com cautela. Fiz as piores médias de sempre mas ao menos deu para pedalar.

O teu caso há-de se diferente do meu mas espero que algumas dicas te sejam úteis.

As melhoras.
 

Medroso#78

Active Member
Ora viva...
obrigado pelas palavras! De um modo geral, confortam sempre. Estou por tudo.... estamos em fim de época, ainda bem. :D
Por acaso, consegui efetuar todos os eventos a que me tinha proposto.

No meio de tudo isto, sinto uma certa revolta, pq não fui tratado com o método que tinha inicialmente previsto. Sabia que teria recuperação mais rápida, e menos dolorosa. Não há de ser nada. Tenho-me lembrado de um amigo que fez cirurgia, no mesmo dia, aos dois lados. Cá punha...
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu também falei desse método mas eles no hospital disseram-me que o que acabaram por usar garantia mais eficácia no tratamento, ou coisa parecida. Já nem me recordo bem. Enfim, teve que ser. Chato mesmo foi como a minha apareceu. Fui ao hospital para ser tratado de uma coisa totalmente diferente e sai de lá com uma hérnia... :confused:

Essa do "Cá Punha" fez-me lembrar a minha sogra minhota. ehehehe
 

Medroso#78

Active Member
Eheheheheh, vivo a sensivelmente 25km das "portas do Minho" (Fafe). :p

...hoje, passadas 48h, a coisa começa a querer descomplicar, mas, ainda muito fresco. Vamos lá aguardar com calma (MUITA). ;)

ULTRA Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
offtopic: Do pouco que vi de Fafe, quando visitei a área da Casa do Penedo e de fazer uma pequena caminhada na zona fiquei com uma inveja do caraças de quem lá pode fazer Btt. Achei a paisagem é espectacular porque gosto muito de zonas pouco arborizadas e com um ambiente agreste. E aquilo parece ter trilhos sem fim para todos os níveis de dificuldade. A zona da Barragem da Queimadela é também muito fixe e deu para fazer umas fotos interessantes.

Tenho aqui umas fotos que tirei na altura mas como ia de passeio com família não deu para me dedicar muito e foi tudo tirado um pouco a correr. Acho que é um local que tenho de regressar para fotografar com calma. Ignora as marcas de água que são de uma das minhas agências.

lake-and-forest-in-the-queimadela-dam-fafe-minho-portugal-EA6X5K.jpg



waterfall-during-the-autumn-near-the-queimadela-dam-in-the-municipality-EA6X86.jpg



wind-turbine-generator-on-top-of-a-hill-for-the-production-of-clean-EA6WPC.jpg



terras-altas-de-fafe-landscape-with-wind-turbine-generators-for-the-EA6XJ4.jpg


fim de offtopic
 

Medroso#78

Active Member
.....ui, que saudades me deu de "coisar"!!!! :p

É, de facto, uma zona belíssima, excelente para a prática de desporto na natureza (bicla e não só). A última vez que lá pedalei em BTT, foi há 2 semanas, no Vila do Conde Penada Gerês Extreme. Pernoitamos no final da primeira etapa, e arrancámos para a segunda... em direção a Terras de Bouro, onde passamos a segunda noite (passando pela barragem da Venda Nova). Espetacular...

De fininha, passei lá na passada terça feira, na minha voltinha de "despedida". :)

Adoro um percurso que fazemos a partir de casa (Lousada), com destino ao Confurco, Queimadela, Fafe centro, Lousada, com paragem para degustar uma posta grelhada com batata a murro, no restaurante "Frutuoso"... Uma delícia. :D

ULTRA Abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
ora bem, hoje, quase 2 semanas depois, já me sinto outro!!! O meu corpo já voltou ao normal (semana passada, até os pés e tornozelos tinha inchados). O que mais me custava nos últimos dias, era sorrir..... é verdade!!! Tosse e espirros não tive. Já subo/desço bem escadas (por vezes até me esqueço das minhas limitações). A dormir, vou conseguindo dormir para o lado esquerdo (a almofada entre as pernas ajuda, e muito). :)

Amanhã, se Deus quiser, começo a retirar "os pontos". Sexta feira, consulta médica. Vamos lá ver o que me diz... por fora, desde início, stress off. Curou muito bem. Por dentro, dizem os entendidos que demora bem mais a cicatrizar totalmente. Já vai dando para caminhar sem stress. Haja paciência.... :D

ULTRA Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Pois eu vou amanhã à consulta dos 3 meses. Embora o inchaço inicial esteja muitíssimo reduzido e pouca diferença tenha já para o lado esquerdo ainda se nota um pouco. Devem de ser as cicatrizes internas. No entanto ainda sinto umas dores ligeiras. Nada de especial, e são mais um desconforto ocasional.

Agora é que tens que ter cuidado pois uma pessoa tende a esquecer as limitações, e para falar verdade ficamos fartos delas e só queremos regressar ao normal. Daí a fazer-se um esforço em excesso é um passo. Mas com sorte só sentimos uma dor lancinante e nada de mal acontece. :D
 

Medroso#78

Active Member
...pois é!!! Tenho que conter as emoções. :D
No meu caso, está impecável.... não tenho inchaço algum. Tocando atentamente, sim, sentem-se as "costuras" interiores. Medo. :)
 

Medroso#78

Active Member
Alô,

saidinho da consulta... tudo ok, últimos agrafos retirados com sucesso. Pedalar, assim que faça um mês (fim de semana 23/24 de setembro, iupi). Aquecer MUITO BEM, e, nessa altura, nada de "alta montanha" (só "à beira mar... a ver as leggings). :D

...não ficou agendada qualquer consulta. Diz-me para o procurar, à sexta feira de manhã no hospital, caso sinta algo de anormal..... médico inicialmente por mim desconhecido, que, acaba por se revelar "engraçado".... foi médico que acompanhou durante anos ciclistas (palavras dele). :p

ULTRA Abraço
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Ainda bem. Também fui à consulta e o médico disse que está tudo bem e que posso fazer a vida completamente normal e sem restrições. Marcou para Maio do ano que vem só para ver como está passado um ano.

Para celebrar estiquei-me um bocado mais ontem a andar de bike, o que me valeu uma ligeira piçada da minha mulher já que andamos juntos e ela não se sentia no seu melhor para o ritmo a que fui (mesmo assim muito abaixo do nosso melhor)... :D
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
ora bem, na passada 4a feira, precisamente 3 semanas passadas pós cirurgia, lá fui pedalar um pouco (voltinha curta de fininha), sensação ótima, mas, com psicológico muito frágil. Entretanto, por motivos diversos, não consegui voltar a nadar, até, ontem.... ontem não havia desculpas, não poderia falhar.... e assim foi, regresso ao BTT, mais uma vez, com receio, muito, à mistura (senti-me melhor na de BTT, devido à posição menos agressiva).... No final, correu pelo melhor.... tão bem, que por vezes até me esquecia que ainda está fresco, e não devo abusar. :)

Por incrível que possa parecer, durante a tarde, enquanto soprei para encher 4 balões, bem, estava a ver que não conseguia, de tanta força que exige da zona abdominal. Até parece que fiquei dorido, chiça. Que medo. :D ULTRA Abraço ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
ora bem, o tempo lá se foi passando, se bem se lembram, ao fim de 3 semanas comecei na fininha (pouco tempo, o mais rolante possível), ao fim de um mês, fiz a conhecida maratona de BTT "5 cumes".... com MUITO cuidado, e algum desconforto (o vício é tramado), bla bla bla bla bla... hoje, já passados 3 meses, agora sim, estou a 200%. :)

Resumindo, cirurgias desta categoria, 3 meses são o mínimo para se ficar BEM (no domingo passado, deu para rolar em pista de motocross na "motoreta" sem problema). E é isto, meus caros... desculpem lá os desabafos. Espero que surpresas destas não voltem, e que, todos vocês sejam imunes.. :D

ULTRA Abraço ;)
 
Top