[RECONSTRUÇÃO] Alpestar GS200 (1993)

Trufox

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Pois é, a minha primeira bicicleta de montanha foi uma Alpestar GS200 comprada em 1993, que custou a módica quantia de 70 contos. Totalmente rígida, transmissão é Shimano GS200, travões Tektro, pedaleiro original já foi substituído por um fraquinho de fibra :confused: Restantes componentes são os mesmos (excepto os de desgaste)... Foi nela que competi pela primeira vez no regional de Santarém nesse mesmo ano! Já havia muitas bikes com suspensão dianteira, mas eu não queria, pois isso era para fraquinhos :D!

Nessa altura viam-se muitas Checker Pig, Parkpre, Alpestar (além das grandes marcas que ainda hoje existem)... Estas hoje em dia só mesmo em museus :( Pedalei nesta bike até 2006 (houve um interregno pelo meio de meia dúzia de anos, porque pensava que sabia jogar futebol :p ). Das bicicletas que tive, apenas tenho as 3 mais antigas (Bike roda 16 onde aprendi a pedalar com 5 anos, BMX que ganhei aos 9 anos e onde ganhei muita técnica (a cair principalmente :rolleyes: ) e aos 13 anos ganhei esta linda bike, com uma pintura estranha (parece que foi pintada à mão)). A Bianchi Pulse está a pedalar comigo desde Dezembro de 2009. ;)


Actualmente a Alpestar é a minha bike de rolos (está montada todo o ano). Aqui fica uma foto dela, atrás da Bianchi (bem badalhoca por acaso).

Biachi_Pulse.JPG


O meu objectivo era aproveitar unicamente o quadro e montar uma bike totalmente rígida para fazer rolos, mas também pedalar em estrada colocando um prato de 48 dentes.

O meu conhecimento de mecânica é mediano, mas em relação a este quadro tenho algumas dúvidas, e daí estar a criar este tópico!!!

A rosca da caixa pedaleira que está no quadro será igual aos actuais? Isto porque queria instalar um pedaleiro HollowTech II, logo com rolamentos exteriores ao contrário do que actualmente tem (Quadrado).

Caixa de direcção parece-me ser outra dor de cabeça, visto não saber bem como se chama aquele sistema e que medidas tem... E de como coloco algo mais actual...

Será para ir montando aos poucos, pois os €uros não caem do céu :(

Alguém me pode começar a dar uma ajuda?


Componentes que tenho em mente (mas nada de definido, apenas para ter uma noção)...

Travões Shimano Deore BL-M590
Manetes Shimano Deore M590
Rodas Fizzbikes 2010 Paire roues xc disc/vb
Corrente Kmc corrente Z92 9v
Cassete SunRace Cassete CSM969 9v 11-34
DesviadorF Shimano 2010 Desv Frente Deore M591 CA 31.8/34.9
DesviadorT Sram X7 ?
Pedaleiro Shimano 2010 Ped. Deore M590 22/32/44 175 Preto (Mais prato Deore 48T)
Punhos Esi Grips Pretos
Manípulos Sram Twister X0?

Espigão selim ?
Guiador ?
Caixa direcção ?
Selim ?
Avanço ?
Outros...?

Mais fotos:


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Trufox

New Member
Obrigado ;)

Mas este tópico está aqui para que alguém me possa explicar e aconselhar relativamente à caixa de direcção/avanço e eixo pedaleiro, pois não sei se dá para usar com componentes actuais... Se as medidas são as mesmas...
 

HugoN

New Member
Possivelmente já descobriste isso tudo, mas a caixa de direção parece-me ser uma de 1''1/8, logo consegues meter qualquer caixa de direção das novas, se for das de 1'', basta comprar uma caixa de aperto e tb ficas bem servido. O eixo pedaleiro é um daqueles da Shimano quadrados de 113mm, o que eu tinha era um Shimano BC 1,37x24, bastou-me ir a uma loja de bicicletas para arranjar um por 8€....mais coisa menos coisa!!

Resumindo, no meu caso desmontei a bicicleta toda, mandei decapar, metalizar e lacar, (branco), o que me custou na Figueira 30€. Aproveitei os desviadores, (tirando o detrás que parti ao meter...mas isso é outra história! :mad:), as manetes, travões pedaleira, espigão foram os de origem e depois comprei a seguinte lista de material...não estranhes as cores foi à escolha da minha mulher, hehehe:
- Bichas e espias novas, (tive de mandar vir da Net por causa da cor....cor-de-rosa);
- Desviador de trás :mad: (o velho partiu o parafuso a montar...o que obrigou uma ida ao torneiro e uma repintura na zona do drop-out!)
- Caixa de direção
- Avanço
- Espaçadores direcção
- Punhos novos
- Guiador...aproveitei um de uma bike velha
- Calços
- Suspensão
- Pneus
- Selim....tb aproveitado de uma bike velha

O resto aproveitei visto que depois de limpar, polir e em alguns casos repintar estava em ótimas condições para fazer mais uns Km valentes...por exemplo as rodas, foi só mesmo desmontar, limpar, voltar e encher com massa e estão novas outra vez!!

Ainda não a montei, mas assim que esteja pronta meto fotos... ;)

Abr,

Hugo Nascimento
 

TLouro

Member
Boas,

Que nostalgia... a minha primeira BTT foi uma Marvil branca com um equipamento praticamente igual à tua Alpestar. Muitos amigos meus tiveram Alpestar como a tua...

Atualmente está encostada, com o equipamento original, exceto a roda traseira e a cassete. Por fim, os manípulos já encravavam um bocado (de certeza devido a sujidade) e a roda traseira (que é muitíssimo pior que a original) está completamente perra.

Ainda a gostava de a recuperar, mantendo o máximo de equipamento original, sobretudo no que diz respeito à transmissão.

O meu problema começa com a roda de trás, já que me pareceu que a largura entre as escoras é demasiado estreita para as rodas que agora se usam. Até tenho um par de rodas que podia aproveitar. Já agora, alguém me podia dar umas luzes sobre a forma de resolver isto?

Cumps
 
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