Aqui está a minha nova menina...
Vim de uma BH Expert Pro de 1999 que precisava de evoluir. Como o quadro era grande e o sloping também, acabei por escolher este RCZ Race 16 com letras douradas. Estava indeciso entre as vermelhas e as douradas, mas como só existia em stock para o meu tamanho as letras douradas, foi mais facil decidir entre as duas opções.
A bina tem uma boa relação peso/preço e é mais "ao meu tamanho". 1.5Kg por menos de 200€.
Tentei em todos os componentes que já montei, estabelecer esta boa relação preço/peso/fiabilidade/precisão.
Quando decidi montar a nova bike tive que optar por uma nova suspensão. A minha SID 1998 estava um bocado mal tratada e recuperá-la era caro. Acabei por me decidir pela REBA Team.
O conjunto guiador/avanço/caixa eram cromados. Optei pelo conjunto abaixo discriminado. O guiador tem 105gr e não é caro por isso optei por ele e é para ficar. O avanço é mais curto do que o anterior e a caixa serão para substituir quando já tiver substituido o que considero prioridades, porque estes cumprem o objectivo.
As rodas têm +-4anos e só quando precisar mesmo de as substituir é que as troco.
A transmissão foi substituida a semana passada. Tinha o que se pode ver nas fotos e com a nova transmissão poupei 370gr. Não estava à espera desta diferença pelo que foi uma boa surpresa. Creio que a nova transmissão foi uma boa escolha, apesar do esticador não ser o que tinha pensado inicialmente, mas que acabei por escolher o XTR em vez do XT porque consegui um bom preço para o XTR.
Quanto a testes...
Ainda não fiz muitos Kms, mas desde já denoto a posição na bicicleta que é muito melhor. Com o oquadro é mais pequeno e o avanço mais curto tenho uma melhor distribuição de peso na bike e além de estar mais rápida, já a suspensão faz melhor o seu trabalho porque tenho mais peso em cima da frente da bike. As mudanças já entram bem e não patinam. Ainda não estão perfeitas que creio estar relacionado com os manipulos que já pedem reforma. Está também mais leve
Todo o material novo e montagem foi feita na RomBikes. Sempre muito prestável, disponivel e simpático o Rui. Não tem a ganancia dos habituais vendedores que querem é vender e quanto mais caro melhor. Dá a opinião dele tendo em conta a "tua pedalada", o que pretendes da bike e a carteira. OS preços são muito abaixo das lojas nacionais, mesmo as on-line e inclusivamente do e-bay ou reputadas lojas on-line, além de ter a vantagem de ao preço não se somar os portes, o tempo de espera, principlamente quando se complica e a assistencia. RECOMENDO VIVAMENTE.
Quadro:
RCZ Race (Alu)
Guiador / Avanço / Caixa:
RCZ Recto Race (Carb/Alu)
Mighty (Alu)
Cane Creek
Travões:
Magura HS33
Rodas:
Cubos - Access
Aros - Mavic X221 (salvo erro)
Pneus - Michelin WindGripper CompS
Suspensão:
Rock Shox Reba Team
Transmissão:
Pedaleira - Shimano SLX 22/32/44
Corrente - XT
Desviador Frt - SLX
Desviador Trs - XTR
Manipulos - LX
Selim / Espigão:
Bontrager (não sei modelo)
Desconheço marca
SPD:
Shimano (não sei modelo)
Peso: 11.67Kg
A substituir com elevada prioridade estão os manipulos, que a par do material que já foi substituido já têm 10 anos. Estou a pensar em comprar os XT.
De seguida é a vez do espigão de selim e do aperto em cromado serem substituidos. Mais uma vez este material vai para museu. A nova aquisição será KCNC Pro Lite preto que é a cor da moda e pesa metade do actual.
Os travões devem ser substituidos antes das primeiras chuvadas porque os actuais apesarem de serem, na minha opinião, melhores do que uns XT e terem o mesmo peso, na lama, criam uma monte entre a ferradura da suspensão e a deles que bloqueiam a roda.
O bicho de frente
De uma outra perspectiva
A antiga transmissão
A nova transmissão
Susp/Travões
Vim de uma BH Expert Pro de 1999 que precisava de evoluir. Como o quadro era grande e o sloping também, acabei por escolher este RCZ Race 16 com letras douradas. Estava indeciso entre as vermelhas e as douradas, mas como só existia em stock para o meu tamanho as letras douradas, foi mais facil decidir entre as duas opções.
A bina tem uma boa relação peso/preço e é mais "ao meu tamanho". 1.5Kg por menos de 200€.
Tentei em todos os componentes que já montei, estabelecer esta boa relação preço/peso/fiabilidade/precisão.
Quando decidi montar a nova bike tive que optar por uma nova suspensão. A minha SID 1998 estava um bocado mal tratada e recuperá-la era caro. Acabei por me decidir pela REBA Team.
O conjunto guiador/avanço/caixa eram cromados. Optei pelo conjunto abaixo discriminado. O guiador tem 105gr e não é caro por isso optei por ele e é para ficar. O avanço é mais curto do que o anterior e a caixa serão para substituir quando já tiver substituido o que considero prioridades, porque estes cumprem o objectivo.
As rodas têm +-4anos e só quando precisar mesmo de as substituir é que as troco.
A transmissão foi substituida a semana passada. Tinha o que se pode ver nas fotos e com a nova transmissão poupei 370gr. Não estava à espera desta diferença pelo que foi uma boa surpresa. Creio que a nova transmissão foi uma boa escolha, apesar do esticador não ser o que tinha pensado inicialmente, mas que acabei por escolher o XTR em vez do XT porque consegui um bom preço para o XTR.
Quanto a testes...
Ainda não fiz muitos Kms, mas desde já denoto a posição na bicicleta que é muito melhor. Com o oquadro é mais pequeno e o avanço mais curto tenho uma melhor distribuição de peso na bike e além de estar mais rápida, já a suspensão faz melhor o seu trabalho porque tenho mais peso em cima da frente da bike. As mudanças já entram bem e não patinam. Ainda não estão perfeitas que creio estar relacionado com os manipulos que já pedem reforma. Está também mais leve
Todo o material novo e montagem foi feita na RomBikes. Sempre muito prestável, disponivel e simpático o Rui. Não tem a ganancia dos habituais vendedores que querem é vender e quanto mais caro melhor. Dá a opinião dele tendo em conta a "tua pedalada", o que pretendes da bike e a carteira. OS preços são muito abaixo das lojas nacionais, mesmo as on-line e inclusivamente do e-bay ou reputadas lojas on-line, além de ter a vantagem de ao preço não se somar os portes, o tempo de espera, principlamente quando se complica e a assistencia. RECOMENDO VIVAMENTE.
Quadro:
RCZ Race (Alu)
Guiador / Avanço / Caixa:
RCZ Recto Race (Carb/Alu)
Mighty (Alu)
Cane Creek
Travões:
Magura HS33
Rodas:
Cubos - Access
Aros - Mavic X221 (salvo erro)
Pneus - Michelin WindGripper CompS
Suspensão:
Rock Shox Reba Team
Transmissão:
Pedaleira - Shimano SLX 22/32/44
Corrente - XT
Desviador Frt - SLX
Desviador Trs - XTR
Manipulos - LX
Selim / Espigão:
Bontrager (não sei modelo)
Desconheço marca
SPD:
Shimano (não sei modelo)
Peso: 11.67Kg
A substituir com elevada prioridade estão os manipulos, que a par do material que já foi substituido já têm 10 anos. Estou a pensar em comprar os XT.
De seguida é a vez do espigão de selim e do aperto em cromado serem substituidos. Mais uma vez este material vai para museu. A nova aquisição será KCNC Pro Lite preto que é a cor da moda e pesa metade do actual.
Os travões devem ser substituidos antes das primeiras chuvadas porque os actuais apesarem de serem, na minha opinião, melhores do que uns XT e terem o mesmo peso, na lama, criam uma monte entre a ferradura da suspensão e a deles que bloqueiam a roda.
O bicho de frente
De uma outra perspectiva
A antiga transmissão
A nova transmissão
Susp/Travões