RCZ Gold

as2017626

New Member
Aqui está a minha nova menina...
Vim de uma BH Expert Pro de 1999 que precisava de evoluir. Como o quadro era grande e o sloping também, acabei por escolher este RCZ Race 16 com letras douradas. Estava indeciso entre as vermelhas e as douradas, mas como só existia em stock para o meu tamanho as letras douradas, foi mais facil decidir entre as duas opções.
A bina tem uma boa relação peso/preço e é mais "ao meu tamanho". 1.5Kg por menos de 200€.
Tentei em todos os componentes que já montei, estabelecer esta boa relação preço/peso/fiabilidade/precisão.

Quando decidi montar a nova bike tive que optar por uma nova suspensão. A minha SID 1998 estava um bocado mal tratada e recuperá-la era caro. Acabei por me decidir pela REBA Team.
O conjunto guiador/avanço/caixa eram cromados. Optei pelo conjunto abaixo discriminado. O guiador tem 105gr e não é caro por isso optei por ele e é para ficar. O avanço é mais curto do que o anterior e a caixa serão para substituir quando já tiver substituido o que considero prioridades, porque estes cumprem o objectivo.
As rodas têm +-4anos e só quando precisar mesmo de as substituir é que as troco.
A transmissão foi substituida a semana passada. Tinha o que se pode ver nas fotos e com a nova transmissão poupei 370gr. Não estava à espera desta diferença pelo que foi uma boa surpresa. Creio que a nova transmissão foi uma boa escolha, apesar do esticador não ser o que tinha pensado inicialmente, mas que acabei por escolher o XTR em vez do XT porque consegui um bom preço para o XTR.

Quanto a testes...
Ainda não fiz muitos Kms, mas desde já denoto a posição na bicicleta que é muito melhor. Com o oquadro é mais pequeno e o avanço mais curto tenho uma melhor distribuição de peso na bike e além de estar mais rápida, já a suspensão faz melhor o seu trabalho porque tenho mais peso em cima da frente da bike. As mudanças já entram bem e não patinam. Ainda não estão perfeitas que creio estar relacionado com os manipulos que já pedem reforma. Está também mais leve :)

Todo o material novo e montagem foi feita na RomBikes. Sempre muito prestável, disponivel e simpático o Rui. Não tem a ganancia dos habituais vendedores que querem é vender e quanto mais caro melhor. Dá a opinião dele tendo em conta a "tua pedalada", o que pretendes da bike e a carteira. OS preços são muito abaixo das lojas nacionais, mesmo as on-line e inclusivamente do e-bay ou reputadas lojas on-line, além de ter a vantagem de ao preço não se somar os portes, o tempo de espera, principlamente quando se complica e a assistencia. RECOMENDO VIVAMENTE.


Quadro:
RCZ Race (Alu)

Guiador / Avanço / Caixa:
RCZ Recto Race (Carb/Alu)
Mighty (Alu)
Cane Creek

Travões:
Magura HS33

Rodas:
Cubos - Access
Aros - Mavic X221 (salvo erro)
Pneus - Michelin WindGripper CompS

Suspensão:
Rock Shox Reba Team

Transmissão:
Pedaleira - Shimano SLX 22/32/44
Corrente - XT
Desviador Frt - SLX
Desviador Trs - XTR
Manipulos - LX

Selim / Espigão:
Bontrager (não sei modelo)
Desconheço marca

SPD:
Shimano (não sei modelo)

Peso: 11.67Kg




A substituir com elevada prioridade estão os manipulos, que a par do material que já foi substituido já têm 10 anos. Estou a pensar em comprar os XT.
De seguida é a vez do espigão de selim e do aperto em cromado serem substituidos. Mais uma vez este material vai para museu. A nova aquisição será KCNC Pro Lite preto que é a cor da moda e pesa metade do actual.
Os travões devem ser substituidos antes das primeiras chuvadas porque os actuais apesarem de serem, na minha opinião, melhores do que uns XT e terem o mesmo peso, na lama, criam uma monte entre a ferradura da suspensão e a deles que bloqueiam a roda.



O bicho de frente
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De uma outra perspectiva
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A antiga transmissão
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A nova transmissão
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Susp/Travões
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Pedro_xpto

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Boa maquina sim senhora, haaaaaa grandes travões, isso é sem duvida os melhores travões de sempre... ate parte nozes :) só é pena é o peso...julgo que foi por isso que deixaram de se usar...
 

Fábio A.

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Mais uma RCZ, e ainda por cima é dos lados da Arrábida :mrgreen:
Secalhar já nos cruzamos por lá, ou até na lojinha do rui :lol: !

Bem vindo ao clube, tens ai uma boa máquina !

Podes ver a minha clicando na hiperligaçao que tenho na minha assinatura :yeah:

Cumpz RCZistas :wink:
 

Sobidesce

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Bem-vindo ao clube RCZ! :mrgreen:

A bike está muito fixe, e mesmo com esses travões e alguns componentes "não topo de gama" está com um peso porreiro até.

Tenho que fazer uma análise à minha também, desde que o famoso tópico das RCZ foi à vida, ela sofreu algumas (bastantes) alterações.

Pois é o Sr. Rui é uma excelente pessoa!
 

as2017626

New Member
Os travões têm essa bela cor, porque é a cor deles. Melhor dizendo... é a cor "promoção" dos HS33. Na altura existiam outras cores mais "comuns", mas eu estive apenas indeciso entre esta e a vermelha da ediição John Tomac.
Quanto ao peso, anda a par dos travões de disco (Weight | 790 g/2 lbs/set (incl. EVO 2 Booster).) para o modelo actual. Para mim são mais progressivos do que uns discos XT. O unico senão na minha opinião é a lama que como expliquei se acumula entre a ferradura da susp e a ferradura deles e bloqueia a roda. O problema não está na chuva, nem nas poças de lama que possam eventualmente sujar os aros e tirar poder de travagem. Não sei quanto aos discos mas para estes travões existem pastilhas para vários tipos de utilizações, de qualquer forma nunca tive necessidade de utilizar outro tipo de pastilhas senão as normais. Para serem mais eximios, seria apenas substituir as pastilhas por umas que se adequem. Trocar pastilhas nestes travões é só tirar a roda, puxar a pastilha, encaixar a outra e voltar a pôr a roda. Funcional!
Arrábida?? NOP. Somos de Sintra. Ainda não fomos provar esses trilhos... mas com uns colegas do trabalho está marcado para 12 Julho uma volta nessas bandas. Tenho-os picado tanto :twisted: que ficaram de me mostrar o "cai de costas" e a "cobra". Ainda estou para ver se subo isso em cima da RCZ :oops:
Tenho estado a puxar bem, para quem só anda 1 vez por semana e ontem foi a 7ª saida. Fui ontem de Sintra a Peniche e depois até Caldas da Rainha num total de 110Km de estrada e 5horas de andamento. Podia ter dado um pouco mais mas ia com um amigo mais pesado e que só ainda comecou a andar depois de mim, mas para mim o objectivo principal era mesmo ganhar resistencia. Tenho 4 fins de semana até ir à Arrábida, mas o nome "cai de costas" mete respeito por isso vou continuar a treinar e não dar descanso à RCZ.
Acho que é dificil de dar um feedback de uma bike de montanha em estrada, mas posso dizer que a frente é muito nervosa, o que não se justifica com uns pneus 2.1. Quando estou a descer com as mãos atrás das costas para cortar melhor o vento e principalmente se for em curva (deslavada obviamente) não me sinto tão à vontade do que quando tinha a BH. PArece-me mais instável.
Foi por o tópico das nossas RCZ ter ido à vida que tive que criar este tópico, mas assim acaba por ser melhor no sentido de cada um ter a análise à bike que tem, mas pior porque se dispersa a informação da RCZ.
Com as mudanças que tenho a fazer muito brevemente penso que me vou ficar pelos 11.5Kg porque só vou tirar +-150gr ao espigão de selim e aperto.
Antes da chuva começar quero meter uns discos e apenas ainda olhei para os Avid.... Seven ou Ultimate, mas o peso ronda os 800gr também por isso a nivel de peso não ganho grande coisa. Não é uma máquina super leve, mas talvez para o ano tire 0.5Kg na suspensão e mais outro 0.5Kg nas rodas. Até lá, quero é curtir!!! Com o peso que tem já é ágil o suficiente para gozar uns trilhos.
 

as2017626

New Member
Não te posso ajudar quanto a isso... Comprei este quadro dia 24Abril e só ainda dei 7 voltas (1 por fim de semana).
Quem te possa ajudar nessa questão que responda pois também gostava de saber :wink:
 

nioxys

New Member
pguerreiro said:
muito louco este quadro :wink: é o primeiro que vejo em "gold".

A pintura é duradora?

na minha opniao é o ponto fraco destes quadros... mas parece que a versao Anodisado deste ano resolve esse problema... mas nao sei nada sobre isso... apenas o que diz na loja onde são vendidos

cumps
 

David Peleja

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Ola boas tardes

tambem acabei de trocar de quadro e comprei um rcz gold gosto bue do quadro e mais fixe que o meu antigo

aqui deixo uma foto

1x1_trans.gif
 

Vanderbike

New Member
Peço desculpa por "assaltar" o tópico.....

Vou apresentar uma clone da tua rcz
p1000481.jpg

p1000486.jpg

p1000485s.jpg

p1000482.jpg

p1000487u.jpg


Montagem feita pelo internacional Myrage, e Vanderbike
Cumprimentos
Vanderbike
 

Myrage

New Member
Ainda bem que vou aprendendo alguma coisa de mecânica na bike dos outros :lol:
Adorei a forma caseira, mas funcional, de encaixar a caixa de direcção ......

A única parte que nos afectou um bocado a paciência. Foi o facto de a rosca da Pedaleira estar com resíduos de tinta. O que dificultou muito o roscar dos rolamentos da Pedaleira. Tivemos basicamente que abrir caminho pela rosca sem a danificar.

Um conjunto bastante equilibrado e com um Peso muito bom.

Os meus Parabéns aos mecânicos :mrgreen:

MY
 

Fábio A.

New Member
Aí está, mais um companheiro RCZista :)
Bem vindo ao clube ! eheh

A tua máquina está fantastica, parabéns e desfruta-a bem :)

Sabes quanto está a pesar ? E já agora, depois mete ai a lista de componentes :wink:

Cumpz RCZ'istas
 

Vanderbike

New Member
Fábio A. said:
Aí está, mais um companheiro RCZista :)
Bem vindo ao clube ! eheh

A tua máquina está fantastica, parabéns e desfruta-a bem :)

Sabes quanto está a pesar ? E já agora, depois mete ai a lista de componentes :wink:

Cumpz RCZ'istas


Tenho feito umas passeatas com ela http://www.forumbtt.net/index.php/topic,59989.0.html nada de especial para a estreia..

O peso da RCZ tá nos 11,435

Quanto a componentes...

Suspensão reba
selin Pro vulture que gosto bastante em termos de conforto
Espigão PRO GTX Carbon
Guiador recto PRO MTB XC Carbon
Pedaleiro shimano xt
desviadores e manipulos shimano XT
Rodas fulcrun
Travóes shimano m485
Pedais union
 

commendatore

New Member
Serei o único a achar que este é um dos quadros mais bonitos que aí anda? Estou a falar do formato, não da côr, já que os gostos aqui são variados ;)

Adoro a bicicleta.


"apenas indeciso entre esta e a vermelha da ediição John Tomac".
Os meus eram os vermelhos. Eram brutalmente potentes.
 

Lunatic_Lover

New Member
Epah estes Magura eram "especiais" por causa da cor... em vermelho já não tinham piada...

Acerca da geometria do quadro, é parecido com o formato de outras tantas bikes existentes no mercado...

Acerca das máquinas RCZ, parabéns ao donos, estão aí belas máquinas ;)
 

Pipica

New Member
Bem vindo ao clube.

Axo que vais adorar a tua RCZ,quanto aos travoes se travam bem, aguenta com eles.

Cumprimentos.
 

as2017626

New Member
Vanderbike...

Sei que masi tarde ou mais cedo vou ter que meter umas rodas novas e andava com a duvida do vermelho nos aros nessa mesma marca.
A malta normalmente tem as letras no quadro a vermelho e os aros também, o que acaba por combinar.
No caso das letras a dourado, andava curioso para saber como ficaria. A nossa bike fica um bocado morta com apenas 3 cores sem vida como é o dourado o preto e o branco de base. Na minha tenho os travões que dão alguma vivacidade ao conjunto e na tua os aros. Sabes que mais? GOSTO!!! :yeah:
 
Pessoal, estou a pensar comprar um RCZ Race, no entatno de tudo o q li aqui pelo forum, os utilizadores destes quadros são todos "gajos do XC".
Eu gosto de ter uma bike uniforme, fazer os meus km, mas assim que apanho uma escadaria, um drop de 1,5m... mando-me sem problemas. Tenho duvidas sobre a resistencia deste quadro.

Já alguém abusou do quadro?
Num topico ao lado, li q amassa com facilidade... nem quero imaginar com um Drop!
 
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