Compra bicicleta enduro vs trail

Castor78

New Member
Tenho uma bicicleta de XC, no entanto cada vez mais tenho ganho o bichinho de ir para os trilhos da serra mas sinto que a minha bicicleta atual tanto pela geometria como pela suspensão me acabam por limitar um pouco. Estou a falar para os trilhos mais complicados da serra.
Malta daqui que frequente a serra de Sintra que tipo de bicicleta utilizam ? Uma de trail com curso por exemplo de 150/140 é suficiente ou é melhor optar por algo de enduro.

As bicicletas em questão que estou inclinado em comprar são:
Trek fuel ex 7
Trek slash 7
Ambas em segunda mão

Obrigado pela ajuda
 

OPEN

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Como já vi fazerem saltos com bikes de gravel, a questão do curso...é uma questão de "unhas"! Quem sabe, sabe...

Agora para o comum mortal, sou de opinião que mais é melhor, visto assim: se vens de bike XC, não deves ter muita técnica (digo eu !?) a descer ou fazer trilhos com mais velocidade e a bicicleta aguentar, então uma bike com mais curso pode ser o que precisas.

Não é só o curso, é todo o conjunto. As suspensões são mais resistentes ( bainhas de 36 ou mesmo 38), a rigidez do quadro, a estabilidade e acima de tudo a geometria do quadro.

Diria mesmo que é mais uma questão de geometria do quadro do que o curso por si só.

Não sabendo o ano das bikes que referes, mais são sempre uma referência, basta pesquisares por comparativos e as trek vão andar sempre no top3 (+-).

Analisa também a questão do tamanho e se a bike for muito antiga, compara a geometria para modelos mais recentes.

Se 140, 150 é suficiente... bem vais ter de "estudar" e evoluir.

Quando decidi entrar numa de saltinhos e trilhos mais agressivos, passei de 120 para 160 e lembro-me perfeitamente que o que mais me impressionou foi a estabilidade da bike, o que ela compensava pela minha "aselhice" e até posso dizer que a bike me ensinou, muitas vezes ela sabia o caminho e eu ia à boleia.

De bainhas de 32 para 36, e quantas vezes evitou que perdesse a frente... não sou nenhum pro nem perto, mas evoluí muito porque tinha uma bicicleta que o permitiu.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Para completar o que o OPEN disse em cima, e apenas como referência*, espreita a YT Industries: Izzo, Jeffsy e Capra.

* Características, cursos, pesos, uso.. infelizmente, nunca tive a oportunidade de experimentar nenhuma delas.
 
Last edited:
Boas
Se vens do xc, nas subidas vais sofrer mas nas descidas a coisa muda de figura. Bicicletas de enduro são autênticos tratores :D
Vais notar muita mais estabilidade numa bicicleta dessas, e o mais certo será achares a condução estranha derivado a geometria da bicicleta que te poderá dar a sensação que vais devagar e na realidade vais rápido. Isto acaba por ser perigoso. Eu mesmo quando comprei a minha bicicleta de enduro senti isso e acabei por ter uma queda onde parti o braço e tive que fazer 2 cirurgias... Muita atenção e boas voltas :)
 

Daemon

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Tenho uma bicicleta de XC, no entanto cada vez mais tenho ganho o bichinho de ir para os trilhos da serra mas sinto que a minha bicicleta atual tanto pela geometria como pela suspensão me acabam por limitar um pouco. Estou a falar para os trilhos mais complicados da serra.
Malta daqui que frequente a serra de Sintra que tipo de bicicleta utilizam ? Uma de trail com curso por exemplo de 150/140 é suficiente ou é melhor optar por algo de enduro.

As bicicletas em questão que estou inclinado em comprar são:
Trek fuel ex 7
Trek slash 7
Ambas em segunda mão

Obrigado pela ajuda
Se tens uma de XC e pretendes iniciar-te nos trilhos mais técnicos, aconselho uma de trail 140/140 ou 150/140 ou até 150/150, por serem mais polivalentes.
Mais do que isto e começas a entrar no perfil de Enduro.

A minha sugestão deve-se a uma questão de habituação. De bike de XC para Enduro é uma diferença muito grande e o tempo de adaptação será muito maior, para além de que podes não querer abusar nas descidas e podes não querer fazer os saltos maiores, o que iria fazer com que não aproveitasses uma bike de Enduro.
 

nmt

Active Member
Também sou da opinião que para quem vem de uma bike de XC a melhor opção é uma bike de trail, com geometria moderna.
Prepara-te para a adaptação muscular que vais precisar a subir, o peso extra e o muito maior grip dos pneus vão tornar as subidas em algo para se fazer sem grandes pressas, mas vai compensar com a diversão a descer.
A somar as bikes que indicaste e às que o DriveMe indicou tens também a Canyon Spectral e a Radon Skeen Trail, ou até a Rockrider Feel 900s ou a Rockrider AM100 S. De qualquer forma prepara-te sempre para uma bike entre os 15 e os 16 kg.
 

Castor78

New Member
Também sou da opinião que para quem vem de uma bike de XC a melhor opção é uma bike de trail, com geometria moderna.
Prepara-te para a adaptação muscular que vais precisar a subir, o peso extra e o muito maior grip dos pneus vão tornar as subidas em algo para se fazer sem grandes pressas, mas vai compensar com a diversão a descer.
A somar as bikes que indicaste e às que o DriveMe indicou tens também a Canyon Spectral e a Radon Skeen Trail, ou até a Rockrider Feel 900s ou a Rockrider AM100 S. De qualquer forma prepara-te sempre para uma bike entre os 15 e os 16 kg.
Obrigado pelas sugestões.
Dei uma vista de olhos nas bicicletas da Radon, parecem ter componentes muito boas para o preço, tem algum ponto mais fraco como por exemplo robustez do quadro ou assim? Já vi que podem praticar preços mais baixos por venderem diretamente ao consumidor
 

nmt

Active Member
Obrigado pelas sugestões.
Dei uma vista de olhos nas bicicletas da Radon, parecem ter componentes muito boas para o preço, tem algum ponto mais fraco como por exemplo robustez do quadro ou assim? Já vi que podem praticar preços mais baixos por venderem diretamente ao consumidor
Atenção que os preços da Radon que aparecem no site são sem IVA e sem custos de caixa e transporte, para ver disponibilidade e custo total é preciso ver no site Bike Discount, que é o site que as comercializa.
São bikes normalmente com uma excelente relação preço/qualidade.
 

Daemon

Active Member
Obrigado pelas sugestões.
Dei uma vista de olhos nas bicicletas da Radon, parecem ter componentes muito boas para o preço, tem algum ponto mais fraco como por exemplo robustez do quadro ou assim? Já vi que podem praticar preços mais baixos por venderem diretamente ao consumidor
O "ponto fraco" pode ser o mesmo que todas as marcas que só vendem online, que é a questão da assistência em garantia. Que funciona, mas tem de ser tudo tratado por email e tal.

No entanto, em tempos a Radon tinha parceiros em Portugal, o que com toda a certeza simplificava a questão da garantia. É uma questão de dares uma vista de olhos pelo site deles.
 

Castor78

New Member
O "ponto fraco" pode ser o mesmo que todas as marcas que só vendem online, que é a questão da assistência em garantia. Que funciona, mas tem de ser tudo tratado por email e tal.

No entanto, em tempos a Radon tinha parceiros em Portugal, o que com toda a certeza simplificava a questão da garantia. É uma questão de dares uma vista de olhos pelo site deles.
Bom dia, fui verificar e sim tem parceiros em Portugal o que facilitaria muito o processo.
Muito obrigado pela dica
 
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