Raid Transmontano

davidream

Well-Known Member
#1
bOAS!
Com o ano 2020 em letargia no que diz respeito a provas e eventos organizados de Btt, fui levado a ter que meter mãos á obra e ir fazendo os meus próprios desafios.
Umas vezes procurando na Internet tracks de passeios em zonas que me interessavam, outras através de amigos destas andanças indo desbravar trilhos novos, algumas vezes também desenhando os meus próprios tracks/aventuras!
Assim foi germinando o Raid Transmontano.
A ideia era sair da "minha" cidade de Amarante, seguir para o Alvão e aí ir em direção á zona de Trás os Montes.
Neste primeiro desenho o ponto de viragem foi em Ribeira de Pena, onde liguei a um track de 2016 do Who's Afraid e aí ligar a Cabeceiras de Basto. Local este a um saltinho de Arco de Baúlhe onde inicia/termina a ciclovia do Tâmega que nós faz voltar á base em modo relax.
Aqui o desenho da "coisa":



Fiz o reconhecimento em duas vezes, em Vídeos já aqui partilhados.
A 1ª Parte:


a 2ª Parte:


E assim finalmente chegamos ao dia de fazer o Raid!
Sábado 3/10/2020 estava marcado para um pequeno grupo de amigos loucos e incautos como eu, se lançarem aos trilhos para a Big aventura!!
Mas... como o S.Pedro nos dias anteriores ao evento, tinha dado aso á chuva :rolleyes: sabíamos que seria difícil completar todo o percurso. Portanto estávamos conscientes que o decorrer do dia iria ser feito ao sabor do destino (aka o que as pernas e o tempo permitissem).
Acabamos por ter que cortar por Cerva e seguir directamente para Mondim de Basto, o piso desde o início estava pesado causando um esforço extra que todos acusaram, e naquela altura do dia com a eminência da chuva cair :confused: a juntar ao frio... foi a melhor opção.
Fica aqui o vídeo do que fizemos nesta 1ª Edição, e fica também uma vontade muito grande de repetir!!
Já com novas alterações, num formato de 2 dias talvez para podermos fazer mais terreno ainda de Trás os Montes!
O futuro dirá! ;)


Cumps
 
Last edited:

davidream

Well-Known Member
#3
bOAS!
Fresco e com o terreno pesado, o que tornou as coisas digamos... mais interessantes! :D
Talvez demasiada ambição para esta altura do ano, mas se o dia estivesse mais ameno a coisa fazia-se ;) No parque eólico do Alvão foi onde apanhamos mais frio, era o ponto mais alto e onde acabamos por ter mais dificuldade. 2021 já está a ser pensado!
Cumps
 
#4
Boa iniciativa. Gostei muito do conteúdo dos vídeos. Pelo que vi, grande parte do percurso é por caminhos de terra batida, apanhando alguma estrada e pouco caminho acidentado. Achas que dá para fazer bem com uma bicicleta de gravel? Podes disponibilizar o track GPS?
 

davidream

Well-Known Member
#5
bOAS!
pemartins obrigado pelo comentário.
A parte que nós fizemos dá perfeitamente para fazer com Bike de Gravel. São na maioria caminhos largos de montanha ou estradão de parque eólico. No entanto só fizemos uma parte, pois em Ribeira de Pena só em modo de Btt e mesmo assim :p são caminhos empedrados com bastante inclinação, ou trilhos de Btt na montanha (zona do Nariz do Mundo) que requerem uma multiplicação e suspensão que as Gravel não tem:rolleyes:
O Track ainda vai ser alterado e em 2021 haverá nova iniciativa. Nessa altura partilho aqui a situação e faço o convite aos membros do Fórum que queiram aparecer ;)
Bom fds!
 

davidream

Well-Known Member
#7
bOAS!!!
Curiosamente (ou não) o mentor do Allmarão deu uma ajuda na criação deste track!:p Não fosse o Alvão um dos seus locais favoritos.
Como já referi, 2021 trará noticias! e espero até poder receber alguns membros aqui do fórum!!
Cumps