Queremos Beneficios Fiscais para as Bicicletas! (Petição online)

Tombas

New Member
Re: Queremos Beneficios Fiscais para as Bicicletas! (Petição online)

Não acredito que não existam 5 000 BTTistas em Portugal  :evil:

Então malta?

Será que é porque acham que os trilhos já têm bicicletes a mais?  :evil:

Ou acham que por já terem a vossa bina, escusam de se preocupar com as novas gerações?  :?:

Quantos mais formos, melhores condições teremos!!!!

Toca a assinar  :!:

Binas + baratas -> Mais gente a andar -> Mais condições!!! para todos!!!
 

jmv

Member
Espero que com esta petição, não venha-mos desenterrar uma lei que está esquecida, mas creio, ainda existir em Portugal relativamente a velocípedes que obriga: qualquer velocípede que circule na via pública deverá estar equipada com luz branca à frente, na retaguarda a luz e reflector deverão ser vermelhos, metade do guarda lamas traseiro deve ser branco, ter chapa de matricula emitida pela câmara municipal e o condutor munido da respectiva licença de condução de velocípedes, sem esquecer também a respectiva campainha. Pode parecer graça mas foi assim até ao 25 de Abril de 19741!!... perguntem aos vossos avós, a que controle da polícia estavam sujeitos quando circulavam de bicicleta na via pública.
 

anabananasplit

New Member
jmv said:
Espero que com esta petição, não venha-mos desenterrar uma lei que está esquecida, mas creio, ainda existir em Portugal relativamente a velocípedes que obriga: qualquer velocípede que circule na via pública deverá estar equipada com luz branca à frente, na retaguarda a luz e reflector deverão ser vermelhos, metade do guarda lamas traseiro deve ser branco, ter chapa de matricula emitida pela câmara municipal e o condutor munido da respectiva licença de condução de velocípedes, sem esquecer também a respectiva campainha. Pode parecer graça mas foi assim até ao 25 de Abril de 19741!!... perguntem aos vossos avós, a que controle da polícia estavam sujeitos quando circulavam de bicicleta na via pública.

As luzes e reflectores são obrigatórios, claro, e faz todo o sentido.... A matrícula e a licença já não são obrigatórias.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se fosse simplesmente para poder comprar bikes com a ajuda do estado para praticar BTT, como anda aqui muita gente a sonhar, até votava CONTRA se fosse possível :evil:.

Se for para fazer uma coisa assério, como no reino unido há o esquema "Cycle to work" : http://www.dft.gov.uk/pgr/sustainable/cycling/cycletoworkschemeimplementat5732?page=1 já estavamos a falar de qualquer coisa, contudo mesmo isso não ia ajudar nem sequer 1% da população empregada, por isso NÃO voto.
 

helio69

New Member
Eu sou contra esta petição... Não creio que seja uma má iniciativa, pena é que existem várias que poderiam ser tomadas antes desta, tornando mesmo a petição desnecessária e descabida como acho que há partida é!

Eu por acaso, no ano passado fui buscar em "incentivos fiscais" cerca de 30 ou 40 euros... Como? Simples, em vez de ir para Viseu de carro ter com a minha mulher ao emprego fui de bicicleta! Não fui sempre, mas de todas as vezes que fui meti ao bolso cerca de 7 a 10 euros de gasolina!

Isso é que são os verdadeiros incentivos!

Incentivos à compra de bicicletas é o que poupamos ao andar com elas!

Agora, se falassem de uma petição que pedisse melhores condições para quem pretende andar de bicicleta como as faixas "bus" abertas também a bicicletas, transportes públicos abertos ao transporte de bicicletas, abertura de linhas dentro das cidades para nos deslocarmos de bicicleta, etc.. Isso sim, isso eu assino!

Agora, incentivos que mais não são que um papa subsidio tão ao jeito português.... Isso não, até votaria contra se possível!
 

ruimssousa

New Member
Boas notícias!

A petição já tem as assinaturas suficientes e vai ser entregue na Assembleia da República. Retirado de http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=383674&visual=26&tema=4


Bicicleta: Cidadãos entregam petição a pedir benefícios fiscais para velocípedes

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - Um grupo de cidadãos vai de bicicleta até São Bento propor à Assembleia da República (AR) uma alteração ao Orçamento de Estado para 2009 para que as despesas com bicicletas possam ser deduzidas no IRS.
tamanho da letra
ajuda áudio
enviar artigo
imprimir

Segundo João Branco, utilizador diário da bicicleta e autor da iniciativa, um grupo de apoiantes desta causa deverá deslocar-se de bicicleta ao Parlamento dentro de cerca de um mês e entregar ao Presidente da AR as assinaturas necessárias para que os deputados analisem a proposta.

"Atingimos cerca de 5.550 assinaturas e já fizemos o trabalho de validação de mais de quatro mil, pelo que já chegámos ao número de assinaturas necessárias para que a Assembleia avalie a nossa proposta", disse à Lusa João Branco.

A ideia nasceu há cerca de três meses, quando João Branco se apercebeu que a proposta de Orçamento de Estado para 2009 previa que um carro eléctrico pudesse ser descontado no IRS por ser energeticamente eficiente, mas uma bicicleta não.

Este engenheiro aeronáutico, que vai todos os dias de `bicla` de casa para o trabalho, iniciou então um movimento cívico para conseguir benefícios fiscais para os velocípedes.

A proposta, intitulada "Extensão aos velocípedes dos benefícios fiscais previstos para a aquisição de veículos eléctricos pela Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2009", defende "uma pequena alteração/clarificação que alargue aos velocípedes os benefícios fiscais à aquisição de veículos eléctricos, como de resto já ocorre em vários países europeus".

"O que me chocou na proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano foi excluir à partida os velocípedes, não só as bicicletas a pedais como bicicletas com pequenos motores eléctricos até 250 watts, quando se sabe que são os veículos mais eficientes do ponto de vista energético", disse então à Lusa João Branco.

O Bloco de Esquerda acolheu a ideia e propôs uma alteração ao OE2009 nesse sentido, que acabou por ser chumbada.

Juntamente com a sua proposta, João Branco elaborou um documento com elementos sobre o fabrico, eficiência e vantagens da bicicleta.

"Ao permitir que 30 por cento do investido em veículos eléctricos e/ou veículos não poluentes possa ser recuperado no IRS ao fim do ano, a justificação do Governo é incentivar o transporte sustentável, atacar de certa forma a crise energética e ao mesmo tempo ajudar a desenvolver uma indústria de transportes não poluente em Portugal", realçou.

"Ora, a bicicleta é comprovadamente o veículo mais energeticamente eficiente dos veículos conhecidos, e não sou eu que o digo: são as Nações Unidas e a Comunidade Europeia, por exemplo", disse, salientando que "uma medida clara de apoio fiscal a este meio de transporte por parte do Governo não só daria mais visibilidade a esta hipótese de transporte, como enviaria aos cidadãos uma mensagem de apelo à consciência cívica e ambiental".

RCS.

Lusa/Fim
 

João Matos

New Member
É, venha de lá isso que se a manutenção da bike tiver uma mãozinha é bem vinda. E a dedução no IVA na compra de bikes novas também.
 

PRODIGY

New Member
já está ..qulaquer das formas o tipo que tá no poleiro não anda de bicicleta, tem a mania que é ecologico mas beneficios nem velos bom é o tgv e aeroportos e comprar bancos para ajudar os amigos :twisted:....bem isto é um forum de btt não politica...
abraços
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Em Itália já há benefícios para a compra de bicicleta. Fonte: http://www.bike-eu.com/news/3380/1st-in-eu-italian-government-spurs-bike-sales-with-incentives.html


"1st in EU: Italian Government Spurs Bike Sales with Incentives

MILAN, Italy - For the first time in Europe a government started handing out direct incentives for the purchase of a bicycle or e-Bike. Last week on April 22, the Italian government by means of its Ministry for the Environment started an incentive scheme which contributes to a maximum of 30% of the retail price of a bicycle or e-Bike. The maximum amount is € 700 which is for a bike that retails for € 2,330. This is on average the retail price of a high-end electric bicycle.

According to the Minister for the Environment the incentives are not only for the purchase of bicycles but are also intended for small scooters and for electric Powered Two-Wheelers. They are valid for the whole of 2009. The incentives are based on a governmental budget of 8.75 million euro to be given to users who purchase a new bicycle or power assisted bicycle, without the need of writing-off another vehicle.

The incentives are also given to purchasers of scooters either with an EURO-2 engine or electric powered. In these latter cases the writing-off of a scooter EURO-Zero or EURO-1 is mandatory. The maximum incentives for the purchase of big electric motorcycle is set at 1,300 euro and for an electric scooter 850 euro. For EURO-3 hybrid motorcycles the maximum amount is 950 euro while for hybrid scooters it reaches 600 euro. For EURO-2 four-strokes and two-strokes the incentives are only 350 euro and 180 euro respectively. In order to obtain the incentive for the purchase of these vehicles it is needed to write-off a non-ecological PTW.

Piero Nigrelli, responsible for bicycles at ANCMA (the Italian National Association for the Bicycle and Motorcycle Industry) stated: “The decision of the Italian government to support cycling with incentives is something really new in Europe. Not only is this fantastic but more important is the fact that the incentives have been given based on the fact that the government wants to give a real push for the improvement of the air quality in particular in large urban areas.”

According to Nigrelli a rather large number of people took the opportunity to buy bicycles or e-Bikes with the incentives just after the start of the scheme. At the first day 11 applications came in of which 10 for bicycles and 1 for a Powered Two-Wheeler. He said: “Luckily we were able to simplify the paper work for the scheme by the dealers. And even some consumers called us to express their gratitude.”

Browsing through the government documents in which the incentive scheme is described it is stunning to read: “Bicycles, power assisted bicycles and similar vehicles are real options to promote a sustainable mobility as an alternative to motor vehicles …”. With that it seams the world is really changing…
Published @ 28-04-2009
Author : German Eslava "
 

NSilvaXP

New Member
Mais um voto!!

Muitos e válidos pontos de vista foram aqui deixados, mas se nenhuma iniciativa se tomar de certeza que nada de bom acontece!
 

yjmalmsteen

New Member
deviam era fazer uma petição para que houvesse reformas para quando fossemos velhos.....com guito compra-se comida mas as bikes nao se podem roer
 
Top