Queremos Beneficios Fiscais para as Bicicletas! (Petição online)

pmra

New Member
Boas!!
Isto ás vezes....mais vale tar caladinho do que andar a fazer alaridos com exigências.
Atrás dos beneficios fiscais pedidos..vem depois uma licença qualquer que cada um que quiser andar nas matas ou serras terá que pagar. Aparecerá qualquer coisa para pagar ao Ministério do Ambiente chamado de "valor irrisório" anual para circulação de velocípedes nas matas portuguesas.
Vejam o que aconteceu há pouco anos com a pesca á beira mar(não a de rio)!!
Para quem não sabe do que falo....lembrem-se de ir num dia de sol com o vosso puto, com uma cana de pesca ranhosa de 10 euros e carreto de plástico, pescar para a beira mar.
Com sorte passam uma tarde agradável...
Com azar pagam uma multa pq antes de irem pescar deveriam ter ido ao Multibanco pagar a devida licença.
Façam mas é petições para baixarem o pão, leite e os outros bens demais necessários.
Imaginem um tipo na Bomba de Gasolina a reclamar que os preços dos combustiveis estão muito caros e insuportáveis, estando ele mesmo de Ferrari ou de Porsche!!!
Será como irem a uma loja TIMBERLAND, vestirem-se da cabeça aos pés e virem reclamar que o vestuário em Portugal está pela hora da morte.
Acho que ás vezes andamos "com as pestanas coladas"!!!
Conta apenas como sendo a minha opinião.
Boas pedaladas!!
 
F

fuel100

Guest
Eu já votei e apoio a petição porque concordo com a sua essencia e as suas intenções .
... e sou um dos que me posso dar ao luxo de aproveitar o facto de viver a 3km do emprego e utilizar uma bike como único meio de transporte urbano individual.
Para além disso acredito incondicionalmente que a sustentabilidade do ambiente urbano passa forçosamente pela utilização de meios de transporte alternativos e não poluentes.
Mas também sou um dos que não perde a oportunidade de ir para o monte todos os fins de semana pedalar.

Ora, benefícios fiscais significa que alguns vão pagar menos impostos para (em consequencia) outros pagarem mais.
E como aqui está um assunto de interesse público, faço uma pergunta que considero pertinente.
Será que a maioria que assinou a petição, tem como objectivo único ter a possibilidade de adquirir material a preços mais reduzidos para ir para o monte ao fim de semana com um desgaste muito superior a uma utilização em alcatrão por exemplo?
É que me parece que a prática do BTT (na qual me incluo) é mais um luxo que uma necessidade de interesse colectivo.

E ainda há outra questão que me parece que não está totalmente equacionada.
Os benefícios fiscais serviriam para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano. E as ciclovias ?
O que me parece é que deveria ser criado um verdadeiro programa nacional de mobilidade urbana como acontece noutros paises europeus.
Como incentivo será tão importante a dedução nos impostos para compra de bicicleta como a construção de uma rede de ciclovias urbanas para a sua utilização não condicionada.
Neste contexto que deveria ser concertado entre todas as partes interessadas, deveria ser previsto também a transferencia para as autarquias de uma verba unica e exclusivamente destinada à construção de ciclovias.
E assim o círculo fechar-se-ia para bem de todos.
 

golfo

New Member
Eu não li os posts todos deste topico por isso espero nao pecar em excesso!!!
mas nao sera mais importante tomar medidas passo a passo???
1º - Legislar , tornar as bicicletas como um veiculo de uso diario pensando sempre que sao nao poluentes, e ainda ajundam o estado pois fazem com que a malta fique mais saudavel logo nao vamos gastar tanto em saude ao nosso estado,e mais tentar com que nao haja situacoes ridiculas como ser multado por um policia ordenaçao muito grave com direito a ficar sem carta de conducao mas de bike estranho nao!!!
2º - sensibilizar o resto da malta e os condutores que nos vamos ser cada vez mais e que e melhor andar de bike do que de carro ou ate transportes publicos, ao mesmo tempo sensibilizar a malta dos transportes que nos tb temos direito a levar as nossas burras
3º - ter vias expcificas para nos "QUEREMOS CICLOVIAS"
4º - entao ai sim depois de a malta ter um portugal sencibilizado para as bikes podemos baichar o iva nunca benificios fiscais!!!!
 

Hugo Jorge

New Member
Car@s amig@s,

Faltam apenas 823 assinaturas para a petição "Extensão aos velocípedes dos benefícios fiscais à aquisição de veículos não poluentes"

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?IRSBICIC

Fala com os teus amigos, familiares e conhecidos. Fala-lhes desta petição e pede-lhes para assinar. Se eles não tiverem tempo ou forma de aceder à petição, pede-lhes o nome e nº de BI e assina tu a petição.

Vamos todos reunir o maior nº de assinaturas e assim completar as 5000 necessárias para levar este assunto a discussão na Assembleia da Republica e colocar de novo este assunto nos jornais e nas televisões.

A tua ajuda é essencial para que as bicicletas possam ter benefícios fiscais e assim promovermos ainda mais uma mobilidade mais sustentável.

Participa!
 

oliana

Active Member
Vamos todos assinar.Pelo menos damos algum trabalho de leitura aos hipócritas burrocratas de quem isto vai depender.É 100% certo que vai tudo ficar em águas de bacalhau.É tudo muito bonito a conversa do ambiente mas os sacrificios são feitos sempre á conta dos impostos cobrados aos contribuintes.Dão com uma mão de um lado e tiram com as duas do outro. :twisted:
 

A.M.F

New Member
Venho de ler vários post de alguns colegas e conclui que a melhor forma era do estado estipular as marcas principalmente portuguesas,que nos reporta emprego para o nosso país.Essas bicicletas como a orbita,vag,sirla nunca dizem nada nas revistas.
Como os colegas dizem que faz bem à saúde, estou de acordo;mas para ter saúde não é preciso comprar uma bike de luxo.
O estado devia fazer como os computadores para as escolas,por escalões de vencimento,A,B,C ;para bikes no máximo custo de 500euros que já são boas para pedalar para a saúde,de marca nacional e para as outras de luxo e seu material ,ele devia impor um imposto de luxo,para beneficiar os que não tem possibilidades de comprar nem uma bike de 150 euros

Para o bem da situação comparticipação de bikes nacionais de baixo custo,porque o luxo paga-se caro em qualquer lado do mundo.
Vivemos num país pobre, a nossa economia é baixa, não vamos exigir muito do estado.
Na educação melhoramos muito ,temos computadores para os nossos filhos,que muitos países mais ricos da europa não tem ,a suiça não tem,o que ela tem é o iva a 7.5 por cento;que é muito bom para comprar bikes,carros etc.Se o nosso estado baixa-se o iva na compra da bike,já era muito bom
 

João Matos

New Member
Eu vou votar, e vou votar para pagar menos por qualquer bike, cara ou barata, porque o que está em causa principalmente é a prática de desporto, e normalmente uma bicicleta de 100 ou 150€ não é apelativa para a maior parte das pessoas praticarem BTT/Ciclismo regularmente! Alguns de voçês estão contra a beneficios na compra de Epics, Stumpjumpers, Genius e companhia, mas a maior parte dos que têm essa opinião de certeza que têm uma bike dessa gama na garagem, e se lha substituissem por uma bike de gama muito inferior concerteza que o ânimo para pegar na bicicleta 4 ou 5 vezes por semana desapareceria. Estarei errado? Quase de certeza que não!

Oh AMF, então não podemos exigir do estado?? O pais está cheio de dinheiro! Então tu não vês? Há portáteis para toda a gente (ah, menos para os alunos universitários, esses não precisam claro)! Há aeroportos! Há TGV's... há tudo! Enquanto houver isto, podemos pedir e exigir o que quisermos!
 
Top