Que pedais de encaixe comprar?

compra os 520 e não te chateies mais!!! Há pessoal que faz competição XC e usa disto!!!. dura e dura...
:D:D a verdade é que o preço cativa-me. A minha questão era até mais com essa da qualidade. Se não ficam logo cheios de folgas na mola e depois é uma chatice. Mas se regra geral o feedback é bom vou ter em conta esses.
 

romaosl

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Os meus M-520 já fizeram 15000km de BTT (esfolados por todo o lado) com zero manutenção. Agora uso os XTR, mas os M-520 estão perfeitos, montados numa bicicleta que já pouco uso.
 

romaosl

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Também tenho os shimano A530 numa bicicleta de trecking/citadina e são muito práticos. Dá para usar com sapatos normais e de encaixe. São muito fáceis de acertar no lado que pretendes. Mas para BTT, mais vale os M-520.
 

Pedro Barradas

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os M540 são identicos sendo que tem rolamentos selados e um pouco mais leves... e os XT, ainda mais leves.. e os XTR, ainda mais...
Eu tenho utilizado Pedais MARWI UNION SP- 5600, são bons pedais, muito leves, mais que os XT..tenho uns com 8000km MAS... já necessitam de ir embora.. já os abri 2X, para relubificar os rolamentos.... e tenho uns XT à espera de serem montados. tenho de fazer isso porque na ultima Maratona ia caindo duas vezes.. por desencaixe acidental do pé...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Aliás se elres as paguinas para t´ras tens os feedbacks, nisto dos pedais SPD não tem evoluido muito... As versões mais caras e recentes, mudo ao peso e a questão da superficie de contacto.
 
os M540 são identicos sendo que tem rolamentos selados e um pouco mais leves... e os XT, ainda mais leves.. e os XTR, ainda mais...
Eu tenho utilizado Pedais MARWI UNION SP- 5600, são bons pedais, muito leves, mais que os XT..tenho uns com 8000km MAS... já necessitam de ir embora.. já os abri 2X, para relubificar os rolamentos.... e tenho uns XT à espera de serem montados. tenho de fazer isso porque na ultima Maratona ia caindo duas vezes.. por desencaixe acidental do pé...
Eu procuro essencialmente algo que nao precise de muita manutenção e que atenda às necessidades essenciais sem dar grandes problemas.
 
A nível de pedais não costumo inventar muito. Os Shimano m520 são mais do que suficientes. O peso que tiras ao comprar uma gama acima é residual quando comparado com o peso que podes tirar noutros componentes gastando o mesmo dinheiro!
Tenho 2 pares e já vão para a segunda época a fazer o nacional e regional de XCO e XCM.
 

iMiguel

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Desde que comecei a usar pedais de encaixe, os pedais escolhidos foram precisamente os M520 (isto já lá vão uns anitos). Entretanto tive uns exustar que berraram ao fim de 3 anos, voltei para os 520. Claro que acusam o desgaste da idade, mas continuam ainda "rijos" e prontos pra levar mais porrada!
 

romaosl

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Se calhar não tem muito a haver com este tópico (mas fica a dica para outros), também tenho uns Exustar E-PM-215Ti que ao fim de um ano tive de desistir deles na bicicleta de BTT e passa-los para a bicicleta de estrada. São mais leves que os XTR, mas custam a encaixar em momentos críticos em maratonas. Acabaram por ser 130€ MUITO mal gastos.
 
Boas pessoal, tenho uma Rockrider 540 e gostava de meter uns pedais, daquilo que li vou para os shimanos M520, a minha questão é só uma, não sou nenhum expert em termos de mecânica, montam-se bem aquilo em casa?
 

Joseelias

Well-Known Member
Boas pessoal, tenho uma Rockrider 540 e gostava de meter uns pedais, daquilo que li vou para os shimanos M520, a minha questão é só uma, não sou nenhum expert em termos de mecânica, montam-se bem aquilo em casa?
Apesar da explicação longa é uma coisa muito simples. Basta estar com atenção ao sentido de aperto/desaperto do pedal esquerdo e o cuidado normal de não moer a rosca como qualquer parafuso.

Necessitas de uma chave Sextavada Interior/Allen para encaixares no centro do eixo e apertares. Penso que é a de 5mm. Em alternativa podes usar uma chave de bocas de ciclismo (muito mais estreita que as normais) para apertar no exterior do eixo.

Tem atenção que o pedal da esquerda aperta ao contrário dos parafusos normais. Isto é, o pedal direito aperta como qualquer parafuso (como quando se fecha uma torneira) mas o esquerdo no sentido oposto (como quando se abre uma torneira).

Isto quer dizer que ao tirares os pedais antigos o da direita vai desapertar de forma normal (como quando se abre uma torneira), mas o da esquerda vai despertar ao contrário (como quando se fecha uma torneira). Isto é importante pois se fores desapertar o pedal esquerdo da forma normal podes estar de facto a apertar e no pior dos casos podes danificar a alavanca da pedaleira (Crank).

Tem também atenção ao começares a apertar para garantir que a rosca ficou bem encaixada (usa um pouco de massa ou óleo). Começa a apertar com a mão para veres que aquilo ficou bem enroscado. Vais conseguir apertar até ao fim ou quase e acabas com a chave. Se aquilo ficar mal posto podes moer a rosca do Crank e sair-te muito caro.
 

iMiguel

Active Member
Tem atenção que o pedal da esquerda aperta ao contrário dos parafusos normais. Isto é, o pedal direito aperta como qualquer parafuso (como quando se fecha uma torneira) mas o esquerdo no sentido oposto (como quando se abre uma torneira).
Daí os ingleses dizerem "Right is right, left is wrong!"
 

iMiguel

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Sim o canal é excelente, há um outro com 2 brasileiras também dedicado à mecânica de bikes, mas mais voltado para a single-speed e fixie