Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

malagueta

Member
quanto ao comprimento da corrente, a shimano recomenda a corrente no maior carreto e no maior prato e mais dois elos, já a sram recomenda mais um elo.
No meio caso fiz o seguinte, comecei com a medida da shimano para ter uma referencia depois coloquei a corrente a passar nos desviadores sem bloquear totalmente o "link", em seguida experimentei varias configurações prato maior carreto maior prato menor carreto maior etc e a conclusão que cheguei foi que estava comprida e tirei mais um elo e experimentei outra vez e acabou por ficar com "meio elo mais o link" e ficou boa. Neste momento com um xt shadow sg (caixa media) o esticador esta sempre com uma boa posição a excepção de algumas mudanças cruzadas o que é normal e que nem se devem utilizar, mas deve vez enquanto la calha! :fpalm:
 

malagueta

Member
correção do post anterior

ficou com um elo+power link+meio elo e antes que alguém venha perguntar se andei a serrar os elos..:fpalm:quero explicar que o meio elo deve se aquando se poe a corrente no maior prato e no maior carreto, os "furos" dos elos não coincidiam ficando meio elo desfasado. :D
 

pimentoski

New Member
estive aqui a dar uma vista de olhos no tópico e também queria deixar a minha opinião, as minha última cassete já ia na 3ª corrente e se não tivesse vendido a bicicleta ainda fazia mais uma... trocando de corrente quando o desgaste chega ao 0,75 faz tudo durar muito mais tempo. Se usarmos uma corrente mais gasta nos pratos e na cassete quando se troca é tudo de uma vez e normalmente não compensa porque o conjunto faz menos km's.

Algo tipo isto:
cassete XT 50 euros + corrente 25 euros + 2 pratos 75 euros, preços por alto. com isto tudo se nunca trocar faço 2.0000 km's se tiver sorte, mas sabendo que no fim a tendência é a corrente começar a saltar em algumas velocidades e ficar com mais chainshucks... Tenho um gasto de 150 euros a cada 2.000km's.

Se trocar de corrente a cada 1.000km's e conseguir as 4 correntes, ao fim de 4.000km's tive um gasto de 125+100 = 225 euros, ou seja o custo a cada 2.000km's fica nos 112,50, cerca de 30 euros a menos... Até aqui não é uma grande diferença, mas a qualidade da transmissão e das mudanças vai ser sempre superior, vai funcionar teoricamente tudo muito melhor...

Os números dos km's foram "martelados" só para se ter uma ideia... Porque cada caso é um caso...

Só como exemplo a minha última corrente (BTT) já está no 1.0 e fez 1600km's... Mas andava distraido, já a devia ter trocado antes... A de estrada já deve ter feito (no inicio não tinha GPS) cerca de 2000km's e só agora é que chegou aos 0.75
 

roda66

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Tenho uma corrente com 1000km feitos que não acusa desgaste que eu consiga medir (os elos estão perfeitamente alinhados com as marcas das polegadas numa régua). Foi colocada em julho, portanto só apanhou tempo seco, e foi sempre lubrificada com o Finish Line vermelho. Mas ainda assim, depois de 1000km não deveria ver-se algum desgaste?
 

slmarcio

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boas

reavivando o post, tenho equipamento shimano e gostava de saber se a corrente convem ser shimano ou pode sram?
pergunto isto porque queria optar por colocar um power link e so encontro em correntes sram. mas tb ja vi marcas que supostamente serão universais.

agora so um aparte, depois de ver tanta discussão em torno do nr de km que se deve fazer com uma corrente, vou so dizerr quantos km tem a minha (e não me façam mal!).....quase.....6000km!!!!
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Pode colocar qq elo rápido, desde que seja para a mesma velocidade de corrente...
Eu uso KNC - missing link, é reutilizável. e uso em correntes shimano.
O elos rápidos da CONNEX, mais caros, permitem tirar e por sem ajuda de qq ferramenta - nunca usei, mas dizem maravilhas daquilo ;)
 

prodesign

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Dentro desta logica de troca de apenas de corrente (que eu sou apologista),
Tenho uma questão - Vale a pena comprar uma corrente cara, ou uma mais barata vai dar ao mesmo?
 

Miguel31

New Member
Boas, troquei de cassete, prato do meio, corrente e desviador.
Quando medi corrente fiz o que a Sram aconselha prato maior e carreto maior sem passar pelo desviador, dei mais um elo e o elo rápido, o aconselhado, mas verifico que comprimento ficou nos 108 elos, a cassete é 11-34 da Sram PG990, a corrente a PC991 hollow pin e o desviador um X9, isto tudo em 9v, tenho ligo que se tiram 3-4 elos eu tirei 6, é normal?
Prato maior e carreto pequeno ficam praticamente na vertical as roldanas, e volta experimental so uns 2km a subir e isso nada falhou.
Não medi pela antiga porque a antiga foi encurtada para uma 11-32 mesmo tendo trocado para 11-34 depois sempre andou bem.
 

brandão

New Member
olá pessoal,

há pouco tempo troquei 2 pratos do pedaleiro e a cassette bem como a corrente, que já tinha em casa, isto porque tinha tudo um bom desgaste que a corrente começou a "encravar", parecia que não desdobrava bem, que chegou a prender-se entre o desviador da frente e o quadro, por sorte nunca forcei a situação e não aconteceu nada de mal.

fiz com esse conjunto, agora trocado, 3200 kms, depois da troca passei a usar um óleo próprio para a corrente, até aqui usava oleo de motor, lavava sempre a bike depois de cada saída e lubrificava a corrente, sei que o óleo não deve ser o mais correcto, mas andou assim,
a minha questão aqui prende-se com o facto de agora ter os mesmos cuidados, apenas uso um óleo próprio, um da decathlon em spray, entretanto comprei um medidor de desgaste da corrente para trocar a corrente mais cedo, pelo que tenho lido aqui pelo fórum é prática comum, para que o conjunto dure mais.
mas para minha surpresa a minha corrente já precisa de ser mudada, tendo já atingido mais desgaste que o devido, o medidor é um da icetoolz, que julgo ser uma boa marca, já vi ferramentas desta marca em casas de bicicletas, mas a corrente nem tem 1000 kms (cerca de uns 700).

a corrente é uma SRAM PC 951, igual á que tive anteriormente, será mal da corrente ser fraca ou será outra coisa?

agora encomendei uma corrente da KMC X9.93, vamos ver se dura mais!!!

eu sou pesado e nas voltas que tenho dado tenho exigido um bocado da bicicleta nas subidas, mas será isso suficiente para dar cabo da corrente assim tão depressa, mesmo que fosse algo relacionado com o tipo de óleo usado poderia ser assim tão mau tão rápido??

por curiosidade fui medir a corrente na bike de estrada, tem 1500 kms e apresenta também já um desgaste a indicar que necessita de trocar a corrente, mas nesta não sei a marca da corrente, a bike é uma TRIBAN 5, é assim tão normal, poderá isto estar só relacionado com o meu peso? afinal são 100 kgs!!!

o medidor é este da imagem:

 

SeteGu

Active Member
No primeiro post o user Peso-Pluma refere que a partir de 0,25 já é aconselhável mudar de corrente e que os pratos da pedaleira e cassete se começam a desgastar devido ao alongamento da corrente... o que faz sentido.

Ora... agora que vou mudar de transmissão a minha ideia é fazer o seguinte:
De forma a tentar prolongar a durabilidade do conjunto [SLX (pedaleira, cassete) / XT (corrente) 9v] estava a pensar ir trocando de corrente +/- a cada 1.000 kms usando 3 correntes... tentando chegar aos 9.000 kms:

1º corrente: 0.000 - 1.000 | 3.000 - 4.000 | 6.000 - 7.000 km
2º corrente: 1.000 - 2.000 | 4.000 - 5.000 | 7.000 - 8.000 km
3º corrente: 2.000 - 3.000 | 5.000 - 6.000 | 8.000 - 9.000 km

O problema é que todos os medidores de desgaste de corrente que tenho encontrado à venda só medem para 0,75 e 1,0 o que me leva a questionar se vale a pena comprar um. Receio que 0,75 já seja demasiado para quem quer andar a rodar com várias correntes mantendo a cassete e a pedaleira.
Vim um igual ao da Parktool do 1º tópico mas custa 40€ o que é bastante dinheiro para o uso que lhe irei dar.

Será esta (usando 3 correntes diferentes) a melhor forma de tentar prolongar a vida da transmissão?
Será razoável pensar em atingir os 9.000 kms?
Se costumam controlar o alongamento e ir rodando a corrente para que valores costumam substituir a mesma?

Obrigado!
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Setegu, eu tenho o park-tool cc2, e numa corrente nova, marca quase sempre 0,50.( pelos vistos é normal)
(correntes DEORE e SLX 10V), eu tenho andado com rotação de 3 correntes. agora 2 ( uma já foi - mudei quando quase chegou ao 1.00) e tenho cerca de 6000km feitos com a k7 e pratos pedaleiros.
 

SeteGu

Active Member
A sério? :eek:

Confesso que estou um pouco confuso... Já me sugeriram que medisse o alongamento com uma régua/craveira. 15 elos de uma corrente nova supostamente teriam 38,1 cm. Com 0,25% de alongamento seria 38,19 cm.. etc...

Segundo essa tal ferramenta da Park Tool:

0,25 - 0,5 -> corrente nova
Pelos vistos nem esta que é "topo de gama" é de fiar... :confused:

Também já li relatos de pessoal que com +/- 700 kms atinge logo os 0,75% e de pessoal que com 1.000 kms ao mudar a corrente, a nova já salta os dentes da cassete. :confused:
Aconselharam-me a mudar de 500 em 500 e talvez seja o ideal.

O problema é que usando a bicicleta como meio de transporte tanto posso fazer 500 kms mais por estrada como 500 praticamente só com areia e/ou lama o que certamente se traduz em níveis de desgaste totalmente diferentes. O ideal seria mesmo poder medir o desgaste real.
 

IceWolF

New Member
não uso nada disso...

A corrente por norma quando chega a hora de trocar dá sinais..... mas por norma é um componente que não me preocupa muito, são baratas, facilmente se troca todos os anos....
 

SeteGu

Active Member
O problema IceWolF é que se o alongamento já for muito grande pode também obrigar a trocar a cassete, os pratos da pedaleira e as roldanas do desviador porque a nova corrente (supostamente sem alongamento) não vai casar bem devido à acamamento provocado pela corrente antiga.

Trocando atempadamente supostamente evita-se o desgaste e a consequente troca de material prematuramente.
 
A minha transmissão com 1000km já não aceita a corrente nova (peso +100kg) resultado vou andar até esta corrente aguentar, e na próxima muda de transmissão vou colocar 2 correntes a rodar entre si de 250km´s em 250km´s....
 

Jocas22

Active Member
Compras uma ferramenta e acabou-se. Nao é so uma questao de kms, depende de muitomais coisa, tipo pedalada, mais forca por exemplo. Tipo terreno, corrente limpinha ou cheia de lama, areia...
 

nunokas

Member
Boas.

è como o Jocas22 disse, são demasiados os factores para ser uma ciência exacta. Em vez de te baseares nos relatos (que vão ser muitos e diferentes) baseia-te na tua experiência e faz as tuas contas ;)

Usa um medidor dos baratos só para evitar que chegue aos 0,75 e vai intercalando as correntes.

cumps
 

SeteGu

Active Member
É o que em principio irei fazer... o meu receio é apenas que os 0,75 (ou perto disso) na primeira utilização seja muito tendo em conta que irei usar aquela corrente muito mais vezes e/ou que a troca faça a outra saltar logo na 2ª ou 3ª rodada.

Haver correntes novas já com 0,5% de alongamento é que, para mim, não tem lógica nenhuma. Pelos vistos é capaz de variar de acordo com a marca/modelo da corrente. :confused:
 

mlouro

New Member
The CC-2 is 10- and 11-speed compatible. For the modern 9- and 10-speed chains, replace chain at or just before the 0.75% readings. For the 11-speed chain, replace at or just before the 0.5% reading.

SeteGu, se a marca do próprio medidor diz para trocar aos .75, não me parece que valha a pena trocar aos .25 a menos que queiras chegar às 10 correntes por cassete :)
 

SeteGu

Active Member
mlouro baseei-me no que o user Peso Pluma escreveu ao criar este tópico e pela informação presente na própria ferramenta (supostamente é melhor que as outras).

Obrigado pela informação disponibilizada pela Parktool. Ainda não tinha visto. Sendo assim o enigma está resolvido. :)

EDIT: Claro que depois nas restantes "rodadas" o alongamento vai sendo cada vez maior...
 
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