Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

oliana

Active Member
O problema é que quanto mais se alonga a vida das correntes mais sofrem os pratos que são bem mais caros no meu caso. Por isso essa ferramenta não me serve para nada por que eu mudo bem mais cedo de corrente. Gasto dinheiro nas correntes que se encontram relativamente baratas, e poupam-se os pratos e as cassetes.
Quando a cassete não aceita a corrente, normalmente á 3ª, 3000 KM mais ou menos, retiro as duas e guardo para gastar mais tarde num conjunto de pratos mais desgastados.
Mas estas trocas nunca são uma ciência exata.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá eu tenho a Park-tool. A minha transmissão tem cerca de 5000km, a K7 e pratos estão Ok.
Tenho rodado as correntes a cada 500/800km (depende da sova, se precisar de a tirar e lavar em petroleo, aproveito e rodo-a mais cedo)
Só substituo a corrente quando, como diz a ferramenta, o alongamento estiver a chegar aos 1.00. Novamente digo-vos que as correntes novas apresenta um alongamento perto dos 0.50.

com este método já foi 1 corrente à vida e actualmente tenho 2 a rodar. Uma delas está proximo do 1.00. quando a despachar vem outra nova. Não tenho tido problemas com a transmissão aceitar correntes novas.
 
Boas,

Tenho transmissão 2x10 e troquei hoje a corrente. Para saber o comprimento da mesma, usei o método prato maior e carreto maior, sem passar pelos desviador, mais 2 elos, contudo penso que o desviador ficou demasiado esticado em comparação com o que veio de origem. Há outro método a aplicar?
 

SeteGu

Active Member
Eu guio-me +/- assim:

1) Posição de descanso (para poupar a mola do desviador): Carreto e prato pequeno -> desviador +/- paralelo ao chão (se tiver mais elos o desviador sobe e a corrente vai-se tocar)


2) Carreto pequeno e prato grande -> desviador +/- perpendicular ao chão


O ideal talvez seja entre isto e ter mais um elo... mas como prefiro ter a corrente com alguma tensão (para não baloiçar tanto na buracada) prefiro assim.
 

DeathCenter

New Member
Boas, também recomendo a ferramenta da shimano, apesar de ser menos precisos são mais intuitivos e ainda mais fáceis de ver, é basicamente engatar a ferramenta nos elos e se a corrente ficar muito encostada à ferramenta então está na hora de uma corrente nova se não está muito próxima (eu diria > 1mm) então está ready to roll
 

pvasconcelos

New Member
Boas pessoal...
Eu tenho 8.500Km com uma transmissão Deore 10V (apenas com desviador traseiro XT)!!!
Nunca mudei nada, e agora vou mudar tudo!!
Limpeza e lubrificação regular a cada 1 ou 2 passeios, pedalando com sol e chuva, e em todos os tipos de terreno.
Vou agora mudar a transmissão e fazer a experiência com trocas regulares de corrente.
Vamos ver a diferença.
 
Top