Qual o melhor suplemento? (ganhar massa muscular)

poeiras

New Member
NOTA: sem querer escrevi este comentário com o login da minha cara metade. Sou o i_mendes.

iLucena said:
estas errado i_mendes... nos exercicios de longa duraçao a principal fonte energetica n sao as proteinas, mas sim oos hidratos e as gorduras! as reservas de proteina sao um ultimo recurso e se as estas a degradar para obter energia entao é pq n estas (ou a pessoa em questa) a ingerir açucares suficiente durante o treino.. pode é haver alguma perda de massa, mas isso é pq as adaptaçoes a exercicio de longa durançao assim o ditam...

Por isso digo que se deve ingerir antes e durante hidratos de carbono. As proteínas fazem mais falta depois do exercício, pois é esta que alimenta os músculos, mas referi-me mais à proteína para responder ao user, que quer 'engordar', pois todos nós sabemos que para o BTT/cilclismo os hidratos são os mais indicados, mas não podemos descurar as proteínas porque proteína é um dos blocos fundamentais dos tecidos musculares. Sem proteínas o corpo humano não seria capaz de se reparar ou construir músculos, por isso não conseguiríamos sobreviver.

"Exercício, descanso, nutrição e a utilização de gordura, hidratos de carbono e proteína são variáveis fundamentais caso o desenvolvimento muscular seja o nosso objectivo.
Ingerir proteína antes das 2 horas após o treino - ou mais cedo, se for possível - permite que se estabilize um estado anabólico pela entrega de aminoácidos essenciais e nutrientes aos músculos para reparação dos tecidos. Providenciando proteína deste modo, vai permitir que o corpo se preocupe mais com a performance do que com a "sobrevivência". Este período para a ingestão de proteína nunca pode ser falhado, se o seu objectivo principal é a musculação e o crescimento muscular.

Necessitamos de, mais ou menos, 2 gramas de proteína X cada kilo de peso corporal.

Em conjunto com o período após o treino, outro período importante para a ingestão de proteína passa-se durante o nosso sono, enquanto o corpo está em repouso. Muitos desportistas consomem proteína consistentemente ao longo do dia, mas sofrem geralmente de deficiências proteicas durante a noite. Estudos recentes indicam que os padrões de alimentação à noite viram-se para hidratos de carbono complexos e simples, tais como massas e fruta. Os hidratos de carbono não são necessariamente más escolhas, mas aumentá-los ao fim do dia talvez seja uma má escolha. A nutrição e o "timing" são tudo.

No objectivo de arrancar o nosso sistema metabólico, é melhor começar o dia com quantidades substanciais de hidratos de carbono combinadas com quantidades moderadas de proteína. Conforme o dia progride, a dieta deverá geralmente incluir uma redução de hidratos de carbono e um aumento de proteínas e fibras vegetais durante as refeições da tarde e da noite.

Testes metabólicos concluíram que a melhor altura para a reparação dos tecidos é à noite, durante o sono, os meios metabólicos distribuem mais eficientemente a proteína pelos tecidos durante o sono do que durante qualquer outra hora do dia. Se a ingestão de hidratos de carbono for reduzida antes de dormir, o corpo entrará num estado suave de hipoglicémia durante o sono, criando uma elevada resposta de utilização metabólica de gordura durante a libertação da hormona de crescimento e outros químicos e enzimas. Esta resposta é especialmente melhorada se houver actividade cardiovascular à noite."

Já agora, para ganhar peso, podes também incluir a creatina. A creatina estimula o crescimento muscular, bem como a resistência a esforços, o aumento de energia e acelera a recuperação de lesões musculares.
A creatina é um dos suplementos mais estudados, onde se provou não haver efeitos secundários com gravidade, embora não deva ser tomada por períodos prolongados.

Outra coisa... há que ter em conta a diferença entre os hidratos de carbono de absorção rápida (massa, bolos), que servem para a engorda, e os de absorção lenta (cereais integrais, legumes). Devemos comer mais dos segundos no início, para nos 'aguentarmos mais tempo'.

NOTA: sem querer escrevi este comentário com o login da minha cara metade. Sou o i_mendes.
 

andrextr

Active Member
Aquilo que eu tenho vindo a reparar é que muita gente que visita estes topicos é malta do ciclismo/btt XC-ultra-racing de competição que querem dar o máximo de rendimento a pedalar.

Eu como não sou nada adepto desta filosofia, e uso o BTT como desporto para me divertir, a minha opinião é muito de encontro com o i-lucena, e vai numa perspectiva mais naturalista. Não gosto de coisas artificiais e evito-as o mais que poder! A minha filosofia é fazer desporto em doses moderadas, não levar o corpo aos limites, fazer alguns exercícios de pesos para ganhar algum músculo, não só porque gosto de ver, mas também porque me sinto bem e gosto de fazer. É claro que para BTT de competição o musculo do peito e de braços só estorva e faz peso, até porque a única função destes é evitar que o corpo caia no guiador. Mas para quem não se interessa em chegar primeiro, essa questão não se coloca.

Depois há muitos BTTistas de domingo que como não conseguem acompanhar os amigos e se esfolam todos para o fazer, começam a tomar suplementos à espera que faça alguma coisa... Eu aconselho-vos outra coisa, troquem de amigos ou dediquem-se ao All Mountain :mrgreen: http://www.youtube.com/watch?v=VjhhWXX-ANs
 

rucaf3

New Member
iLucena said:
bom, se ha um decrescimo de força alguma coisa esta mal com o treino. o mais provavel e mais comum nestes casos é o overtraining. se o musculo n recupera n consegue fazer as adaptaçoes para um consequente aumento de força, em vez disso degrada-se e dai surgir o decrescimo de força.

Este é o ponto que queria referir, ora se o decréscimo de força acontece aqui os suplementos ajudam a ir mais além do que o simples alimento pode fazer, se necessitarmos por exemplo de 1g de vitamina C por dia (Pessoa comum) um atleta necessita pelo menos de 2g e quantos kg de laranjas ou Kiwis eram precisos comer por dia para ires buscar essa quantidade por dia ??
Num simples comprimido ou pastilha encontras 1g e o organismo sintetiza essa gr quanto que da fruta entre sintetizar e aproveitar acabava por ir buscar muito pouca coisa...
Para um treino de ganho muscular a referência de 5 ou 6 dias de treino não são certamente as mais indicadas por que facilmente se entra em overtraining por que para crescer claro precisa de descanso.

Imaginemos, eu naturalmente gosto de me superar naquilo que pratico ora, trabalho 8 ou 9h onde o corpo sai desgastado, vou para um ginásio dar forte e feio, por muito que uma dieta seja rica no que quer que seja nunca será suficiente e aqui é que entram os suplementos para ir um pouco mais além por que os culturista profissionais esses que fazem disso vida a única coisa que fazem é comer e ir para o sofá e do sofá para a cama e da cama para o ginásio aqui sim se calhar uma dieta rica no que quer que seja será mais que suficiente.
Um suplemento será sempre um suplemento e nunca será um substituto de alimento será sempre sim um complemento dai a minha relutância quando afirma que os suplementos são uma tanga e que são simples placebos, por outro lado tudo o que digo são com factos não estudados nem planeados foram todos testados por mim e em mim e não são baseados no que aprendi ou li deste ou daquele mais iluminado.

Quanto ao meu caso em especifico que referiu para que falemos por PM não será necessário pois só fiz a pergunta para ir de encontro ao que queria que respondesse :wink:

Após isto apesar do que acha reforço "NINGUÉM CRESCE NEM SUPERA PERFORMANCES SEM SUPLEMENTAÇÃO" Quando digo isto digo aquele bocadinho a mais que podemos dar... :mrgreen:
 

iLucena

New Member
certo mendes, tudo o q dizes ai é verdade, é tudo texto cientifico (a excepçao da creatina q ja la vou... :mrgreen:), mas nd disso prova a necessidade de suplementos. faz la as contas a ingestao de uma nutriçao cuidada e vais ver q n é dificil atingir os 2g/Kg de massa corporal (e este ja é um valor bastante alto...). tudo isso consegue ser atingido com nutriçao normal cuidada. tudo o que falas sobre nutriçao é perfeitamente atingivel com uma nutriçao cuidada.

mas o q os suplementos dizem nas instruçoes n é nada disso!!! dizem para tomar doses cavalares de proteina logo a seguir ao treino, doses tao grandes que ou nem sao absorvidas ou sao convertidas noutra coisa qq (normalmente gordura). para alem dos efeitos milagrosos e da via metabolica que so eles é q conhecem que é a q transforma gordura em massa muscular! :tretas: :tretas: :tretas: :tretas:

aquilo q tu dizes de n te aptecer fazer uma refeiçao e tomas um batido é uma boa forma de as vezes compensar mas refeiçoes, mas é um bom metodo para quem n tem hipotese (falta de tempo ou horarios muito apertados ou mm horarios manhosos) de tentar remediar. se é feito por preguiça, eu sei q a preguiça é a mae de todos os vicios, mas para quem quer ganhar massa muscular n ha lugar para preguiça. é q apesar de n ser muito grave, n é tao rica nutricionalmente como uma refeiçao! pelo menos metam fruta la para dentro, sempre ganham mais qq coisita.

quanto a creatina é bom enquanto estas dentro do ciclo de creatina, quando sais do ciclo perdes a retençao de liquidos no musculo e voltas ao mesmo :mrgreen: a creatina aumenta as reservas de energia no musculo e por isso talvez consigas fazer aquela ultima repetiçao que antes te custava mais, mas como o musculo é limitado pela fadiga e nao pela falta de energia eu duvido que esse aumento de reserva energetica tenha efectivamente algum efeito. talvez seja mais o efeito placebo... ja usado em desportos, esse aumento da reserva energetica pode fazer a diferença em competiçao. mas ate aqui é tudo muito discutivel, o q é certo é q os efeitos sao temporarios e so duram enquanto se esta no ciclo. acho q para alguem q queira as adaptaçoes permanentes a creatina n é soluçao...
de qq maneira a creatina é proibida em alguns paises. o problema n é a creatina ser toxica para o organismo, o problema é ela ser sintetizada em laboratorio. quanto é produzida ela vem "agarrada" a um outro composto quimico. este outro composto (ja n me lembro qual é a molecula) é extramente toxico para nos. a creatina é filtrada de modo a eliminar estes composto secundarios, mas nunca se consegue filtrar a 100% e acabas por ingerir elementos toxicos para o teu organismo. a curto prazo pode n fazer efeito, mas a longo prazo pode fazer...


andrextr said:
Aquilo que eu tenho vindo a reparar é que muita gente que visita estes topicos é malta do ciclismo/btt XC-ultra-racing de competição que querem dar o máximo de rendimento a pedalar.

Eu como não sou nada adepto desta filosofia, e uso o BTT como desporto para me divertir, a minha opinião é muito de encontro com o i-lucena, e vai numa perspectiva mais naturalista. Não gosto de coisas artificiais e evito-as o mais que poder! A minha filosofia é fazer desporto em doses moderadas, não levar o corpo aos limites, fazer alguns exercícios de pesos para ganhar algum músculo, não só porque gosto de ver, mas também porque me sinto bem e gosto de fazer. É claro que para BTT de competição o musculo do peito e de braços só estorva e faz peso, até porque a única função destes é evitar que o corpo caia no guiador. Mas para quem não se interessa em chegar primeiro, essa questão não se coloca.

Depois há muitos BTTistas de domingo que como não conseguem acompanhar os amigos e se esfolam todos para o fazer, começam a tomar suplementos à espera que faça alguma coisa... Eu aconselho-vos outra coisa, troquem de amigos ou dediquem-se ao All Mountain :mrgreen: http://www.youtube.com/watch?v=VjhhWXX-ANs

:exacto: :exacto: :exacto: :exacto: :exacto: :exacto:

elas tb gostam :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Nintuga

New Member
Boas iLucena,
Confirmo o que dizes em relação a creatina, por experiencia propria senti esse efeito, enquanto estava no ciclo realmentiram existiam ganhos, mas como a minha balança mede a percentagem de agua, pode verificar que o que realmente estava a aumentar, era essa percentagem, quando deixei de tomar tudo voltou ao mesmo. Em relação ao aumento de energia, desconfio que sera minimo, provavelmente é mais a parte psicologica a funcionar, nunca senti esse dito efeito energetico.
Em relação as refeições tambem sou obrigado a concordar contigo, o problema é que a maioria de nós por motivos pessoais ou profissionais, não tem essas ditas refeições equilibradas.
 

agirão

New Member
Claro que há aqui posts intressantes!

Mas, penso que devemos ter cuidado, pois há cursos superiores específicos e, nesta área também!

O que está a acontecer é inúmeras opiniões como se de pessoas especializadas se tratasse!

Na Educação-Física, na Medicina e na Alimentação, está a lidar-se com a saúde pública

Desculpem a intromissão mas, o que se nota é que, de um momento para o outro, há muita gente a frequentar ginásios e a demonstrar conhecimentos vários!

Não levem a mal a minha inquietação!
 

i_mendes

New Member
É claro que todo este blá blá é relativo. Tudo depende do organismo de cada pessoa. Eu não tomo nenhum desses suplementos (creatina, etc.). Já nem proteína tomo, e só a tomava aos fins de semana quando fazia passeios longos.

Actualmente, a única coisa que tomo é um suplemento vitamínico (tipo centrum) e uma bebida isotónica quando ando de bike.

Escrevi aquilo tudo apenas para responder ao criador deste tópico. Toda aquela informação está disponível em milhares de sites na net. É só pesquisar.

Se uma pessoa quer de facto ganhar massa muscular, tem de fazer muita coisa (proteína, hidratos, creatina, l-glutamina, fixadores de proteína, etc., e muito ginásio). Tudo isto tem riscos. Aconselho a comer várias vezes ao dia, descansar bem, fazer exercício, e muito importante: quando acabar o treino/prova comer sempre meia hora depois, para que o corpo consiga repor tudo o que se gastou sem necessidade de ir às reservas, e por vezes, além disso.

Se tiveres um bom metabolismo podes comer o que quiseres que mal ganhas peso. Como disse, tudo é relativo.

O objectivo deste tópico não é o ganho de rendimento na bike, e sim ganhar massa muscular, daí o teor da minha resposta ser em função disso e não em função do rendimento da pedalada.
 

agirão

New Member
i-mendes

Eu percebo que os Companheiros que aqui escrevem são gente bem informada ( e bem formada ). É pessoal que sabe o que faz. Só que me custa um bocado, pelo mal que faz, alguns " atletas " a crescer que nem desalmados! Esses sim, preocupam-me.
Se necessitarem de um site que trabalha com suplementos devidamente verificados por um laboratório internacional de controlo de doping, posso informar por MP, pois não sei funcionar com links.

Boas pedaladas, Amigos!
 

agirão

New Member
RoKKy

Eu também concordo com o i-mendes. Claro que é uma Pessoa sensata e conhecedora. Isso é indiscutível. A minha observação dirige-se a pessoas que, até nem costumam fazer outro desporto a não ser ferro. Aqui (no ferro) fazem-se disparates enormes.
No ginásio que possuo há 15 anos tento ( e há ) cuidado com exageros. E, por ter já visro as coisas mais mirabolantes é que tenho esses receios!

Um Abraço e não fiquem zangados comigo! Só tento ajudar esta malta mais nova e que eu vejo que tem muito nível!

Força Mendes, RoKKy e restante pessoal!
 

iLucena

New Member
pois agirao, é q eu tb vejo mta coisa mirabolante nos ginasios. e sim, ha uma diferença entre treinar e puxar ferro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

percebo a tua preocupaçao, e eu tb me preocupo com os mitos q as pessoas criam na cabeça. por isso é q tento apenas dismistificar algumas coisas. tb espero q ng me leve a mal, n estou a crucificar ng nem a criticar.. tento apenas alertar para algumas coisas.

o que eu n concordo é com esta frase...

i_mendes said:
Se uma pessoa quer de facto ganhar massa muscular, tem de fazer muita coisa (proteína, hidratos, creatina, l-glutamina, fixadores de proteína, etc., e muito ginásio). Tudo isto tem riscos.

acho muito sinceramente que esta é uma mentalidade errada e que foi criada nos ginasios e pelas pessoas e empresas que vendem esses productos. n é crime toma-los e n é uma questao de extremismos é apenas a libertaçao de certos mitos...
 

i_mendes

New Member
Quando escrevi essa frase foi mesmo a pensar no extremismo. Massa muscular do tipo Silvester Stallone e Companhia. Só com esses suplementos (e mais alguns muito duvidosos), se pode chegar a essa fase.

É claro que criador deste tópico não quer esse exagero (acho eu).

Assim, o melhor mesmo é consultar um nutricionista. Ele, melhor que ninguém, poderá elaborar um plano para o ganho de alguma gordura extra, para depois trabalhá-la da melhor maneira possível.

Não acho que os suplementos (proteínas e hidratos, e apenas estes), sejam indispensáveis para ganhar alguma massa muscular, mas ajudam um pouco. Quanto aos restantes (creatina, óxido nítrico, e companhia limitada), esses sim, fazem mais mal que bem e não os aconselho a ninguém.

Aconselho sim, umas boas pedaladas a todos.
 

andrextr

Active Member
No meio desta conversa toda, 20€ num par de halteres, exercitar os musculos 2-4 vezes por semana, comidinha portuguesa tradicional mas cortar um pouco nas gorduras, persistência e força de vontade para manter este habito, não é preciso mais para se ficar no ponto sem ter que ficar igual ao Rambo. :wink:

E cuidado com os esteroides, fazem recolher os testiculos como se pode ver aqui: http://www.vseosportu.unas.cz/coleman.jpg eheh FAIL :mrgreen:
 

agirão

New Member
Já percebi que estou perante pessoas que me dão prazer em conhecer! Estamos todos no mesmo barco!

O jovem André, já conhecia! Tem nível! Muito nível..!! Nota-se que sabe o que diz..!!

O Mendes, o Ruca, o Rokky, pertencem ao género de pessoas que eu gosto de ouvir e, admito, com quem aprendo! Gente mais nova do que eu, com acesso a outro tipo de informação e, com os pés bem assentes no chão!

Vou continuar a ler e a participar neste tópico! É muito interessante e...necessário!

Força, Amigos!
 

rucaf3

New Member
Se fosse eu que quisesse aumentar massa muscular o que faria e tomaria ??

Faria ginásio 3 vezes na semana centrado no 2 grupos musculares maiores (pernas e costas) de modo a subir de peso o mais depressa possível, poucas repetições e cargas grandes até á quebra e sem ajuda durante 4 a 6 semanas só então pensaria nos grupos musculares pequenos.

Meia hora antes do treino 3 gr de creatina, durante bebida rica em hidrato de carbono, no fim do treino a primeira hora como todos sabem é importantíssima daí um bom batido de proteína Whey, recomendo de marca americana ou alemã por que estas quando dizem num rótolo 0% de gordura é 0% de gordura por que se dissesse 0% de gordura e se num laboratório ao fazer uma análise se descobrisse 0,0001% de gordura matavam na hora o produto.
Ao deitar ZMA para uma recuperação mais rápida, isto é o que eu faria... Se dá resultado ??? Dá e muito... Estou a falar em mim...

Quanto á Creatina, se só dá água ou não isso desconheço o que sei é que não é de agora que se utiliza a mesma pois na Grécia antiga os desportistas olímpicos já comiam muita carne pois sabiam que ao aumentar a ingestão da mesma ,mais força tinham e essa mesma força vinha da Creatina, se essa força é instantânea ou não também desconheço mas sei que tbm queima toda com o treino dai a toma ser feita somente antes do treino e não 3 ou 4 vezes ao dia...

Proteina Whey não passa somente de soro de leite não sei qual é o medo da sua toma a nivel de rins ou figado por que em tomas normais nada acontece nem se engorda como por ai se fala e ocasionalmente se houver excesso da mesma se não ficar nos rins sai pela urina.

Não percebo quando dizem "treinar, não puxar ferro" se chamam "puxar ferro" quando se faz cargas elevadas mas sabendo o que se faz então ai eu "puxava ferro", agora se chamam "puxar ferro" desalmadamente quando não sabem o que fazem só para mostrar a outros, então aí chamaria de estupidez e não "puxar ferro",
por que já quando eu fazia sessões de perna em que fazia prensa com 340kg em que tinha parte do pessoal a ver isso só me desconcentrava e não me dava alento nem vaidade, dai eu sempre preferir os velhos ginásios do "ferro" e não os da "toalhinha" que nem se pode gritar nem nada :mrgreen:

Bem como o Off topic já vai grande fico-me por aqui... Ainda abrimos é um tópico para se discutir estes assuntos ... Sei é k o Paulo_Gt ainda não se pronunciou, ou assustou-se com tanto suplemento ??? :mrgreen:

Agora ditem a vossa sentença sff...
 

iLucena

New Member
rucaf3 said:
Proteina Whey não passa somente de soro de leite não sei qual é o medo da sua toma a nivel de rins ou figado por que em tomas normais nada acontece nem se engorda como por ai se fala e ocasionalmente se houver excesso da mesma se não ficar nos rins sai pela urina.

o problema é exactamente quando dizes n saber qual é medo... em tomas normais mais a alimentaçao não é dificil chegar a valores muito elevados de ingestao de proteina ( e seguindo os valores de toma recomendados pelos fabricantes n é nada dificil). e ao contrario do que dizes, se tiveres proteina a sair pela urina, é bom que consultes rapidamente um urologista...o excesso de proteina n sai pela urina, é convertido em gordura!
 

andrextr

Active Member
O excesso de proteína saí na urina na forma de ureia, após a oxidação dos respectivos aminoácidos. A presença de proteína (em niveis altos) na urina é outra coisa e significa que os rins foram "com os porcos". :wink:
 

rucaf3

New Member
Suplementos Alimentares Para Desporto


Os Suplementos Alimentares surgiram com o objetivo principal de suprir as deficiências alimentares nas dietas de atletas de alto nível, visto que estes obtinham um substancial avanço nos seus resultados quando além de uma dieta balanceada se valiam de tais suplementos para suprir carências específicas da dieta. O avanço de tais suplementos foi permitindo uma optimização nos resultados e performance dos atletas, uma vez que os suplementos proporcionavam uma recuperação muscular mais rápida, crescimento e fortalecimento muscular e promoção do bem geral do organismo, permitindo treinos mais longos, intensos e conseqüentemente melhor aproveitamento e melhora nos resultados obtidos nas competições. Uma vez que os atletas pioneiros no uso de suplementos passaram a se distanciar dos demais na obtenção de resultados e vitórias, ficando comprovado que uma dieta balanceada e ricamente suplementada poderia ser a diferença entre ser o campeão ou o segundo colocado, a conscientização dos demais atletas de que deveriam fazer o mesmo, levaria o desporto e a performance atlética a um nível diferenciado. A percepção de que a conduta nutricional de um atleta era tão ou mais importante que sua dedicação aos treinos, pois os seus requerimentos nutricionais eram diferentes, trouxe uma aproximação científica para dentro da área desportiva, e logo a suplementação desportiva crescia lado a lado com o desporto, tornando-se vital para atletas sérios e de alto nível. O fator suplemento nutricional tornava-se a base sobre qual estava apoiada à optimização e performance dos atletas e em conseqüência do desporto.

Mas com o passar dos anos, o homem foi sendo submetido a um ritmo cada vez mais agitado de vida e o stress e o sedentarismo tomou conta da sociedade. Aliado a isso, os níveis de poluição altíssimos e o empobrecimento do solo do planeta traziam alimentos empobrecidos nutricionalmente para o consumo, além da dificuldade de encontrar tempo livre para fazer refeições balanceadas e saudáveis devido aos excessivos compromissos do dia-a dia, obrigando as pessoas ao consumo de produtos altamente processados e fast-foods (extremamente baixos nutricionalmente e nocivos a saúde pelos altos teores de gorduras saturadas, colesterol, açucares refinado e ausência de fibras, vitaminas e minerais), agravando a saúde e o nível de vida da população. Devido a tudo isso se viu no suplemento alimentar uma oportunidade de remediar este quadro pois ele era capaz de suprir carências protéicas, vitamínicas, minerais, carbohidratos com precisão milimétrica em doses pré-ajustadas de forma saudável, balanceada e acima de tudo, muita prática. E devido ao facto de até mesmo os alimentos naturais estarem empobrecidos nutricionalmente e recheados de agrotóxicos, até mesmo aqueles que conseguiam realizar uma dieta balanceada e natural, viram no suplemento uma forma de suprir suas necessidades. Logo, o suplemento hoje é universal e multidirecionado, indicado a todas as pessoas que estejam preocupadas em manter uma alimentação saudável e balanceada.

É preciso que se mude o hábito de associar suplemento alimentar a massa muscular, (Suplementos Musculação), pois hoje ele é muito mais que isso: é fonte de saúde, energia e vitalidade. Independente do facto de criar músculos é primordial que se entenda que hoje, o suplemento ajuda não só o atleta, mas o idoso, o enfermo, a criança ou adolescente ou só aquele que quer Ter um estilo saudável de vida e entrar em forma. O suplemento é uma ferramenta preciosa na guerra diária pela manutenção de uma dieta balanceada e um conseqüente estilo de vida saudável.

Para compreendermos melhor o funcionamento dos suplementos é necessário não só sabermos do que ele é constituído, mas principalmente, as funções dos seus principais componentes.

MACRONUTRIENTES

PROTEÍNAS: São constituídas por uma seqüência de aminoácidos interligados por ligações peptídicas. Cada proteína possui um perfil de aminoácidos característico (maior ou menor quantidade deste ou daquele aminoácido) e é este perfil que determina as potencialidades da proteína: tempo de absorção, bioavaliabilidade (capacidade de ser absorvida), anabolismo (capacidade de reparar e construir músculo), anticatabolismo (capacidade de manter a massa muscular adquirida), etc. A proteína é o nutriente mais importante na reparação e construção muscular, uma vez que é dos seus aminoácidos que o corpo se utiliza para realizar a reparação dos tecidos degradados nos exercícios bem como dos demais tecidos do corpo (pele, órgãos internos, etc.), além de ter importante auxílio no fortalecimento do sistema imunológico. Por ser o único macronutriente sem forma de acúmulo para pronto uso no corpo humano, é necessária sua ingestão a cada 3 horas em quantidades de 20-40g para permitir uma reparação constante da musculatura e dos tecidos (uma vez que esta é quantidade máxima que o corpo humano pode absorver neste intervalo de tempo-acima disso o excesso é excretado ou transformado em gordura corporal), proporcionando um fluxo contínuo de aminoácidos na circulação e evitando o temível catabolismo muscular (fenômeno observado quando da não ingestão constante de proteína - o organismo como forma de defesa, para garantir a reparação muscular, retira aminoácidos da própria musculatura para reparar os tecidos que estão degradados, causando isto sempre um déficit muscular e assim impedindo que o músculo se fortaleça e cresça.).

A qualidade das proteínas e suas indicações, como visto, têm relação direta com seu perfil de aminoácidos. Vamos fazer um relato das mais utilizadas nos suplementos:

WHEY PROTEIN: É considerada a mais pura e de maior bioavaliabilidade existente. Seu perfil de aminoácidos é rico em BCAA (L-valina, L-isoleucina, L-leucina - são os três aminoácidos mais requisitados na regeneração muscular e também os três mais sacrificados em caso de catabolismo, sendo extremamente importantes tanto anabólica quanto anticatabolicamente e devem estar sempre bem supridos no corpo) e Glutamina (simplesmente o aminoácido que necessitamos em mais abundancia no corpo uma vez que está relacionado com todos os fatores ligados ao anabolismo e anticatabolismo, bem como do perfeito funcionamento de diversos processos do corpo. Para se ter uma idéia de sua importância, apesar de não ser considerado essencial - pois o corpo o fabrica - ganhou o rótulo de condicionalmente essencial, uma vez provada que a quantidade fabricada não é suficiente e sua suplementação é necessária), o que a torna altamente anabólica e anticatabólica, com propriedades únicas e sem dúvida a melhor proteína que se possa fazer uso. Seu tempo de absorção é curto (em torno de 1 hora) sendo altamente indicada para o momento de pós-treino, proporcionando uma reposição rápida e de qualidade de aminoácidos aos tecidos danificados, iniciando prontamente a reparação muscular. Além disso, seus poderes medicinais e de suas frações peptídicas se tornaram famosas no meio médico e científico, principalmente em casos de queimaduras graves, fortalecimento do sistema imunológico e câncer entre outras doenças. Pode se apresentar sob diversas formas, cada qual com características como tempo de absorção, bioavaliabilidade, perfil de aminoácidos, forma de fabricação, próprias e diferenciadas: concentrada, isolada, hidrolizada, microfiltrada, pré-digerida, por troca iônica, etc.

ALBUMINA: Proteína de maior bioavaliabilidade depois da whey é obtida através da clara do ovo, em um processo caro e cuidadoso. Ao contrário do que se pensa, a fabricação da albumina requer bem mais do que simplesmente desidratar a clara do ovo, uma vez que este processo de desidratação precisa respeitar certas normas de temperatura, visto que a proteína pode ser sensível a temperaturas elevadas e acabar sendo desnaturada, sendo necessário para isso ser utilizado um maquinário caro e mão-de-obra específica e de qualidade. Se isso não for respeitado, o produto final não passará de clara de ovo desidratada sem a presença alguma da albumina (o que talvez justifique a proliferação de tais produtos no mercado nacional, uma vez que este tipo de processo de só desidratar a clara do ovo é simples e barato). A albumina tem absorção bem mais lenta (2-3 horas), sendo indicada em casos que se necessite uma absorção mais lenta e gradual de proteína para manter um fluxo constante de aminoácidos.

CASEINATO: Extraída do leite, esta proteína por muito tempo acreditava-se ser inferior ás outras, mas por ser especialmente rica em glutamina, e Ter um longo tempo de absorção (3-4 horas), possui propriedades anticatabólicas únicas.

Acredita-se que quando adicionada a Whey em doses certas, forme com esta a melhor e mais absorvível proteína que se possa consumir.

PROTEÍNA ISOLADA DA SOJA: Muito se pensou, também, que era inútil, mas quando combinada às outras proteínas, mostrou-se altamente anticatabólica devido á presença maciça de BCAA, Glutamina e Arginina. Além disso, é de fácil digestão e rica em isoflavonas, fitoquímicos que promovem saúde geral, pois tem a capacidade de decrescer os níveis de mau colesterol e triglicerídeos.Também rica em lecitina, um emulsificante natural de gordura. Fonte de cholina, que contém fosfatidilcholina e fosfatidilserina, capazes de assistir no crescimento muscular por suprimir o catabólico hormônio cortisol e na construção das membranas celulares, principalmente do fígado, ajudando a combater doenças do mesmo.

CARBOHIDRATOS: Os carbohidratos são a fonte principal de energia do corpo humano que é capaz de armazená-lo nos músculos e no fígado sob a forma de glicogênio. Por isso é importante que tenhamos sempre os músculos glicogenados para realizar uma atividade física, pois, a Segunda alternativa de combustível que o corpo se vale na falta do glicogênio é a massa muscular magra e, só depois, da gordura corporal. Mas o carbohidrato em excesso pode virar gordura corporal se não for absorvido como glicogênio. Mas qual é a dose ideal? Muitos factores influenciam nisso. O tipo de carbohidrato consumido é um deles: complexo ou simples. Carbohidratos complexos são aqueles que possuem longas seqüências de moléculas de átomos de carbono e hidrogênio ligados entre si e por isso são digeridos mais lentamente, promovendo uma libertação mais gradual de energia e permitindo uma assimilação mais eficaz de glicogênio, tendendo menos ao acúmulo de gordura e mais ao de glicogênio. Carbohidratos simples são formados por 2 ou 3 moléculas de C e H ligadas e por isso sua digestão é rápida, não permitindo muitas vezes que o organismo absorva tamanha quantidade em tão pouco tempo, tendendo ao extra não assimilado o destino de virar gordura corporal. Outro factor é o chamado índice glicêmico do carbohidrato. Este índice está diretamente relacionado ao impacto que cada carbohidrato exerce no hormônio insulina ao ser ingerido (uma vez que este hormônio regula a taxa de açúcar no sangue, sendo interessante manter esta taxa sob controle, sem grandes variações -carbohidratos simples elevam rapidamente a insulina provocando variações bruscas na taxa de açúcar, tendendo ao acúmulo de gordura, vontade de comer doce, descontrole emocional e uma série de outros factores negativos para uma dieta. Carbohidratos complexos por sua vez tem o efeito inverso: elevam lentamente a insulina mantendo a taxa de açúcar estável, permitindo um maior controle sobre a fome.). Excluindo-se o fator pós-treino de musculação, onde um alto nível de libetração de insulina é desejado (uma vez que a insulina forca a absorção de mais glicogênio e aminoácidos pelas células), por estar o organismo apto a absorver rapidamente grandes quantidades de aminoácidos e glicogênio devido á necessidade de reparação rápida da musculatura e reposição rápida de glicogênio muscular, não é aconselhável manter ao longo do dia altas e bruscas variações de insulina sendo interessante mantê-la o mais estabilizado possível. Pois assim mantém-se a taxa de açúcar do sangue estável, alem do apetite sob controle evitando o acúmulo de gordura. Os carbohidratos simples possuem maior índice glicêmico (IG), os complexos maiores IG em uma tabela com valores pré-determinados onde a sacarose é o valor máximo de 100 e a gordura o mínimo de zero. Quanto menos industrializado o carbo, menor seu índice glicêmico devido á presença maior de fibras. Assim o arroz integral tem menor IG que o arroz branco e por sua vez causa menor variação de insulina, mantendo a taxa de açúcar mais estável e tendendo menos seu carbohidrato a virar gordura e mantendo uma sensação de saciedade maior (uma vez que suas fibras além de manterem estável a taxa de açúcar, ocupam maior volume no trato digestivo.). Então se aconselha ao longo do dia um consumo de pequenas refeições mais freqüentes de carbos com o menor IG possível e pós-treino de musculação o consumo de carbos de alto IG (simples-frutas, dextrose ou complexos-maltodextrina), criando uma possibilidade de maiores acúmulos de glicogênio, menores acúmulos de gordura e otimizando a recuperação muscular.O carbo deve ser também evitado antes de dormir pois além de virar gordura irá influir negativamente na secreção natural do hormônio de crescimento (GH) que ocorre durante o sono e é vital para não só a recuperação muscular mas para o funcionamento de todo corpo. LIPÍDEOS: Os lipídos (ou gorduras como são conhecidos) famosos por seus poderes maléficos a nível tanto de saúde quanto estéticos podem ser divididos em saturados, monoinsaturados e polinsaturados. Mas o que poucos sabem é que nós de facto, necessitamos de uma certa quantidade diária deles em nossa dieta. As gorduras saturadas devem ser totalmente evitadas: elas são as principais causadoras dos nefastos malefícios á saúde pelos quais as gorduras são conhecidas: doenças coronárias, obesidade, colesterol ruim elevado, triglicerídeos elevados no sangue, hipertensão arterial, entre outras. Presente em grandes quantidades em certos tipos de óleos e manteigas, carnes gordas, embutidos e demais alimentos provenientes de carnes de animais.

As monoinsaturadas não apresentam muitos malefícios comparadas ás saturadas, geralmente seu consumo sendo um pouco menos restrito, pois necessitamos de uma quantidade mínima na dieta.

As polinsaturadas são chamadas de gorduras essenciais, uma vez que o Ômega-3 e Ômega-6 são gorduras envolvidas diretamente na composição das membranas celulares, funções metabólicas importantíssimas, suporte ao sistema imunológico, produção de certos hormônios como a testosterona, além de, em dietas restritas de carboidratos, serem capazes de estimular a queima de gordura corporal estimulando o metabolismo a utilizar gordura como fonte de energia. Seu consumo é necessário e sua suplementação importante. Peixes como o salmão e o atum são ricos neste tipo de gordura, bem como certas frutas oleaginosas. Se você não consome de 1 á 3 vezes por semana estes alimentos é interessante suplementar sua dieta com óleo de prímula ou óleo de peixe ou utilizar na preparação de seus alimentos óleos como de oliva extra virgem ou canola.

MICRONUTRIENTES

VITAMINAS E MINERAIS: Na questão que envolve as vitaminas e minerais, por hora basta dizer que depois da proteína este seja talvez o grupo de nutrientes dos quais a maior parte das pessoas necessita suplementar, uma vez que são os mais sujeitos a deficiências numa dieta, por falta de sua presença nos alimentos naturais ou por falta de consumo destes (além de se perderem facilmente no preparo dos alimentos, pois são muito sensíveis). Sua importância é tamanha uma vez que as vitaminas e minerais intermediam todas as reações e funções químicas e metabólicas que ocorrem no corpo humano. Sem eles nada acontece, nem mesmo a proteína pode ser absorvida ou a testosterona pode ser formada.


Numa pequena pesquisa que fiz não encontrei malefícios alguns em relação á toma de proteína Whey nem são conhecidos algum caso de overdose de proteina mas claro sobredosagens provavelmente haverá consequências ...
 

agirão

New Member
Bom post..!!

Concordo com a utilização de suplementos, mas de qualidade e com orientação superior.

O Whoey ( ou Whey ) deve ser tomado após o treino ( e com sumo de uva. Há em qualquer hipermercado a 50 / 60 cêntimos ). Por razões enzimáticas, a assimilação é potenciada em cerca de 300 %.

SUPLEMENTOS..!! SÓ DE BASTANTE QUALIDADE..!! INFORMEM-SE NOS LOCAIS CERTOS..!!
 
Top