Qual o gps mais apropriado para btt

Boas novamente.
Ja comprei a um amigo e fiz um grande negocio bryton rider 50 por 100 € com sensor de cadencia velociadade e fita cardio praticamente sem uso impec mesmo.
Que vos parece ?
Bom negocio?
Obrigado
 
R

ruysilva

Guest
Bryton 50 rider - tenho um igual há dois anos, custou novo 300€, é uma maquina, por esse preço fizeste um excelente negocio. nunca me deu problemas e é muito certinho a seguir tracks, a bateria dura muito tempo, desde que bem tratada.
 
ontem mandei um email há bryton a perguntar como fazia para atualizar o meus mapas.
hoje obtive uma resposta ao qual não contava.
mandaram me um link para sacar os mapas da europa atualizado e com uma chave de ativação.

fantástico
 
Bom dia pessoal,

Ando a procura do meu primeiro Gps para bike. Queria algo que para alem das informações genericas que quase todos tem, fora o altimetro e inclinometro que já só alguns usam, e gosto de ter, gostaria tambem que desse para aceitar rotas para depois as seguir. Claro que um edge 705/800 seria ideal, mas acima do meu orçamento. Ando a ver os Edge 305, o que acham?
 
Não consta em lado nenhum do forum e deve ser por algum motivo, mas com a evolução tecnológica de hoje, custa-me acreditar:
Não existe forma de usar os telemóveis Android (possivelmente iOS) para importar trajectos (tipo GPX ou outro formato mais adequado) e, quando selecionados por uma app, ele faz a leitura e indica, curva a curva (estilo GPS mesmo) o caminho que nós escolhemos? Sei que alguns Garmin fazem isso. Salvo erro, o 500 já tem isso incorporado, ainda que sejam uns beeps.
 

SeteGu

Active Member
Eu faço isso gsilvapt, ou seja, sim... é possível. Mas um GPS é sempre melhor porque tem mais luminosidade de ecran (com sol, por vezes, não se vê muito bem o ecran) e pela maior autonomia.

Usar o telemóvel é a opção mais em conta. Eu consigo usar o meu cerca de 4h30 com a luminosidade no máximo e dá para desenrascar bem.
 
Eu uso GPS para não comprometer a autonomia do telemovel.

O GPS dura-me 25h. O telemovel, com GPS nunca vai durar mais de 5h. Há oportunidade de carregar o telemovel nas pernoitas?
E se houver algum stress, tipo cair e partir a perna e se ficarem sem bateria do telemovel porque a gastaram com a navegação?

E os argumentos da luminosidade e por aí a fora, além de que os gps's outdoor são mais robustos q os telemoveis.

Uso um etrex20
 

SeteGu

Active Member
Eu por acaso tenho um daqueles tlm que só servem para ligar e mandar sms... posso-o também levar comigo.

Se demorar mais que o previsto, provavelmente, terei de encurtar a volta. Ainda assim 4:30 ainda é algum tempo... e isto estando sempre ligado e com a luminosidade no máximo o que nem sempre é necessário. Posso ligar o ecran rapidamente e apenas quando for preciso dando apenas dois toques no mesmo. E uso-o com uma "armadura" protetora e à prova de água.

Não estou a dizer que é melhor que um GPS porque obviamente não será... mas fica muito mais em conta e (a meu ver) até dá para desenrascar bem.
 
Boa tarde,

Estava a pensar em comprar o GPS Garmin Dakota 10 que vi por 150€, alguém me sabe ajudar se faço uma boa compra e se o GPS é bom para dar voltas de bicicleta? é que fiz um passei o FDS passado e andei um pouco perdida no meio dos campos......
 
Dakota 10 por 150€ é caro. O Dakota 20 que é melhor arranjas por 139€ e ainda sobra dinheiro para o suporte de bicicleta.

Se quiseres posso-te mandar o link por MP da loja onde comprei o meu.
 
A m€r7$ toda dos GPS é que, para além de serem estupidamente caros e em nada se justifica semelhante preço, ainda têm a questão da atualização dos mapas que, sinceramente, custam-me a engolir porque maior parte são "pescados" dos serviços gratuitos. De facto, usar o telemóvel como GPS tem muitos "senãos", especialmente quando considerarmos que podemos cair e vai tudo junto.
Inicialmente achei que não era possível sobretudo porque os mapas da Google não são geo-referênciados (creio que se diz/escreve assim), tornando inútil para andar no monte. Em estrada "okay", e não é okay porque o motor procura o caminho mais rápido, sempre. Eles estão a ponderar lançar a vertente bicicleta, mas creio que isso esteja em desenvolvimento.

O Dakota também precisa de actualização anual dos mapas, correcto? De qualquer das formas, envia-me o link por pm, pf, @DaProfezzur. Curiosidade minha: Isso tem indicação curva-a-curva?

Grato pelas vossas respostas :)
 
gsilvapt, eu comprei um Dakota 20 e não me arrependo nada. Quanto aos mapas, consegues gratuitos facilmente... Até os podes fazer à tua "medida", escolhendo as área q realmente te interessa!
 
Não confundas GPSs que se usam no carro e aqueles que são usados para desporto, os de carro é que são estupidamente caros e têm o problema dos mapas.

Os de desporto são mapas topográficos e têm muito mais pormenor dos que os de carro. Claro que se surgirem autoestradas novas não vais ter essa actualização logo, mas também não vais andar de bicicleta numa.

A navegação do dakota tem duas componentes: a primeira é para navegar até um ponto, onde ele te indica o caminho que deves tomar para chegar a certo sítio com avisos sonoros para te alertar quando deves virar (não há cá nada de vozinhas a dizer para saíres na saída), a segunda é para seguir um track que tenhas arranjado (ficheiro GPX de uma maratona, por exemplo), onde te vai aparecer uma linha no mapa que deves seguir. Neste último caso não há avisos e tens de ir controlando ao longo do trajecto se estás no caminho certo.

Quanto a actualizações, os mapas que estão no GPS estão em formato ISO e pesquisando pela net é fácil encontrar mapas de vários países e no site da topolusitania encontras o de Portugal.

Se tiveres facebook junta-te ao grupo dos Metralhas BTT que eles costumam lá publicar atualizações para o mapa de Portugal da garmin.

Mais um pormenor, podes ter vários mapas de Portugal no GPS (topográfico e das estradas) o que ele faz é sobrepõe no visor o que ele tiver carregado. Nos menus podes activar e desactivar os mapas.