Quais os melhores pneus tubeless para hard-btt?

#1
Pessoal preciso de uma ajudinha!

Não sei que pneus tubeless hei-de comprar. Preciso de uns que me dêm mais estabilidade em descidas e tracção em subidas, lama e areia! Os meus actuais são mais vocacionados p estrada e estradões!

Digam que aconselham!

THNKX
 
#2
Isso é uma pergunta muito pessoal, porque o que é mau para mim(ex: hutchinson) pode não ser para ti!

Mas se usas discos podes usar até 2.1 +/-(depende das marcas) podes usar mais mas depois a lama ACUSA :lol: .

uNS PNEUS QUE ADORO são sem duvida alguma os Continental EXPLORER (ou os vertical, têm um desenho identico os 2).
Também tenho os IRC mITHOS XC que são excelentes em tracção e controlo.
Os schwalbe black jack, são uns pneus muito polivalentes (estrada e BTT) pois têm um desenho que permite uma excelente tracção e um baixo atrito a rolar em estrada. Já os Jimmy são somente aconselhados para BTT por terem uma borracha muito macia o que permite uma excelente Tracção em qualquer tipo de terreno. (tens a opção, big jimmy, jimmy, skinny jimmy)

abraços

peso-pluma
 
#3
Boas

Tens toda a razão Peso-Pluma, pois o k é bom p ti pode n ser p mim, mas neste caso como n tenho gnd conhecimento confio nakilo q m dizes!

Agora entre os 3 que me indicaste vou provavelmente optar por um deles, numa medida n superior a 2.1 com toda a certeza, senão passo a andar de tractor :).

Obrigado pela ajuda.

Abraço.
 
#4
ZR pedes sol na eira e chuva no nabal, mas os fabricantes andam a tratar disso cada vez melhor...

Um peneu k funcione bem na areia e na lama é uma utopia, se ainda para mais kiseres um pneu k aumente a estabilidade a descer, e tracção a subir então procuras o Santo Graal.

As caracteristicas de um pneu para funcionar bem em lama ñ se podem juntar no mesmo pneu k funcione em areia, se na lama keremos tacos profundos, e pneu estreito, na areia precisas de um pneu largo com pouca pressão, e as mesmas caracteristicas são necessárias para conseguir um aumento de tracção e estabilidade kd o terreno empina, portanto o segredo está em sacrificar outros aspectos: A durabilidadel eu tenho um set de pneus Skiny Jimmy, da Schwalbe, eram teoricamente os pneus capazes de melhor funcionar em todas esssas circunstancias, ou os jimmy, mas verifiquei entretanto que akilo k parece por vezes ñ é, devido à existencia de um composto de borracha demasiado macio apenas aproveitei os pneus ao seu melhor nus curtissimos 500 ou 600 Km, depois disso os pneus ainda k aparentemente capazes tornaram-se altamente ineficazes.

Agora, e por falta dos meus amados Geax Blade 200, optei por montar um par de Kenda Blue Groove, com liquido selante, ñ são tubeless, no entanto tenho um par de pneus com 510 Gr cada, a funcionar como tubless, e com um excelente compromisso de utilização, ainda bem k ñ consegui arranjar os Blade 200!

No caso dos Hutchinson, a duração é tb um aspecto negativo, os continental são interessantes, mas em lama são pouco eficazes.

No caso dos Irc, faz muito tempo k ñ uso pneus dessa marca mas nos tempos que correm os serac xc são muito mais procurados e queridos k os mitos, se o mitos continua como akeles k eu usei faz uns bons 5 ou 6 anos então nem aconselho a experimentar, pareciam feitos de plastico como o da Cheng Chin, vulgarmente conhecida como Maxxis, ou CST.
 
#5
marioconde said:
No caso dos Irc, faz muito tempo k ñ uso pneus dessa marca mas nos tempos que correm os serac xc são muito mais procurados e queridos k os mitos, se o mitos continua como akeles k eu usei faz uns bons 5 ou 6 anos então nem aconselho a experimentar, pareciam feitos de plastico como o da Cheng Chin, vulgarmente conhecida como Maxxis, ou CST.
Não vou discordar por não saber quais os Mythos que falas, mas Mythos existem MUITOS.

So posso dizer MUITO BEM dos meus Mithos, que mesmo gastos continuam com uma aderencia espectacular!.

abraços

peso-pluma
 
#6
optei por montar um par de Kenda Blue Groove, com liquido selante, ñ são tubeless, no entanto tenho um par de pneus com 510 Gr cada, a funcionar como tubless, e com um excelente compromisso de utilização
Mais uma vez, um conselho GRÁTIS: Não façam isso. POR FAVOR!!

Os pneus tubeless não são mais pesados só porque os fabricantes nos querem complicar a vida.
Todo o processo de fabrico e materiais utilizados são diferentes.
Eu vi com os meus próprios olhos um amigo ir com a cara ao chão e arruinar uma jante
(Crossmax SL) quando numa curva a descer pelos calhaus, o pneu (não tubeless) saiu da jante :shock:
Não foi nada bonito. Não ponham em risco a vossa segurança por causa de 100 ou 150 gramas.

Agora venham dizer: "Eu já uso esse sistema há não-sei-quanto-tempo e nunca tive problemas"
É até um dia meus amigos, até um dia. Espero que tenham sempre sorte.

Mas cada um....
 
#7
Boas

Peço desculpa pela ignorancia mas só agora, pelo relato do Superbiker, percebo a mais valia dos tubeless!

Eu até já tinha achado estranho como certos pneus são tão fáceis de encaixar nas jantes (e provavelmente de desencaixar!), juntando ao facto do ludos me ter dito que p colocar uns tubeless na jante são precisas 2 pessoas, vejo q é bem capaz e valer a pena, acreditando tb que os tubeless, apesar de mais pesados, sejam bem mais resistentes!

Agora, será só essa a mais-valia dos tubeless? Que mais vantagens terão?

Superbiker, n chegaste a dizer em que recai a tua escolha de pneus tubeless, como esta no tópico?!


Abraços
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#8
ZR said:
juntando ao facto do ludos me ter dito que p colocar uns tubeless na jante são precisas 2 pessoas
Calma, cada caso é uma caso, foram precisos 2 gajos, e molhar o ar com seal, no meu caso, para porem o IRC Mythos XC O2 que tenho na roda da frente, já o Larsen TT que tenho na roda de trás meti eu, embora com algum esforço, mas meti.

O Superbiker não quis dizer que Pneus non-tubless em jantes tubless dão barraca (acho eu) o que ele quis dizer foi que, pneus non-tubless (normais) a funcionarem como tubless, dão barraca, e a consequencia disso pode ser grave. Eu já usei pneus normais nas minhas rodas tubless e nunca tive qualquer chatice.

Em relação ás escolhas de pneus em si, só posso dizer que a minha combinação para primavera,verão e outono é IRC Mythos XC O2 (pneu direccional maravilha) e Maxxis Larsen TT atrás.

São gostos e como disse o pluma, o que serve para mim, pode não servir para os outros.
 
#9
Agora, será só essa a mais-valia dos tubeless? Que mais vantagens terão?
As principais vantagens (para mim) são :
1º- Poder usar uma menor pressão, visto não usarem camara de ar, e não estarem tão sujeitos a
"trilhadelas" (snake bites) e com isto conseguir uma maior tração / conforto.

2º- Furam menos nos picos (muito menos). Quando eu digo isto não estou a falar do facto
de usar liquidos auto-vedantes, pois com isso então....
O que eu quero mesmo dizer é que os tubeless são mesmo mais resistentes e além disso
normalmente os picos ficam no pneu e o ar vai saindo mas muito lentamente,
o que nos permite acabar a voltinha / passeio / maratona....sem quase dar-mos por isso.

Superbiker, n chegaste a dizer em que recai a tua escolha de pneus tubeless, como esta no tópico?!
Eu este ano "quase derreti" um par de Schwalbe Jimmy e outo de Continental Explorer.
Entretanto estou a usar um misto Conti. à frente Schwalbe a trás (eram os dois da frente).
Achei os Continental piores que os Schwalbe embora ache ambos uns bons pneus.
IRC Serac (680g na vers. 2.1 e por 25€) é sem duvida um pneu a ter em conta.
Ainda por cima aquilo tem uma tração impressionante mesmo meio-gastos,
e não gastam assim tão depressa...(experimentei e gostei). Serão a próxima aposta.
Ou esses ou os Hutchinson Buldog. Mesmo não gostando da marca Francesa
(Peso-Pluma, acho que temos muita coisa em comum) :p tenho que admitir que aquilo tem
um aspecto muuuuuiiiito bom. Tacos generosos com um bom espaçamento entre si, carcaça
"quadrada" (e não aquelas coisas arredondadas chamadas Python), parecem-me bem.

O Superbiker não quis dizer que Pneus non-tubless em jantes tubless dão barraca (acho eu) o que ele quis dizer foi que, pneus non-tubless (normais) a funcionarem como tubless, dão barraca, e a consequencia disso pode ser grave
Exactamente. Podem-se usar pneus normais em jantes tubeless, desde que lá dentro
esteja uma camara de ar e que se utilzem com uma pressão acima dos 45 PSI (depende do peso).
O problema aqui é que, se repararem bem, quando montam uns tubeless e enchem o pneu
a primeira vez (normalmente com muita pressão, que depois vazam) aquilo dá uns estalos,
tal e qual como nos carros.
Ora esses estalos não são nada mais nada menos do que os flancos dos pneus
a encaixarem na jante.
Este encaixe, desenvolvido pela Hutchinson / Michelin / Mavic, funciona na perfeição
se usar-mos pneus concebidos para tal fim.
O pneus "normais" não tem esse encaixe exactamente igual por isso ás vezes (e só ás vezes) dá barraca.

juntando ao facto do ludos me ter dito que p colocar uns tubeless na jante são precisas 2 pessoas
Não ligues ao que esse jovem diz, que ele é maçarico... :p :p :p
Agora a sério, por vezes, e com aguns pneus, é preciso fazer mais força.
Mas principalmente é o jeito. Há ali um truque que nem sempre funciona bem.
E quanto aquela história de não usar desmontas nas jantes tubeless, é uma grande tanga
(desde que não usem daqueles desmontas de ferro iguais aos dos nossos pais). :p
 
#10
SuperBiker se queres uns pneus que tenham uma boa vida ACONSELHO.TE vivamente os IRC!!
Quanto aos Hutchinson bulldog não vou falar porque não os conheço, mas para mim Hutchinson está como a Connex, usase uma vez e nunca mais(por mais modelos que saiam!(isto para mim!).

Quanto a Discussão de pneus 'normais' em jantes tubeless...eu faço a mesma pergunta que o Jardel fazia quando estava no Sporting :x Porque será que existem pneus Tubeless??
Muito bem os pneus tubeless tem uma parede lateral especifica para tubeless e contêm mais borracha de modo a ser mais resistente(dai as gramas extras em relação aos ditos 'normais').
O que acontece quando se usa pneus non tubeless em jantes tubeless é que quando vamos em curva o pneu do lado oposto da conversa fica com a 'maior pressão' e por vezes a pressão é tal que retira o pneu da jante(visto é mais facil de explica.., e eu sou homem de mão e não de escrever :lol: ) quando se usa pneus tubeless como estão encaixados não acontece esse problema(pode haver um excepção), alias até se deve por um liquido vedante nas paredes laterais(como se faz com os carros) mas acontece que isso as vezes cola de tal maneira que se torna muito dificil de retirar o pneu!
Como muitos sabem eu uso pneus tubeless em jante non tubeless(com camara) e nunca furei e atenho ainda fitas slime(PARA QUEM ANDAVA A PROCURA DE FITAS DA SLIME IGUAIS AS MINHAS, FICAM A SABER QUE TENHO ISSO NA LOJA) ahhh e ainda uso camaras 'Peso-Pesadas' :lol: .

abraços

peso-pluma
 
#11
Boas

Com tudo isto penso que irei optar pelos Irc mithos/serac e como 2ª escolha os larsen tt e os schwable jimmy, que já tive uns e por acaso gostei bastante!

Boas pedaladas.

Vf
 
#12
Boas,

De tubeless so tenho ainda uma experiencia, os Python, de facto para esta época do ano têm as suas manhas, tais como certas zonas de lama/barro é melhor desmontar logo para a bicicleta nao ficar bloqueada com o barro, subidas em barro nao sao faceis e descidas convem ir atento mas nada demais.
Em seco sao um espetaculo e a curvar se se tiver em conta que nao sao pneus de DH portam.se bastante bem e nao dão grandes sustos.
Um pneu que anda em bastantes bicicletas é o Serac e de facto pelo aspecto promete ser um pneu bastante polivalente.

Brunio,

Um aparte: nao escolhi os techlight (ou la o que é aquilo que pesam menos 100g) por ter algumas duvidas na sua durabilidade
 
#13
Mais uma vez, um conselho GRÁTIS: Não façam isso. POR FAVOR!!
Errado! Redondamente errado!

Alguns pneus ñ podem ser usados da forma que descreví, mas outros podem, querem saber quais?

Que tal perguntar ao maior especialista mundial do assunto?

Que tal esperar que um atleta de renome agora dedicado ao desenvolvimento de produtos para as bikes nos crie algo k nos facilita a vida?

Para as respostas basta visitar a casa dos especialistas http://www.notubes.com/recommend.htm, ou http://www.kendausa.com/bicycle/JohnTomac.cfm?p=03

Eu confio, muitas mais pessoas confiam, outras por ouvirem dizer k funciona experimentam, mas na sua ignorancia experimentam com aquilo k lhes aparece pela frente e depois o resultado é mau!
 
#14
Viva!

Depois de ler este tópico ocorre-me fazer a seguinte pergunta.

Eu tenho umas rodas "aros" tubelesse com pneus não-tubelesse e respectiva câmara-de-ar.

Comprei as rodas não à muito tempo e para aproveitar, os pneus que ainda se encontram em bom estado, tenho adiado a compra de uns pneus tubelesse.

Nestas condições haverá algum inconveniente, enquanto não compro os tubelesse "pneus"?

Cumps
 
#15
boas,

de facto para se montar pneus tubless é preciso ter alguma força e sem desmontas então nem pensar.

agora há uma maneira mais fácil e simples que é untar com sabão a jante e o pneu no seu interior.

o pneu tubless mais polivalente que usei foi sem dúvida o shwalbe smart sam: rolante, agarra bem, muito

bom em pedra e a curvar excelente além de ser resistente e duradouro, bom para a roda traseira.


em relação ao peso também me preocupo pois gosto de andar rápido, mas para mim segurança acima de tudo,

penso que o mconde estava a referir-se aos tubless ready, eu ainda não passei para essa moda exactamente porque

não me inspira confiança apesar de muita gente já os usar. acho que competição é uma coisa e voltas domingueiras

com algumas maratonas ou mesmo provas da inatel são outra e para mim andar com mais algum peso mas ter muito

mais segurança, escolho o peso, geralmente não sou o 1º. mas tambem não chego em último.

acima de tudo o importante é pedalar e divertirmo-nos.

boas pedaladas