Quadros anodizados

satch

New Member
Fiz umas pesquisas na net e consegui saber que:
"Durante a anodização, deve fechar-se ("compactar-se") a estrutura de poros da camada formada de óxido de alumínio, resultando uma película transparente de óxido que protege, de forma duradoura, o aspecto metálico."

e também que:
"os defeitos visuais no alumínio, tais como as estrias, os pontos brilhantes ou os riscos, não são eliminados só com um tratamento preliminar químico (processo E6); permanecem visíveis depois da anodização."

Pelo que estou a perceber um quadro anodizado tem mais resistência química (oxidação, corrosão, abrasão...). Agora a minha pergunta é:
A anodização também influencia na resistência mecânica do quadro (robustez, rigidez...) ?
 

air

New Member
Não tenho a certeza, mas penso que não influencia a resistencia mecânica do quadro. Pois é apenas um tratamento superficial tal como pintura etc. Para infuenciar a resistência é preciso submeter os materiais a tratamentos térmicos (têmpera para os aços, para os aluminios pode-se alterar a durezar por exemplo com a formaçao de precipitados).
 

P.M.

Member
Yeap, o anodizado é apenas um "tratamento" superficial.
Em nada modifica as caracteristicas do material.

Creio que existem três tipos de pintura dos quadros de aluminio. Anodização, electro-deposição e a vulgar pintura com verniz... Penso eu de que...

Pedro
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

"A anodização de ligas leves reduz o limite de resistência à fadiga para a flexão até um máximo de 39% mas não tem efeito no limite de fadiga à torção."

in Mechanical Engennering Design

quem o diz sabe do que fala, a "bíblia" do eng mecânico. Mas há tanta coisa que pode fazer um quadro falhar que eu neste caso não me importo. Os factores de segurança hão de cobrir os riscos.

Jepas
 

air

New Member
Jepas said:
Boas,

"A anodização de ligas leves reduz o limite de resistência à fadiga para a flexão até um máximo de 39% mas não tem efeito no limite de fadiga à torção."

in Mechanical Engennering Design

quem o diz sabe do que fala, a "bíblia" do eng mecânico. Mas há tanta coisa que pode fazer um quadro falhar que eu neste caso não me importo. Os factores de segurança hão de cobrir os riscos.

Jepas

Será que não te enganaste a trasnscrever? É que assim ainda piora o comportamento do aluminio. Agora se aumenta o limite de fadiga á flexão em 39% é muito bom mesmo. A torção nao interessa porque os esforços que um quadro sofre são muito maiores em flexão do que torção.
 

Jepas

Super Moderador
Não, não me enganei, é mesmo isto que está escrito. Só o escrevi aqui porque tenho a certeza do que estou a escrever. A anodização diminui o limite de resistência à fadiga tal como outros tratamentos superficiais. No caso da cromagem dos aços, o limite pode descer até 50%.

Se alguém tiver outra fonte que queira citar, be my guest

Jepas
 

satch

New Member
Hmm, de facto é de estranhar. Mas caso seja verdade não percebo porque é que se vendem os quadros anodizados mais caros. Será que as vantagens em termos de resistência química compensam essa diminuição de resitência à fadiga para a flexão?

Obrigado pelo post Jepas, não fazia a mínima ideia que isso pudesse acontecer, assim "obrigas-me" a continuar a pesquisar para tentar esclarecer estas dúvidas. Se alguém tem mais opiniões vá "postando"!

Obrigado
 
Como é óbvio se os fabricantes os vendem, é porque as desvantagens são compensadas pelas vantagens.

Quanto à torção, falo de cor, mas o quadro ainda deve de levar com uns esforços jeitosos durante a pedalada, especialmente em mudanças pesadas.

A soldadura também reduz a resistência à fadiga, mas os quadros têm de ser soldados ou não ?

Quanto à anodização vê isso por outro lado : se não oxidar assim não é necessário contar com sobre espessura de corrosão. Por exemplo em aplicações comuns, um tubo de aço inox é por norma menos espesso que um de ferro.
 
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