quadro em scanium

harry

New Member
Boas Paulo.Qual é o quadro?É que existem várias marcas com quadros nesse material.
Ou será que te estás a referir ao material em si?
 

jvmh

New Member
Boas. Tens varias marcas a fazer quadros em scandium, nao é mais que uma liga de aluminio talvez um pouco mais leve e flexivel.
Eu ja tive um quadro com a liga 7005 e agora tenho um de scandium , Mondraker Podium . Segundo a marca pesa 1200 gramas.
A minha proxima aquisiçao sera titanium.
 

PAULOB

New Member
Boas Paulo.Qual é o quadro?É que existem várias marcas com quadros nesse material.
Ou será que te estás a referir ao material em si?
o quadro a que um me estava a referir é o rcz, que custa pouco mais de 200€, sera uma boa compra? o meterial scandium é mais ou menos resistente que o aluminio.
 

harry

New Member
Boas Paulo.Então é assim:
O Scandium(em português escândio),é um metal mais leve que o aluminio e também mais resistente.
Agora como o jvmh referiu,que os quadros em escândio não passam de uma liga de aluminio não sei se será bem assim.Quando as marcas anunciam que têm um quadro em escândio,será que o quadro é feito nesse material,ou,será que são compostos maioritariamente de aluminio com escândio,este para lhe dar leveza e resistência como acontece por exemplo na indústria aeronáutica.
É o que terás eventualmente ou não de saber junto da marca,até mesmo porque os quadros em titânio têm uma percentagem ,embora pequena de aluminio e vanádio.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A percentagem de scandium existente nas ligas de alumínio a que chamamos "scandium" é mínima. Óbviamente aquilo a que as marcas chamam "scandium" nao passa de uma liga de aluminio que contém scandium na sua composição. O Scandium é na verdade mais pesado que o Aluminio, mas a sua inclusão, mesmo em quantidades residuáis, nas ligas de aluminio aumenta a rigidez da liga, sendo necessário menos material para ter a mesma rigidez, por isso os quadros em "scandium" são mais leves, constrõe-nos com perfis mais finos de modo a ficar com menos material do que um quadro em liga de aluminio sem scandium mas com a mesma rigidez.
 

fitty77

New Member
Acrescento apenas ao que o Ficaçador disse, que para além de possibilitar o uso de paredes mais finas, emprega ao aluminio um melhor comportamento nas áreas de soldadura. E sim, quando se diz "quadroem scandium", é um termo abusivo, pois trata-se de uma liga. Mesmo um quadro de aluminio, é uma liga com vários materiais... e tinhamos aqui conversa para umas horas...
 

Ptorres

New Member
Boas
Esses quadros em scandium da Fizz, tambem me impressionam bastante, porque a difernça de preço para um quadro em carbono ainda é grande, mas a difernça de peso na mnha opinião não é muita que justifique a diferença de valor.
Isto 2 diferenças que eu vejo, de certeza que haverá outras relacionadas com o conforto ou a torção lateral, mas acerca disso ainda não tenho muita informação.
Só estou à espera que arranjem mais cores(Vermelho com letras brancas) igual ao de "aluminio" e muito possivelmente virá um a caminho só para mim :D.

Boas pedaladas
 
Top