Prototype Zenith ou Carbon Zero

#1
Boas.
Tenho umas Roval de alumínio e quero fazer um upgrade.
Estou indeciso entre as Prototype Zenith que são de alumínio, pesam 1460 gr e têm um perfil de 25mm x 18mm. Custam-me 650 euros.
As Prototype Carbon Zero são de carbono, pesam 1560 gr e têm um perfil de 31 mm x 25 mm. Custam-me 900 euros.
Considerando as características, as Carbon valem a diferença, considerando que até são 100 gr mais pesadas?
Obrigado.
 

edununo

Well-Known Member
#2
Já tive rodas Prototype, na altura eram desconhecidas (2011) e foram de guerra.
Nunca tive de carbono em BTT. Sinceramente não te sei aconselhar nesse sentido.
Na fininha tenho de carbono. Umas Roval C38 e notei que com a mesma pressão, a bike ficou mais desconfortável do que com as rodas de alumínio de gama baixa que vieram com a fininha.
 

Daemon

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#3
O aluminio tem algumas vantagens, o carbono tem outras vantagens.

Nas de carbono há uma pergunta essencial... que tipo de garantia têm? Hoje em dia, a meu ver, comprar rodas de carbono para BTT só com garantia a cobrir acidentes (aros partidos, etc).
 
#4
Mesmo com garantia as rodas em carbono em BTT podem te estragar o dia ou as ferias (caso facas uma viagem com a bike), pois mesmo com garantia se partires uma roda, tens de enviar a roda para a marca e espera uns belos dias por ela, até la ficas sem ela.
Pelo que li é fixe andar numas rodas de carbono, até o dia em que as partes... Se andares a fazer "coisas brutas" com a bike, deves optar por algo mais resistente.
 

Daemon

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#5
Com os "tire inserts" (espumas por exemplo) que há hoje em dia, o risco de partir um aro é muito menor! Eu até em rodas de aluminio uso "espumas".

Quando falei em garantias para cobrir rodas partidas até era mais no sentido de não ter um custo extra.
 

Insignia

Well-Known Member
#6
As zenith têm cubos melhores e podem ser consideradas para uma utilização do dia a dia.
As carbon zero são rodas que acredito que sejam bastante resistentes, tal como todas as prototype, mas ainda mais por não serem ultra Light. Muita gente opta por umas rodas de alumínio para treinos e carbono para competição.

Já deste uma vista de olhos aos zenith team? Considero ser melhores visto terem já os cubos evo 4 e largura interna de 25mm, o que hoje em dia é considerado o mínimo quando se fala de rodas de xc com tecnologia atual.
 
Last edited:
#7
Boas.
Tenho umas Roval de alumínio e quero fazer um upgrade.
Estou indeciso entre as Prototype Zenith que são de alumínio, pesam 1460 gr e têm um perfil de 25mm x 18mm. Custam-me 650 euros.
As Prototype Carbon Zero são de carbono, pesam 1560 gr e têm um perfil de 31 mm x 25 mm. Custam-me 900 euros.
Considerando as características, as Carbon valem a diferença, considerando que até são 100 gr mais pesadas?
Obrigado.
Nunca usei rodas de carbono, mas tenho um colega que comrpou uma specialized com rodas de carbono e na segunda volta partiu o aro e andou 3 meses com uma roda de aluminio enquanto se tratava da garantia.
 

edununo

Well-Known Member
#8
Nunca usei rodas de carbono, mas tenho um colega que comrpou uma specialized com rodas de carbono e na segunda volta partiu o aro e andou 3 meses com uma roda de aluminio enquanto se tratava da garantia.
Essa parte não me preocupa.
Gostava de ter umas rodas de carbono na de Btt mas não vou fazer esse investimento porque as minhas CrossMax ainda estão para durar e o meu quadro não é boost. Se tenho o azar de partir o quadro (e já parti 3 desde que faço btt) recebo um boost e lixo-me.
 
#10
Estive a falar com uma pessoa que me desaconselhou completamente Prototype.
Diz que a qualidade é fraca. Compram o material na China e fazem cá a montagem e o lettering.
Para além disso, a garantia é de apenas defeitos de fabrico.
 

edununo

Well-Known Member
#12
Estive a falar com uma pessoa que me desaconselhou completamente Prototype.
Diz que a qualidade é fraca. Compram o material na China e fazem cá a montagem e o lettering.
Para além disso, a garantia é de apenas defeitos de fabrico.
Sobre os aros em carbono não posso dizer nada.
Sobre as rodas de alumínio posso falar bem. Já tive umas e conheço várias pessoas com rodas dessa marca.
 
#13
Hj em dia tudo e feito na china... nao significa que seja mau. Até os virus feitos la sao "bons" :D
Não é importante onde o material é feito,mas sim,a engenharia,o material,processo e certificação empregue no fabrico,etc...
Assusta-me ver tantas "pseudomarcas" no mercado que caíram no goto de muita gente.
 

Daemon

Active Member
#14
Estive a falar com uma pessoa que me desaconselhou completamente Prototype.
Diz que a qualidade é fraca. Compram o material na China e fazem cá a montagem e o lettering.
Para além disso, a garantia é de apenas defeitos de fabrico.
Pelo que vi, pelo preço de umas Prototype compras umas Roval, com garantia contra "acidente". E cubos DT Swiss 350 (pelo menos os modelos + endureiros usam).

Gostava de defender uma marca que acho que é Portuguesa, mas há outras marcas que oferecem muito mais praticamente pelo mesmo valor.
 

Insignia

Well-Known Member
#15
Acho que se as rodas aguentam com campeões do mundo e medalhados olímpicos também aguentam o uso que nós damos ahahaha

Da china vem as melhores e as piores coisas, basta escolher a qualidade que queres.

Rodas de carbono por 1000€ só vejo NewRace ou Bontrager. As roval já são 1200€ as mais baratas.
 
#17
Acho que se as rodas aguentam com campeões do mundo e medalhados olímpicos também aguentam o uso que nós damos ahahaha
Os campeões e medalhados olímpicos (ou seja pros) se tiverem um problema numa roda, simplesmente trocam por outra... acho que os comuns mortais não têm exactamente as mesmas possibilidades.

Para além que um "rookie" pode tratar bem pior as rodas do que um pro, simplesmente por estar aprender pode bater com a roda em coisas que não é suposto ao contrario de um medalhado olimpico.
 

Insignia

Well-Known Member
#18
Os campeões e medalhados olímpicos (ou seja pros) se tiverem um problema numa roda, simplesmente trocam por outra... acho que os comuns mortais não têm exactamente as mesmas possibilidades.

Para além que um "rookie" pode tratar bem pior as rodas do que um pro, simplesmente por estar aprender pode bater com a roda em coisas que não é suposto ao contrario de um medalhado olimpico.
Claro que sim, foi em tom de brincadeira
Também temos de considerar que se vamos comprar qualquer coisa cara, não só rodas em carbono, temos de ter cuidado e não andar a espancar o material à toa. Fazer revisões, verificar tensão dos raios, etc. Claro que para quem está a aprender, umas rodas de carbono não é o ideal.
Por muito cuidado que se tenha os azares acontecem, por isso se deve ver as marcas que apresentam serviço de crash replacement.
 
#19
Consigo arranjar umas Bontrager Kovee 30 Pro TLR Boost 29 por 980 euros.
2 anos de garantia total, garantia vitalícia contra defeitos de fabrico e preços especiais de substituição após os primeiros 2 anos.