Protecção de Escora... Será mesmo necessário?

jocufer

New Member
Boas.:fpalm:

Estou indeciso em comprar ou não a protecção de escora para a minha bike. Será mesmo necessário?

Agradeço, desde já, toda a V/ ajuda.

Abraço.
 

N3r0

New Member
Eu também meti porque segundo me informaram, o líquido de lubrificação danifica o quadro, nomeadamente a escora.

Na da minha mulher, não tem protecção e é frequente vermos na escora salpicos do lubrificante.

Just my two cents.

Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Protecção de escora, líquido anti-furo, capacete, luvas, lubrificação frequente, limpeza regular... é possível andar sem isto tudo, mas o risco de estragar alguma coisa vai aumentando.

Estamos a falar de um acessório que custa 10€ mas que pode ser feito com restos de borracha e abraçadeiras praticamente de graça.
 

Kamoes

Active Member
Um bocado câmara de ar enrolada na escora com duas tiras de fita isoladora faz bem esse serviço.

Câmaras de ar quase todos temos em casa... e fita isoladora também.

É mais pesado que muitas soluções, mas sai bastante mais barato.

Eu não uso nenhuma das soluções. O quadro é em alumínio e trás uma película colada na parte de cima, não vejo necessidade de usar.

Aconselho todos a usar, mas eu não o faço.

Abraço ;)
 

XperMatoZoiD

New Member
Kamoes, já dizia o ditado: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!" ;)

Eu não abdico da protecção (seja ela em neoprene ou um bocado de camara de ar) por várias razões... irrita-me caso andes num terreno mais sinuoso aos saltos, estar a ouvir a corrente a bater na escora e entristece-me ver o resultado desse bater da corrente na escora, ou seja quadros lascados e cheios de marcas de lubrificante...
Até porque essas e outras marcas ficam certamente mais feias que a protecção e irão desvalorizar o quadro caso o pretenda eventualmente vender um dia mais tarde ;)
 

tiago ferreira

New Member
Desde que pratico BTT mais a sério uso protecção. Na minha opinião não fica feio, mais feio é ver uma escora toda riscada e estar sempre a ouvir o ruído da corrente a bater. Eu até costumo pôr braçadeiras de plástico para prender melhor a protecção, que não sei porquê está sempre a deslizar para trás.
 

Brunocec

New Member
Mais um a quem também acontece..so uma pergunta...uma proteção de plástico não acaba com os ruidos pois não?...(curiosidade)
 

Brunocec

New Member
Não percebi se isso era para mim..eu não estou a perguntar onde compro..apenas pergunto se uma proteção de plástico em termos de ruido funciona...?....afinal é rigido e a corrente faz barulho a bater lá na mesma certo?
 

telmo gomes 23

New Member
eu desde que comecei no btt mais acerio tb uso sempre a proteçao de escora, ate acho que nao fica muito feio e nao estaga tanto a bike, mas gostos sao gostos!
 

oliana

Active Member
Para quem anda sempre em estradas sem buracos, quer em alcatrão ou terra batida, qualquer tira de palicula autocolante serve. As pancadas são quase nulas. Eu como ando por todo o tipo de buracos, uso a protecção de neoprene. BBB no caso.
Como já disseram, além de protegerem, absorvem o ruido das pancadas. Tambem já utilizei as tiras de borracha (camaras de ar) enroladas. Um pouco mais inestético, mas igualmente eficaz.
 

MRocha

New Member
Uma película autocolante protege, mas não abafa completamente o ruído. As câmaras de ar, para além de se rasgarem ao fim de um tempo, como resultado da exposição aos elementos e ao óleo, são um bocado inestéticas. Neoprene protege bem e não faz barulho, mas a lama e a humidade agarram-se bastante e algumas são um bocado volumosas.

Como o perfil do tubo da escora da minha bicicleta é pouco comum, para o desenrasque usei isto:
ferro4peqtc8.jpg


É um pedaço de tubo plástico com diâmetro de 25mm e 2.5mm de parede, normalmente usado nas canalizações. Cortei um pedaço ao tubo, longitudinalmente, em forma de meia cana, fixei-o com fita cola e nunca deu chatices, desde há 2 anos. Quase não se ouve, e, a nível de protecção e estética está óptimo.

O ideal seria uma película plástica autocolante com 1.5 ou 2mm de espessura, ligeiramente elástica, para amortecer as pancadas. Vendido em folhas pouco maiores que uma folha A4, transparente ou preta, depois era só cortar uma tira à medida e colar na escora:ideia:

Há uma película transparente à venda, semelhante à que descrevi, para proteger o quadro no tubo superior, onde roçam os joelhos, no tubo diagonal para evitar riscos pelas pedras projectadas, junto à direcção onde roçam as espias, etc. Pena é que seja um bocado cara e de espessura reduzida... Na escora, com os impactos da corrente, não deve durar muito tempo.
 

KLUCA

New Member
tal como o Kamões diz há quadros com uma pelicula mais resistente para servir de protecção e até pode chegar. mas realmente uma protecção de neoprene é bastante melhor pois alem de pratica diminui em muito a expozição do quadro ás pancadas da corrente.

há uma bem baratuchas na sportzone e pelo preço , penso que inventar com camaras de ar não é necessário. (no entanto é eficaz)
 
Top