Projecto de uma bicicleta em SolidWorks para fins universitários

sotnas

New Member
Boa noite, estou a criar este tópico porque estou com um problema que necessita de uma resposta rápida, espero que me possam ajudar...
Portanto, tenho 18 anos e sou estudante, estou no primeiro ano do curso de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST). Neste semestre tenho uma cadeira chamada "Desenho e Modelação Geométrica I", nesta disciplina cada aluno, ou grupo de alunos, terá de fazer um projecto de modelação em CAD 3d (no programa SolidWorks) que servirá como projecto final e que conta 40% da nota final.
Sendo eu próprio um fã de ciclismo, lembrei me imediatamente de projectar no software CAD 3d uma bicicleta de montanha (XC), não uma "normal", mas sim alguma coisa inovadora. Então lembrei me de um artigo que li há uns tempos sobre a incorporação de uma caixa de velocidades numa bicicleta ( http://pinion.eu/discover-pinion/pinion-p1-18/ )... Portanto a minha ideia seria criar uma bicicleta XC com este sistema, para além disto queria também incorporar uma lefty para suspensão dianteira e talvez um pequeno motor eléctrico...
Agora, o meu problema e que não possuo nenhum destes sistemas e está a ser dificil encontrar informação legítima na internet... e eu precisava de ter medidas precisas e as chamadas "blueprints" das diferentes peças de maneira a poder ir para a frente com este projecto.
Por isso pedia a toda a comunidade forumbtt se me poderia ajudar nesta última parte...
O ideal mesmo seria encontrar alguém que possuísse uma lefty (por exemplo) e a conseguisse desmontar a minha frente de maneira a poder tirar todas as medidas que preciso... É claro que isto é apenas o "ideal", qualquer ajuda (sejam sites, livros, sitios onde possa ir para adquirir este tipo de informação...), por mais pequena que seja, é sempre muito bem-vinda!
Também estou aberto a qualquer tipo de sugestões, ideias que surjam ao lerem este tópico, pois o projecto não é de maneira nenhuma definitivo e pode ser alterado.
Obrigado desde já pela vossa atenção, qualquer tipo de informação é uma grande ajuda...
Fico á espera de uma resposta ;)

Ps: Neste momento estou a morar em Lisboa, perto do IST, aos fins de semana normalmente vou para Castelo Branco, embora possa aqui ficar caso seja preciso.
 

thebuny

New Member
Tens ai uma grande luta.

Já passei pelo mesmo e o resultado não foi o esperado.

Voltando ao assunto, os desenhos técnicos será quase impossivel de os encontrares pois ai estão os detalhes de fabrico. Com dimensões então é para esqueceres. Uma hipotese remota que tens é procurar nas patentes onde todo o sistema tem que ser descrito. O grande problema é que muitas vezes a patente nao tem o nome do produto e esta associada a outra marca alem de haver vários depositos de patentes.

Muitos sites têm as medidas gerais das bikes e posso-te ajudar com algumas que nao encontrares.

Dos componentes que pretendes incorporar acho que devias "inventar um pouco" mantendo o aspecto exterior e com um desenho interior feito por ti.

Se desenhares tudo mesmo vais ser bastante ambicioso e isso vai dar uma luta que nem te passa pela cabeça.

Para teres uma ideia, um dente de uma pedaleira/cassete são umas boas equações para resolver em função do numero de dentes final....

Alguma coisa manda-me pm e logo se vê

BOA SORTE!
Rodrigo
 

Ren110380

New Member
Parabéns pela escolha do projecto! Ambicioso!!!!! Eu enquanto estudante de eng. Mecânica vi fazer o mesmo, mas foram 3 pessoas, mas eles lá desenharam as peças todas! Não sei como é no IST, mas na FCTUC tens mm que desenhar as peças todas, não podes sacar peças já feitas na net. Assim será apenas um assembly :D

De qualquer forma, força nisso e vai mostrando os progressos aqui. Quero ver a corrente montada:)
 

sotnas

New Member
Sim, também já tinha pensado em "inventar" a parte do sistema interior da bike, nomeadamente a caixa de velocidades, a suspensão, o motor eléctrico... mas sei que assim me vai dar muito mais trabalho. Mas se tiver de ser então vamos a isso ;)
Pela tua resposta já vi que medidas exactas de modelos "oficiais" vai ser para esquecer, portanto acho que me vou seguir pelas medidas gerais a que te referes.
Obrigado pela ajuda :)
 

sotnas

New Member
Em principio também não vou ser só eu a desenhar e a montar as peças todas... O projecto ainda está numa fase muito inicial e ainda estou a decidir se vou mesmo para a frente com ele, depende mesmo do que consiga obter. Nós no IST também temos que desenhar todas as peças, ou melhor podemos utilizar peças já feitas mas teremos que indicar que as usámos para poderem ser "excluídas" da avaliação. O que pretendia era apenas as medidas e as planificações 2d das peças.
De qualquer maneira, obrigado pela resposta e sim posso ir mostrando os progressos se for realmente com o projecto para a frente :)
 

Rodasepedal

New Member
Boas,
:shock::shock:
O teu projecto é bastante ambicioso, penso que a unica maneira de conseguires "as peças desmontadas" que necessitas será "colares-te" a uma loja de bike e pedir-lhes para tirares medidas á peças. Tenta na LDB ao pé do Estádio da Luz, eles são representantes da Cannondale, pode ser que te safes.

De qualquer modo deixo-te uns links de peças de bikes e outros. Vê AQUI e AQUI muita coisa já feita.

No 1º Link está em Google Sketchup, mas penso que se conseguires "sacar" o ficheiro o deves conseguir abrir em SW.
No caso do 2º link penso que se importares em Step deve dar para o que queres ou então importas em Inventor e depois abres em SW...

Qualquer coisa apita :p


Cumps
RODAS
 

sotnas

New Member
Obrigado pela dica da LDB! :) Acabei de vir de lá e o atendimento foi espectacular, disseram me logo que era só combinar um dia e que desmontavam tudo á minha frente e podia tirar as medidas que quisesse, e ainda me explicavam o funcionamento! Muito bom mesmo :)
 
Last edited:

daSilva15

New Member
ui... tamos os dois no mesmo barco :D e até no mesmo software :D
mas a mim nao passa por algo tao complexo, mas a LEFTY foi algo que nunca me saiu da cabeça tambem :D mas tambem nunca me passou pela cabeça desenhar o interior dela :s uiiii mas que bico de obra...
será que vai valer apena perdermos tanto tempo neste projecto final?! :D
ja agora, muito obrigado RODASPEDAL, pois esses link´s deixaram-me ainda com muitas mais ideias ;)
abraço e acompanharei este topico todos os dias ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu também já passei por isso o ano passado, mas na FCTUC.
Primeiro pensei logo no mesmo, uma bicicleta! Depois lá cheguei à conclusão que não era viável, era muito trabalho e pouco detalhe, e pensei em fazer só uma suspensão (a minha Manitou R7 claro!), e no fim acabei por fazer um trompete, era um grupo de 3 e a decisão é de grupo.

O meu conselho é: Esquece a bicicleta inteira, mudanças internas muito menos!
Uma suspensão, lefty ou convencional, é o ideal! Tens peças que rodam nos ajustes, peças que deslizam, o desenho do exterior que para ser agradavel visualmente dá mais trabalho, escolher os desvios e tolerâncias das cotas... Todas as peças interiores da compressão, da recuperação, do bloqueio...
Dá muito mais trabalho do que parece por fora, podes estar descansado que não é demasiado simples.

Faças o que fizeres, força com isso e boa sorte!
 

Jepas

Super Moderador
sotnas,

eu desenhei para essa mesma cadeira um desviador traseiro em 3D e já foi de uma complexidade elevada. Ao todo devia ter umas 15 a 20 peças diferentes. Tive 17 valores no projecto. Acho que uma bike completa é demasiado, mesmo para 4 alunos, mas tudo depende do grau de detalhe. Imaginas-te a fazer algo tão complexo como a superfície do selim? Como o vais cotar depois? Vais desenhar algo que não tens em casa ao pé do PC? Acho isso muito difícil, para não dizer impossível. Ainda por cima sendo o 1º contacto que vão ter com o software, vão precisar de medir, voltar a verificar, etc.

Algumas ideias do que podes desenhar individualmente:

Cubo traseiro com todo o detalhe (corpo, rolamentos, linguetes, cepo, aperto rápido, etc)
Pedaleira completa (cranks, pratos, parafusos, copos de rolamentos)
Travão hidráulico (manete completa, discos e pinças)

Digo-te isto porque já fiz uma bicicleta (quase) completa em Inventor e acredita que só vais gostar do resultado se tiveres o mínimo de detalhe, só que o tempo consumido nos detalhes faz disparar exponencialmente o tempo de trabalho.

speedbild2.jpg

Por exemplo, noutra cadeira propus-me a fazer (em grupo) as relações de transmissão de um cubo Rohloff (14 velocidades), mas rapidamente desistimos por não termos a "peça em si" para fazermos medições.

Em conclusão: escolham uma coisa simples, dentro das vossas capacidades e que tenham "à mão", senão correm o risco de demorar tanto a fazer isso tudo que depois não passam a mais cadeira nenhuma.
 

sotnas

New Member
obrigado ;)
e bem se precisares de alguma coisa e só mandares uma mensagem porque se estamos no mesmo barco então temos de remar para o mesmo lado :p

O projecto ainda está numa fase muito inicial, e o meu professor acho que até acha pouco trabalho para os dois elementos do grupo... mas acho que ele também ainda não percebeu bem a complexidade do projecto xD
Mas sim, se depois virmos que é demasiado trabalho então talvez só nos concentremos nalgumas peças específicas.

Bem essa imagem assustou me... xD
Penso que o solidworks é mais simples, ou melhor, é mais avançado mas dá para fazer as peças em menos tempo que o inventor (não tenho bem a certeza). Mas vou responder o mesmo que respondi ao Ficaçador, o projecto ainda esta no inicio e portanto ainda não temos noção do trabalho que vai dar e por isso partimos inicialmente para um projecto ambicioso e se nos virmos "à rasca" alteramos para apenas algumas peças ou algo do genero.
 

Jepas

Super Moderador
O cubo é muito complexo e como digo,não tens elementos suficientes para o desenhar. Quanto ao Inventor VS SolidWorks, é uma questão de gosto facilmente se dominam, mas eu comecei com o 1º e é o que uso agora. Não acredito que seja mais fácil desenhar num ou noutro, especialmente para vocês que nunca mexeram em nenhum.

Não esquecer que o projecto não é só o desenho em 3D, também é preciso o 2D (não adianta ter um 3D bonito se depois não for bem traduzido para o papel em 2D), memória descritiva, etc.

Tens MP.
 
Boa noite.
É com agrado que estou a ler todos os posts...tambem eu já tive cadeiras utilizando o SW...e ainda o vou utilizar de novo no projecto final!
Boa continuação e vão postando os vossos desenvolvimentos...que a malta está cá para ajudar e para aprender! ;)

Cmprimentos
 

sotnas

New Member
O 2D também pode ser feito no SolidWorks acho eu.
Sim sem duvida, vamos fazendo uns uploads de fotos e "prints" para verem como o projecto se vai desenrolando e irem dando umas sugestões ;)
 
Boa tarde.
Sim sotnas o 2d é feito no SW. Pelo menos eu fiz, é fácil. Se não estou em erro quando abres o SW aparecem-te 3escolhas. Após teres o 3d feito e guardado, abres de novo o SW e mandas fazer o 2d, mas isto só assim de cabeça! Já não me lembro bem a 100%
Outra coisa, cotar o desenho 2d com cotas funcionais! ;)

Cumprimentos
 

Giantfreerider

New Member
Sim, depois de feita a peça em 3D facilmente se obtem a mesma em 2D.
Quando tive a cadeira de DAC (Desenho Assistido por Computador) também tinhamos que fazer um projecto.
Lembro-me que perdi muitas horas de volta do PC e ia aos 2 turnos da cadeira! ;)
Mas no fim valeu a pena e consegui fazer o motor wankel que queria e pôr tudo a funcionar! :)

P.S. Nesse semestre também consegui fazer as cadeiras todas...por isso nada é impossível.
 

Rodasepedal

New Member
Boas,

Quanto a mim falo, já trabalhei com o ACad, SolidWorks (primórdios do dito), ProE e agora novamente com o SolidWorks. Penso que será uma questão de gosto, o SW é mais "windows friendly", mas isso não o faz um paint... É um software a 3d o que te faz necessitar ter uma visão correcta das peças, no 2D tens que ter a noção de como a peça vai ser fabricada, não podes só fazer como te apetece e já está pq podes arriscar-te que quando chegares á fase de produção te mandem dar uma curva.
Decerto que os critérios de avaliação serão +/- esses... As peças tem que estar projetadas e desenhadas em 2D como se fossem para ir para produção...


Cumps
RODAS
 

sotnas

New Member
Pelo que vi passar para 2D no SW parece facil... mas sim não me posso esquecer das "cotas funcionais" ;)

.9Vamos ver se também consigo igualar a proeza :)

Sim, penso que na parte a 2D temos de projectar e desenhar as peças como se fosse mesmo para irem para produção...

ahah boa sugestão :p mas não, infelizmente não tenho nenhum scanner 3D x)
 

thebuny

New Member
acho que ai onde estudas ha pelo menos um de certeza.

Eu ando a desenhar uma forqueta e como tens de entregar ate ao fim do semestre acho que a tenho pronta a tempo e passo-te alguns cads
 
Top