Programa Strava (para gravar os tracks)

Cirus

Member
Muito obrigado meloy, é exatamente isso que faço (sim, tenho conta em strava.com).

Isto, creio, também poderá ajudar na dúvida do IwillnoT

Cumps
 

IwillnoT

New Member
hmmm bem já estou confuso. Podem só pff indicar os passos que tenho de fazer de uma forma simples relativamente à minha dúvida? Agradecia
 

FMCurto

Active Member
Honestamente, se é só para esse fim arranja uma solução mais simples, o que não falta ai são programas de telemóvel que gravam logo um ficheiro em GPX que podes carregar directamente noutro programa qualquer de análise num computador.
 

IwillnoT

New Member
FMCurto e resto da malta, é só mesmo para ver gravar o track e depois ver no google earth, porque basicamente quero ver os caminhos que faço numa ida a Monsanto ou a Sintra, porque obviamente não se consegue ver os muitos dos trilhos no Google Earth devido às árvores e etc. Já tive um Garmin GPS 60 e vendi porque não tinha cabeça para tantas opções... Podias/podiam dizer algum programa/app que seja simples e que funcione, ou se vale a pena apostar no Strava (que desconheço totalmente). Obrigado
 

FMCurto

Active Member
Se queres andar a medir tempos, descobrir alguns troços e comparar com o resto do pessoal o Strava sem dúvida, se queres gravar só os teus tracks procura em GPX tracker ou logger na playstore e são às dezenas, se te queres orientar tipo GPS tens por exemplo o Oruxmaps ou o Trekbuddy onde podes fazer e carregar mapas do opencyclemaps que já tem muitos dos trilhos de Monsanto.
 
Last edited:

Cirus

Member
Na minha opinião, sim, vale a muito a pena o registo no Strava em www.strava.com . É grátis, e faz exatamente o que tu pretendes.

Como anteriormente referido, precisas de ter a versão mobile do strava no teu smartphone que vai registar (gravar) todos os passos do teu percurso. Quando concluires a volta, ele faz o envio automatico via wi-fi ou 3G de todos os dados para o strava.com. Em casa, no pc ou portatil, podes consultar toda a informação registada na tua volta. Tem o trajeto em mapa (google), médias, velocidades, energia, potencia e um sem numero de informação mais ou menos relevante, consoante as necessidades.


Como bonús e curiosidade, podes ainda comparar a tua performance em determinados segmentos da tua volta o conjunto de utilizadores do strava que passaram tambem por aquele segmento.


Mas não há como experimentares. É muito simples e na minha opinião, interessante. É tambem dá para corrida.

Cumps
 

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal !

Este fim de semana , vai ser a 1ª vez que vou usar o Strava .
Tenho um Garmin Edge 510 e gostava de fazer um percurso registado na minha zona . Como faço download do track para me certificar que o faço integralmente e o tempo no percurso é registado ?

Cumps .
 

gcaetano

Member
Nerostar, se percebi bem a tua dúvida, o Strava não tem como principal objetivo permitir o descarregamento de tracks. Essa possibilidade só é contemplada para os utilizadores premium.

A utilização mais vulgar do strava é, após fazermos a nossa volta normal, descarregar o ficheiro gerado no GPSr para a plataforma e comparar dados e andamentos com amigos e demais utilizadores que já passaram nos segmentos que também fizeram parte da volta em questão.
 

meloy

New Member
Eis uma resposta complexa de dar!
Como estás a pensar utilizar o strava?
Isto é, o strava tem 2 componentes:
1 - de registo (gravação do track) através da aplicação do telemóvel e
2 - outra de análise, que pode ser através do telemóvel ou através do PC na web (www.strava.com)

Se tens um garmin 510 penso que queiras usa-lo para gravar o teu trajecto (daí nada de diferente para ti, penso eu!) depois o que tens fazer é descarregar para o strava no PC o trajecto gravado pelo teu garmin para que possas analisar no teu PC.

Agora 2ª parte da tua questão:
"Como fazes um download do track"! Isso depende! e depende de onde queres tira-lo! Ou seja:
1 - se for de um site como o gpsies é facil, não??
2 - Se for do strava, tens de ver se esse track é teu, pois existe a possibilidade de exporta-lo carregando na chave de porcas (action) e fazer exportar gpx
3 - se o track do strava não for teu, tens de ter conta premium (pagando) ou então vais a este site: http://strava-mium.herokuapp.com/ (é um pouco arcaico mais funciona)
Finalmente com o ficheiro GPX passas para o teu Garmin e percorres o trajecto.

Boas pessoal !

Este fim de semana , vai ser a 1ª vez que vou usar o Strava .
Tenho um Garmin Edge 510 e gostava de fazer um percurso registado na minha zona . Como faço download do track para me certificar que o faço integralmente e o tempo no percurso é registado ?

Cumps .
 

NEROSTAR

New Member
Obrigado pelas respostas gcaetano e meloy .

A dúvida era mesmo isso que referiste na 2ª parte . Quero tentar bater um recorde num segmento mas obviamente que não vou a minha voltinha toda na ' redline ' , só mesmo quando lá passar . Para isso , quero ter o track do segmentopara saber exatamente onde começa e acaba . O problema é que quando tentei usar esse site deu-me um erro de URL inválido . Penso que se deve ao tipo de ligação de Internet que estou a usar ( universitária ) , a qual está bloqueada para downloads e afins . Logo que chegue a casa , voltarei a tentar .

Cumps !
 

IwillnoT

New Member
FMCurto e Cirus obrigado pela ajuda, sabem dentro das Apps de GPX tracker ou GPX logger, alguma que seja porreira e que seja de considerar? Ia tentar então ver uma app deste genero e depois posso considerar o Strava. Obrigado
 

FMCurto

Active Member
Não conheço nenhum pessoalmente pq não uso, mas esses são realmente muito simples é só experimentares um que tiver rating razoável, em termos de orientação o Oruxmaps é bastante popular mas acho que é desnecessariamente confuso e pouco user-friendly, uso o Trekbuddy para gravar tracks GPX e orientação.Se quiseres experimentar este ultimo manda PM que arranjo-te o mapa de Monsanto e indicações de setup.
 

Cirus

Member
Viva,

Não te vou conseguir ajudar porque também não tenho qualquer experiencia de utilizador.

Para registo das minhas voltas uso apenas o Strava, tiro o ficheiro gpx do Stava e envio-o para o Gpsies que, para mim, funciona como back-up.

Como navegação, em tempos também usei o Oruxmaps que, embora funcione, se revelou pouco amigável e nada intuitivo pelo que desisti.

Abx
 

mack1

Active Member
@NEROSTAR, no Strava, nos segmentos mudas a vista de mapa do satélite para mapa do terreno e aproximas a imagem que já consegues ver perfeitamente onde começa e acaba,.
 

trgoncalves

New Member
Boas!

Uma pergunta. No strava é posssivel inserir um track e servir de gps. Ir a seguir um track um o auxilio do telemóvel.
Há alguma aplicação que faz isso para o Iphone? Ou só mesmo um gps?

Cumps
 

DaProfezzur

New Member
No telemóvel tens de usar uma aplicação tipo oruxmaps para seguir um track.

Na minha opinião um telemóvel é a pior coisa que se pode usar para fazer isso: come-te bateria num instante, não consegues ver o ecrã por causa do sol e não tem grande parte das funcionalidades que um gps dedicado te dá.
 

Cirus

Member
Sim, é verdade, também não descubro o Oruxmaps para Iphone. Mas e se partires (ou perderes) o Iphone?!!!


Estou com o DaProfezzur, se queres seguir tracks a melhor opção é mesmo um GPS dedicado. Mas se entretanto ainda assim queres testar a solução, sugiro que arranjes um smartphone (barato), baixas o Oruxmaps e fazes o teste. E deixas o Iphone em casa.

Abx
 
Top