Programa Strava (para gravar os tracks)

IwillnoT

New Member
Cirus e FMCurto obrigado pela ajuda eu vou experimentar uma app e logo vejo se vale a pena e coloco aqui a informação. Relativamente ao Trekbuddy eu depois logo vejo, tenho de ver como é das Apps se realmente funcionam ou não e dps experimento o Trekbuddy ou Strava que se calhar são mais complexo mas melhor qualidade. Cumpts
 

IwillnoT

New Member
Boas, instalei a app Open GPS Tracker (icone amarelo na play store) e fez aquilo que pretendia. Fui para o Monsanto, gravou o track, e depois abri o o Google Earth e importei o file GPX. Consigo assim ver mesmo por onde andei, e não assumir meio à maluca os trilhos. Para aqueles que querem algo simples acho que esta app serve perfeitamente. cumpts
 

FMCurto

Active Member
Então se quiseres ir um bocadinho mais além: O Google Earth não é grande espingarda para ver trilhos em Monsanto como já deves ter percebido mas tens duas alternativas: crias uma conta (gratuita) no GPSIES e fazes upload desse GPX (track) e depois podes escolher o tipo de mapa e exprimenta selecionar o "Hikebikemap" ou "Opencyclemap", assim podes ver alternativas ao teu caminho.

Se preferires fazer no teu computador tens uma alternativa ao Google Earth, exprimenta o Viking (gratuito) e podes alternar entre o BingMaps e o Opencyclemap ou até misturares os dois com overlay.
 

Rs14

Member
Desenterranço!!! :exacto:


Acontece-vos o Strava não fazer a sincronização das voltas diárias com os desafios mensais?
Por exemplo, no desafio dos quilómetros deste mês, ainda não está somada a minha volta de hoje. Na volta diz-me que fiz um 7º lugar na subida xpto mas o meu nome não está na lista...
Também vos acontece isso? É que a mim acontece-me regularmente...
 

quileptor

New Member
..por vezes, a contagem de um tempo para um determinado "segmento" não surge logo. Já me aconteceu. Passados uns minutos, lá surge actualizado. Não sei se será o caso. Quanto aos desafios, não utilizo...
 

IceWolF

New Member
Eu uso o strava a coisa de 2 meses... até até agora satisfeito.... só uso mesmo para ver por onde andei, tempos, etc....
 

Rs14

Member
..por vezes, a contagem de um tempo para um determinado "segmento" não surge logo. Já me aconteceu. Passados uns minutos, lá surge actualizado. Não sei se será o caso. Quanto aos desafios, não utilizo...
Pois aqui e quase 12h depois ainda não actualizou...
Estranho.
 

Rs14

Member
Ora bem. Se o workout está marcado como privado é óbvio que os meus tempos não aparecem na geral... dahhhh!!

:fpalm:
 

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal !

Hoje fui dar a minha volta habitual e um zé qualquer deu-me flag presumo porque limpei 2 KOMS de bike de BTT a subir em estrada. Como é evidente e como todas as minhas voltas , não usei nenhum tipo de ajuda e uso sempre fita cardio ainda para realçar !
Alguém sabe como resolver isso, isto porque fui afastado da leaderboard injustamente ou pelo menos gostava de saber quem foi o zé nabiça para me rir um bocado ?

Cumps
 

Ricast

Member
Boas
Alguém aqui pode-me ajudar?
É o seguinte, volta e meia crio tracks no Basecamp e publico em modo privado no Strava, para tirar o grafico da volta.... só que depois, não sei onde posso ver esses mesmos tracks? Já andei à procura e nada, ou será que também tenho de ser Premium, para poder aceder a eles?

Obrigado e boas pedaladas
 

RTC

Super Moderador
Nerostar...não recebeste nenhuma notificação para responderes sobre esse Flag?
É normal receber-se para justificarmos a razão.


Ricast, não está mesmo no My Routes?? (Strava em inglês)
 

NEROSTAR

New Member
Recebi RTC. Pus aquela treta que diz " Confia em mim , bláblá " e voltei ao ranking. Hoje, fui ao strava de novo e nem a bandeirinha vermelha aparece .
Desde já, obrigado.
 

SeteGu

Active Member
Venho desenterrar este tópico com uma dúvida.

Em alguns segmentos do Strava os tempos que lá aparecem não fazem sentido nenhum. Por exemplo, neste segmento

o trajeto corresponde ao que podem ver nesta última imagem.

Depois aparecem velocidades irrealistas (às vezes até de 100 e tal km/h) porque o strava, em alguns casos, apenas considera o tempo de uma pequena parte do percurso. Exemplo:


E neste caso o trajeto pouco tem a ver com o segmento (às vezes é coincidente e outras não tem mesmo nada a ver).

Este é só um exemplo (nem fui eu que criei). Mas já tentei criar alguns (inclusivamente maiores) em que aconteceu o mesmo.
Também não faz sentido sinalizar o track porque não tem a ver com o track mas sim com o "calculo" do strava.

Por curiosidade alguém sabe porque é que isto acontece?
 

DavidOff

Active Member
Eu reparei que isso me aconteceu uma vez quando levei um telemóvel velho, que estava sempre a ter falhas no GPS. Então o Strava atrapalhava-se e unia o ponto em que deixei de ter ligação, ao ponto em que voltava (as vezes menos de 1 minuto), e assim fiz o recorde pessoal num segmento :\
 

SeteGu

Active Member
Sim... mas isso é um pouco diferente. Aqui não se trata de erros na gravação do percurso mas sim de erros no calculo da velocidade média por parte Strava. O problema é que há médias que, por vezes, são calculadas com base num percurso diferente dentro do mesmo segmento. :confused:
 

Hardskin

Well-Known Member
Aproveitando a deixa do Setegu e não respondendo directamente à questão dele, se há "virtude" onde o Strava é exímio, será justamente nos "erros" de cálculo.
Sendo certo e conhecido que existem formas de alterar o resultado das medições do Strava, também existem "antídotos" para o desmascarar. Mas nem sequer será necessário recorrer a esses artifícios de empolação na medida em que o próprio Strava o faz, principalmente e de forma descarada, no que diz respeito aos acumulados positivos da altimetria.
Veja-se um exemplo de ontem obtido na prova de meio fundo do Skyroad Aldeias de Xisto e que assim como muitos outros por mim verificados anteriormente, por conhecer a região me alertaram imediatamente para o erro de medição.

Dados de um participante no Strava: 3447m
https://www.strava.com/activities/708825095/overview

Dados anunciados na página do evento: 2025m
http://www.granfondopremium.com/aldeias-do-xisto/mediofondo-profile

Traçado feito por mim no GPsies: 2258m
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ilagyvwjcjwyknbz

Track GPX disponibilizado pela organização. Porque implicava edição do mesmo para ser apresentado no GPSies foi aberto no Wikiloc: 2560m
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=14722041

Tenho me dado ao trabalho e verificado erros de cerca do dobro do acumulado real. Este é só um exemplo entre muitos que nunca vi serem questionado pelos utilizadores do Strava, por falta de consciência do erro ou porque não interessa fazê-lo por razões do ego.
Agora imaginem quando o Strava apresenta aqueles balanços anuais com as proezas conseguidas pelo utilizadores... Ego Friendly será a designação justa para Strava.

PS: As diferenças verificadas entre o GPSies vs Wikiloc / vs ciclómetro com altímetro já foram por mim expostas e comentadas neste fórum.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
eu fiz um trajecto que deu num dakota um acumulado. O strava pos outro, porque era um dakota, muito menor. Se fizer uma rota no strava dá exactamente o mesmo acumulado que me deu no dakota. Reclamar nem resposta tive.
O strava é bom pra muitas coisas, rigor nos dados nao é uma delas.

Coisas destas é aos pontapes.
 

SeteGu

Active Member
Isso do acumulado já reparei mas também me acontece com outras plataformas. Aí na Lousã não foi o caso mas nem o GPSies costuma bater certo com o conta-km (que é onde me costumo guiar).

É muito difícil medir correctamente o acumulado. Basta o GPS estar uns metros ao lado e poderá estar a subir/descer um penhasco quando na realidade vais a direito, por exemplo.
 

Hardskin

Well-Known Member
O link para o Strava estava incorrecto e já alterei.:fpalm:
O Gpsies é que que me dá os valores mais aproximados ao ciclómetro sendo que apresenta sempre mais de 100m de acumulado.
Salvo as variantes que possam tornar a medição barométrica imprecisa, esta continua a ser mais fiável que qualquer cálculo por satélite.
Basta dizer que a aviação a utiliza como ferramenta principal de medição e que se fosse o GPS a controlar as aproximações ao solo o avião deixaria de ser considerado o meio de transporte mais seguro.:exacto:

Quanto ao Strava, é do interesse comercial ter users com o ego inchado.:)

Edit: encontrei este link bastante completo na questão do Strava... http://regex.info/blog/2015-05-09/2568
 
Last edited:
Top