Procuro conselhos para uma tour por Portugal

#1
Boa tarde,
Chamo-me Ana, vivo no concelho do Seixal e, como amante de viagens que sou, este ano decidi fazer uma volta a Portugal em bicicleta.
Inicialmente não tinha grandes expectativas relativamente à bicicleta e há dois meses comprei uma specialized expedition, de 2013 (7velocidades, roda 26), para fazer pequenos passeios ao fim-de-semana. Como pratico desporto, rapidamente, estes pequenos passeios transformaram-se em longas distâncias/horas pela serra da Arrábida, Sesimbra... Ganhei gosto, mas também alguma frustração por não ter uma bicicleta que acompanhe estes desafios.
Pois bem, pedia-vos conselhos para comprar uma bicicleta (nova/usada) com a qual possa fazer longas distâncias por trilhos e estradas pouco movimentadas. O que devo privilegiar quando for comprar a bicicleta? conforto vs velocidade/rendimento? (para quem é leigo, torna-se desesperante o momento de comprar uma bicicleta...)
Para além disso, como já devem ter lido tantas e tantas vezes, o orçamento é bastante, bastante curto (máx 400 eur).
2º tópico: que mapa/site aconselham para ver travessias e rotas de cicloturismo?
Muito agradecida, de antemão.
 
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DriveMe

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#3
Olha para a gama ST e XC das Rockrider na Decathlon. Começam nos 380.
Dá uma olhadela neste Sub, tens bastantes tópicos recentes sobre o tema.
Provavelmente, consegues algo melhor no mercado de usados, mas convém saber o que estás a comprar (ou ter alguém que o faça).

Para os trilhos ocorre-me o Wikiloc, Ciclocia.pt ou até mesmo apps cm o Strava.
Mas acho que tb encontras informação num dos subs aqui do forum.
 
#4
Olha para a gama ST e XC das Rockrider na Decathlon. Começam nos 380.
Dá uma olhadela neste Sub, tens bastantes tópicos recentes sobre o tema.
Provavelmente, consegues algo melhor no mercado de usados, mas convém saber o que estás a comprar (ou ter alguém que o faça).

Para os trilhos ocorre-me o Wikiloc, Ciclocia.pt ou até mesmo apps cm o Strava.
Mas acho que tb encontras informação num dos subs aqui do forum.
Obrigada pela paciência e pela resposta.
Aquilo que pergunto é o que devo privilegiar (sei que nenhuma bicicleta vai fazer tudo)? Por exemplo:
- tamanho da roda: já me disseram para procurar roda 29, mas também já recebi a indicação de que para a minha estatura (1,60m) não é bom.
- A specialized que tenho é muito confortável, passo horas em cima dela e não me dói nada, mas é hiper lenta nas subidas. Aqui é um compromisso conforto vs rentabilidade.
- mudanças: já me aconselharam um prato à frente e 10 (acho) atrás, mas também já me disseram que é bom ter 3 pratos à frente....
Enfim.... é um mundo confuso...
 

DriveMe

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#5
A Specialized que tens foi pensada para ser confortável, posição de condução relaxada, provavelmente para uso citadino, ciclovias e pouco mais.

De forma muito simples: para tamanhos de roda diferentes mas "bicicletas iguais", em teoria, diria que a roda mais pequena proporciona um arranque melhor e maior agilidade, mas perde em conforto e velocidade para rodas maiores.

O tamanho da roda tem impacto a rolar, mas, para mim, é mais importante a qualidade geral do conjunto do que o propriamente o tamanho da roda. Uma 26'' de gama alta é/será, para mim, superior a uma 27.5'' ou 29'' de entrada de gama. No entanto, a comprar novo, seja que gama for, escolhe aquela que mais se adequa às tuas necessidades.
Altura versus tamanho de roda.. não sei se há uma relação real, mas não perdes nada em experimentar uma e outra, e ver aquela que te sentes mais confortável. Tens modelos que permitem roda 26'' e 27.5'', e modelos que permitem 27.5'' e 29''. A tendência do mercado são as 29'' e 27.5'', pelo que, se estiveres confortável, opta por uma delas.

Mudanças: 1x11 ou 1x12 (Monoprato) oferece a mesma relação que um conjunto 3xN ou 2xM. A vantagem, para mim, é a simplicidade de funcionamento. Qualquer uma, desde que afinado, vai funcionar. Quanto maior for a gama da transmissão, menos dores de cabeça deves ter.

Nunca vais ter tudo no orçamento que propões, como dizes.
Lê os tópicos recentes aqui no sub. Tens lá bastante discussão.
 
#6
Para volta a Portugal tens esta organizada em Agosto :
https://www.facebook.com/events/600921073881033/

A Caminhos da Natureza organiza outras voltas de estrada ou BTT que são boas opções para veres como é pedalar vários dias, sem teres de tratar da logística. Também têm passeios auto guiados.

As primeiras vezes que se fazem voltas de vários dias, a logística é complicada, pelo que teres alguém que trate disso e leve a mala, ajuda bastante e desfrutas muito mais do passeio.

Quanto à bicicleta, por 400 euros vai à Decathlon e escolhe a que gostares mais.
Neste momento estão muito desfalcados de existências e não tem quase nada.
 
#7
A Specialized que tens foi pensada para ser confortável, posição de condução relaxada, provavelmente para uso citadino, ciclovias e pouco mais.

De forma muito simples: para tamanhos de roda diferentes mas "bicicletas iguais", em teoria, diria que a roda mais pequena proporciona um arranque melhor e maior agilidade, mas perde em conforto e velocidade para rodas maiores.

O tamanho da roda tem impacto a rolar, mas, para mim, é mais importante a qualidade geral do conjunto do que o propriamente o tamanho da roda. Uma 26'' de gama alta é/será, para mim, superior a uma 27.5'' ou 29'' de entrada de gama. No entanto, a comprar novo, seja que gama for, escolhe aquela que mais se adequa às tuas necessidades.
Altura versus tamanho de roda.. não sei se há uma relação real, mas não perdes nada em experimentar uma e outra, e ver aquela que te sentes mais confortável. Tens modelos que permitem roda 26'' e 27.5'', e modelos que permitem 27.5'' e 29''. A tendência do mercado são as 29'' e 27.5'', pelo que, se estiveres confortável, opta por uma delas.

Mudanças: 1x11 ou 1x12 (Monoprato) oferece a mesma relação que um conjunto 3xN ou 2xM. A vantagem, para mim, é a simplicidade de funcionamento. Qualquer uma, desde que afinado, vai funcionar. Quanto maior for a gama da transmissão, menos dores de cabeça deves ter.

Nunca vais ter tudo no orçamento que propões, como dizes.
Lê os tópicos recentes aqui no sub. Tens lá bastante discussão.
Grata.
 
#8
Para volta a Portugal tens esta organizada em Agosto :
https://www.facebook.com/events/600921073881033/

A Caminhos da Natureza organiza outras voltas de estrada ou BTT que são boas opções para veres como é pedalar vários dias, sem teres de tratar da logística. Também têm passeios auto guiados.

As primeiras vezes que se fazem voltas de vários dias, a logística é complicada, pelo que teres alguém que trate disso e leve a mala, ajuda bastante e desfrutas muito mais do passeio.

Quanto à bicicleta, por 400 euros vai à Decathlon e escolhe a que gostares mais.
Neste momento estão muito desfalcados de existências e não tem quase nada.
Muito obrigada.
 
#10
- A specialized que tenho é muito confortável, passo horas em cima dela e não me dói nada, mas é hiper lenta nas subidas. Aqui é um compromisso conforto vs rentabilidade.
Essa lêntidão normalmente passa pelo peso, talvez pelas relações de mudanças, e pelos pneus. O mais fácil de mudar são os pneus. Os típicos de btt são sempre mais lentos em asfalto do que um de estrada com a mesma largura mas piso liso. Que pneus é que usas?

As mudanças que tens, podem ter relações mais leves ou pesadas... Que relações tens? Ou seja, quantos pratos à frente, com quantos dentes? E nos carretos atrás, quantos dentes tem o maior?
Depois, a serra da Arrábida tem subidinhas que muita boa gente não consegue subir...

- mudanças: já me aconselharam um prato à frente e 10 (acho) atrás, mas também já me disseram que é bom ter 3 pratos à frente....
Enfim.... é um mundo confuso...
Um boa transmissão nomoprato não se consegue comprar numa bicicleta de 400 euros... Para o que pretendes acho que ficas melhor servida com 2 (ou mesmo 3) pratos à frente.

Para fazer cicloturismo, a seguir tens de pensar em como vais levar as coisas de que precisas.. e do que precisas - conforme seja para acampar (e cozinhar) ou simplemente para pernoitar em hostels ou outros alojamentos :)

É um mundo, fascinante!

PS - https://viagens.sapo.pt/viajar/viaj...utm_medium=web&utm_campaign=sapoviagens_share
 
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Nande

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#11
Se tens 1,60m compra sempre um quadro tamanho S (ou em alguns casos XS)
Sugiro roda 27,5”
É verdade que há modelos diferentes consoante as marcas - tendencialmente numa roda 29” mal vais chegar com os pés ao chão (ou não chegas de todo); com uma 27,5” ficarás normalmente com as pontas dos pés no chão (como é teoricamente o correcto)

Sobre o resto - tens aí já muita informação.
Pedalares na Arrábida com uma bicicleta mais apropriada para BTT fará uma diferença incomensurável!
O orçamento é muito curto (como já disseram), melhor provavelmente comprares usado. Tens várias lojas nessa área.... passa por lá.
 
#12
É verdade que há modelos diferentes consoante as marcas - tendencialmente numa roda 29” mal vais chegar com os pés ao chão (ou não chegas de todo); com uma 27,5” ficarás normalmente com as pontas dos pés no chão (como é teoricamente o correcto)
Atenção à distância entre o corpo e o tubo superior. Pode ser perigoso se for muito próxima

Pedalares na Arrábida com uma bicicleta mais apropriada para BTT fará uma diferença incomensurável!
Eu não fiquei com a ideia que ela fizesse BTT...
 
#15
A tua bicileta é esta https://www.bicyclebluebook.com/value-guide/product/22166/ ? O que é que ela tem que tu achas que inviabiliza ser usada para ciclcoturismo?
Olá
A minha bicicleta é esta:
http://everysingle.bike/models/2013-specialized-expedition
Muito limitada em mudanças (1x7), nem sequer vem preparada para levar outro sistema. Parece que carrego um elefante em qualquer subida. Tenho feito bastantes kms pela serra da arrábida e, penso que quando passar para uma menos urbana, vou conseguir fazer muito mais kms em menos tempo.
 
#16
Essa lêntidão normalmente passa pelo peso, talvez pelas relações de mudanças, e pelos pneus. O mais fácil de mudar são os pneus. Os típicos de btt são sempre mais lentos em asfalto do que um de estrada com a mesma largura mas piso liso. Que pneus é que usas?

As mudanças que tens, podem ter relações mais leves ou pesadas... Que relações tens? Ou seja, quantos pratos à frente, com quantos dentes? E nos carretos atrás, quantos dentes tem o maior?
Depois, a serra da Arrábida tem subidinhas que muita boa gente não consegue subir...



Um boa transmissão nomoprato não se consegue comprar numa bicicleta de 400 euros... Para o que pretendes acho que ficas melhor servida com 2 (ou mesmo 3) pratos à frente.

Para fazer cicloturismo, a seguir tens de pensar em como vais levar as coisas de que precisas.. e do que precisas - conforme seja para acampar (e cozinhar) ou simplemente para pernoitar em hostels ou outros alojamentos :)

É um mundo, fascinante!

PS - https://viagens.sapo.pt/viajar/viaj...utm_medium=web&utm_campaign=sapoviagens_share
Olá,

O problema é que a minha bicicleta tem de mudanças 1x7....

A minha bicicleta é esta:
http://everysingle.bike/models/2013-specialized-expedition
 

DriveMe

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#17
Vais voar serra acima!

Edit: o modelo que encontrei tinha 24-32-44 por 14-28, nem reparei que tinhas colocado que era de 7v. De certeza que vais notar uma grande diferença, e vais-te divertir mais um bocado.
 
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#19
Dentro do teu orçamento Rockrider st 520 (roda27,5, travões de disco mecânicos) 260 euros ou Eleven Vortex 1 (roda 29, travões de disco hidráulicos) 346 euros.