Procedência Discal

gingasbtt

New Member
Boas.
Recebi hoje um TAC da região lombar, em virtude de sentir os musculos das pernas dormentes e sentir umas dores na região lombar e decidi fazer por desconfiar de uma Hérnia.
No relatório está" En L4-L5 admite-se discreta procidência discal circunferencial que oblitera a gordura epidural contígua e em L5-S1 admite-se incipiente indentação discal ao nível da gordura peri-neural anterior(emergência das raízes S1) sem efeito compressivo ou desvios associados."
Alguém me pode explicar o que é procidência discal e tudo o resto?
Boas pedaladas e será que sou mais um para o grupo dos Hernianos? Acho que deviamos fazer um convivio daqueles que têm dores nas cruzes :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

joaobarbosajb

New Member
1º investimento suspensão total
2º cartão de utente de uma piscina municipal perto de casa, para nadar 2 vezes por semana.

até agora tenho andando bem. depois enquando lá doi a perna e costas e corro pra piscina e fico logo, "bom".

o 2º tac feito um ano depois, o relambório já não era o mesmo.

jbarbosa
 

gingasbtt

New Member
Ainda bem.
Tá visto, tenho de investir numa suspensão total e melhor ainda. Tenho de aprender a nadar :roll: :roll:
Ainda por cima como esta a vida económica e os quadros (a comprar, compra-se algo em condições) não sao assim tao baratos.
Utilizas aquela cinta manhosa que falam por ai que faz bem?
 

joaobarbosajb

New Member
nada de cintas. Atenção as dores de rins não têm nada a ver com a coluna. Verificar "geometria" do Corpo, entretanto encurtei ao avanço comprei um guiador elevado.


jbarbosa
 
H

hatf

Guest
Viva fanáticos :D

Sou novo neste mundo, vou iniciar-me nesta modalidade com uma bicla com suspensão total (ar) após um ano de pós operatório de hernia discal. Que me dizem? Estou Louco?
 

e-m@gica

New Member
Olá a todos!

Sou Licenciada em Exercício e Saúde, e pensei que podia dar aqui o meu contributo informado!

Já lidei com vários casos de hérnia discal, principalmente lombar, em utilizadores frequentes da bicicleta. reparem que a posição na bicicleta não é nada natural, o corpo humano desenvolveu-se para deslocar-se andando e correndo, está mal preparado para suportar a posição sobre a bicicleta. O risco aumenta quando aumenta o tempo sobre a bicicleta, quanto mais uniforme for o relevo ou acidentado for o piso, quanto menor for a suspensão da bicicleta e quanto menor for a condição física do ciclista ou bttista, entre outras.

Aconselho vivamente àqueles que sofrem deste problema e que não podem evitar pedalar (hatf!!) , manterem um treino complementar de fortalecimento muscular do tronco, Aulas de Pilates ou Core são mt recomendadas. Em relação à natação, não é o melhor exercício para fortalecer a coluna, até contraindico o bruços e a mariposa, e o croll se a técnica não for bem realizada (costa, ok! ;) ). A natação apenas não é tão agressiva para a coluna lombar como o btt, e portanto, mal por mal...escolhe-se o mal menor.
Em relação à cinta...é fundamental quando o problema é mais grave, no pós- operatório, e assim, aconselha-te com o teu médico. Se não tens médico é pk não é tão grave assim...


Por fim (Gingasbtt), procidência discal e td mais, assim mais fácil de perceber... entre as vértebras (as tuas L4 e L5) tens um disco (anel exterior mais núcleo). O anel exterior pode (por excesso de pressão nos tecidos) criar umas protuberâncias que vão empurrar o núcleo, onde passam os tecidos nervosos, dificultando a passagem da informação que controla os músculos abaixo da zona acidentada, logo surgem dormências, dores nas pernas, falta de controlo, e assim. Gingasbtt, embora a lesão seja ligeira, será mt fácil o caso tornar-se mais grave se não forem tomados os cuidados necessários, geralmente, rsulta em cirurgia.

Espero ter ajudado, sory pelo topic extenso :)

Cumprimentos saudáveis
 

sabino

New Member
Olá,
eu tambem sou da area de exercicio e saude, agora denominada de exercicio e bem estar, de modo que tambem vou mandar o meu bitaite :twisted:
Antes de mais todos aqueles que sofrem de "dores nas cruzes" deveriam fazer algo para fortalecer os grupos musculares das regiões lombar e dorsal. Ciclismo ou btt nao é de todo o desporto ideal para que isso aconteça. Ainda assim pode ser praticado desde que façam treinos especificos para costas e mantenham essa zona critica fortalecida. A meu ver musculaçao é o desporto mais indicado. Isso mesmo, pesos livres e maquinas guiadas. Não so é o desporto mais completo por permitir fortalecer todos os musculos do corpo individualmente como permite faze-lo de varias formas. Para pessoas com problemas de coluna ha que planear o treino por ciclos começando assim um bom treino de adaptaçao durante um periodo de tempo, posteriormente treino de resistencia durante outro periodo de tempo, posteriormente treino de hipertrofia de modo a obter ganhos de massa muscular (ainda que minimos inicialmente) nas zonas fragilizadas e por fim treino de resistencia novamente, e assim sucessivamente.
Quanto a nataçao tambem nao é o desporto mais adequado para quem sofre desse tipo de lesões visto ser um desporto praticado maioritariamente apenas atraves de movimentos concentricos quando é necessario trabalho concentrico, excentrico e isometrico.
Em relaçao a utilizaçao de cintas, estas nao passam de uma "força" externa para manter a postura quando deveriam ser os nossos musculos (core) principalmente abdominais e lombares a faze-lo. (para que querem uma cinta quando ja têm uma bem mais complexa debaixo da pele?)
A postura poderá ficar correcta com a cinta mas quando esta é retirada voltará a estar incorrecta e os musculos que deveriam fazer com que estivesse correcta continuam pouco desenvolvidos pois foi a cinta que fez o trabalho deles.
Eu tambem sofria de dores nas costas e cheguei a utilizar uma cinta quer para btt quer para quando andava de moto. Comecei a reparar que quando nao a utilizava as dores voltavam ate que fui aprendendo mais algumas coisas e decidi deixar de utilizar. Inicialmente tentei manter a postura sem a cinta e continuava com dores pois nao tinha os musculos minimamente fortalecidos. Hoje apos cerca de um ano sem utilizar cinta ja nao tenho dores.

Espero ter ajudado
cumps
 
B

bmcc

Guest
Procidência discal é o mesmo que hérnia discal..não fiquei a perceber?


Obrigado
 

santow

New Member
ora vou tentar dar-te uma ajuda
em termos médicos a palavra hernia significa algo que migrou do sítio onde deveria estar para outro onde foi ocupar espaço que não lhe pertencia(isto em termos leigos)!daí existirem as hérnias inguinais, do hiato, etc...e as as muito comentadas hernias lombares e cervicais!!
parece-me que no teu caso teras um pouco de disco vertebral migrado para o canal medular!o facto de o relatório referir sem compressao ou desvios é bom sinal!geralmente são estas compressoes das raízes nervosas que provocam as ciáticas e lombocitalgias(dor e falta de sensibilidade irradiada da lombar para um dos menbros inferiores).
se queres a minha opinião antes de procurares soluções milagrosas como cintas lombares, piscinas, cremes e massagens, gasta o €€ a consultar um bom médico ortopedista, que te vai explicar melhor o relatório dessa TC e orientar-te sobre o que podes ou não fazer e as quais as tuas limitações, se é que as vais ter...

cumprs
 
Top